Bahia do Povo

Resultado da busca pelo arquivo de "12/2015"

Colunista
Nonato Lobo

Bahia do Povo relembra acontecimentos que marcaram o estado em 2015

Quinta / 31 Dez 2015 / 15h20



Foto: Montagem/Bahia do Povo

Vários acontecimentos marcaram o ano dos baianos em 2015, seja fatos alegres ou tristes muitos destes irão ficar para sempre na memoria de muitos. O ano de 2015 foi de muitas chuvas na capital, no entanto o interior padeceu por água. A violência assombrou não só  Salvador, más também as pequenas e grandes cidades do estado.  As queimadas destruíram mais de 51 mil hectares da Chapada Diamantina considerada “a caixa D’água” da Bahia, e o governo do estado pouco fez para reverter a situação. As agencias bancarias de todo estado sofreram com ataques de quadrilhas. O Bahia do Povo relembra agora estes e outros fatos do ano de 2015.

Assembleia é renovada em 33% e Marcelo Nilo foi reeleito para comandar a casa

Em 2015, a Assembleia Legislativa da Bahia se revigorou com uma renovação de 33% dos deputados estaduais. Os ‘pratas da Casa’ deram espaço aos neófitos no Legislativo. A única coisa que não mudou nesta legislatura foi a cadeira de presidente. Marcelo Nilo foi reeleito, pela quinta vez consecutiva, e completará 10 anos no comando da Casa, caminhando já para o sexto mandato ininterrupto. Quatro novatos se destacaram nesta legislatura e ganharam o prêmio de destaque parlamentar, uma eleição realizada por jornalistas que cobrem o dia a dia da Casa. Luciano Ribeiro, Pablo Barrozo, do DEM, e Alex da Piatã e Hildecio Meirelles do PMDB foram os vencedores.

Chuvas na Capital

Salvador ficou marcada por tragédias decorrentes das fortes chuvas. O volume de chuva em Salvador foi o maior registrado desde o ano de 1995. Segundo os especialistas em mudanças climáticas choveu mais de 90% acima da média prevista. Desabamentos, deslizamentos que resultaram em mortes e pessoas desabrigadas. Na época, mais de 200 ocorrências aconteceram em diversos bairros. Mas as piores foram em Barro Branco e Marotinho, onde 13 pessoas morreram e dezenas ficaram sem casa para morar.

Seca no interior

Mais da metade dos municípios baianos decretaram situação de emergência por causa da seca que atinge o estado. Segundo a Coordenação de Defesa Civil da Bahia (Cordec), 251 dos 417 municípios do estado estão nessa situação, que totaliza 60% das cidades. Levantamento aponte que mais de 2,7 milhões de pessoas foram afetadas pela falta de chuvas.

Violência na capital e no Interior

Um confronto entre policiais militares da Rondesp e suspeitos de roubo e tráfico de drogas, no Cabula, resultou em 12 mortes na Estrada das Barreiras. Nove policiais militares foram afastados das funções e o caso chegou a Anistia Internacional. O caso foi contestado por diversas comissões de Direitos Humanos. O Ministério Público julgou a ação dos PMs, e apesar do afastamento, todos foram absolvidos.

Um dos casos que mais chocou a população baiana em 2015 foi a morte do garoto Marcos Vinicius, de apenas 2 anos. Após ficar desaparecido por quase um mês, o corpo do garoto foi encontrado enterrado em um areal, em Itapuã. O principal suspeito é o padrinho do garoto, Rafael Pinheiro.

Incêndio na Chapada

A Chapada Diamantina ficará marcada por 30 anos. Um incêndio durou quase dois meses e foi considerado um dos maiores deste século. As primeiras chamas surgiram há quase um mês. O fogo se alastrou e atingiu diversas regiões como o Parque Nacional da Chapada Diamantina, Morro do Pai Inácio, Vale do Capão e destruiu a vegetação do local e comprometeu as principais nascentes de rios que abastecem a Bahia.

Esporte

Bahia e Vitória rebaixados de serie A, jogaram a B buscando a volta a elite do futebol, antes no Campeonato Baiano, o destaque foi o Vitória da Conquista, que desbancou outros favoritos  e disputou a final diante do Bahia, vencendo o primeiro jogo, más perdeu  o segundo jogo e se contentou com o segundo lugar, más mostrou a força do futebol no interior. Na serie B, os baianos brigaram sempre pelas primeiras posições. Com queda acentuada de rendimento, o Tricolor  deixou escapar o acesso à elite. Já o Leão conseguiu se reerguer, após um início de ano ruim, e conquistou a volta à Série A.

