Bahia do Povo

Planta é usada para combater mosquito da dengue em Luís Eduardo Magalhães

Sexta / 10 Jul 2015 / 10h49



Foto: Reprodução/ G1

Moradores da cidade de Luís Eduardo Magalhães estão apostando em mais uma arma contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e o zika vírus. É a crotolária, uma planta que atri uma libélula predadora do mosquito e cuja larva é capaz de eliminar a larva do Aedes. De acordo com a agente de endemias Aparecida Lima, ao site G1, a semente da planta está sendo distribuída na cidade e é uma das ações de combate à dengue. Segundo ela, a crotolária pode ser cultivada em quintais pequenos e baldes de plástico devido ao seu pequeno porte.

Candeias: Bandidos explodem caixa eletrônico no prédio da Justiça do Trabalho

Sexta / 10 Jul 2015 / 10h19



Foto: Site Jornalismo Cidadão

Um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal, localizado no prédio da Justiça do Trabalho, no bairro do Ouro Negro, em Candeias, região metropolitana de Salvador, foi explodido na noite desta quinta-feira (9). Segundo a polícia, seis bandidos fortemente armados renderam e ameaçaram um segurança que estava no local. Os criminosos usaram dinamite para explodir o equipamento. Após o crime, os assaltantes fugiram levando o dinheiro. Até a manhã desta sexta-feira (10) ninguém tinha sido preso.

Ruas de Brumado tem virado um grande pasto onde equinos circulam livremente

Sexta / 10 Jul 2015 / 10h00



Flagrante ocorreu na Av. João Paulo. Foto: Redação Brumado

Nos últimos dias a questão do animais nas ruas de Brumado tem voltado a tona com toda a força, já que vários foram os registros de aparições de equinos somente em um prazo de dois dias, fazendo a cidade parecer uma grande pasto, onde estes tem circulado livremente. O grande problema envolvendo os animais é encontrar os donos dos mesmos para que estes sejam notificados. Vale ressaltar que o risco é eminente, também para a população que vê nestes uma ameaça, pois o risco de um acidente ou de um ataque de um animal pode ocasionar danos, exemplo disto foi na tarde da última quinta-feira (09), quando na Avenida João Paulo dois cavalos pastavam na grama, deixando muitos populares que faziam suas caminhadas com receio de passar no local.

Conquista: Homem atira em cão do vizinho e é preso por militares da 77ª CIPM

Sexta / 10 Jul 2015 / 09h52



Foto: Divulgação/Polícia Militar

Milton Ferraz Santos, 66 anos, foi preso na noite de ontem, no Povoado de Abelhas, em Vitória da Conquista, acusado de ter matado a tiros o cachorro de um vizinho. Milton alega que atirou porque o cachorro estava matando suas galinhas. Militares chegaram ao local, prenderam o acusado e apreenderam a espingarda de fabricação caseira utilizada no crime. O proprietário do animal, mesmo arrasado com a perda de seu bichinho de estimação, acompanhou os policiais até a delegacia e registrou queixa contra Milton.

Jovem morre ao colidir carro com poste em Salvador

Sexta / 10 Jul 2015 / 09h21
Autor(a): Nonato Lobo



Foto: Reprodução/WhatsApp

Uma jovem morreu no inicio da manhã desta sexta-feira (10), no bairro do Rio Vermelho em Salvador após bater o carro em um poste. De acordo com informações a vítima foi identificada como Samuel Andrade Freitas Kruschewsky, 19 anos. Não se sabe ainda as reais causas do acidente. A Polícia Militar e uma ambulância do Samu estão no local do acidente, na curva perto do posto de gasolina que fica ao lado do supermercado Bompreço.

