Bahia do Povo

Resultado da busca pelo arquivo de "11/2015"

Colunista
Nonato Lobo

Ex-jogador Edilson é denunciado por elo em fraude de pagamento de loteria

Terça / 24 Nov 2015 / 15h30



Foto: Reprodução

O Ministério Público Federal ofereceu denúncia, divulgada nesta terça-feira (24), contra o ex-jogador da seleção brasileira Edílson da Silva Ferreira, conhecido como Edílson Capetinha, pelo crime de organização criminosa. Ele é suspeito de integrar uma quadrilha especializada em fraudar pagamentos de prêmios de loterias da Caixa Econômica Federal (CEF). A investigação comandada pela Polícia Federal e denominada Operação Desventura aponta que Edílson era o responsável por aliciar gerentes de bancos para a quadrilha.

Colunista
Nonato Lobo

Vitória da Conquista já registra 15 homicídios em Novembro

Terça / 24 Nov 2015 / 15h00
Autor(a): Bahia do Povo com informações do Blitz Conquista



Foto: Arquivo/ Bahia do Povo

Ainda faltam seis dias para o fim de Novembro, mas o mês já registra 15 assassinatos. Somente entre os dias 21 e 23 foram cinco homicídios. Segundo a polícia pelo menos 12 deles estariam relacionados ao tráfico de drogas. Outras 10 pessoas foram baleadas, incluindo um criminoso morto em confronto nos Campinhos e outro alvejado ao tentar assaltar uma policial. Até outubro deste ano a Polícia Civil realizou o levantamento cadavérico de 111 vítimas de homicídio. Vale lembrar que na estatística de homicídios não estão incluídas as mortes decorrentes de ações policiais e a esclarecer.

Colunista
Nonato Lobo

Fiscalização contra trabalho infantil flagra dois adolescentes em lixão de Eunápolis

Terça / 24 Nov 2015 / 14h30



Dois adolescentes, um de 12 e outro de 17 anos, foram encontrados trabalhando em um lixão da cidade de Eunápolis, região sul da Bahia, durante fiscalização realizada na madrugada desta terça-feira (24) para coibir o trabalho infantil no local. Segundo informações do Ministério Público do Trabalho (MPT-BA), os jovens trabalhavam em condições insalubres, em meio a lixo hospitalar, como luvas e medicamentos. De acordo com o MPT, relatos colhidos no local apontam que cerca de 100 pessoas trabalham por dia na atividade, mas a chegada de três viaturas dispersou o grupo. Os adolescentes foram encaminhados para o Conselho Tutelar e até a manhã deste terça-feira, nenhum responsável tinha sido localizado. O flagrante ocorreu durante operação conjunta envolvendo o Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Previdência Social, Conselho Tutelar e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Eunápolis e Polícia Rodoviária Federal. Conforme nota emitida pelo Ministério, diante das circunstâncias constatadas, os órgãos membros da equipe de fiscalização tomarão as medidas cabíveis com a notificação dos responsáveis.

Colunista
Nonato Lobo

Estudantes de Ipiaú protestam contra fechamento de turnos de escolas estaduais

Terça / 24 Nov 2015 / 14h10



Estudantes da rede estadual em Ipiaú, na Região Sul, resolveram protestar contra a decisão da Secretaria de Educação do Estado (SEC) de fechar dois turnos nos colégios estaduais Celestina Bittencourt e Modelo Luiz Eduardo Magalhães. A decisão entrará em vigor em 2016. Dezenas de estudantes se concentraram na Praça Alberto Pinto, em frente ao prédio da Câmara Municipal, e em seguida percorreram o centro da cidade manifestando apoio aos educadores.

Colunista
Nonato Lobo

Rui Costa e ACM Neto lamentam morte de Lomanto Jr

Terça / 24 Nov 2015 / 11h00



Foto: Evandro Veiga

O governador da Bahia Rui Costa e o prefeito ACM Neto lamentaram na manhã desta terça-feira (24) a morte do ex-governador Antonio Lomanto Júnior. Em nota nas redes sociais, Rui Costa lembrou da atuação do político no estado.
"Expresso o meu respeito e meu pesar. Filho de Jequié, foi um homem público que atuou nos mais variados cargos políticos pela escolha do povo da Bahia, atuando sempre como defensor do municipalismo. Que os familiares e amigos sejam confortados nesse momento de despedida e de dor", disse o atual governador.
O prefeito ACM Neto lembrou o papel do ex-governador na transformação do estado e dos municípios. “Em todos os cargos públicos que ocupou, de vereador a governador, Lomanto Júnior sempre agiu com ética, dignidade e transparência. Quero destacar que sua administração à frente do governo deixou marcas profundas no desenvolvimento da Bahia, além de lutar pelos interesses dos municípios”, disse o prefeito.
“Aos amigos e familiares do ex-governador, os meus sentimentos. A Bahia e o Brasil perderam um político exemplar”, concluiu o prefeito. ACM Neto deve prestar condolências à família na missa no Palácio da Aclamação.

