Bahia do Povo

Conquista: Mãe denuncia falta de lanche, pasta de dente e papel higiênico em creche municipal

Sexta / 29 Set 2017 / 09h00



Foto: Reprodução / Blog do Anderson

A Creche Municipal Jardim Valéria, no bairro Jatobá, em Vitória da Conquista estaria sem lanche para as crianças, papel higiênico e pasta de dente, afirmou uma mãe de forma anônima ao Blog do Anderson. De acordo com ela, foram feitos aos pais pedidos para que os filhos levassem o material. "As crianças tem que sair de casa de barriga cheia para não ficar com fome", explicou. Procurada pelo site, a Secretaria Municipal de Educação informou que o "material de higiene e limpeza foi entregue desde o dia 25 de setembro", afirmou em nota. Segundo o órgão, a creche também está abastecida com refeições para as crianças.

Petrobras anuncia nova redução nos preços da gasolina e diesel

Sexta / 29 Set 2017 / 08h30



Na última segunda-feira (25), a Petobras anunciou que os preços da gasolina e do diesel nas refinarias seriam reduzidos em 0,3% e 0,4, respectivamente. Já nesta sexta-feira (29), segundo a revista Exame, a estatal divulgou que fará mais uma redução nos preços. De acordo com a publicação, a partir deste sábado (30), o preço da gasolina será reduzido em 2,1% e do diesel em 1% nas refinarias. Os reajustes fazem parte da nova sistemática de preços da companhia, que prevê alterações quase diárias nas cotações dos combustíveis.

Em mensagem vazada, Lúcio chama de “sacanagem” operação da PF

Sexta / 29 Set 2017 / 08h00



Retornando às atividades parlamentares e políticas após a prisão do irmão Geddel Vieira Lima, o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB) teve suas mensagens vazadas de um aplicativo de mensagens. O parlamentar prestava solidariedade ao senador Romero Jucá (PMDB-RR), que teve filhos e enteados como alvos da Polícia Federal, em operação nesta quinta-feira (28).

Na mensagem, Lúcio chama de “sacanagem” a ação dos policiais. “Essa sacanagem é em função do caso de Aécio para inibir o Senado, são indignos, não tenho poder em ajudar em nada, mas ao menos quero retribuir o carinho paternal que você tem dedicado a mim e sou grato. Qualquer coisa estarei em Brasília direto! Abraços e dá um beijo na minha amiga Tereza”, escreveu.

Na manhã de hoje, a PF deflagrou uma operação em Boa Vista (RR) para investigar Marina e Rodrigo Jucá, filhos do senador Romero Jucá (PMDB-RR), e Ana Paula e Luciana Surita, enteadas dele e filhas da prefeita da capital roraimense, Teresa Surita. Todos são alvos de mandados de busca e apreensão e condução coercitiva.

A Operação Anel de Giges apura a atuação de uma organização criminosa acusada de peculato, lavagem de dinheiro e desvios de verbas públicas. Os mandados são cumpridos em Boa Vista, Belo Horizonte e Brasília. A defesa de Jucá afirma que o senador não está entre os investigados.

Terror em Angical: Briga entre ciganos deixa saldo de três mortos e vários feridos

Quinta / 28 Set 2017 / 10h00
Autor(a): informações do Portal Lapa Oeste



Um violento conflito entre ciganos da mesma família resultou na morte de três pessoas e um saldo de quatro feridos por disparos de armas de fogo, no início da noite desta quarta-feira (27), na cidade de Angical, Oeste da Bahia. Identificados inicialmente como Felipe; Ramon e um terceiro vulgo “Porquinho”. As vítimas baleadas seriam: Marcos e Mateus (pai e filho); Cosme/Lucas; a quarta vítima ainda sem informações. Testemunhas relataram os momentos de tensão e terror que a população viveu logo no começo da noite, quando o tiroteio iniciou. Por toda a cidade os moradores se recolheram a suas residências e estabelecimentos comerciais fecharam as portas. Três ciganos morreram no local do conflito, enquanto outros quatro foram levados para o Hospital do Oeste, em Barreiras, através de ambulâncias do SAMU e da Secretaria de Saúde de Angical, além de um veículo particular. Segundo informações há pelo menos duas versões quanto a motivação dos crimes. Uma seria desavenças e problemas mal resolvidos onde desde semana passada um deles havia “se ferido” com arma de fogo; e outra seria que estariam bêbados atirando entre si. A Polícia já iniciou as investigações.

