Bahia do Povo

Brumado: Peto prende traficante de drogas durante a madrugada

Terça / 03 Out 2017 / 09h00



Foto: Divulgação/ Polícia Militar

Um traficante de drogas foi preso na madrugada da última segunda-feira (02) em Brumado. Segundo a polícia o fato aconteceu por volta das 23h30min quando o grupo C do PETO em patrulhamento na av. Centenário, próximo ao posto São Cristóvão, avistou um carro wolksvagem gol PP ARW 0168 de cor branca em atitude suspeita. A GU procedeu com à abordagem ao veículo e após verificação no interior do mesmo, foi encontrado em posse de Gabriel Bernardes Amorim de 19 anos, um tablete de maconha, 514,00 reais e um relógio de ouro. O mesmo foi questionado se não mantinha mais material ilícito sob sua custódia, onde de pronto o indivíduo levou a GU ao centro poliesportivo do bairro urbis I. Dando seguimento na diligência, foram realizadas buscas ao redor do ginásio esportivo onde foram encontrados vasto material ilícito e duas balanças de precisão. Foram apreendidos 46 petecas de cocaína, 434 gr de cocaína, 631 gr de crack, 198 gr de maconha prensada, além de 01 relógio, 514, 00 reais e 01 veículo wolksvagem gol, cor branca PP ARW 0168. Todo material encontrado junto com o suspeito foram encaminhados para à 20 COORPIN para serem tomadas as medidas cabíveis.

Ex-prefeita acusada de fraudar licitação em Pindaí ganha cargo no gabinete de Ivana Bastos

Terça / 03 Out 2017 / 08h30



Rosane Madalena Ladeia Pereira Prado, ex-prefeita de Pindaí, teve sua nomeação para a função de secretária parlamentar publicada no Diário Oficial da Assembleia Legislativa da Bahia nesta terça-feira (3). Rosane disputou a prefeitura em outubro do ano passado pelo PSDB, mas foi derrotada nas urnas. Nomeada no gabinete da deputada estadual Ivana Bastos, do PSD, Rosane Prado receberá um salário base de R$ 4.250,00. Em seu histórico de vida política, a ex-prefeita carrega um recente inquérito aberto pelo Ministério Público, que decidiu investigar uma denúncia feita por vereadores de Pindaí sobre fraude em licitações. O caso chegou à Promotoria de Justiça de Guanambi em maio deste ano. Rosane Prado é acusada na denúncia de favorecer aliados políticos nos processos licitatórios.

Anitta pode gravar novo clipe do projeto na Chapada Diamantina

Terça / 03 Out 2017 / 08h00



Após passar as férias nos Estados Unidos, Anitta voltou ao Brasil e já planeja o próximo clipe do Xeque-Mate, seu projeto de lançar um vídeo por mês. Segundo a coluna ‘Gente Boa’, do jornal O Globo, a cantora cogita algumas locações para a gravação, e a Chapada Diamantina, na Bahia, é um dos destinos, assim como Bonito, no Mato Grosso do Sul, e a Amazônia. Até o momento, a cantora não divulgou quantas músicas serão lançadas pelo projeto e nem por quanto tempo ele irá durar. O primeiro clipe lançado foi o da música Will I See You, parceria com o produtor americano Poo Bear e cantada em inglês.

Brumado: VLI esclaresse acidente que matou homem na Vila Presidente Vargas

Segunda / 02 Out 2017 / 10h00



A VLI, empresa de logística que controla a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), confirma o registro de uma ocorrência, durante a noite desta quarta-feira (27), em um trecho da linha férrea na região de Brumado (BA). O maquinista do trem acionou os freios de emergência e a buzina ao avistar uma pessoa deitada sobre os trilhos. A composição trafegava dentro do limite de velocidade de segurança, mas não houve tempo hábil para parar. Devido ao seu peso, após acionamento dos freios, um trem carregado pode percorrer até um quilômetro antes de parar completamente. A empresa acionou imediatamente o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar (PM). A companhia se mantém à disposição das autoridades no intuito de colaborar com as investigações. A empresa esclarece que realiza periodicamente ao longo da sua malha campanhas educativas de segurança que visam alertar as comunidades sobre a importância de um comportamento seguro diante da linha férrea. Nesta semana, durante a Semana Nacional do Trânsito, a companhia realizou uma simulação na região, que reforçou as orientações para a comunidade local de não andar sobre os trilhos e nem caminhar muito próximo à linha férrea, somente atravessando em locais seguros e devidamente sinalizados.

