Bahia do Povo

Resultado da busca pelo arquivo de "11/2015"

Colunista
Nonato Lobo

Câmera escondida flagra doméstica furtando dinheiro de patrão em Vitória da Conquista

Quinta / 26 Nov 2015 / 08h00



Uma empregada doméstica de Vitória da Conquista foi presa depois de ser flagrada por uma câmera escondida furtando dinheiro do patrão. As imagens mostram a mulher tirando R$ 500 de um guarda roupa. O dono da casa só desconfiou da funcionária porque passou a perceber que diversas quantias em dinheiro e jóias estavam desaparecendo com frequência. Segundo o proprietário ao todo o prejuízo foi mais de 10 mil reais. Por isso ele decidiu instalar os equipamentos. Militares da BCS 77ª CIPM foram acionados e deslocaram até a residencia, que fica no bairro Alto Maron, e encontraram com a empregada doméstica, identificada como Nildeci Rocha Santos, 29 anos, R$ 1110 reais em dinheiro. A acusada confessou o crime e ainda assumiu a autoria dos furtos anteriores. Nildeci foi presa em flagrante e em seguida foi conduzida para o DISEP. Os donos da residência ficaram chocados pois a funcionária morava com eles há 3 anos, e já era considerada como de confiança para a família.

Colunista
Nonato Lobo

Ano de 2015 está a caminho de ser o ano mais quente já registrado, diz ONU

Quarta / 25 Nov 2015 / 16h30



O ano de 2015 está a caminho de ser o ano mais quente já registrado, alertou nesta quarta-feira (25) a Organização Mundial de Meteorologia da Organização das Nações Unidas (ONU), na mais recente evidência do aquecimento global causado pelo homem e o efeito que isso está tendo sobre as condições climáticas extremas em todo o mundo. A temperatura média da superfície global aumentou para 14,73ºC no final de outubro, cerca de 1ºC acima da anterior, disse Organização Mundial de Meteorologia, sediada em Genebra. Os anos entre 2011 e 2015 também serão o período de cinco anos mais quentes já registrados, com muitos eventos climáticos extremos influenciados por mudanças climáticas, disse a ONU. A Índia e o Paquistão foram atingidos por ondas de calor neste ano, onde as temperaturas subiram para 45°C, enquanto que em locais de condições de seca nos EUA, os incêndios florestais aumentaram. O anúncio vem poucos dias antes de os líderes mundiais se reunirem em Paris para abrir duas semanas de discussões sobre a forma de proteger o planeta das consequências potencialmente catastróficas do aquecimento global. Se for bem sucedido, a conferência do clima, conhecida como COP 21, poderia, pela primeira vez, ligar países desenvolvidos e subdesenvolvidos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Colunista
Nonato Lobo

Após raios, surge novo foco de incêndio na Chapada Diamantina

Quarta / 25 Nov 2015 / 16h00



Foto: Nonato Lobo/ Bahia do Povo

A ocorrência de raios na localidade da Serra do Boqueirão, conhecida como Sobradinho, na Chapada Diamantina, criou um novo foco de incêndio na região, na terça-feira (24). O chefe do Parque Nacional da Chapada, César Gonçalves, diz que é a primeira vez que o incêndio que atinge a região foi provocado por causas naturais e não pelo homem. “Houve raios à noite. É o primeiro fogo natural na região. Os outros foram causados pelo homem. O fogo foi controlado na serra e agora estamos fazendo monitoramento para evitar que o fogo avance”, diz o chefe do parque. Também continuam os focos de incêndio em Morro Branco e Barro Branco. “A informação é de que no Morro Branco o fogo está em áreas em que o acesso está difícil. A gente está controlando para que não passe do vale. No Barro Branco, o trabalho é bem parecido, de controlar o fogo em solo de matéria orgânica para que não avance”, informa César. O secretário de Meio Ambiente do Estado, Eugênio Spengler, afirma que a região de Folha Larga, próximo ao Rio de Lençóis, ainda é atingida pelo fogo, mas em Morro Branco a situação do incêndio é mais crítica. Ele informa que as equipes do Corpo de Bombeiros e as aeronaves que prestam apoio não têm previsão para deixar a região da Chapada. “A desmobilização só se dará no momento que o fogo for extinto, por enquanto mantém-se toda a estrutura”, diz. Conforme o secretário, o avião Hércules, da Força Aérea Brasileira (FAB), foi retirado de combate para passar por manutenção. “Os pontos onde ocorre o fogo são muito altos. Em uma avaliação técnica, vimos que a aeronave poderia ficar momentaneamente fora de atuação”, informa.  Ainda seguem em atividade na Chapada sete aviões e quatro helicópteros.

