Bahia do Povo

Brumado: Quatro pessoas são presas com meio quilo de droga

Segunda / 23 Out 2017 / 11h00



Foto: Divulgação/ Polícia Militar

Por volta das 20:10 horas a GU do PETO realizava o patrulhamento ostensivo no bairro Esconço, quando avistou um veículo *FIAT STRADA*, cor branca, placa policial *PJQ-5199* em atitude suspeita, de pronto a GU procedeu com o acompanhamento, onde nas proximidades do restaurante 3º Milênio um dos ocupantes teria arremessado um pacote para fora do veículo, momento em que foi dado a voz de parada, foram abordados todos os ocupantes do veículo, em seguida integrantes da GU retornaram alguns metros do local da parada, foi localizado o referido pacote, onde ao abrir verificou se tratar de cerca *500g* de uma substância análoga à *maconha*, que ao questionar quem teria arremessado a referida droga, a pessoa de *Flavio Porto dos Santos, 21 anos* informou que teria sido ele e que a droga o pertencia. Então o conduzimos junto com os outros 3 ocupantes do veículo à delegacia para serem adotadas as medidas cabíveis. Foram conduzidos até a delegacia de Brumado:  FLÁVIO PORTO DOS SANTOS, TEIVISON DE SOUZA LEITE, LETÍCIA RIBEIRO SANTOS. JOCIARA DAIANE DE LIMA SANTOS. Tendo sido apreendidos, 500g maconha (aproximadamente), Celular IPhone 6, Celular Samsung

Donos de fazendas baianas aparecem em lista de empregadores autuados por escravizar funcionários

Segunda / 23 Out 2017 / 10h00



A última semana foi marcada por uma polêmica após mudanças realizadas pelo Ministério do Trabalho nas regras para o resgate de trabalhadores escravizados através de uma portaria. O governo federal não publicizou oficialmente a lista.  As novas regras restringiram o acesso à chamada “lista suja”, o cadastro de empregadores autuados por escravizar trabalhadores. Agora, a lista só será divulgada por determinação expressa do ministro do Trabalho.Cinco fazendas baianas aparecem na lista. Segundo a relação, a Fazenda Flor da Esperança, em São Desiderio, possui nove trabalhadores submetidos a condições análogas à de escravo. Na mesma cidade, ainda tem a Fazenda Guarani, com 44 trabalhadores, e a Fazenda Novos Tempos I, com 10 trabalhadores. Além disso, também integram a lista a Fazenda Barcelona, em Cristópolis, com sete trabalhadores nas mesmas condições, a Fazenda MF-1, com 33 empregados, e uma construção de casas populares, no assentamento VILA PA, na zona rural de Santa Rita de Cássia, com seis trabalhadores.

Irregularidades nos processos de habilitação serão investigados em Guanambi, Brumado e Jequié

Segunda / 23 Out 2017 / 09h00
Autor(a): Bahia do Povo com informações do 97 News



O Diário Oficial do Estado da Bahia trouxe uma publicação no último dia 11 de outubro, onde autoriza uma comissão que fará parte de uma sindicância nas 18º Ciretran de Brumado, na 7ª Ciretran de Jequié e na 16ª Ciretran de Guanambi. As denúncias apontam irregularidades nos processos de habilitação nas três cidades. As denúncias, apontam saídas de candidatos de Brumado e Guanambi para realizarem provas teóricas na cidade de Jequié, e depois, retornavam as suas cidades de origem para realizar as provas práticas. A comissão sindicante terá um prazo de 30 dias após a publicação no Diário para apresentar as conclusões dos fatos.

Conquista: governo promete intensificar fiscalização de carros de som no centro comercial

Quinta / 19 Out 2017 / 11h00
Autor(a): Bahia do Povo com informações do Diário Conquistense



A Secretaria de Serviços Públicos encaminhou ofício a alguns órgãos e entidades de Vitória da Conquista – entre os quais a Associação de Publicitários e a Câmara de Dirigentes Lojistas – informando que a Coordenação de Posturas vai intensificar a fiscalização de carros de som em várias vias do centro comercial. Documento assinado pelo secretário de Serviços Públicos indica que é proibido uso de carros de som nas seguintes vias: Lauro de Freitas, Justino Gusmão, Monsenhor Olimpio, Crescêncio Silveira, Santa Rita, Rua da Misericórdia, Joaquim Nabuco, Catão Ferraz, Dois de Julho, Francisco Santos, Sete de Setembro, Coronel Gugé, Goes Calmon, Zeferino Correia, Maximiliano Fernandes, Ernesto Dantas, Praça Tancredo Neves, Praça Barão do Rio Branco, Praça 9 de Novembro e Praça da Bandeira. O titular da pasta argumenta que a Organização Mundial de Saúde identificou que a exposição contínua à poluição sonora causa vários malefícios à saúde, como o estresse, depressão, perda de audição, agressividade, perda de atenção e concentração, perda de memória, dores de cabeça, aumento da pressão arterial e outros, além de danos à qualidade de vida das pessoas. Segundo a nota, os veículos de publicidade não estão cumprindo a legislação, e em decorrência das crescentes reclamações, inclusive de comerciários, referentes à poluição sonora no centro da cidade, a Coordenação de Posturas estará intensificando a fiscalização a fim de disciplinar esta atividade.