Assaltos a agencias bancarias por toda Bahia

Seja na capital ou no interior, as quadrilhas de assaltos a bancos agiram em toda Bahia de forma organizada trazendo medo e pânico as cidades que eram escolhidas para os ataques. Foram quase 200 agências assaltadas ou que tiveram  caixas explodidos, deixando um prejuízo quase incalculável. Da mesma maneira que os ataques aconteciam á polícia trabalhava para prender os assaltantes, como aconteceu na cidade de Santo Sé, onde nove elementos foram mortos em confronto após tentarem roubar uma agência bancária do município e tiveram o roubo frustrada.

Professores da UFBA iniciaram a maior greve da história da universidade

Em maio, professores da UFBA iniciaram o que seria a maior greve da história da universidade com quase seis meses de duração. Outras universidades aderiram a paralisação por cerca de três meses.  Alegando perda salarial de 27,3%, a greve iniciou no dia 10 de maio e só terminou no dia 7 de agosto.

Colunista
Nonato Lobo

Presos abrem buraco em cela e se deparam com policiais do lado de fora em Barreiras

Quinta / 31 Dez 2015 / 11h00



Foto: Reprodução/ Tv Bahia

Internos do Complexo Policial de Barreiras, no oeste da Bahia, abriram um buraco na parede de um das celas da unidade na madrugada desta quinta-feira (31). A tentativa de fuga, entretanto, foi frustrada por policiais que já esperavam pelos presos do lado de fora da unidade. Conforme o delegado local, Alírio de Oliveira, os policiais desconfiaram do barulho que vinha da cela e conseguiram conter a ação dos criminosos. A polícia acredita que a fuga tenha sido planejada há mais de 20 dias, tempo estimado para os internos conseguirem abrir o buraco até a estrutura externa do Complexo Policial. A polícia descobriu que, para não levantar suspeitas, os presos tapavam o buraco que estava sendo aberto com um material que misturava sabonete e creme dental. No dia da fuga, ao finalizarem a abertura do buraco, encontraram dois policiais civis no pátio externo. O Complexo Policial de Barreiras tem capacidade para abrigar 28 detentos. Entretanto, já conta com mais de 100 presos. Na cela onde foi aberto o buraco ficam mais de 70. Um inquérito foi instaurado para investigar a tentativa de fuga.

Colunista
Nonato Lobo

Justiça derruba liminar e Tânia Britto volta à prefeitura de Jequié

Quinta / 31 Dez 2015 / 10h30



O Tribunal de Justiça da Bahia determinou nesta quarta-feira (30) o retorno da prefeita Tânia Britto para que reassuma a prefeitura de Jequié em caráter de urgência. O desembargador e vice-presidente do TJ-BA, Edmilson Jatahy Fonseca Júnior, entendeu que o afastamento de Tânia Britto com base em elemento meramente indiciatórios, ofendem a ordem pública, gera instabilidade na comunidade com a alternância de poder. O afastamento de Tânia foi determinado após uma ação civil pública referente a ato de improbidade administrativa que foi ajuizada pelos Promotores Regionais de Justiça, da 4ª e 7ª Promotorias, Dra. Juliana Rocha Sampaio, respectivamente, em 18 de novembro deste ano, na 2ª Vara Cível da Comarca de Jequié. Com a suspensão da liminar, o vice-prefeito Sérgio da Gameleira tem que devolver o cargo a prefeita Tânia Britto imediatamente.

Colunista
Nonato Lobo

Garrafão com 20 litros de cachaça seria entregue aos detentos em Brumado

Quinta / 31 Dez 2015 / 10h00



Foto: Nonato Lobo/ Bahia do Povo

Policiais civis impediram na manhã da última quarta-feira (30) durante visita semanal, a entrada de 20 litros de cachaça para os detentos da 20 Coorpin de Brumado. Segundo informações o produto estava em um garrafão de 20 litros aparentemente continha água, más após uma minuciosa averiguação foi contatado que o produto que estava sendo transportado era cachaça. Um investigador teria desconfiado do conteúdo que inclusive estava com lacre.