Colunista
Nonato Lobo

Guanambi: PM flagra menor com maconha escondida em cadeira de rodas

Quarta / 25 Nov 2015 / 15h30



Foto: Divulgação/Polícia Militar

Um cadeirante de 13 anos foi apreendido por policiais da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) na noite desta terça-feira (24), no Bairro Vomitamel, em Guanambi. De acordo com informações obtidas pelo repórter Vilson Nunes, durante a abordagem e revista os policiais encontraram duas trouxinhas de maconha escondidas na cadeira de rodas. O menor foi encaminhado à sede da 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) para execução dos procedimentos legais. Toda a abordagem policial foi acompanhada por conselheiros tutelares e pela mãe do garoto.

Colunista
Nonato Lobo

Canteiro está sendo construído em ladeira que foi alvo de polêmica em Brumado

Quarta / 25 Nov 2015 / 15h02



Foto: Nonato Lobo/ Bahia do Povo

Alvo de várias polêmicas na cidade de Brumado, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes, está mais uma vez fazendo mudanças na ligação da Praça Senhor Bonfim com a Rua Euclides da Cunha, onde balizadores instalados para impedir a passagem de carros foi alvo de reclamações, agora volta a ser destaque na mídia, já que o SMTT e a Secretaria de Infraestrutura de Brumado estão construindo um canteiro como novo impedimento para passagem de veículos. Segundo informações se faz necessário o canterio porque alguns condutores anda insistem em trafegar pela contramão.

Colunista
Nonato Lobo

Vitor Bonfim é nomeado secretário estadual de Agricultura

Quarta / 25 Nov 2015 / 14h30



O novo secretário de Agricultura do estado, Vitor Bonfim (PDT), foi nomeado nesta quarta-feira (25). A nomeação feita pelo governador Rui Costa (PT) foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado. A nomeação de Bonfim confirma a presença de boa parte do PDT na base do governo Rui Costa, já que os outros deputados do partido também apoiam o petista no Legislativo Estadual. O jovem parlamentar vai substituir o também pedetista Paulo Câmera, que deve retornar ao mandato de deputado estadual na AL. Ele deixa o posto de secretário por motivos de saúde. Filho do ex-deputado e hoje conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), João Bonfim, Vitor nasceu em Ibotirama, região oeste do estado, é advogado formado pela Universidade Católica de Salvador e se elegeu vereador em Guanambi pela primeira vez para o mandato de 2009 a 2013 pelo PSDB.

Colunista
Nonato Lobo

Polícia Militar recupera mais uma motocicleta roubada em Brumado

Quarta / 25 Nov 2015 / 14h00



Foto: Nonato Lobo/ Bahia do Povo

Depois de várias ações que culminaram na prisão de várias elementos ligados a roubos de motos, bem como, apreensão de muitas destas, a polícia militar com a ajuda da população, conseguiu recuperar mais uma motocicleta. A mesma tinha sido roubada no Bairro Santa Tereza, foi encontrada na noite de ontem após denúncia anônima. A mesma se encontra na delegacia local para que o proprietário faça a retirada do veículo.