Grupo homicida é preso em flagrante em Ilhéus

Segunda / 02 Out 2017 / 09h30



Investigadores do Núcleo de Homicídios da 7ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Ilhéus) prenderam uma quadrilha de homicidas e traficantes de drogas, 11 horas após terem cometido mais um homicídio, no bairro de Nossa Senhora da Vitória. Adalberto Paraíso Júnior,  o Juninho, 28 anos, Jeverson dos Santos Santana, 21 anos, Mateus Santos Silva, 27 anos, Greice Kely Almeida dos Santos, 21 anos e Elismar Alves Souza, o Eli, 35,foram presos em flagrante e confessaram o crime na delegacia, um menor também foi apreendido. A vítima, Edvaldo Alves Santigo Júnior, 35, foi morto com golpes de arma branca.  A quadrilha foi localizada pelos policiais civis numa casa do condomínio Vitória I, no mesmo bairro onde aconteceu o crime, e com o apoio de PMs da 69a Companhia Independente da Polícia Militar, que cercou a área, entraram no imóvel e realizaram a prisão. Com o grupo, foram encontrados 925 gramas de maconha, 808 gramas de cocaína, roupas com manchas de sangue e uma balança. Pelo fato de ter se ferido no ato do crime, Elismar Alves Souza, foi internado no hospital de Base de Itabuna, após ser flagranteado."A polícia solucionou o crime rapidamente. Demos a resposta rápida aos criminosos e ainda estamos em campo para prender outros integrantes dessa quadrilha", afirmou o diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), delegado Flávio Góis.

89% dos brasileiros querem a abertura de processo contra Temer

Segunda / 02 Out 2017 / 09h00



Uma pesquisa do Instituto Datafolha aponta que 89% dos brasileiros querem que a que a Câmara dos Deputados autorize a abertura de processo contra o presidente Michel Temer (PMDB) pelos crimes de organização criminosa e obstrução de justiça. O estudo divulgado nesta segunda-feira (2) pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que apenas 7% dos 2.772 entrevistados são contrários à aprovação da denúncia. Caso a denúncia seja aprovada, Temer seria afastado por até seis meses, caso a decisão da Câmara seja também aceita pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra Temer aponta que o peemedebista seria líder de um esquema do seu partido que teria recebido ao menos R$ 587 milhões de propina. Além disso, ele teria dado aval à compra do silêncio do ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso no Paraná, pela JBS.  Em agosto deste ano, os deputados federais barraram uma primeira denúncia contra Temer, em que era acusado de corrupção passiva.

Após onda de invasões a fazendas, prefeito de Itapetinga recorre a ministro da Justiça

Segunda / 02 Out 2017 / 08h30



Ainvasão de quatro fazendas no município de Itapetinga, no centro-sul baiano, tem preocupado fazendeiros na região. As invasões têm sido atribuídas a índios. De acordo com o site Sudoeste Hoje, o fazendeiro Vitor Andrade, que teve uma propriedade invadida recentemente no distrito de Palmares, relatou que os ocupantes estão armados com revólveres, rifles, espingarda e facas. O grupo seria o mesmo que invadiou, no final de setembro, a fazenda da família do ex-ministro Geddel Vieira Lima. Por conta da onda de invasões, o prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge (PMDB), vai a Brasília nesta terça-feira (3) para tratar do assunto com o ministro da Justiça, Torquato Jardim. O encontro ocorre após articulação do secretário Nacional para Assuntos Corporativos e vereador licenciado de Salvador, Paulo Câmara (PSDB), que trabalha no gabinete do ministro baiano Antônio Imbassahy (PSDB). O deputado estadual Eduardo Salles (PP) também se manifestou em defesa dos produtores rurais do sudoeste ao tomar conhecimento dos episódios. O pepista chamou os invasores de "índios do Paraguai" e afirmou que os atos ameaçam a agropecuária baiana. "Famílias e trabalhadores estão sendo expulsos de suas terras e são obrigados a abandonar suas fazendas. Em três dias já foram invadidas cerca de dez propriedades. Vários homens armados estão roubando as fazendas e sequestrando quem encontram nas propriedades", apontou o parlamentar.

Ass Turismo esteve presente na maior feira de Turismo do Brasil

Segunda / 02 Out 2017 / 08h00



Foto: Divulgação

A empresa brumadense Ass Turismo, que vem realizando excelentes trabalhos no mercado de Brumado e região, esteve presente na última semana na maior feira de turismo brasileira, a ABAV Expo Internacional Turismo realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens. Na oportunidade, os gestores da Ass Turismo, realizaram novas parcerias e atualizações além de assistir várias palestras e conhecer novos produtos para o mercado. Para André Santiago, estar na maior feira de Turismo Brasileira, foi muito importante para estar em contato direto com as novidades e ganhar ainda mais conhecimento para aplicar na Ass Turismo.