Candido Sales: Pai é preso suspeito de estuprar filhas e engravidar uma delas

Quinta / 19 Out 2017 / 09h30



Um homem foi preso em Cândido Sales, no sudoeste da Bahia, suspeito de estuprar uma das duas filhas. A prisão de Mamedio Rodrigues de Oliveira ocorreu na quarta-feira (18). Segundo a Polícia Civil, a vítima foi abusada sexualmente por seis anos, no período em que tinha entre 9 e 15 anos. Com ela, o suspeito tem um filho de 13 anos e, conforme a polícia, apresenta problemas físicos. De acordo com o site "G1", nesse ano, Mamedio chegou a ser indiciado por estuprar uma irmã. O estupro contra uma outra filha dele, que atualmente tem 16 anos, também é investigado. Ainda segundo a publicação, a polícia informou que o suspeito já engravidou duas irmãs. Os dois bebês que elas esperavam acabaram morrendo.

Bizarrice do DNIT: Placas instaladas no passeio impedem passagens de deficientes e saída de imóvel

Quinta / 19 Out 2017 / 09h00



A polêmica desta quinta-feira em Brumado, é mais uma vez relacionada as placas, só que o órgão em questão é o DNIT- Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, que durante a madrugada instalou algumas placas informando sobre quebra molas no passeio e acabou esquecendo da acessibilidade, já que após a instalação das placas ficou impossível um cadeirante passar por ali. A falta de planejamento foi tão grande que a placa foi instalada na porta de um prédio impedindo assim a entrada ou saída de algum móvel do referido lugar. Nas redes sociais não faltam questionamentos sobre o ato que foi classificado com bizarro.

Equipe técnica do Governo faz última vistoria na pista do Aeroporto de Guanambi

Quarta / 18 Out 2017 / 15h00



Conforme anunciado pelo Secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcante, durante visita do Governador Rui Costa à Candiba no último final de semana, uma equipe técnica fez a última vistoria no aeroporto de Guanambi para que seja realizada a licitação de reforma da pista de pouso. Estiveram presentes pela Prefeitura os Secretários de Governo, Edilmar Ladeia (Nenzinho) e de Infraestrutura Márcio Luiz, além do técnico da Seinfra Amilcar Dantas e o Engenheiro Anibal Coelho. De acordo com o Secretário de Estado, o Governador irá investir na requalificação da pista, atendendo exigências da ANAC e da empresa Azul para pouso de aeronaves. “Nós já investimos em parceria com a Prefeitura e iremos fazer nossa parte para viabilizar a vinda da Azul, restando a ANAC facilitar no que for de sua competência”, afirmou o Governador em Candiba.

Brumado: Homem morre após ser atingido por maquina

Quarta / 18 Out 2017 / 10h30



Na manhã desta quarta-feira (18), um trágico acidente com vítima fatal foi registrado em uma empresa do ramo de estruturas de ferro. Segundo informações colhidas pela reportagem do Bahia do Povo, um homem identificado como, Harrison Clay de Souza de 25 anos, efetuava o corte de uma folha de aço, quando a mesma escapou do suporte e atingiu sua cabeça, causando um corte profundo. Ele teria ainda se embaraçado na maquina que logo em seguida caiu sobre a cabeça sua cabeça. Além de trabalhar na empresa Harrison Clay era músico e acompanhava alguns artistas brumadenses durante shows em bares. A polícia técnica foi acionada e encaminhou o corpo para o Instituto Médico Legal. Possíveis causas do acidente vão ser divulgadas após pericia.

