Bahia do Povo

Resultado da busca pelo arquivo de "11/2015"

Colunista
Nonato Lobo

Advogada é suspeita de liderar quadrilha de tráfico de drogas desmantelada pela PF de Ilhéus

Sexta / 27 Nov 2015 / 08h00



Foto: Reprodução/ Tv Bahia

Uma advogada e uma estagiária de Direito são acudas de participar de uma quadrilha de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro que atuava nas cidades de Ihéus, Itacaré, Jequié, Salvador e São Paulo. Ao todo foram 18 presos de 49 mandados de prisão. Segundo a polícia a quadrilha é suspeita de movimentar cerca de R$ 20 milhões, sendo que em oito meses de investigação, foram apreendidos dois mil quilos de drogas referentes ao tráfico da organização. Somente em uma apartamento da advogada, em Salvador, foram apreendidos R$ 50 mil em espécie. A Polícia conseguiu apreender na quinta-feira vários documentos relativos a contabilidade da venda e recebimento drogas, 65 mil reais e ainda vários veículos. A operação visava cumprir 27 mandados de prisão preventiva e 22 mandados de busca e apreensão.

Colunista
Nonato Lobo

Bandidos assaltam grupo de advogados que comemoravam resultado de eleição da OAB em Brumado

Quinta / 26 Nov 2015 / 16h40



Um assalto foi registrado em bar localizado no Bairro Santa Tereza, em Brumado na noite da última quarta-feira (25). Segundo informações, alguns advogados comemoravam os resultados da eleição da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) quando foram surpreendidos pelos assaltantes. Os meliantes chegaram em uma motocicleta e, com uma arma em punho renderam o grupo e conseguiram levar celulares, carteiras, dinheiro, documentos e vários outros objetos pessoais. Até a tarde desta quita-feira (26) nenhum registro referente ao roubo tinha sido feito na delegacia local.

Colunista
Nonato Lobo

Imagens mostram destruição por fogo na Chapada Diamantina

Quinta / 26 Nov 2015 / 16h20
Autor(a): Bahia do Povo com informações do G1Ba



As belas paisagens da Chapada Diamantina foram afetadas pelo fogo que atinge a região há mais de duas semanas. As imagens mostram a vegetação queimada próximo ao Rio Mucugezinho e de um dos cartões postais da região, o Morro do Pai Inácio. O trabalho de combate ao fogo é feito por brigadistas voluntários, bombeiros e aerovanes. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema), os focos de incêndio ainda estão nas localidades de Morro Branco, Barro Branco e Serra do Sobradinho. Nas regiões de Folha Larga e do Vale do Capão, o fogo é considerado controlado e segue em monitoramento. Segundo a secretaria, a estimativa é de que ao menos 30 mil hectares foram atingidos na região com o incêndio. A pasta ainda informa que a chuva atingiu várias cidades da Chapada na quarta-feira (25). Há registros de chuvas em Seabra, Lençóis, Palmeiras, Andaraí, Ibicoara, Mucugê, Barra da Estiva, Iraquara, Piatã e Abaira.

Colunista
Nonato Lobo

Hospitais em São Paulo começam testes da 'pílula do câncer' em mil pacientes

Quinta / 26 Nov 2015 / 15h40



Foto: Reprodução

Os testes para comprovar a eficácia da fosfoetanolamina sintética, substância que teria suposta capacidade de curar o câncer, devem ser realizados em cinco hospitais da rede estadual de São Paulo, com a participação de até 1 mil pacientes na pesquisa, segundo o secretário estadual da Saúde, David Uip. Os detalhes sobre o trabalho, que será encabeçado pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), foram apresentados após o governador Geraldo Alckmin (PSDB anunciar que ofereceria a rede hospitalar e os laboratórios do Estado para a realização de testes clínicos. “A decisão é que vamos fazer um trabalho multicêntrico envolvendo centros e hospitais de oncologia que tenham expertise em pesquisa clínica. Pesquisadores estão desenhando esse trabalho que será apresentado nas comissões de ética dos hospitais selecionados. Quando aprovado, começará a pesquisa”, explica Uip. Além do Icesp, está prevista a participação do Hospital do Câncer de Jaú. Autorização O secretário informou que, paralelamente à elaboração dos padrões da pesquisa, será solicitada a autorização do responsável pela substância, o professor aposentado Gilberto Chierice, do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP em São Carlos, e da própria universidade, pois a droga é patenteada. O número de pessoas que devem participar dos testes também já foi estabelecido, de acordo com Uip, mas os critérios de escolha ainda não foram definidos. Os critérios de inclusão e exclusão serão feitos dentro do desenho que ainda não está pronto. A ideia inicial é de que vários braços (da doença serão pesquisados, como câncer de pulmão, de bexiga, leucemia. Provavelmente, serão sete braços”, afirmou o secretário.

