Bahia do Povo

Governo publica resolução que vai unificar CPF, RG e título de eleitor em um único documento

Quarta / 08 Nov 2017 / 11h00



Um documento para votar, outro para tirar o passaporte e um terceiro para se inscrever no vestibular ou num concurso público. Manter essa quantidade de documentos em casa e superar essa peregrinação pode estar perto do fim. Isso porque uma resolução publicada nesta segunda-feira (2) pelo Comitê Gestor da Identificação Civil Nacional recomenda a adoção do CPF como o documento padrão de identificação nacional do cidadão. Em outras palavras, o CPF deverá substituir o RG, o título de eleitor e outros documentos de identificação. Assim, caminha para ser a ICN (Identificação Civil Nacional). Isso, porém, ainda depende de um decreto presidencial para entrar em vigor. O Comitê Gestor da Identificação Civil Nacional foi criado este ano e é formado por membros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), dos Poderes Executivo e Legislativo e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). No caso das votações em eleições no País, o CPF será cruzado com dados biométricos do cidadão, "o que garantirá a unicidade dos registros, bem como a identificação inequívoca do cidadão", garante o comitê. Houve unanimidade na decisão do comitê pelo CPF para ser o documento nacional. Além disso, o comitê julgou que usar o CPF representa menos custos para os cidadãos, empresas e órgãos públicos. Com informações do Portal R7.

Crime ambiental: Esgoto continua sendo lançado na cachoeira do Fraga e na Véu da Noiva

Quarta / 08 Nov 2017 / 09h00
Autor(a): Nonato Lobo com informação do vídeo da 88 FM



Foto: Reprodução / Rádio 88 FM

Uma reportagem da Radio 88 FM, mostra o crime ambiental que vem acontecendo no Rio Brumado. Segundo a matéria as cidades de Rio de Contas, Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio depositam dejetos no rio, que já chega na segunda cidade praticamente morto. Na reportagem o culpado pela morte do rio, seria primeiramente o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, com o projeto de irrigação que usa abusivamente da água, não respeitando a vazão ecológica obrigatória. O convidado da reportagem foi o advogado e jornalista Raimundo Marinho, detentor do site Mandacaru da Serra, que acompanhou o processo de esgotamento sanitário da cidade de Rio de Contas. Segundo ele, antes disso os dejetos iam para fossas e somente uma pequena parte ia pro rio, a partir de 2009, a dor de cabeça começou, já que a expectativa era de que nada fosse para o rio, mas o sistema não foi totalmente concluído e o rio ainda receber os dejetos. Naquela época, a situação piorou já que a Embasa solta em um trecho após a Cachoeira do Fraga, e quem recebe todos os dejetos de Rio de Contas é a Cachoeira Véu da Noiva em Livramento. Segundo Marinho, a estação de tratamento, não está funcionando e o esgoto está sendo liberado para o rio Brumado, antes de passar por tratamento, assim a Cachoeira do Fraga estaria também sendo contaminada. O assunto volta a se popularizar porque doenças por conta da água contaminada começam a surgir em Livramento.

Médico é agredido por paciente que não aceitou prescrição em UPA de Poções

Segunda / 06 Nov 2017 / 08h50



Foto: Poções 24 Horas

Um médico foi agredido por um paciente, neste sábado (4), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no município de Poções, no sudoeste da Bahia. Segundo o Blog do Jeferson Almeida, Kleber Vilas Boas estava de plantão quando um paciente se descontrolou e lhe agrediu com socos e pontapés. A unidade de saúde afirmou que o paciente estava "visivelmente descontrolado, dando tapa na mesa do consultório, por não aceitar a prescrição realizada pelo médico em execução de sua função e no cumprimento do horário de trabalho”, diz um trecho da nota. O paciente foi detido pela polícia e encaminhado ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), em Vitória da Conquista.

