Bahia do Povo

Resultado da busca pelo arquivo de "12/2015"

Colunista
Nonato Lobo

Justiça determina afastamento da prefeita Tânia Brito de Jequié

Terça / 29 Dez 2015 / 08h30



A justiça determinou o afastamento da Prefeita de Jequié, Tânia Britto, o mandado de número 141.2015009450-5 foi expedido pelo juiz Glauco Dainese de Campos. O afastamento da Prefeita do cargo de chefe do executivo foi motivado pelo crime de improbidade administrativa. A liminar concedida pela justiça tem validade de 120 dias, período em que serão investigadas as contas da Prefeita, por que a justiça entendeu que a Prefeita Tânia Britto permanecendo no cargo poderia atrapalhar as investigações. Será feita uma investigação nas contas da Prefeitura de Jequié para tentar descobrir os supostos esquemas de corrupção. Os advogados de defesa podem entrar com um pedido de cassação da liminar e a prefeita retornar ao cargo a qualquer momento. Nesta terça feira (29), já assume o cargo pela primeira vez, o vice prefeito Sérgio da Gameleira. Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa, com Medida Cautelar de Afastamento, da prefeita de Jequié, Dra. Tânia Britto e do secretário municipal de Educação, João Magno Chaves, teve como fundamento Procedimento Preparatório de Inquérito Civil, instaurado no âmbito da 7ª Promotoria de Justiça da Comarca de Jequié, dando conta de que, 74 turmas de alunos do município permaneceram sem aula até o dia 11 de agosto do corrente ano, e outras três turmas permaneceram sem aulas pelo menos até o dia 14 de setembro deste ano, fato atribuído “à inércia, negligência, falta de eficiência dos gestores acionados; ainda de acordo com a ação, das 74 turmas mencionadas, 38 estão na zona rural e totalizam 482 alunos. As outras 36 turmas prejudicadas estão da sede do município, e sequer a Secretaria Municipal de Educação foi capaz de quantificar o número de alunos prejudicados. “O Conselho Municipal de Educação estima que mais de 2000 alunos tenham sido prejudicados”.

Colunista
Nonato Lobo

Feira de Santana não terá festa de réveillon este ano

Terça / 29 Dez 2015 / 08h00



Foto: Divulgação

A prefeitura de Feira de Santana não vai realizar a “Festa da Virada” na Praça da Matriz, como ocorreu em anos anteriores na cidade, segundo informações do site Acorda Cidade. De acordo com o diretor de eventos da secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Naron Vasconcelos, o Natal Encantado foi realizado com muito esforço do governo municipal e, por conta da economia, a festa de réveillon não será realizada. “Era intenção do prefeito fazer essa festa para as pessoas que não podem sair da cidade para festejar, mas teríamos que contratar, no mínimo, três atrações, pagar pela diária do palco, de som, de segurança e o custo seria muito alto. Este ano realizamos o natal com muita dificuldade e graças ao empenho do prefeito José Ronaldo”, afirmou Naron.

Colunista
Nonato Lobo

Incêndio é controlado após chegar a 3 km de casas em Ibicoara, na Chapada

Segunda / 28 Dez 2015 / 16h00



Fogo controlado em Ibicoara. Foto: Nonato Lobo/ Bahia do Povo

Um incêndio foi controlado na serra da Bocaina, no município de Ibicoara, na Chapada Diamantina, região turística da Bahia, após chegar a 3 km da zona urbana da cidade no último sábado (26). De acordo com a secretária municipal de Turismo, Tatiana Portela, o incêndio foi controlado no domingo (27), com auxílio de aeronaves, de brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e de voluntários da região. "Ainda será realizada uma perícia para determinar as causas do fogo, mas possivelmente o incêndio começou em uma propriedade agrícola", informa a secretária de Turismo. Conforme a titular da pasta, a área atingida pelo incêndio ainda é monitorada nesta segunda-feira (28). Ninguém ficou ferido.

Colunista
Nonato Lobo

Conquista apresenta o elenco para Baianão e Copa do Nordeste em 2016

Segunda / 28 Dez 2015 / 15h30



O Esporte Clube Primeiro Passo apresentou a nova equipe para a próxima temporada do Campeonato Baiano e Copa do Nordeste. O elenco conta com 29 jogadores, que se apresentaram juntamente com a comissão técnica na manhã desta segunda-feira (28). O treinador permanece Evandro Guimarães que estará atuando ao lado do preparador físico Ênio Siqueira. Logo após as entrevistas, o time seguiu para o seu primeiro treino na Academia Fama. Confira a relação dos atletas. Goleiros: Carlos, Rodrigão e Abílio; Laterais direitos: Dimas e Maicon; Zagueiros: Silvio, Emilio, Leandro João e Júnior Gaúcho; Laterais Equerdos: Billy e Tiaguinho; Volantes: Edimar, Maicon Anderson e Diego Aragão; Meias: Dionísio, Carlinhos, Kleber, Jairo, Erivelton e Rafael da Granja; Atacantes: Tatu, Kaká, Raylan, André Cassaco, Todinho, Aleff Pitbull e Célio Codó.