Município de Poções se compromete a regularizar Sistema Municipal de Meio Ambiente

Quinta / 28 Set 2017 / 09h00



O Município de Poções assinou ontem, dia 26, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público estadual se comprometendo a regularizar o Sistema Municipal de Meio Ambiente no prazo de até dois anos. De acordo com o TAC, de autoria da promotora da Justiça Karina Cherubini, o Município revisará e adequará a Lei Municipal nº 896, que disciplina a Política Municipal de Meio Ambiente (PMMA), fixando diretrizes com a participação do Conselho Municipal de Meio Ambiente. Além disso, o Município adequará a equipe técnica mediante a contratação de técnicos habilitados para as atividades de análise e acompanhamento dos processos de licenciamento e se comprometeu a promover formação continuada de técnicos que atuam no Sistema Municipal de Meio Ambiente, permitindo o aperfeiçoamento das ações da equipe de licenciamento e fiscalização na cidade. Deve também, no prazo de seis meses, assegurar na Lei da Política Municipal de Meio Ambiente (PMMA), no Código Ambiental e na lei específica que rege o colegiado, as medidas necessárias para o funcionamento regular do Conselho Municipal de Meio Ambiente, garantindo atribuição ao Conselho de poder deliberativo para expedir licenças ambientais em trâmite no Município.  

Homem morre atropelado por locomotiva em Brumado

Quinta / 28 Set 2017 / 08h00



Um homem morreu após ser atropelado por uma locomotiva na noite da última quarta-feira (27), na Vila Presidente Vargas em Brumado. Segundo informações a vítima foi identificada pelo pré nome de Gildásio. Até o momento não se sabe o que ele fazia na linha férrea. A hipótese de suicídio foi levantada mais nada foi confirmado. O corpo do homem foi levado ao Instituto Médico Legal de Brumado.

Cruzeiro vence Flamengo nos pênaltis e se sagra campeão da Copa do Brasil

Quinta / 28 Set 2017 / 07h00



O Cruzeiro se sagrou pentacampeão da Copa do Brasil na noite desta quarta-feira ao derrotar o Flamengo nos pênaltis, por 5 a 3, após empate sem gols no tempo normal, no Mineirão, em Belo Horizonte. Um dos principais reforços da equipe carioca nos últimos anos, o meia Diego perdeu a cobrança decisiva do confronto, ao fim de uma partida marcada pelo duelo franco, de chances de gol para os dois lados. Depois do empate por 1 a 1 no jogo de ida, o Cruzeiro exibiu ligeira superioridade em campo no Mineirão, com maior solidez na defesa. Mesmo mais cauteloso, principalmente no primeiro tempo, o time da casa levou maior perigo no ataque. O Flamengo, mais instável taticamente, cedeu brechas na defesa e sofreu mais para sustentar o 0 a 0 no placar. Nas penalidades, o Cruzeiro converteu todas as suas cinco cobranças, enquanto o Flamengo perdeu uma delas, com Diego, em defesa do goleiro Fábio. O resultado garantiu ao time mineiro seu quinto título da Copa do Brasil, igualando o recorde do Grêmio. Além disso, o time comandado pelo técnico Mano Menezes assegura vaga direta na fase de grupos da próxima Copa Libertadores.