Enem tem 30,2% de ausentes e queda brusca de candidatos eliminados

Segunda / 06 Nov 2017 / 08h40



O primeiro dia de aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) terminou com 273 eliminados das provas e 30,2% de ausências de candidatos, informou o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo exame, na noite deste domingo (5). Há uma queda brusca no número de eliminados entre 2016 e 2017. No ano passado, foram 3.942 os participantes que foram desclassificados das provas no primeiro dia. Já o número de abstenções se manteve estável: em 2016, foram 2,2 milhões, ou 29,2%, contra 2 milhões de 2017. O estado com maior número proporcional de ausentes foi o Amazonas, que registrou 39,3% de faltantes. O menor foi o Piauí, com 25% de ausências. Além das eliminações, foram registradas duas ocorrências de candidatos que saíram das provas com o cartão de perguntas antes do horário permitido -meia hora antes do horário final do exame. Destes, um dos candidatos já foi identificado, segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM-PE). Já em Brasília a Polícia Militar foi acionada porque um candidato portava um cigarro de maconha. O objeto foi apreendido e o estudante pôde realizar a prova.

Conquista: Casal de idosos é feito refém durante tentativa de assalto

Segunda / 06 Nov 2017 / 08h00



Foto: Reprodução / Tv Sudoeste

Um casal de idosos foi feito refém dentro da própria casa durante uma tentativa de assalto em Vitória da Conquista, no sudoeste. Segundo a TV Sudoeste, o casal chegou a ser amordaçado durante a ação. Conforme a Polícia Militar, dois homens armados invadiram a casa, situada no bairro Guarani, que tem entradas independentes. Após ser acionada, a PM conseguiu deter os dois acusados e liberar os reféns. Com os criminosos foram apreendidos uma quantia em dinheiro, faca e revólver.

Operação conjunta da PM de Vitória da Conquista apreende seis homens, armas e 20 mil em dinheiro

Sábado / 04 Nov 2017 / 08h00



Na tarde da última sexta-feira (03), após receberem informações sobre um veículo com homens armados no Condomínio Solar Morada dos Pássaros, no bairro Morada dos Pássaros em Vitória da Conquista, viaturas da 77ªCIPM foram até o local para averiguar a situação. No local, juntamente com o Esquadrão de Motociclistas Falcão e a Rondesp Sudoeste, os militares fizeram buscas aos suspeitos e nos veículos e encontraram duas pistolas calibre .380, um revolver calibre .38, munição, cerca de 20 mil reais em espécie, documentos, cheques, além de diversos outros pertences.  Os seis envolvidos foram conduzidos juntamente com quatro veículos para o DISEP.

Água de cor alaranjada tem chegado ao povoado de Santa Bárbara em Boninal

Sexta / 03 Nov 2017 / 10h00



A população da comunidade Santa Barbara em Boninal, na Chapada Diamantina tem vivido dias difíceis quando o assunto é água, isso porque o que tem caído nas torneiras das casas não se assemelha em nada ao liquido precioso que mata a sede. Segundo a população da localidade uma água de cor alaranjada tem caído nas torneiras. Em vídeo enviado a nossa reportagem é possível comprar a veracidade do fato. Segundo moradores, várias reclamações foram feitas, mais até o momento a situação não mudou. Eles pedem para que as autoridades competente possam modificar essa situação, pois a água que tem chegado não serve para o consumo.

"Temos um lote de deputados ruins que só amaldiçoam a cidade e falam mal do prefeito" diz Salomão sobre falta de recursos para Conquista

Domingo / 29 Out 2017 / 17h00



Foto: Divulgação/CMVC

Sempre polêmico, o vereador Conquistense, David Salomão, mostrou na última sessão toda sua indignação com o governo do estado e também com os deputados que representam a cidade de Vitória da Conquista. Segundo Salomão, é um lote de deputados ruins, que não serve para nada e que não representam a grandeza da cidade, só aparecendo para amaldiçoar e falar mau do gestor. Para ele Conquista, cresce sem recursos do governo do estado, já que, Rui Costa, rivaliza com o prefeito de Salvador, ACM Neto, para ver quem mais trabalha na capital. Em Feira de Santana, segundo maior colégio eleitoral, a situação é a mesma, Rui Costa trabalha, mas em Conquista é só promessas, como a feita em 2012 nas vésperas de eleição, em um loteamento que seria pavimentado, placa foi colocada, maquina foi para o local e depois de cinco anos a situação era a mesma, até que ele foi solicitado pelos moradores para que intercedesse junto ao prefeito para a realização da obra, que agora sairá do papel, sem um real do governo do estado. Para finalizar ele destacou que os citados deputados da cidade estão sempre dizendo sempre que tem acesso ao governador do estado, e o prefeito não teria, mais não trazem benefícios.