Colunista
Nonato Lobo

Em rápida ação, polícia recupera caminhão de gás roubado na BA-148 em Brumado

Terça / 24 Nov 2015 / 10h30



Foto: Divulgação/Polícia Militar

Um caminhão que transportava gás de cozinha foi roubado na BA-148, próximo a comunidade de Itaquarai em Brumado, noite da última segunda-feira (23). O mesmo foi recuperado pela Polícia Militar pouco tempo depois do ocorrido. Segundo informações, dois elementos pararam o caminhão levando do motorista alguns pertences, fugindo em seguida por uma estrada acesso a pista. Os ladrões não sabiam que o veículo tinha rastreamento via satélite, e ao sair da sua rota o mesmo foi bloqueado.

Colunista
Nonato Lobo

Criança de cinco anos morre ao cair de prédio em Brotas

Terça / 24 Nov 2015 / 10h00



Foto: Nonato Lobo/ Bahia do Povo

Uma criança de cinco anos morreu na madrugada desta terça-feira (24) depois de cair do 6º andar de um prédio no bairro de Brotas, em Salvador. O acidente aconteceu por volta das 3h30 no prédio Morena Rosa, que fica na rua Ariston Bertino de Carvalho. Guilherme Oliveira chegou a ser resgatado pelo pai, mas não resistiu. A mãe do garoto, Carla Verena Oliveira, é enfermeira e trabalhava quando o filho morreu. Segundo a tia do menino, Tânea Silva Mendes Correia, o pai procurou pelo filho dentro de casa e não achou. Desesperado, ele desceu do apartamento e achou o filho caído no parquinho do prédio. Uma viatura da 26ª Companhia Independente da Polícia Militar (Brotas) também foi acionada. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) fez perícia e remoção do corpo no início da manhã. O corpo de Guilherme foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). A família informou que ainda está organizando o sepultamento da criança. A tela de nylon de proteção que fica na janela estava cortada. "A rede foi danificada no acidente, mas antes ela estava em perfeito estado. Não sabemos ainda o que aconteceu, até porque se diz que ela não corta nem com faca.

Colunista
Nonato Lobo

Jovem é morto com 6 tiros na tarde de segunda-feira em Conquista

Terça / 24 Nov 2015 / 09h30



Foto: Reprodução

A semana começou violenta em Conquista, depois de quatro homicídios no final de semana, a tarde de segunda-feira, houve também mais um registro de execução. O crime aconteceu no início da tarde desta segunda-feira (23) na rua principal do Bairro Vila América, onde um jovem como Danilo foi baleado com 6 tiros e veio a óbito no local. Com medo ninguém quis dar detalhes do crime. Em menos de 3 dias este foi o 5º homicídio na cidade.

Colunista
Nonato Lobo

Morre em Salvador, aos 90 anos, o ex-governador Lomanto Júnior

Terça / 24 Nov 2015 / 09h00



Morreu em Salvador, na noite desta segunda-feira (23), aos 90 anos, Antônio Lomanto Júnior, ex-governador da Bahia. A informação foi confirmada ao G1 por Marco Antônio Lomanto, filho do político. O ex-governador estava internado desde o dia 4 de outubro, no Hospital Português, onde faleceu por insuficiência de múltiplos órgãos. O velório será na terça-feira (24), no Palácio da Aclamação, em Salvador e na quarta (25), na Catedral de Santo Antônio, em Jequié, no sudoeste da Bahia, cidade onde o político nasceu. Já o sepultamento será ás 17h, no Cemitério São João Batista, também em Jequié. Lomanto Júnior nasceu em 1924 e faria aniversário no próximo domingo (29). Ele foi eleito governador da Bahia em 1962, aos 37 anos.

Colunista
Nonato Lobo

Homem é acusado de tentar agredir agente de trânsito em Brumado

Terça / 24 Nov 2015 / 08h30



Foto: Nonato Lobo/ Bahia do Povo

Em Brumado, no sudoeste da Bahia um agente de trânsito compareceu até a delegacia local afim de prestar queixa contra um homem que estava na garupa de uma motocicleta que teria lhe agredido. Segundo informações dois agente faziam abordagens no intuito de prevenir, no entanto ao avistar o carona sem capacete foi solicitada a parada, o homem agrediu o agente tanto verbal, como física. Após o ocorrido o agente chamou a polícia, que encaminhou o agressor até a delegacia. Ainda segundo o agente o homem parecia estar alcoolizado e fez várias ameaças. Não cidade periodicamente acontecem conflitos entre condutores de veículos e agentes, muito por causa do trânsito confuso.