Agências bancárias de Livramento de Nossa Senhora são recomendadas a cumprir “lei dos 15 minutos”

Quarta / 27 Set 2017 / 17h40



Foto: Bahia do Povo

As agências do Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal localizadas no município de Livramento de Nossa Senhora foram recomendadas pelo Ministério Público do Estado da Bahia a adotar medidas que promovam a melhoria do atendimento ao público, conforme determina a Lei Municipal 1.292/2014. No documento, encaminhado aos gerentes das agências bancárias, o promotor de Justiça Millen Castro recomenda que, no prazo de 15 dias, proceda-se a afixação de cartaz com as informações previstas no art. 4º, da referida lei, em local visível ao público. Além disso, que seja disponibilizado, a cada dia, número de caixas suficiente para manter o fluxo de atendimento em tempo não superior a 15 minutos. Em datas de pagamento de aposentados, pensionistas, servidores públicos e vencimento de contas de concessionárias ou recebimento de tributos o tempo de espera poderá chegar a 30 minutos. Os gerentes das agências também foram recomendados a orientar os funcionários responsáveis pelo atendimento ao público, inclusive nos caixas, que as senhas de controle são individuais e cada cliente atendido deve apresentar a sua própria. Segundo o promotor de Justiça, foi constatado o atendimento de vários clientes com a mesma senha em uma agência local, o que demonstra a possibilidade de mais de uma pessoa estar usando o mesmo registro de controle. Millen Castro recomendou ainda que seja determinado aos funcionários que somente atendam, mediante apresentação de senhas preferenciais, os usuários idosos, gestantes e pessoas com crianças de colo ou necessidades especiais. Outra orientação foi no sentido de que as agências disponibilizem bebedouro e banheiro para uso dos clientes.

MP aciona Município de Jaguaquara por falta de Plano Municipal de Saneamento Básico

Quarta / 27 Set 2017 / 17h35



O Ministério Público estadual acionou o Município de Jaguaquara por falta de uma política municipal de gestão dos resíduos sólidos. Segundo os promotores de Justiça Mauricio Foltz Cavalcanti e Lúcio Meira Mendes, autores da ação, o Município não possui Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, conforme determinado pela Lei Federal nº 12.305/2010, nem Plano Municipal de Saneamento Básico. Além disso, não há projetos de coleta seletiva, prática de reciclagem, compostagem e educação, nem inserção social de catadores de materiais recicláveis. “Constatou-se que apesar do Município dispor de aterro sanitário convencional, o espaço possui problemas operacionais e estruturais, os quais resultam em operação semelhante a um lixão, com risco de impacto ao meio ambiente e à saúde da população”, destacaram os promotores de Justiça. Na ação, o MP requer que, num prazo de 90 dias, o Município implante estruturas para drenagem das águas pluviais na área do aterro sanitário; adeque a vala utilizada para disposição dos serviços de saúde, a qual deve ser devidamente impermeabilizada, cercada, sinalizada e dotada de estruturas para drenagem de gases; e cesse a atividade de catação de materiais recicláveis na área do aterro pelos catadores independentes, incentivando a inclusão dos mesmos na Cooperativa já existente (CoopJaguar) ou a criação de outra cooperativa. O MP também requer que a Justiça determine, num prazo de 180 dias, que o Município promova a criação e implantação de Programa Municipal de Coleta Seletiva de Lixo e Programa de Educação Ambiental, com a adoção de medidas objetivas de incentivo fiscal e multas, ou outras punições administrativas tais como a elaboração de cartilha educativa.

Moradores de Jitaúna sofrem com falta de lâmpadas nos postes

Quarta / 27 Set 2017 / 17h16



Foto: Leitor

Por meio das redes sociais, moradores da cidade de Jitaúna mostraram descontentamento com uma situação que segundo eles, a meses vem acontecendo. A falta de lâmpadas nos postes da Rua Primavera. O pedido é que seja realizado manutenção na localidade. "Estamos pagando uma taxa temos o direito de reivindicar nossos direitos.", destacou uma moradora. Segundo informações, o perigo é constante, e com medo os moradores estão evitando de sair durante a noite. A situação é essa a dois meses.