Barra da Estiva: Polícia Civil prende suspeitos de prática de homicídio

Sábado / 28 Out 2017 / 13h35



Foto: Divulgação/ Polícia Civil

Investigadores da Polícia Civil (20ª COORPIN) cumpriram, no município de Barra da Estiva, mandados de prisão temporária e de busca e apreensão domiciliar em desfavor dos nacionais ERINALDO SANTOS ANDRADE, de 27 anos, DIEGO DE NOVAIS, de 19 ANOS e ROBERTO RIBEIRO DE OLIVEIRA, de 30 anos, os quais são suspeitos de terem assassinado o jovem GEANILDO SANTOS CAIRES, de 26 anos, fato ocorrido no dia 27/08/2017, por volta das 18:30 horas, na localidade do Pé do Morro, em Barra da Estiva, ocasião em que a vítima foi atingida na cabeça, por vários disparos de arma de fogo. Conforme informações do Delegado Marco Torres, que presidiu a referida investigação, restou claro nos autos do Inquérito Policial que ERINALDO, inconformado com o rompimento do relacionamento amoroso que tivera com a namorada da vítima, mandou matar Geanildo e para isso contratou seus primos DIEGO e ROBERTO. ERINALDO, DIEGO e ROBERTO se encontram recolhidos na carceragem da Delegacia de Barra da Estiva até ulterior deliberação.

Brumado: Festa com Safadão tem recorde de roubo de celulares

Sábado / 28 Out 2017 / 13h00



Foto: Reprodução / Facebook

Em Brumado, na última sexta-feira (27), foi realizado com mega estrutura o "Arena Safadão", evento que trouxe pela segunda vez a cidade o cantor Wesley Safadão e ainda Gabriel Diniz e Donas de Bar. É inevitável, uma festa dessa magnitude atrai um grande publico, e por consequência, os gatunos de plantão, que se aproveitam do tumulto pra praticar delitos, sendo o mais queixado pelos foliões, o roubo de celulares. Segundo quem foi o evento, nem no camarote, os bandidos deram trégua. As queixas se multiplicam nas redes sociais, principalmente de pessoas de cidades vizinhas que vieram até a "Capital do Minério", prestigiar o evento. Neste sábado, apareceu até pessoas em aplicativos oferecendo recompensa para quem devolver um Iphone 6. Em um print que circula as redes sociais, uma internauta, declarou que pagou 180 R$, no camarote para ter segurança e conforto e mesmo assim acabou sendo roubado e ainda nem tinha começado a pagar o aparelho celular.

Rio de Contas: Decisão reconduz servidores que tinham sido exonerados da prefeitura

Quarta / 25 Out 2017 / 15h40



Uma decisão do desembargador Mário Augusto Albiani Alves suspendeu a exoneração de servidores comissionados da prefeitura de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. A sentença, publicada nesta terça-feira (24), reconduz funcionários que foram afastados após uma ação do Ministério Público do Estado aceita pela Justiça de 1° grau. Segundo a determinação, o número dos servidores comissionados que devem voltar terá de obedecer à quantidade prevista no edital 01/2014, até uma deliberação nova ou definitiva da questão.  Para o desembargador, por mais que “é possível verificar que, de fato, o Representante do Município de Rio de Contas vem descumprindo a determinação Constitucional, realizando contratações para preenchimento de cargos cujas vagas não estão devidamente previstas em lei municipal, além de preencher cargos vagos existentes e para os quais há candidatos aprovados em concurso público com pessoal sob regime de contrato temporário. Todavia, a Lei Municipal n° 092/2009, de 15 de junho de 2009, que restaura a estrutura administrativa da Prefeitura Municipal de Rio de Contas previu expressamente a criação dos cargos indicados no seu anexo I, dentre os quais se incluem o de oficial administrativo (15 vagas) e motorista de gabinete (12 vagas)”.