Colunista
Nonato Lobo

Polícia Civil de Bom Jesus da Lapa prende suspeito de Homicídios

Quarta / 25 Nov 2015 / 10h30



Foto: Divulgação/Polícia Civil

Na tarde da última terça-feira (24), investigadores da Polícia Civil lotados na sede 24a COORPIN, realizaram diligências e cumpriram um mandado Judicial de Prisão Temporária em desfavor de FÁBIO DA VITÓRIA COSTA, vulgo Toinho, de 18 anos de idade, o qual figura como suspeito da autoria de alguns homicídios, consumados na cidade de Bom Jesus da Lapa no ano de 2015.

Colunista
Nonato Lobo

Corpo de Lomanto Júnior será enterrado em Jequié nesta quarta

Quarta / 25 Nov 2015 / 10h00



O enterro do ex-governador da Bahia Antonio Lomanto Júnior, morto na última segunda-feira aos 90 anos, será realizado nesta quarta-feira (25), às 17 horas, no Cemitério São João Batista, em Jequié, sua cidade natal. Antes do enterro, o corpo será velado na Catedral de Santo Antônio. O corpo do ex-governador também foi velado, nesta terça (24), no Palácio da Aclamação, em Salvador, reunindo familiares, amigos, admiradores e parlamentares de várias correntes partidárias. Eles foram prestar a última homenagem ao político que se elegeu governador em 1962, aos 37 anos. Lomanto tinha como slogan de governo “estou aqui para servir e não ser servido” – lema lembrado por vários dos presentes, para destacar o caráter ético e íntegro do político nos seus 60 anos de vida pública.

Colunista
Nonato Lobo

Após arrombamento, grande quantidade de carnes e bebidas é levada do Clube da Magnesita

Quarta / 25 Nov 2015 / 09h30



Entrada da Vila de Catiboaba, onde está situado o clube. Foto: Google

Bandidos arrombaram na madrugada da última terça-feira (24) uma janela do bar do Clube Social Gremag , situado na Vila de Catiboaba, em Brumado. Segundo informações da polícia os elementos levaram do lugar uma grande quantidade de bebidas e mais de 22 quilos de diversas carnes, bem como uma máquina de cartão, aparelho de DVD, boca de alto falante 15’’ entre outros produtos. Pela grande quantidade de bebidas e carnes roubadas imagina-se que um grande churrasco ou algo do tipo, deverá ser feito pelos arrombadores.

Colunista
Nonato Lobo

Nova sinalização ferroviária é implantada em Brumado

Quarta / 25 Nov 2015 / 09h00
Autor(a): Sertão Hoje



A VLI, empresa que controla a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), ampliou a sinalização ferroviária da passagem de nível localizada na Avenida Coronel Santos, no centro de Brumado. As melhorias englobam a instalação de um semáforo ferroviário com mecanismos que emitem sinais sonoros e luminosos quando o trem se aproxima. Os equipamentos já estão em funcionamento com intuito de reforçar as medidas adotadas no local para promover a travessia segura sobre os trilhos. A nova sinalização busca alertar os condutores de veículos e pedestres, avisando-os sobre a passagem do trem. A instalação dos equipamentos reforça o compromisso da VLI em garantir a segurança de suas operações, como foco principal na redução do risco de acidentes nos cruzamentos em nível da ferrovia com ruas e avenidas.