Brumadense morre em grave acidente na BA-122

Sexta / 10 Jul 2015 / 08h31
Autor(a): Nonato Lobo



Um grave acidente automobilístico ocorrido na tarde da última quinta-feira (09) na BR-122 próximo a Urandi, vitimou a brumadense Marizia Milagres. Segundo informações, ela voltava de uma viajem que tinha feito a Minas Gerais com sua filha quando perdeu o controle do carro ao sair para o acostamento na tentativa de  desviar de um caminhão que ultrapassava uma carreta numa curva . Marizia morreu ainda no local, já sua filha sofreu lesões leves e foi socorrida e encaminhada ao Hospital de Urandi. A morte de Marizia comoveu várias pessoas da área educacional, onde atuava como orientadora.

Elemento armado assalta comércio no centro

Sexta / 10 Jul 2015 / 08h20



Foto:Redação Brumado

Um estabelecimento comercial localizado na Avenida Mourão Guimarães foi assaltado na tarde da última quinta-feira (09). Segundo informações passadas a reportagem do Bahia do Povo, um elemento armado adentrou ao estabelecimento se fingindo de cliente e  perguntou aos funcionários sobre os produtos vendidos na loja, quando sacou a arma e ordenou que todos deitassem no chão enquanto ele roubada todo o dinheiro do caixa, levando ainda outros bens de valor. O elemento fugiu por sentido ignorado. A polícia foi acionada e procura pistas para descobrir que foi o autor do delito e se ele agiu sozinho. 

Detran realizou blitz da Lei Seca em Brumado

Quinta / 09 Jul 2015 / 16h16
Autor(a): Redação



Foto: Divulgação

Como parte da interiorização das ações de fiscalização, a Caravana do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) realizou a operação Lei Seca no município de Brumado, na noite da última quarta-feira (08), em parceria com a Polícia Militar. A blitz de alcoolemia abordou 130 condutores, que passaram pelo teste do bafômetro. Nenhum motorista foi flagrado dirigindo alcoolizado. Onze veículos acabaram apreendidos por infrações como dirigir com o licenciamento atrasado ou sem a carteira de habilitação. O funcionário público Wilson Carlos de Jesus, liberado na blitz, elogiou a iniciativa. “Acredito que a alcoolemia seja um dos fatores que mais matam no trânsito. Essa ação deve se estender a todos os municípios, e Brumado só ganhou com a presença do Detran”. O coordenador da caravana, major Luide Souza, disse que a operação Lei Seca vai continuar no interior." A orientação da direção do Detran é levar a blitz de alcoolemia ao maior número possível de municípios, com o objetivo de aumentar a segurança no trânsito em todas as regiões do estado. O resultado das abordagens, aqui em Brumado, mostra que o cidadão está mais consciente dos riscos de beber dirigindo e das graves consequências desse ato", ressaltou. "O trabalho do Detran junto com a PM está sendo muito significativo, pois estamos conseguindo educar os condutores. Isso reflete na diminuição do número de infrações e de acidentes”, declarou o comandante da 34ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), major Jocevã Oliveira.

Invasão das mariposas: Nuvem de insetos ataca cidade de Prado

Quinta / 09 Jul 2015 / 16h08



Foto: Reprodução / TV Bahia

Uma nuvem de mariposas "invadiu" a cidade de Prado, extremo-sul baiano, e chamou a atenção de moradores e até de biólogos. Segundo a secretária de Meio Ambiente do município, Benedita Barreto, os insetos, que aparecem mais à noite, "tomaram" conta da cidade desde segunda-feira (6). De acordo com o G1, um dos locais onde os insetos mais se concentraram são as paredes da Igreja Nossa Senha da Purificação, um dos pontos turísticos da cidade. Os bichos também “gostam” de ficar nos bancos da praça, localizada perto do templo, e pelo chão. Conforme explicação do biolólogo George Soares, há um desequilíbrio da espécie. No entanto, não se sabe ainda qual o motivo da proliferação dos insetos na cidade. Comerciantes locais já se queixaram da presença maciça dos insetos. A secretária ainda disse que será realizada uma reunião com representantes de setores do Meio Ambiente, Saúde e Vigilância Sanitária municipal para verificar quais ações serão tomadas para combater os insetos.