Falta de água em Tanhaçu: O Povo tem vivido de promessas do governador

Quarta / 25 Out 2017 / 15h00



Tanhaçu, no sudoeste da Bahia vive a quase uma década com a falta de água, nos períodos secos. Apesar de ser uma importante cidade na região, até hoje nada foi feito pelos governantes para mudar essa situação, que chega a ser calamitosa. Por esse motivo a população tem cobrado do governo do estado uma solução definitiva, que seria a adutora que ligará a água da barragem de Cristalândia, em Brumado até Ourives. Nas redes sociais do governador Rui Costa, não falta pedidos da população para a obra. Personalidade Tanhacuense, Dede Santana, da SD Produções, viajou mais 183 km até Jequié, onde Rui Costa recebeu titulo de cidadão e indagou para o governador sobre a obra. No vídeo postado nas redes sociais, é possível observar que Rui Costa fica desconcertado com a pergunta, e tem certa dificuldade em responder, mais disse que já solicitou um projeto da Embasa, no entanto relatou que há outras obras na frente, dando a entender que demoraria bastante para que a população de Tanhaçu tivesse água nas torneiras. Agora só resta a população unir forças e cobrar a resolução desse problema que atinge a todos sem distinção.

Ex-integrantes da banda 'New Hit' são presos em Salvador

Quarta / 25 Out 2017 / 14h00



Foram na tarde de ontem, dia 24, cinco ex-integrantes da banda 'New Hit' condenados a dez anos de prisão por cometerem estupro coletivo contra duas adolescentes de 16 anos no município de Ruy Barbosa, a 308 km da capital. A prisão cumpriu determinação judicial que acatou pedido feito pelo Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Marisa Jansen. Na decisão, a juíza Marcela Pamponet determinou a execução imediata da decisão condenatória de segunda instância, proferida pela Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia no último dia 29 de agosto. Weslen Danilo Borges Lopes, William Ricardo de Farias, Michel Melo de Almeida, Jhon Ghendow de Souza Silva e Alan Aragão Trigueiros foram presos em Salvador. Edson Bonfim Berhends Santos, Eduardo Martins Daltro de Castro Sobrinho e Guilherme Augusto estão sendo procurados. O crime pelo qual eles foram condenados aconteceu no dia 26 de agosto de 2012. As prisões foram cumpridas pelas equipes de investigação, busca e captura da Polinter.

Conquista: Decreto de Herzem sobre vans gera crítica de vereadores

Terça / 24 Out 2017 / 09h00



Um decreto da prefeitura de Vitória da Conquista, no sudoeste, tem dado o que falar. A medida, feita sem consulta à Câmara de Vereadores, divide opinião entre a gestão do prefeito Herzem Gusmão e vereadores da bancada oposicionista. Segundo o líder da oposição na Câmara, vereador Fernando Vasconcelos Lima (PT), a decisão da prefeitura foi arbitrária e desrespeitosa.  “Ninguém é contra a regulamentação das vans. Se o projeto não vai para a Câmara, você impede que a sociedade discuta o assunto que é muito sério. Portanto, nós queremos fazer parte desse debate. Não é só questão de bancada de oposição, a Câmara foi desrespeitada”, disse à Rádio Clube de Conquista. Com posição contrária, o secretário municipal de Mobilidade, Esmeraldino Correia, declarou que a decisão tomada por Herzem Gusmão está amparada por uma lei de 1999, não precisando, segundo o secretário, de discutir o assunto na Câmara. “A lei 968/99 dispõe sobre transporte público municipal, e aquela lei de 99 abre essa possibilidade de estabelecer o decreto como foi feito”, afirmou. Segundo Correia, o edital deve sair em 90 dias e prevê a contratação de cerca de 80 vans. Atualmente, Conquista abriga em torno de 300 veículos do tipo. 

Rui cidadão de Jequié: título é um reconhecimento, diz autor do projeto

Terça / 24 Out 2017 / 08h00



Gilberto Júnior

O autor da proposição do título de cidadão de Jequié ao governador Rui Costa (PT), Ramon Fernandes (Podemos), afirma que a honraria é um reconhecimento pelo que o petista fez e tem feito pelo município em que nasceu a esposa e primeira-dama Aline Peixoto. Em conversa com o BNews no início da noite desta segunda-feira (23), quando ocorre a entrega do título, o vereador afirmou que o projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores. "É um título que foi outorgado não só por mim, mas por toda a Câmara de Vereadores como um reconhecimento por tudo aquilo que o governador vem fazendo por nossa cidade. Desde que assumiu em 2015, o governador vem fazendo muitas obras aqui em Jequié e assinou muitas outras ordens de serviço", disse o vereador. "Hoje mesmo foi entregue a UPA, um equipamento importante na área de saúde. Temos também em dezembro a previsão da entrega da Policlínica Regional de Saúde", exemplificou.