Colunista
Nonato Lobo

Fogo na Chapada Diamantina compromete vazão de rios

Quarta / 25 Nov 2015 / 08h30



Foto: Nonato Lobo/ Bahia do Povo

Os incêndios que atingem o Parque Nacional da Chapada Diamantina vão comprometer a vazão dos rios que possuem nascentes na região, informou, nesta terça-feira, 24, a Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (Bral). Segundo a Bral, a biodiversidade e recursos hídricos da Chapada Diamantina abarcam as nascentes dos rios Paraguaçu, de Contas, Paramirim, Salitre e Jacaré e alguns tributários do Rio São Francisco, um dos mais importantes do país. O que significa nascentes que totalizam 80% de toda a água do Estado da Bahia. O abastecimento de Salvador depende dessas águas. "Muitas turfas estão sendo queimadas, um tipo de solo orgânico formado em valas. Elas funcionam como esponjas, liberando a água gradualmente, impedindo que os rios fiquem secos no período de estiagem e que transbordem durante as chuvas", afirma o engenheiro florestal da Bral, Diego Serrano. A região abarca as nascentes de alguns dos rios mais importantes do país. "Centenas de nascentes de água potável também foram queimadas e muita mata ciliar se perdeu. A quantidade de água que evaporou durante o incêndio é incalculável", acrescenta o engenheiro ambiental membro da Bral, Rodrigo Valle. Além disso, solos queimados ficam desprotegidos e são arrastados pela enxurrada para os rios, assoreando-os, afetando, inclusive, a qualidade da água. Segundo a Bral, apesar do fogo estar controlado nesta terça-feira, 24, ainda há focos no Barro Branco e no Capão. Mais de nove mil hectares já foram atingidos apenas dentro dos limites da unidade de conservação. 

Colunista
Nonato Lobo

Lama de Mariana não deve chegar à Bahia, aponta Inema

Quarta / 25 Nov 2015 / 08h00



A onda de lama de rejeitos minerais que se formou após o rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, na cidade de Mariana, em Minas Gerais, no dia 5 de novembro, chegou ao litoral do Espírito Santo, no sábado, 21, tem chance praticamente nula de chegar à Bahia. A informação é do coordenador de monitoramento do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), Eduardo Topázio. Na segunda-feira, 23, imagens do mar de Alcobaça em tom amorronzado circularam pelas redes sociais associadas a uma suposta chegada da lama a região. "A distância entre o estuário (ambiente aquático onde acontece a mistura entre o rio e o mar) do Rio Doce e estes outros locais é enorme, demoraria muito a chegar aqui, levando em consideração a dinâmica do mar. A tendência das correntes, nesta época do ano, é ir para o sul, e a Bahia está ao norte da foz do Rio Doce", explicou por meio de nota. A avaliação de Topázio é que é extremamente remota a possibilidade da lama chegar ao litoral sul da Bahia, principalmente nas praias de Itacaré, Alcobaça e Abrolhos. "Devem ser consideradas todas as condições climáticas da região, no deslocamento da lama. Na ocorrência de chuvas é natural que apareçam manchas marrons no mar, o que pode levar as pessoas fazerem confusão com os rejeitos de minério" finalizou Topázio. O Inema, através de sua equipe técnica, está monitorando a região e acompanhando as ações dos órgãos federais competentes, uma vez que o Parque Nacional Marinho de Abrolhos é de controle da União.

Colunista
Nonato Lobo

Elemento armado assalta lotérica em Ituaçu e leva quase 8 mil reais em dinheiro

Terça / 24 Nov 2015 / 16h40



Foto: Reprodução

Uma casa lotérica localizada na cidade de Ituaçu, no sudoeste da Bahia, foi vítima de um assalto na tarde do último sábado. Segundo informações do proprietário, um elemento armado, entrou no local anunciou o assalto, ameaçando a funcionária do estabelecimento que caso houvesse alguma reação ele à mataria. Do local o bandido levou quase R$ 8,000, 00 mil reias. Somente este mês é o segundo assalto que o dono da lotérica sofre, já que no dia 08, elementos levaram do interior de sua residência um cofre com vários documentos de carros e deuas medalhas pertencentes ao mesmo.

Colunista
Nonato Lobo

Polícia de Brumado prende acusado de praticar vários roubos na cidade

Terça / 24 Nov 2015 / 16h20



Foto: Divulgação/Polícia Militar

Jhonne de Jesus Goes, de 25 anos, considerado pela polícia autor de uma série de roubos ocorridos na noite da segunda-feira (23), foi preso na manhã desta terça-feira (24), no Bairro São Félix, em Brumado. Ele ainda é acusado de ter roubado um Capitão do Exército Brasileiro. Segundo a polícia, no momento da prisão, o referido portava alguns aparelhos celulares, produtos de roubos.