Colunista
Nonato Lobo

Detento é encontrado morto na Delegacia de Livramento

Quinta / 31 Dez 2015 / 09h00



Foto: Reprodução

O custodiado da delegacia de Livramento de Nossa Senhora, Edpo Carvalho Ribeiro, de 27 anos, preso sob a acusação tráfico drogas, foi morto dentro da carceragem. Segundo informações  ele teria sido estrangulado por outros presos. A vítima era filho da Edson Machado Ribeiro, morto à tiros no último dia 15 de dezembro, dentro da própria residência. Ainda não há informações concretas sobre a motivação do crime, mas suspeita-se de vingança. Os nomes dos autores do crime não foram divulgados pela polícia. O corpo foi encaminhado para o IML de Brumado.

Colunista
Nonato Lobo

Turista de Brasília morre e namorado fica ferido em acidente no Arraial D'ajuda

Quarta / 30 Dez 2015 / 16h12



Foto: Aurea Catharina/Arquivo Pessoal

Uma turista da cidade de Brasília foi atropelada enquanto aguardava um grupo de amigos em Porto Seguro, extremo sul da Bahia. Gabriele Linhares Lima, 23 anos, estava às margens da BA-001, na entrada de Arraial d'Ajuda, quando um veículo Fiat/Doblô perdeu o controle, saiu da via e atingiu a turista. O acidente aconteceu por volta das 16h de terça-feira (29). Gabriele chegou a ser socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), mas morreu a caminho do hospital. Ela estava acompanhada pelo namorado e por amigos, todos de Brasília, que alugaram uma casa na cidade para passar o final de ano. A condutora do veículo identificada como Stela foi detida e levada para a carceragem da 1ª Delegacia de Porto Seguro. Ela não apresentava sinais de embriaguez no momento da prisão. No entanto, um exame de sangue deverá ser feito pela perícia para constatar se ela estava sob efeito de bebida alcoólica no momento do atropelamento. Segundo o delegado, Stela aguarda o pagamento da fiança no valor de R$ 8 mil para deixar a carceragem. Ela foi indiciada por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. O corpo de Gabriele aguarda perícia para ser liberado. O namorado da vítima, que ainda não teve o nome confirmado pela Deltur, deve prestar depoimento nesta quarta-feira (30).

Colunista
Nonato Lobo

Capa da revista “The Economist” alerta para queda do Brasil em 2016

Quarta / 30 Dez 2015 / 15h46



A crise que atinge o Brasil é destaque na próxima edição da revista The Economist, que sai às bancas no próximo sábado, dia 2. Segundo a reportagem, o país deveria iniciar 2016 com um estado de euforia. O Rio de Janeiro será sede dos primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul, em agosto, dando aos brasileiros a chance de embarcar no que sabem fazer de melhor: uma festa realmente espetacular. Em vez disso, mostra o texto, o Brasil enfrenta um desastre político e econômico. No dia 16 deste mês, a Fitch tornou-se a segunda das três grandes agências de classificação de risco a baixar o grau da dívida do Brasil. Dias depois, Joaquim Levy, nomeado ministro da Fazenda pela presidente Dilma Rousseff para estabilizar as finanças públicas, renunciou com menos de um ano no cargo. Além disso, a previsão é que a economia brasileira encolha para cerca de 2,5%-3% no ano que vem, não muito diferente de 2015. No lado político, aponta o artigo, a situação não é melhor: o governo tem sido desacreditado por causa do escândalo de corrupção em torno da Petrobras. E a presidente Dilma, acusada de esconder o tamanho do déficit orçamentário, enfrenta um processo de impeachmet no Congresso. Como o B do BRICS, o Brasil supostamente deveria estar na vanguarda do crescimento das economias emergentes. Em vez disso, enfrenta uma turbulência política e, talvez, um retorno à inflação galopante. Segundo a publicação, “somente escolhas difíceis podem colocar o país de volta ao curso, mas, no momento, a presidente Dilma não parece ter estômago para tais desafios”.