Sem engenheiro de trânsito, sinalização das ruas de Brumado estão cada vez mais confusas

Quarta / 18 Out 2017 / 10h00



É inegável a precariedade do sistema trânsito na cidade de Brumado. Desde que foi implantada a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes acumula mais falhas e interrogações nas suas ações do que acertos. Para muitos hoje na cidade, existe uma poderosa indústria da multa, onde os guardas "metem a caneta" sem dó nem piedade utilizando critérios na base do "achismo". Já a bola da vez são as placas de trânsito que mais confundem do que ajudam o cidadão. Na Praça Senhor do Bonfim, a Praça do Cemitério, três faixas foram criadas e apesar da boa intenção, o que já não era bom, ficou ainda mais confuso, inclusive por conta do "quebra galho" com placas de trânsito, que foi utilizado para tentar explicar para o condutor qual semáforo ele tende a seguir. A mudança já registrou acidentes, um deles uma motocicleta e um carro colidiram e a motociclista teve de ser encaminhada pelo SAMU-192 ao Hospital Magalhães Neto. Em contato com um engenheiro de trânsito da cidade de Salvador, ele relatou a irregularidade na utilização das placas neste caso, já que existe hoje, sinaleiras para informar o condutor a virar a esquerda, direita e para seguir em frente. "Na foto é possível ver que foi feito um improviso muito mal feito e ainda é irregular, não existe em lugar nenhum a possibilidade de improvisar placas para esta função, quem fez descumpriu o código de trânsito", relatou ele via telefone após analise da foto.

Dos 44 senadores que salvaram o mandato de Aécio, 19 estão na mira da Lava Jato

Quarta / 18 Out 2017 / 09h30



Nesta terça-feira (17), o Senado derrubou as medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao senador Aécio Neves (PSDB-MG). O tucano é acusado de crime de corrupção e obstrução da Justiça. Dos 44 senadores que votaram para salvar o mandato do congressista, ao menos 19 são alvo de processos na Lava Jato.  Dos 21 senadores do PMDB, 19 votaram pela derrubada das medidas determinadas pelo STF. Dos 19, ao menos 10 têm problemas na Lava Jato. No partido do presidente Michel Temer, foram apenas dois votos contrários ao tucano: Kátia Abreu (PMDB-TO), também alvo da Lava Jato, e Roberto Requião (PMDB-PR). Durante a sessão, as defesas mais enfáticas para salvar o tucano partiram dos investigados. Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo, descumpriu recomendação médica e compareceu ao plenário para defender o senador. "Quis Deus que eu tivesse a saúde para que, depois de operado, estivesse aqui hoje também para falar desta tribuna como último orador", disse o peemedebista. No PSDB, que deu 10 dos 11 votos possíveis a favor do correligionário, três senadores são alvo da Lava Jato: Antonio Anastasia (MG), Cássio Cunha Lima (PB) e José Serra (SP). Ricardo Ferraço (ES), também investigado, não compareceu à votação. Entre os que votaram contra Aécio Neves, seis são alvo da Lava Jato.

Incêndio em mata da Chapada Diamantina é controlado

Quarta / 18 Out 2017 / 09h00



Foi controlado o incêndio na serra de Santa Maria, em Ibiajara, distrito de Rio do Pires, na região da Chapada Diamantina, nesta terça-feira (17). O incêndio vinha atingindo o local desde a última quarta-feira (11). Segundo o Corpo de Bombeiros Militares, há apenas um foco ativo, de pequena proporção, que será combatido na quarta-feira (18). As áreas afetadas são monitoradas com apoio de brigadistas da região. Além dos bombeiros, a ação contou também com apoio do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer). Desde quinta-feira (12) que homens da brigada "Anjos da Chapada" e populares atuavam no combate às chamas. Equipes se revezaram de dia e à noite para debelar o incêndio. Cerca de 50 voluntários se juntaram aos 26 brigadistas no combate ao fogo. Os bombeiros foram acionados na sexta-feira (13) e iniciaram o trabalho no sábado (14). O local tem dificuldade no acesso por causa da distância de estradas. A aeronave do Graer foi enviada na segunda-feira, mesmo dia em que o secretário do Meio Ambiente, Geraldo Reis, esteve no local.

Fundeb: MPF recomenda à prefeitura de Vitória da Conquista que anule contrato advocatício

Quarta / 18 Out 2017 / 08h30



O Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao município de Vitória da Conquista (BA), no último dia 2 de outubro, que anule contrato advocatício com o escritório Caminha, Reis, Mutim e Moraes — Sociedade de Advogados e não utilize recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para despesas não relacionadas à educação. De acordo com a recomendação, a prefeitura contratou o escritório, sem licitação, para demandar o cumprimento da sentença que obriga a União a repassar ao município verbas referentes ao Fundeb. Segundo o MPF, o contrato é irregular pois não cumpre os requisitos previstos na Lei nº8.666/93 para justificar a contratação de serviços por inexigibilidade de licitação: objeto de natureza singular e profissional de notória especialização. Os procuradores consideram que a Procuradoria do Município e o próprio MPF são aptos a prestar a demanda conferida ao escritório e resguardar o interesse da prefeitura na execução da dívida. De acordo com o MPF, o valor a ser recebido, de R$ 8 milhões, destina-se exclusivamente à educação básica, conforme a Lei nº 11.494/2007, não podendo ser utilizado em nenhuma outra despesa, incluindo contratos advocatícios. O MPF recomendou, ainda, que o município implemente medidas para o efetivo funcionamento de sua Procuradoria.