Colunista
Nonato Lobo

Ibope: apoio ao impeachment é maior entre mais pobres, mulheres e jovens

Segunda / 28 Dez 2015 / 15h00



Foto: Reprodução

O detalhamento da pesquisa do Ibope, feita entre os dias 5 e 9 de dezembro, que revelou que 67% dos brasileiros querem o impeachment de Dilma Rousseff (28% são contra e 4% não responderam) esconde ao menos três curiosidades. Os que mais querem ver Dilma voltar logo para casa são as mulheres, os jovens e aqueles que ganham menos. O percentual de mulheres que desejam o impedimento de Dilma é sensivelmente superior ao dos homens: 70% delas contra 65% deles querem ver a presidente fora do Palácio do Planalto. Na faixa entre 16 e 24 anos, 75% são favoráveis ao impeachment. Um percentual que cai para 57% entre aqueles acima de 55 anos de idade. Entre aqueles que ganham até um salário mínimo, 68% apoiam o impedimento. Na faixa mais alta pesquisada, ou seja, o dos entrevistados que recebem mais do que cinco salários mínimos, o apoio ao “Fora Dilma” é de 66%. Informações do Blog do Lauro Jardim.

Colunista
Nonato Lobo

Provas do Detran não terão mais a presença dos avaliadores

Segunda / 28 Dez 2015 / 14h30



Poucos foram aqueles que não tiveram a péssima sensação de pernas bambas e mãos suando durante o exame prático para a retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mas, de acordo com o diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Maurício Bacelar, em entrevista a uma rádio da capital nesta segunda-feira (28), em breve o candidato não terá mais a pressão da presença do avaliador dentro do carro durante o percurso da prova – que em Salvador é feito no pátio do Detran, na Ribeira. Após inúmeras denúncias de erros na avaliação e até mesmo pedidos de propina para que o candidato fosse aprovado no teste, o diretor de fiscalização reconheceu os erros e anunciou mudanças no modo de avaliação. “Nós fazemos testes de primeira habilitação com mais de 15 mil pessoas por mês. Temos apurado, esse ano já demitimos alguns servidores por conduta ilegal. A população pode ajudar ligando para nossa ouvidoria, aí nós vamos apurar tudo”, disse. Segundo Bacelar, os testes serão avaliados por computadores para evitar o erro. “Em breve, o candidato não terá mais o contato com o avaliador. O carro será equipado com câmeras e o avaliador estará fora do carro, monitorando o teste por um laptop. Emitimos 60 mil carteiras de habilitação por mês na Bahia”, explicou. De acordo com dados do Detran, de janeiro a julho de 2015, um terço dos candidatos foram reprovados nos exames, representando 32,6% do total.

Colunista
Nonato Lobo

Justiça determina ações de melhorias imediatas no Hospital Regional de Guanambi

Segunda / 28 Dez 2015 / 14h00
Autor(a): Bonny Silva



Foto: Bonny Silva

O Juiz de Direito da Segunda Vara dos Feitos Cíveis, Dr. Almir Edson Lélis Lima determinou em decisão interlocutória que o Estado da Bahia proceda ações urgentes de melhorias no Hospital Regional de Guanambi, sob pena de multas diárias que somadas podem ultrapassar 200 mil reais. A Ação Civil Pública é de autoria do Ministério Público, na titularidade da promotora de Justiça Dr.ª Tatyane Miranda Caires de Mansine Castro que acompanhada de técnicos da Vigilância Sanitária estadual e municipal inspecionou aquela unidade e ouviu inúmeros relatos de funcionários, médicos e da própria direção. O quadro relatado pela digníssima promotora na Inicial da Ação é dramático. A precariedade das instalações, com várias infiltrações, avarias em instalações elétricas, banheiros interditados e principalmente a lavanderia, são detalhadamente descritos pela promotora que sintetiza o seu sentimento: “Profunda indignação”! A falta de insumos e medicamentos para a terapêutica dos pacientes e falta de material de higienização e desinfecção de acessórios para ventilação, fez com que no dia 16 de novembro último a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar recomendasse a paralisação do uso de cinco, dos dez leitos de UTI disponíveis. Desde a última inspeção da DIVISA (Divisão de Vigilância Sanitária) O Hospital Regional funciona sem Alvará Sanitário que essencial para atestar que o estabelecimento funciona de acordo Legislação Sanitária vigente, garantindo assim as condições higiênico-sanitárias sem riscos à saúde da população.