‘Por muito menos, Collor sofreu impeachment’, diz historiador sobre situação de Dilma

Quinta / 09 Jul 2015 / 15h54



Foto: Reprodução / Youtube

O historiador Boris Fausto, um dos principais do Brasil, afirmou em entrevista à BBC Brasil que há mais razões técnicas hoje para o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) do que havia no caso de Fernando Collor, sobretudo por "problemas no Orçamento [as chamadas 'pedaladas fiscais'] e no financiamento da sua campanha"." A comparação com o Collor é interessante porque, por muito menos, o Collor sofreu impeachment", afirmou. Além disso, Fausto relacionou a situação com as acusações de corrupção que contribuíram para a queda de Getúlio Vargas, com seu suicídio em 1954, eram "um laguinho" diante das denúncias envolvendo a Petrobras. Já sobre o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o historiador foi esquivo. “Eu não o conheço suficientemente, prefiro não opinar. Vou dizer só uma coisa: o Eduardo Cunha conhece o regimento da Câmara muito bem. Ele sabe usar, e aí, veja você, mais um dado para que a gente fique com uma pulga atrás da orelha sobre o parlamentarismo”, finalizou.

Nota de Pesar da ALAB pela morte do Professor Deba

Quinta / 09 Jul 2015 / 15h40



É com imensa tristeza que a  ALAB, ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DE BRUMADO recebe a notícia do falecimento  do Dr.  Adebaldo  Silveira, o tão querido e ilustre Prof  DEBA de RIO DO ANTÔNIO.
Exemplo de verdadeiro Educador, DEBA como era carinhosamente conhecido, deixa uma grande lacuna  em todos os segmentos da  sociedade. Não só no interior, em sua terra natal, Rio do Antônio, onde era  tão querido, mas podemos afirmar  sem ter medo de errar que  essa ausência se faz sentir em toda Bahia e até fora dela. O trabalho de Deba como prefeito por duas vezes deixou marcas pelo dinamismo como foi conduzido, principalmente no setor educacional e cultural que era  o seu ponto forte. Assim, a educação em Rio do Antônio deu grandes exemplos de inovação pela criação de projetos que envolviam toda a comunidade local e vizinha, como Brumado. Participamos das Vitrines Culturais, projeto riquíssimo que abordava todas as áreas das artes. Também a criação da fanfarra nos encantou e aprendemos muito com ela.  As palestras  proferidas por grandes profissionais  levaram momentos grandiosos de  atualização para os educadores  da cidade  e circunvizinhas .
Prof. Deba levou para Rio do Antônio Dra. Ivone Boechat, Mestra  em psicologia, grande palestrante, que veio do Rio de Janeiro várias vezes para desenvolver trabalhos nesse sertão tão longínquo.
Além de ser professor formado em Caetité onde também foi muito querido e respeitado pelas suas ações políticas sociais, Deba destacou-se como professor, também no município de Caculé. Quando concluiu seu curso de direito passou a prestar assistência jurídica e gratuita  aos carentes de sua cidade.
Dr. Adebaldo  pertenceu à Maçonaria pela Loja Maçônica Atalaia Sertaneja onde  foi  Venerável por mais de uma vez  e Delegado Distrital do sereníssimo Grão Mestre da Grande Loja Unida da Bahia. 
Foi também escritor, poeta e cordelista. Tendo lançado seu último livro o ano passado cujo título é Minhas Memórias (antes que seja tarde) 
A ALAB  esteve presente nesta grande festa e adquiriu seu exemplar autografado pelo autor, que já se encontrava fazendo hemodiálise. 

É, pois, com imenso pesar que nos despedimos do Prof . Deba, exemplo de ser humano.
Os nossos sentimentos a todos seus familiares.
Vai em paz, DEBA.

ALAB, Brumado 08 de julho de 2015.