Colunista
Nonato Lobo

"Carnaval não se resume a um artista só", dispara Neto sobre ausência de Ivete na folia

Quarta / 27 Set 2017 / 15h02



Foto: Arquivo/ Bahia do Povo

O Carnaval de Salvador em 2018 não será o mesmo. A ausência de Ivete Sangalo, anunciada recentemente, por conta da gravidez de gêmeas, abalou significativamente a festa. Mas, há quem acredite que a folia poderá ter o mesmo brilho, como o prefeito ACM Neto, que minimizou a "saída" da cantora da festa.  Em entrevista ao colunista Leo Dias, do jornal O Dia, o gestor municipal lamentou a ausência, mas preferiu destacar que a folia será comandada por outros artistas. "Torcemos muito por Ivete, que está confirmadíssima para se apresentar no Réveillon, e que é uma espécie de embaixadora de Salvador. Agora, temos que lembrar que o Carnaval de Salvador não se resume a um artista só. Temos certeza de que a folia do ano que vem também será um sucesso, mesmo sentindo falta de Ivete". Conforme a publicação, Neto afirma que pretende fortalecer o 'Carnaval raiz', inclusive com aumento de trios sem cordas puxados por grandes nomes da música baiana. "Vamos fortalecer ainda mais o Carnaval nos bairros, intensificar o Carnaval sem cordas, com nomes importantes da nossa música desfilando de graça para a população". 

Alcance um maior número de clientes e aumente suas vendas com a Expressiva Comunicação Visual

Quarta / 27 Set 2017 / 14h16



A Expressiva Comunicação Visual oferece os melhores preços para você que quer da uma melhor identidade para sua empresa.

Conte conosco para aumentar o número de vendas do seu estabelecimento ou produto.

Fazemos:
Cartões de Visita
Panfletos
Banners
Cartazes
Convites entre outros

Entre em contato e faça seu orçamento e ganhe descontos especiais.
(77) 9976-0459 (WhatsApp)
expressivacomunicacaovisual@gmail.com

Lembre-se a divulgação é a alma do negócio !

Acidente deixa duas pessoas feridas no Morada dos Pássaros em Conquista

Quarta / 27 Set 2017 / 13h35
Autor(a): Redação Bahia do Povo



Foto: Bahia do Povo

Uma colisão envolvendo carro e moto deixou duas pessoas ficaram feridas na manhã desta segunda-feira (27) no Bairro Morada dos Pássaros em Vitória da Conquista. O estado de saúde das vítimas não foi divulgado. Na localidade acidentes são comuns por conta dos cruzamentos que na maioria das vezes não são respeitados pelos condutores.

Sinal analógico de TV será desligado em Salvador e 19 municípios da região nesta quarta (27)

Quarta / 27 Set 2017 / 13h25



O sinal analógico de TV será desligado nesta quarta-feira (27) nas cidades de Salvador (BA) e Fortaleza (CE), que têm índices de domicílios preparados para receber o sinal digital de 93% e 92%, respectivamente. A decisão foi tomada durante reunião do Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), na segunda-feira (25), quando foram apresentados os resultados da última pesquisa Ibope realizada nos municípios. O levantamento feito em Salvador entre os dias 13 e 23 de setembro apontou que 93% das residências já contam com acesso ao sinal digital na cidade. Outros 19 municípios da Bahia terão as transmissões analógicas interrompidas a partir desta quarta-feira: Aratuípe, Cairu, Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Jaguaripe, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Maragogipe, Nazaré, Salinas da Margarida, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Saubara, Simões Filho, Terra Nova e Vera Cruz.

Índios dizem que terras da fazenda de Geddel é sagrada e querem demarcação

Quarta / 27 Set 2017 / 13h15



Foto: Reprodução

A fazenda do ex-ministro Geddel Vieira Lima, que fica em Potiraguá, no sul baiano, está ocupada há quatro dias por índios pataxó. Eles exigem a demarcação das terras. De acordo com os índios, o local é “sagrado”, pois existem ao menos três cemitérios indígenas. O político está preso em Brasília. A Polícia Civil do município encaminhou o caso para a Delegacia da Polícia Federal de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, já que a PF é o órgão reponsável por atuar em situações que envolvam indígenas. De acordo com o G1, até o último sábado (23), mais de mil cabeças de gado estavam na fazenda, mas, segundo os índios, no domingo (24), funcionários levaram os animais.