Colunista
Nonato Lobo

Caminhão tomba e deixa dois mortos na Chapada Diamantina

Segunda / 28 Dez 2015 / 11h30



Foto: Tony Gama / Blog Braga

Duas pessoas morreram após um caminhão carregado de tomate tombar no km-349 da BR-242, trecho do município de Palmeiras, na região da Chapada Diamantina. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu na tarde de domingo (27), por volta das 15h. A PRF detalha que as causas do acidente ainda são apuradas. Entretanto, destaca que o tombamento ocorreu às margens da rodovia federal, próximo à região do Morro do Pai Inácio. O condutor do veículo ficou preso às ferragens e morreu na hora. Um passageiro do caminhão também não resistiu aos ferimentos e morreu. O Corpo de Bombeiros auxiliou no resgate às vítimas, que não tiveram os nomes divulgados.

Colunista
Nonato Lobo

Mega-Sena da Virada vai sortear R$ 280 milhões

Segunda / 28 Dez 2015 / 11h00



A Mega-Sena da Virada vai sortear R$ 280 milhões na próxima quinta-feira (31), no último sorteio do ano. As apostas podem ser feitas em todas as casas lotéricas do país até o dia da apuração. O prêmio não vai acumular. Se ninguém acertar as seis dezenas, o valor será dividido entre as pessoas que acertarem cinco dezenas (quina). A aposta mínima custa R$ 3,50, e a probabilidade de um apostador acertar as seis dezenas é uma em 50 milhões . Também serão aceitas as tradicionais apostas em grupo, os chamados bolões, cuja aposta mínima custa R$ 10. Segundo cálculos da Caixa, se um único apostador ganhar o prêmio da Mega da Virada, ele  poderá aplicar o valor na poupança e obter renda mensal de R$ 1,9 milhão, equivalente a R$ 63 mil por dia. Com R$ 280 milhões, o ganhador também poderá comprar 560 imóveis avaliados em R$ 500 mil e 1.866 carros de luxo. O primeiro sorteio da Mega da Virada foi feito em 2009, quando dois ganhadores dividiram R$ 144,9 milhões. Em 2014, o prêmio de R$ 263 milhões saiu para quatro ganhadores, um de Brasília (DF), dois de São Paulo e um de Santa Rita do Trivelato (MT).

Colunista
Nonato Lobo

Mecânico é encontrado morto na barragem em Brumado

Segunda / 28 Dez 2015 / 10h30



Desaparecido desde a noite desta sexta-feira (25), o mecânico Jorge Oliveira Damasceno de 32 anos foi encontrado morto na Barragem de Rio do Antônio, na cidade de Brumado. Procurando informações e realizando buscas a família encontrou primeiramente sua motocicleta as margens da Barragem, ainda com a chave na ignição. As primeiras informações apontam que Jorge teria morrido por afogamento. O corpo do homem foi encaminhado ao IML da cidade onde um laudo conclusivo irá confirmar as verdadeiras causas do ocorrido.

Colunista
Nonato Lobo

Começa hoje em Salvador o maior Réveillon de todo o Brasil com cinco dias de festa

Segunda / 28 Dez 2015 / 10h00
Autor(a): Alexandre Lyrio/Rede Bahia



Foto: Correio

Os últimos parafusos instalados, as últimas lâmpadas atarrachadas, as últimas gotas de suor no rosto do montador Ismael Francisco de Oliveira, 32 anos. Esgotado depois de cinco dias de trabalho, um dos funcionários responsáveis pela montagem do palco não via a hora de chegar o grande dia, a nossa primeira das cinco “noites da virada”. Hoje, a segunda-feira mais esperada do ano, começa o Réveillon Salvador 2016. Ismael, que estará entre as mais de 1,8 milhão de pessoas esperadas nos cinco dias de festa, não quer perder um só dia. Hoje vai assistir Ilê Aiyê, Jota Quest, Saulo, É o Tchan e Pablo. Mas ele tem suas preferências. “Gosto mesmo de Wesley Safadão (dia 30) e Ivete Sangalo (dia 31). Safadão é brocador e Ivetona é barril, pai”. Além da musa do axé e do fenômeno do forró, o Réveillon terá outros 20 shows, com nomes como O Rappa, Jorge e Matheus, Capital Inicial e Daniela Mercury. A Avenida Contorno também terá telões. Os shows, com a presença de 300 artistas, estão programados para acontecer entre 19h e 4h (hoje, amanhã e no dia 30). Para o dia da virada (31), a programação começa às 18h, e no dia 1° de janeiro às 17h. Segundo Isac Eddington, presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), a estrutura montada posiciona a cidade como o maior evento de Réveillon do Brasil. “Antecipamos o lançamento do evento para setembro, o que fez o trade turístico, a hotelaria e os próprios turistas se programarem”, afirma Eddington, comemorando a ocupação de 93% dos hotéis, 10% a mais que o ano passado. Uma virada especial está sendo preparada. Ivete Sangalo vai dar uma pausa no seu show para outro show: 15 minutos de um espetáculo piromusical: fogos em 360° com uma trilha de músicas reproduzida por torres de áudio espelhadas pela Praça Cairu. O Elevador Lacerda, funcionando 24 horas, vai se incorporar ao cenário servindo de tela para projeções.