Operação em Iguaí prende duas pessoas em flagrante

Sábado / 30 Set 2017 / 10h00



Com o objetivo de conter os crimes violentos letais intencionais (CVLIs), a Delegacia Territorial (DT), de Iguaí, deflagrou, na quinta-feira (28), a segunda fase da Operação Iguaí Segura, para o cumprimento de mandados de prisão. Duas pessoas foram presas em flagrante. Rafael Góis Bispo e Zézito Santana Filho foram conduzidos à DT/Iguaí, depois do primeiro ser flagrado com uma arma de fogo de uso restrito, e o segundo traficando drogas. Foram autuados e agora permanecem custodiados na Cadeia Pública. De acordo com o delegado Luís Eduardo Rolin, titular da DT/Iguaí, houve, ainda, a tentativa de cumprimento de mandados de prisão provisória e preventiva, respectivamente, de Vitor Andrade de Jesus e de Wilson Santos Soledade, o "Índio", mas eles não foram localizados e são considerados foragidos. Participaram da operação, policiais da 21ª Coordenadoria Regional da Polícia do Interior (Coorpin), de Itapetinga, e das Delegacias Territoriais de Itapetinga e Iguaí, sob o comando dos delegados Antônio Roberto Jr., Irineu Andrade e Luís Eduardo Rolin.

Chapada: Polícia desarticula desmanche de motos roubadas em Palmeiras

Sábado / 30 Set 2017 / 09h30



Guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada descobriram um desmanche de motocicletas e prenderam, na tarde desta quinta-feira (28), Rômulo de Souza Nascimento, 34 anos, conhecido por ‘Rominho’, no município de Palmeiras. Na ação foram recuperados uma motocicleta roubada e documentos de veículos desmembrados. Na casa de Rominho, situada na Edson de Souza Santana, no Centro da cidade, os policiais encontraram 10 documentos de veículos, um documento de uma motocicleta modelo Honda CG preta, placa PP KAT 5152 roubada, três celulares, seis relógios de marcas diversas e três porções de maconha. De acordo com o major PM Ricardo Passos, comandante da Cipe Chapada, Rominho roubava os veículos, adulterava a documentação e vendia. “Ele também desmanchava veículos para comercializar as peças”, afirmou. O criminoso foi preso em flagrante por roubo e porte de drogas.

Em sepultamento de PM, ACM Neto diz que “corporação precisa de muito mais atenção”

Sábado / 30 Set 2017 / 09h00



O prefeito ACM Neto esteve presente, nesta sexta-feira (29), ao sepultamento do subtenente Fabiano Fortuna, assassinado no estacionamento de um shopping da cidade no dia anterior. O velório e sepultamento foram realizados no cemitério Bosque da Paz, na presença da família, amigos e colegas de trabalho. O policial havia trabalhado, recentemente, na Assistência Militar da Prefeitura, onde construiu relações de amizade pelo seu profissionalismo e dedicação. “Gostaria de dividir um pouco desse sofrimento com sua família e seus amigos. Nós tínhamos uma relação muito boa com Fortuna, que trabalhou alguns anos com nossa equipe. Ele era um cara do bem, e assim que soubemos da notícia ficamos consternados. A dor de sua família, amigos e colegas é também a dor de todos que trabalham na Prefeitura, inclusive a minha. Era um rapaz jovem e que ainda tinha muito por fazer, por construir, inclusive pela segurança pública da Bahia”, lamentou Neto. O prefeito também fez questão de destacar que sua presença é uma demonstração de amizade, e que todos conhecem as críticas que tem feito à políticas de segurança pública que é aplicada em Salvador e no restante da Bahia. “Todos sabem como está a situação da segurança pública e essa cobrança é diária. Quando vemos esses bravos policiais unidos, percebemos que essa corporação precisa de muito mais atenção, de muito mais investimento e de uma política pública que os coloquem no seu verdadeiro papel, que é o de proteger a sociedade, e não de vítimas do crime e da violência”, emendou.

Cartão de confirmação do Enem estará disponível no dia 20 de outubro

Sábado / 30 Set 2017 / 08h30



O cartão de confirmação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano estará disponível na página eletrônica do exame a partir do dia 20 de outubro. O cartão informa o local onde cada estudante fará as provas, além do número de inscrição e dos horários das provas. Para ter acesso ao cartão de confirmação, o aluno deve informar seu CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição. No cartão, informa-se também se o estudante pediu atendimento especializado e ou específico e qual a opção de língua estrangeira – inglês ou espanhol.