Colunista
Nonato Lobo

'Patricinha do Gueto', Claudia Leitte grava música com Igor Kannário; assista

Quinta / 26 Nov 2015 / 15h00



A cantora Claudia Leitte gravou nesta quarta-feira (25) uma música com o “Príncipe do Guetto” Igor Kannário. O encontro foi registrado e postado no Instagram do cantor. Em vídeo, Claudinha se intitulou como a “Patricinha do Gueto”. “Gente aqui é a Patricinha do Gueto e eu estou aqui do lado de Igor Kannário para dizer para vocês que 2015 foi aquele negócio, mas em 2016 “é nois” de novo”, disse. Já o cantor foi só elogios a colega de trabalho. “Que pessoa maravilhosa, sem comentários. Princesa Claudia Loira, Barril Dobrado, Leite”, escreveu Kannário que, na foto seguinte, comemorou a gravação de mais um CD.

#AMPVIDEOS KANNARIO FEAT CLAUDIA LEITTE!ASSISTA AGORA O REGISTRO DA MÚSICA COMPLETA, ESSA VEM BROCANDO TUDO!" A PATRICINHA SE APAIXONOU PELO MALANDRO DA QUEBRADA! "

Posted by Igor Kannário Principe Do Gueto on Quarta, 25 de novembro de 2015

Colunista
Nonato Lobo

Círculo em torno do Sol mexeu com a imaginação da população de Brumado

Quinta / 26 Nov 2015 / 14h30



Foto: Leitor/ Bahia do Povo

Um fenômeno que apareceu no céu da cidade de Brumado na manhã desta quinta-feira (26) chamou muito a atenção da população e causou uma grande repercussão nas redes sociais. Conhecido como "Halo", esse fenômeno acontece quando a luz do sol reflete nos cristais de gelo que tem na atmosfera e resulta nessa incrível esfera colorida semelhante ao um arco-iris ao redor do sol.  Várias foram as especulações sobre o porque do fenômeno, alguns chegaram dizer que o mesmo seria até um sinal dos céus, outros chegaram a falar até em fim do mundo.

Colunista
Nonato Lobo

PF cumpre 22 mandados de prisão em ação contra tráfico de drogas

Quinta / 26 Nov 2015 / 14h00



Foto: Reprodução

A Polícia Federal em Ilhéus, no sul da Bahia, deflagrou operação conjunta com a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira, nesta quinta-feira (26), para cumprir 22 mandados de prisão preventiva em combate ao tráfico de drogas em Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Jequié, Salvador e São Paulo (SP). A operação que leva o nome de "Patente" ainda cumpre 27 mandados de busca e apreensão. Os mandados foram expedidos pelas Varas Crime de Uruçuca e Itacaré, com o intuito de apreender drogas, armas, dinheiro, veículos e imóveis frutos do comércio ilícito da organização criminosa. A operação conta também com o apoio da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) por meio da Força Tarefa. Os presos na operação serão indiciados com base na Lei Antidrogas, que prevê pena de até 15 anos de reclusão, e seguirão à disposição da Justiça, aguardando julgamento.

Colunista
Nonato Lobo

Mais um candidato deve optar pela oposição nas próximas eleições em Rio de Contas

Quinta / 26 Nov 2015 / 11h30



Em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, Marinaldo Caires Oliveira (PSD), liderança política do distrito da Furna, que apoiou o prefeito Marcio de Oliveira Farias (PSD) em 2012 pode estar migrando para a oposição em 2016. Isso poderá acontecer assim que for aberta a janela para que os candidatos que já exercem mandato de vereador possam mudar de partido sem perderem o mandato. A oposição surge com muita força no cenário político municipal e inicia uma grande campanha de filiação visando preparar novos quadros para as eleições de 2016. Especula-se nos bastidores que Marinaldo, vereador que somou 611 votos na ultima eleição vem tendo divergências internas dentro da legenda e que o mesmo estaria se articulando com lideranças da sede e de outros distritos para sair forte pela oposição em 2016. Em 2012, a oposição de Rio de Contas apoiou o médico Dr. Cristiano Cardoso para o cargo de prefeito. Cristiano somou 4.381 votos (48,28%) contra 4.693 votos (51,72%) do atual prefeito. Marcio Farias (PSD), atual prefeito, cumpre o seu segundo mandato em Rio de Contas e não pode concorrer à reeleição.

Colunista
Nonato Lobo

Bell Marques e mais quatro super atrações agitam o Maracubom Indoor em Livramento

Quinta / 26 Nov 2015 / 11h00



O Maracubom Indoor que acontece a 10 anos na cidade de Livramento de Nossa Senhora é considerada uma das mais importantes e tradicionais festas da região sudoeste da Bahia. Neste ano na sua décima primeira edição, o evento será realizado entre os dias 25 e 26 de dezembro, no Clube Tio Dedé e promete ficar na história já que traz pela primeira vez na cidade o canto Bell Marques, um dos maiores nomes do axé da Bahia. O tradicional evento que e conhecido pela sua mega estrutura promete neste ano ser recorde de publico. Além de Bell os foliões vão curtir shows com Trio da Huanna, Top da Galáxia, Papazzoni e a banda Djuamba - no dia 26, no Mega Trio Gêmeos, que marcará presença na avenida. Garanta já o seu ingresso e não fique de fora dessa!