Colunista
Nonato Lobo

Criminosos assaltam casa lotérica e cliente é baleado de raspão em Itamaraju, no sul da Bahia

Segunda / 28 Dez 2015 / 09h30



Uma casa lotérica foi assaltada na cidade de Itamaraju, no sul da Bahia, neste sábado (26). De acordo com informações da delegacia de Polícia Civil, durante o assalto, os criminosos atiraram e um cliente foi baleado de raspão. A vítima foi socorrida para o Hospital Municipal (HMI) e não há informações sobre o estado de saúde. Segundo a polícia, o crime foi cometido por dois homens, que chegaram a bordo de uma moto por volta do meio-dia. Eles roubaram de R$ 6 a R$ 8 mil, de acordo com a polícia, da casa lotérica, que fica na Praça da Independência. Os dois conseguiram fugir e não foram achados. Policiais fazem buscas pelos suspeitos.

Colunista
Nonato Lobo

Bahia: ‘Carlinha do Laço’ é morta a tiros por suposto romance com policial

Segunda / 28 Dez 2015 / 09h00



A mulher executada com nove tiros na madrugada deste domingo (27) foi identificada como Carla Nadiele Silva, 27 anos. Conhecida como Carlinha do Laço, a jovem foi morta por volta das 2h30 de hoje em rua uma próxima à Avenida San Martin, na Fazenda Grande do Retiro, na capital baiana. No bolso de Carla, a polícia encontrou uma quantidade de cocaína. Amigos afirmam, no entanto, que Carla era apenas usuária e não tinha ligação com o tráfico de drogas. Ela trabalhava como atendente de telemarketing. De acordo com informações da Polícia Civil, os principais suspeitos do assassinato são traficantes da “boca de fumo” da rua Diva Pimentel, em Fazenda Grande do Retiro, cujo líder é um traficante conhecido por “Seaway”. A polícia acredita que Carla conhecia as pessoas que a executaram. “Ela era envolvida, andava com o pessoal aí. Esse pessoal leva e traz. Ela estava namorando um policial e andando com os vagabundos. Pensaram que ela estava passando informações”, disse uma testemunha que não quis se identificar. O corpo de Carla foi sepultado nesta tarde no Cemitério de Plataforma. Carlinha era amiga de Kelly Cyclone, morta a tiros em Lauro de Freitas no ano de 2011. Em uma rede social, ela chegou a usar o nome de usuário Kellynha Cyclone, demonstrando admiração pela amiga. Um dos ex-namorados da jovem, identificado como Alisson, também foi assassinado há cerca de um ano. O rapaz teria envolvimento com o tráfico.

Colunista
Nonato Lobo

Homem é preso após realizar assaltos usando arma de brinquedo

Segunda / 28 Dez 2015 / 08h30



Um homem foi preso na cidade de Vitória da Conquista, localizada no sudoeste da Bahia, após realizar assaltos utilizando uma arma de brinquedo nos bairros Flamengo, Santa Cecília e Urbis 1. Segundo informações da polícia, a prisão foi feita no sábado (26). Ainda de acordo com informações da polícia, o suspeito, identificado como Fabrício Oliveira Santos, atuava junto com um adolescente, que não foi encontrado. Além da arma de brinquedo, foi apreendido com o suspeito R$ 130 em dinheiro. Fabrício foi encaminhado para o Distrito Integrado De Segurança Pública (Disep) da cidade, onde confessou a realização dos assaltos.

Colunista
Nonato Lobo

Empresário é libertado após sequestro em Ipiaú

Segunda / 28 Dez 2015 / 08h00



Foto: Reprodução

O empresário Luiz Nascimento, de 59 anos, foi vítima de um sequestro na noite deste sábado (26), em Ipiaú. A vítima estava em uma caminhonete Hillux quando foi rendida por homens armados a bordo de um Fiat Palio e uma Strada. As polícias de Ipiaú e Ibirataia chegou a trocar tiros com os suspeitos na região conhecida como “Barreiro”, localizada entre os municípios de Ibirataia e Ubatã. Houve troca de tiros com a polícia e em seguida, os sequestradores libertaram o empresário e abandonaram os veículos, fugindo a pé em direção a um matagal. Após cerca de três horas de confronto, três dos sequestradores foram mortos pela polícia militar. Os demais conseguiram fugir. Segundo a PM informou ao GIRO, a quadrilha contava com cerca de dez homens fortemente armados. Com informações do site Giro em Ipiaú.