Colunista
Nonato Lobo

Falta de chuvas eleva salinidade da água em Itabuna

Quarta / 30 Dez 2015 / 15h22



Foto: Reprodução

Moradores de Itabuna, na Região Cacaueira, distante a 457 quilômetros de Salvador, sofrem com o abastecimento de água, depois de mais de quatro meses sem chuvas significativas na região que abastece os rios Almada e Cachoeira, que há pouco tempo eram os principais mananciais de captação. O assistente social Israel Cardoso diz que recebe água em dias alternados, “é uma água salgada, não dá para beber”, conta. Ele revela que, por causa da escala – pois só alguns dias da semana os domicílios recebem água -, “as famílias são obrigadas a utilizar reservatórios e muitas pessoas não têm o cuidado de deixá-los tampados, o que tem causado proliferação de mosquitos”. Neste período de crise, a água que abastece a cidade é captada no rio do Braço, na localidade Castelo Novo. No entanto, por estar sem água própria, o rio está sendo tomado pelas águas do mar e elevando os níveis de sal na água distribuída na cidade. Em nota, a Empresa de Água e Saneamento de Itabuna (Emasa), informa que acompanha o problema, busca soluções e pede que “os hipertensos evitem beber diretamente da água que vem sendo tratada e distribuída pela empresa”.

Colunista
Nonato Lobo

Produtores de mármore na região de Jacobina terão apoio do Sebrae

Quarta / 30 Dez 2015 / 15h15



Foto: Reprodução

Uma parceria entre Associação dos Empreendedores de Mármore Bege Bahia (Assobege) e as empresas sediadas na cidade de Jacobina, Chapada Norte, terá o apoio do Sebrae a partir de 2016. O nicho de mármore bege movimenta cerca de R$ 12 milhões por mês e reúne cerca de 70 empresas que geram 850 empregos diretos, com uma renda mensal de R$ 1.400 por colaborador. Segundo o gerente regional do Sebrae de Jacobina, Geronilson Ferreira, as atividades serão conduzidas pelo Projeto de Indústria. E para janeiro já foi planejada uma série de visitas e discussões. “Por meio das nossas soluções, estaremos estabelecendo uma rotina de atividades que vão contribuir com o desenvolvimento sustentável do setor do mármore da região”, garante. O Projeto de Indústria já acompanha o segmento de cerâmica vermelha, com a realização de cursos, consultorias, encontros, a exemplo do 2º Encontro das Indústrias de Cerâmica Vermelha que aconteceu na cidade de Capim Grosso, no início do mês. Na ocasião, também, foi realizado o 1º Encontro das Indústrias de Mármore da Região Norte.

Colunista
Nonato Lobo

Sancionada lei que amplia Prêmio por Desempenho Policial na Bahia

Quarta / 30 Dez 2015 / 15h04



O governador Rui Costa sancionou, em publicação na edição desta quarta-feira (30) do Diário Oficial do Estado, a lei que amplia o Prêmio por Desempenho Policial (PDP) na Bahia. Segundo informações da gestão estadual, com a mudança, a gratificação passa a ser paga duas vezes no ano – nos meses de abril e outubro, a partir de 2016. O prêmio é destinado aos servidores das polícias Militar, Civil e Técnica, além de policiais lotados na Secretaria da Segurança Pública e prevê o incentivo da redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), através de metas pré-estabelecidas para Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp) e suas respectivas Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp). De acordo com o governo, com o objetivo de estimular os profissionais e reduzir os índices criminais, o prêmio, com as novas regras, será distribuído da seguinte forma: 50% estão garantidos se a Aisp em que ele atuar atingir a meta ou reduzir homicídios; 25% se a Risp cumprir a meta; e os outros 25% se todo o estado cumprir a meta.

Colunista
Nonato Lobo

Abertura do Réveillon de Irecê tem recorde de público

Quarta / 30 Dez 2015 / 14h45



Foto: Divulgação

A abertura da programação do Réveillon de Irecê na noite desta terça-feira (29) reuniu mais de 100 mil pessoas na Praça Clériston Andrade. O ponto alto da festa foi o show da dupla Simone e Simaria, que esbanjou irreverência e levou a multidão ao delírio com os grandes hits da carreira. A Prefeitura de Irecê preparou três dias de programação para comemorar o fim de ano em grande estilo e entrar 2016 repleto de “boas energias”. Nesta quarta-feira, quem comanda a festa no palco principal é a banda Seu Maxixe. E na quinta-feira (31), a cantora Amanda Santiago promete muita agitação para encerrar o ano com “chave de ouro” e um show pirotécnico especial vai colorir o céu da praça, saudando o novo ano.