BR-030: Protesto de operários da FIOL, interdita pista no sentido da cidade de Guanambi

Quinta / 09 Jul 2015 / 14h58
Autor(a): Caetité Notícias



Caetité Notícias

Desde as primeiras horas desta quinta-feira(09), manifestantes interditam a principal entrada da cidade de Guanambi no sudoeste da Bahia. A BR-030 foi tomada por funcionários que trabalham na construção da FIOL, (Ferrovia de Integração Oeste Leste). Segundo informações, pneus e pedaços de paus foram colocados em chamas no meio na pista. Os operários reivindicam o pagamento de salários atrasados e contra a demissão em massa que vem acontecendo nas empresas que executam o trecho da obra. Uma fila enorme de carros e caminhões tomou conta da BR nos dois sentidos. A Policia Militar de Guanambi está no local  tentando negociar a abertura da BR-030, que é usada por centenas de pessoas da região durante todo o dia. Com a crise financeira que se abateu no Brasil, os recursos destinados a FIOL foram reduzidos, o que ocasionou  as demissões em massa nas empresas contratadas. Em alguns casos as empreiteiras nem assumiram os direitos trabalhistas dos operários

Bandidos roubam fiação de ponte em Brumado

Quinta / 09 Jul 2015 / 14h34
Autor(a): Nonato Lobo



Foto: Nonato Lobo

Esquecida a muito tempo pelos governantes a nova ponte que liga o Bairro São Félix ao Centro da cidade, foi alvo de gatunos que agiram durante a madrugada para roubar a fiação  do local, que já era pouco iluminado. Segundo informou um morador a equipe da Rede Bahia do Povo, a ponte recebeu iluminação no inicio de Junho, mais não foi inaugurado nas comemorações do aniversario da cidade como previsto. A ação teria acontecido na madrugada de terça feira, sendo percebida no dia seguinte por populares que passaram a pé local. Os vândalos arrancaram a tubulação galvanizada que estava presa na ponte e retiraram os fios, deixando os postes sem energia. O risco de passar no local a noite que era grande agora aumentou bastante sem a iluminação.

Foto: Nonato Lobo

Bingo clandestino é fechado pelo PETO 77ª CIPM em Conquista

Quinta / 09 Jul 2015 / 14h00
Autor(a): Redação



Foto: Divulgação/Polícia Militar

Um bingo clandestino foi descoberto, na noite desta terça-feira (07), pela guarnição do PETO da 77ª CIPM , no Centro de Vitória da Conquista. O proprietário do local foi preso. O bingo foi encontrado após uma denúncia anônima para a Polícia Militar. "A denúncia foi feita, possivelmente, por uma apostadora que perdeu dinheiro. A guarnição do PETO se deslocou ao local, entrou no recinto e constatou que havia uma casa de bingo clandestino", explicou o comandante da guarnição. Ao chegarem ao local, a guarnição se deparou com dezenas de pessoas fazendo apostas. Computadores, cartelas, dinheiro, bolas e monitores foram apreendidos. Maicon Cesar Alves Costa, 31 anos, responsável pelo local foi preso. Ele responderá por diversos crimes, entre eles, contrabando e descaminho, lavagem de dinheiro, associação criminosa e jogo de azar. De acordo com informações, o bingo é o mesmo que meses atrás a CIPE Sudoeste fechou a menos de 100 metros do local.

Equipes do Detran e da PM realizaram blitz na Av. Coronel Santos

Quinta / 09 Jul 2015 / 10h21
Autor(a): Nonato Lobo



O Detran-Ba em parceria com 34ª CIPM vem realizando blitz em diversos pontos da cidade de Brumado, sudoeste da Bahia. Na terça-feira a blitz foi realizada na Praça Coronel Zeca Leita (Praça da Prefeitura) já na última quarta-feira o local escolhido foi a Avenida Coronel Santos, ponto de chegada e saída de pessoas rumo a cidade de Vitória da Conquista. A intensão da blitz além e passar instruções aos condutores é tirar de circulação veículos que são conduzidos por pessoas não habilitadas, bem como em atraso com as obrigações de licenciamento.