Operação integrada localiza autores de roubo a carro-forte na Chapada Diamantina

Quarta / 18 Out 2017 / 08h00



Equipes das polícias Militar e Civil localizaram, na tarde desta terça-feira (17), dois integrantes da quadrilha que arrombou, utilizando explosivos, um carro-forte, ontem, no distrito de Segredo, região do município de Souto Soares (distante 477 km da capital). A dupla foi localizada em uma região de mata fechada, na cidade de Mulungu do Morro. Após explosão ao carro-forte, que segundo investigação estava vazio, sem dinheiro, equipes do Comando de Policiamento Regional da Chapada, das 13 e 14 Coordenadorias de Polícia do Interior (Coorpins/ Seabra e Irecê), e das Companhia Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) Semiárido e Chapada realizaram varreduras em áreas próximas ao ataque. Durante incursões, tendo como base denúncias anônimas, os policiais chegaram em casas utilizadas pelo bando. No primeiro local dois integrantes da quadrilha conhecidos pelos apelidos de 'Patrãozinho' (Valdelino Rosa da Silva) e 'Bal' (Maciel Anjos da Cruz) atiraram nas equipes, foram socorridos, mas não resistiram. Com os assaltantes foram apreendidos uma pistola calobre 380, um revólver calibre 32 e porções de maconha. Numa segunda residência, na zona rural da cidade de Iraquara um criminoso de prenome Rogério conseguiu fugir ao cerco. Na casa foram apreendidos três veículos.

Mais de 8 mil pessoas são abordadas no feriadão nas rodovias estaduais

Segunda / 16 Out 2017 / 15h00



O Comando de Policiamento Especializado da Polícia Militar da Bahia (PMBA), por meio de unidades especializadas em policiamento rodoviário, finalizou, na manhã desta segunda-feira (16), a Operação Nossa Senhora Aparecida 2017, que intensificou, desde a última quarta-feira (11), o policiamento nas rodovias estaduais. Como parte das ações preventivas, a PM abordou 8.368 pessoas e 3.839 veículos. Estas abordagens implicaram na apreensão de duas armas de fogo, duas prisões em flagrante, no recolhimento de 12 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH), 363 autuações por radar, 17 veículos apreendidos e 1.089 autos extraídos. Durante o feriadão, o Batalhão de Polícia Rodoviária e as três Companhias Independentes de Policiamento Rodoviário, que atuam nos municípios de Brumado, Itabuna e Barreiras, registraram 23 acidentes de trânsito, que resultaram em oito vítimas fatais, 22 pessoas com ferimentos graves e 36 com ferimentos leves. Entre os acidentes, destaca-se o ocorrido na quinta-feira (12), quando um ônibus com 46 passageiros tombou na BA-421, trecho entre os municípios de Mundo Novo e Piritiba. Ao chegarem no local, policiais militares da 98ª CIPM/Ipirá e do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) acionaram ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que socorreram as vítimas para hospitais na região. A PM isolou a área e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para a remoção dos corpos.

Governo do Estado intensifica combate a incêndio na Chapada Diamantina

Segunda / 16 Out 2017 / 14h00



O governador Rui Costa informou por meio das redes sociais, na tarde desta segunda-feira (16), que o Governo do Estado intensificou as ações de combate ao incêndio na serra de Santa Maria, no município de Rio do Pires, na Chapada Diamantina. Os trabalhos envolvem 31 homens do Corpo de Bombeiros Militar e 23 brigadistas, incluindo sete picapes tracionadas e uma aeronave do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer).  "Determinei que todas as forças do Governo do Estado fossem mobilizadas para atuar na região de Rio do Pires desde o primeiro momento. Temos homens do Corpo de Bombeiros, brigadistas, veículos, caminhão-tanque e hoje deslocamos uma aeronave do Graer. É importante que todos continuem trabalhando em parceria para que, juntos, possamos ter maior efetividade no combate ao incêndio", afirmou Rui.  O Governo do Estado também tem desenvolvido medidas de prevenção, por meio da Caravana Bahia Sem Fogo, nos municípios que apresentam focos de incêndio com frequência. A Caravana promove oficinas, rodas de conversas e entrega de materiais didáticos. As atividades são abertas a agricultores, professores, sindicatos rurais, brigadistas voluntários, guias turísticos, agentes de saúde e outros interessados.