Colunista
Nonato Lobo

Brigadistas voluntários comemoram Réveillon sem focos de incêndio em Lençóis

Quarta / 30 Dez 2015 / 14h30



Foto: Arquivo/ Bahia do Povo

A Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (Bral) relatou em uma mensagem de fim de ano nas redes sociais que não há focos de incêndio no município, apesar da falta de chuvas. A Bral agradeceu a rede de voluntários e colaboradores que se formou em torno do bem comum durante todos os dias de combate aos focos dentro e fora do Parque Nacional da Chapada Diamantina. “Um movimento que alimentou a alma desta entidade, contribuindo para seguirmos ainda mais obstinados na preservação do nosso patrimônio”, diz a nota da Bral. “O nosso desejo é que das cinzas de 2015, fiquem apenas a força e a imortalidade de Fênix e o renascimento da nossa natureza esplendorosa. A luta continua!”, finaliza.

Colunista
Nonato Lobo

Pelo menos 18 presos fogem da delegacia de Porto Seguro

Quarta / 30 Dez 2015 / 14h15



Foto: Reprodução

Pelo menos 18 presos fugiram da delegacia de Porto Seguro na noite de terça-feira (29). De acordo com o delegado Delmar Bittencourt, os detentos conseguiram sair através de um buraco feito no teto. Há cerca de 20 dias, outros 10 presos conseguiram escapar da mesma forma. O delegado informou que um investigador da Polícia Civil ouviu barulho estranho por volta das 22h e quando foi averiguar as celas, percebeu a fuga. Oito presos não quiseram sair. A Polícia Civil ainda faz a contagem para divulgar o número exato dos fugitivos. A delegacia de Porto Seguro está interditada pela justiça, por causa da sua estrutura frágil.

Colunista
Nonato Lobo

Assassino confesso do vigilante da Câmara de Vereadores de Brumado muda depoimento e diz que matou por engano

Quarta / 30 Dez 2015 / 11h00



Foto: Divulgação/ Polícia Civil

Segundo informações do delegado Leonardo Rabelo, coordenador da 20 Coorpin, Mateus Silva Porto, de 20 anos, assassino confesso do vigilante da Câmara de Vereadores de Brumado, Mabsan Silva de Aquino, mudou o depoimento e garantiu que teria matado por engano. "Mateus prestou um novo depoimento na tarde desta terça-feira (30) e mudou a versão dos fatos, dizendo que ele atirou no vigilante pensando que o mesmo era um traficante conhecido na cidade, que o teria ameaçado de morte" disse o delegado. Na manhã da terça-feira quando foi preso ele disse que tinha cometido o crime porque o vigilante estaria se envolvendo com sua companheira (crime passional).

Colunista
Nonato Lobo

Produtores de Barreiras preveem perda de 40% na safra de banana por seca

Quarta / 30 Dez 2015 / 10h30



Foto: Reprodução

A safra de banana deve ter perda de até 40% em Barreiras, no oeste da Bahia, por causa da seca, segundo previsão dos produtores rurais da região. O motivo da redução é decorrente da estiagem que já dura sete meses no município, localizado a cerca de 900 quilômetros de Salvador. Para tentar amenizar os impactos causados pela falta de chuva e não sair no prejuízo, produtores da região chegaram a adotar um sistema de irrigação por microaspersão, que desperdiça menos a água que vem dos rios através de bomba. Mas os próprios produtores dizem que o sistema ainda não é suficiente. Por conta da falta de água, as bananeiras demoram a dar frutos e é possível identificar várias palhas secas caindo dos pés. A banana é uma cultura que precisa de água para que o fruto se desenvolva. 80% da composição de uma bananeira é água e por isso é preciso saber como e quando irrigar. “Um pé de banana, por exemplo, pode necessitar de 10 a 50 litros [de água] por planta ao dia. Isso varia por causa do clima e da umidade”, destacou o agrônomo Franciso Regis. Por causa disso, o fruto fica mais caro para o consumidor. “Não tem banana e por isso o preço sobe. E a tendência é subir ainda mais. Eu acredito que a banana vai a R$ 1,80″, conclui o produtor Orli Nink.

Informações do G1