Neste ano, o Enem será realizado em dois domingos, nos dias 5 e 12 de novembro. A abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h. O início dos testes será às 13h30, sempre tendo como referência o horário de Brasília. No primeiro domingo, os estudantes farão testes de ciências humanas, linguagens e redação e terão cinco horas e meia para fazer o exame. No segundo domingo, as provas serão de matemática e ciências da natureza, com prazo de quatro horas e meia.

Governo publica resultado provisório de prova do concurso da PM e dos Bombeiros

Sábado / 30 Set 2017 / 08h00



O governo estadual publicou no Diário Oficial do Estado deste sábado (30) o resultado provisório da prova discursiva do concurso para ingresso na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (veja o resultado aqui). A partir disso, os candidatos que participaram da 2ª etapa do certame podem conferir as folhas de respostas da prova, no site da organizadora do certame, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (www.ibfc.org.br). A contar da publicação do resultado provisório, os candidatos podem ingressar com recurso em até dois dias úteis (2 e 3 de outubro). Os resultados das interposições da primeira etapa (Provas Objetivas) também serão divulgados no site do IBFC e do Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br). Na sequência, será publicado o resultado definitivo. As provas objetivas e discursivas do concurso foram realizadas no dia 6 de agosto, em Salvador e outros 12 municípios do interior. Elaborado conjuntamente pela Secretaria da Administração (Saeb) e pelos Comandos Gerais das duas corporações, o edital foi publicado dia 10 de maio e terá validade de um ano, prorrogável por igual período. 

TCM faz representação contra ex-prefeita de Piripá

Sexta / 29 Set 2017 / 11h00



Foto: Reprodução

A ex-prefeita Sueli Gonçalves, do município de Piripá, no centro sul baiano, foi multada em R$5 mil e terá representação apresentada ao Ministério Público Estadual em razão de ilícito que fere a lei de licitações. A decisão foi tomada na tarde desta quarta-feira (27.09) pelos conselheiros dos Tribunal de Contas dos Municípios ao analisar termo de ocorrência instaurado pela inspetoria do órgão, em 2015. A então prefeita pagou R$16 mil à empresa GS Serviços de Assessoria Técnica e Consultoria Ltda, contratada sem licitação ou outros cuidados, como por exemplo, pesquisa de preço, para a realização de “serviços técnicos de consultoria e assessoria tributária, visando a recuperação de receitas tributárias”.

De acordo com o relatório elaborado por técnicos do TCM, e que embasaram o voto do conselheiro relato, Fernando Vita (referendado pelos demais conselheiros) nenhuma razão foi apresentada pela administração para justificar a contratação direta, mediante a utilização da inexigibilidade de licitação, da empresa indicada. E a então prefeita, sequer, promoveu uma cotação de preços, assim de constatar se o valor pago pelo serviço encontrava-se de acordo com o praticado por outras empresas no mercado.

Inaugurado em Bom Jesus da Lapa maior parque de energia solar do país

Sexta / 29 Set 2017 / 10h00



Na manhã de quinta-feira (28), o governador Rui Costa participou da inauguração do maior parque de energia solar do país, construído pela empresa italiana Enel Green Power em Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano. O empreendimento é composto por duas usinas e tem capacidade de gerar anualmente cerca de 340 Gigawatt-hora (GWh), o suficiente para atender mais de 166 mil lares brasileiros em um período de 12 meses. Com grande potencial para produção de energia limpa, o estado da Bahia tem apostado cada vez mais na utilização de fontes renováveis que prezam a sustentabilidade ambiental, como solar, eólica e biomassa. A energia produzida no complexo de Bom Jesus da Lapa será injetada diretamente na rede elétrica, auxiliando os estados que mais sofrem com a falta de chuvas. De acordo com o governador, as fontes renováveis vão trazer ainda, oportunidades de emprego e desenvolvimento para a população da região.

Potencial solar e eólico

Com temperaturas médias elevadas e altos índices de radiação, a Bahia é líder nacional em projetos para energia solar. De acordo com informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), são 34 Projetos, sendo sete já em operação, 11 em construção e 16 serão iniciados e finalizados até 2018. A atração dos projetos representa um investimento de mais R$ 4,1 bilhões. O estado possui também o potencial para geração distribuída, na qual os painéis são instalados em residências e prédios comerciais. Atualmente são 326 empreendimentos fazendo esse tipo de distribuição. O maior exemplo é o Estádio de Pituaçu, que é superavitário, pois vende mais energia do que consome da Coelba.