Colunista
Nonato Lobo

Fogo consome carro após acidente na BA-142 entre Tanhaçu e Anagé, confira o vídeo

Terça / 24 Nov 2015 / 08h00



Um carro foi consumido pelo fogo após cair de uma ponte na BA-142, entre Sussuarana e Anagé. O fato ocorreu na tarde da última segunda-feira (23) na comunidade Riacho Dantas. Segundo informações o condutor teria perdido o controle da direção do veículo Frontiere. Apesar de muitas especulações sobre o ocorrido o acidente teria deixado somente uma vítima, que pelas primeiras investigações realizadas seria do médico conquistense Agenor Miranda Neto. Os restos mortais foram recolhidos e levados ao Instituto Médico Legal em Vitória da Conquista para a identificação através de exames de DNA. A Polícia Rodoviária compareceu ao local e registrou ocorrência.

Colunista
Nonato Lobo

Operação combate crimes ambientais e fiscais no Oeste baiano

Segunda / 23 Nov 2015 / 16h50



Uma ação conjunta dos governos estadual e federal resultou na apreensão de mais de 200 animais silvestres mantidas em cativeiro sem autorização dos órgãos competentes e na destruição de pelo menos 60 fornos de carvão vegetal irregular, em Bom Jesus da Lapa e região, no Oeste da Bahia. Segundo informações do site Oeste Acontece, pelo menos uma pessoa foi presa na operação, que ainda resultou no fechamento de uma cerâmica, por condições inadequadas de trabalho, e de um hotel fazenda, onde foram encontrados dois freezers cheios de peixes – a maioria da espécie surubim –, oriundos de pesca com arpão, prática proibida no país. Os agentes apreenderam ainda três espingardas utilizadas para caça, pólvora, espoletas, uma motocicleta com adulteração de motor e um Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) com suspeita de inautenticidade. A operação, denominada de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), foi deflagrada na última semana, e tem o objetivo de combater crimes ambientais e fiscais cometidos na Bacia do São Francisco.

Colunista
Nonato Lobo

Terceira edição da Cavalgada da Amizade reuniu grande público em Brumado; confira as fotos

Segunda / 23 Nov 2015 / 16h00



Foto: Nonato Lobo/ Bahia do Povo

Foi realizado no último domingo (22) em Brumado a terceira edição da Cavalgada da Amizade. Mais de trezentos cavaleiros da região paticiparam da Cavalgada. Logo em seguida no Parque de Exposições ouve shows com Trio Capu de Fusca, Gilvan da Paraíba e a atração mais esperada da noite a dupla Gino & Geno. Para os organizadores o evento foi considerado um sucesso, em todos os sentidos. (Confira as fotos)

Colunista
Nonato Lobo

Agricultores de Ibicoara serão processados por atearem fogo para plantio de café

Segunda / 23 Nov 2015 / 15h40



Foto: Tayne Luz

A maior série de focos de incêndios dos últimos tempos da Chapada Diamantina deixou em alerta moradores e órgãos públicos da região. No sábado (21), a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Sematur) de Ibicoara recebeu a denúncia de que dois agricultores teriam ateado fogo em uma área para plantio de café, prática agrícola comum para limpeza do terreno. Os agricultores foram conduzidos para a delegacia de Ibicoara. E, após serem ouvidos pelo delegado Alex Wendel, que alertou sobre o perigo da ação, foram liberados e responderão por processo, pagarão multa e ações socioambientais. Agricultores, caçadores e trilheiros precisam estar atentos ao risco do fogo, pois as consequências de perder o controle sobre uma chama são desastrosas.

Colunista
Nonato Lobo

Enfermeira é agredida por médico em hospital de Teixeira de Freitas

Segunda / 23 Nov 2015 / 15h20



Foto: Montagem do Teixeira News

Uma auxiliar de enfermagem foi agredida por um médico anestesista dentro do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), no sul da Bahia. O fato aconteceu durante um plantão na noite deste domingo (22). De acordo com o site Teixeira News, Wallace Brito de Souza, 41, não queria que Adediane Rocha, de 25 anos, utilizasse a sala de conforto onde os profissionais ficam. A técnica estava em horário de trabalho quando começou sentir dores na coluna e foi procurar auxílio médico na sala em que Wallace estava. Ele teria pedido para colega se retirar do local, após a recusa iniciou as agressões. Ela sofreu empurrões e acabou caindo no chão. Adediane e o médico foram encaminhados para a sede da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil Coorpin/Teixeira de Freitas, onde a ocorrência da agressão física foi registrada. Ela deve passar por exames de corpo de delito após apresentar fortes dores pelo corpo, em especial na região das costas. O suspeito da agressão foi liberado e deverá pagar uma pena alternativa.