Colunista
Nonato Lobo

Shoppings de Salvador abrem mais cedo para promoções do Black Friday

Quinta / 26 Nov 2015 / 10h30



Foto: Raul Spinassé/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

Por conta das promoções do Black Friday, na sexta-feira (27), alguns shoppings de Salvador alteram o horário de funcionamento para receber quem prefere aproveitar os descontos bem cedo. Um dos estabelecimentos ainda busca atrair clientes com desconto na cobrança da tarifa de estacionamento. Confira o funcionamento especial:

Salvador Shopping
Abre mais cedo, às 8h de sexta-feira (27), e fechará uma hora mais tarde, às 23h. As promoções se estendem no final de semana. No sábado (28), o shopping funciona das 9h às 22h. Já no domingo (29), abrirá em horário especial, das 9h às 22h.

Shopping da Bahia
Estabelecimento funcionará em horário especial, das 7h às 22h. Lojas confirmadas: C&A, Lojas Americanas, Centauro, Insinuante, Itown, Papel & Cia, Leader, Lojas Guaibim, Magazine Luiza, Renner, Riachuelo, Ricardo Eletro, Casas Bahia, Samsung, A Primordial, O Boticário e Saraiva

Shopping Center Lapa
Empreendimento abrirá na sexta-feira (27), às 7h, com expediente até as 21h. Os clientes ainda terão estacionamento gratuito das 7h às 9h. A partir das 9h, eles irão pagar metade do valor. Para carros, as duas primeiras horas custarão R$ 4 e as demais R$ 1,50; enquanto para motos, as duas primeiras horas custarão R$ 2,50 e as demais R$ 1.

Shopping Piedade
O centro de compras antecipa as promoções para esta quinta-feira (26) e segue na sexta (27) e sábado (28), com horário de funcionamento normal. Durante a semana, abre das 9h às 21h e no sábado, das 9h às 20h.

Colunista
Nonato Lobo

Operação conjunta prende casal de traficantes em Bom Jesus da Lapa

Quinta / 26 Nov 2015 / 10h20



Na tarde da última quarta-feira (25), após uma diligência integrada, que envolveu equipes da Polícia Civil e do SME da Polícia Militar, realizada no setor 4 do Projeto Formoso, zona Rural de Bom Jesus Da Lapa, resultou na prisão do casal ANTÔNIO HENRIQUE DE ANDRADE, de 41 anos de idade e VADEMIRA ALVES SOUZA, bem como a apreensão de boa quantidade de drogas e demais materiais utilizados para a comercialização de substâncias entorpecentes.

Colunista
Nonato Lobo

Em votação aberta, Senado mantém prisão de Delcídio Amaral

Quinta / 26 Nov 2015 / 10h00



Por 59 a 13 e uma abstenção, o Senado decidiu em votação aberta manter a prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), preso na manhã desta quarta-feira (25) sob acusação do Ministério Público Federal de tentar atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato. Setenta e quatro parlamentares estiveram presentes na sessão. Antes de a prisão do petista ser colocada em plenário, os parlamentares decidiram pelo voto aberto por 52 votos a 20, com uma abstenção – o presidente da Casa não vota. O PT foi a única bancada a determinar orientação em favor do voto secreto. Dois senadores petistas não seguiram o partido: Paulo Paim (RS) e Walter Pinheiro (BA) optaram pelo voto aberto. Além dos outros nove petistas, optaram pelo voto secreto Jader Barbalho (PMDB-PA), Ivo Cassol (PP-RO), Benedito de Lira (PP-AL), Douglas Cintra (PTB-PE), Edison Lobão (PMDB-MA), Fernando Collor (PTB-AL), João Alberto Souza (PMDB-AL), Telmário Mota (PDT-RR), Valdir Raupp (PMDB-RO), Zezé Perrella (PDT-MG) e Vicentinho Alves (PR-TO). Eunício de Oliveira (PMDB-CE) foi o único que se absteve. A prisão de Delcídio foi embasada por uma gravação apresentada pelo filho do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, em que o senador oferece R$ 50 mil por mês para a família dele e mais um plano de fuga para que Cerveró deixasse o país. O objetivo de Delcídio era evitar que o ex-diretor fizesse acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal.

Colunista
Nonato Lobo

Três novos focos de incêndio foram registrados na Chapada nesta quarta

Quinta / 26 Nov 2015 / 09h30



Três novos focos de incêndios florestais foram identificados nesta quarta-feira (25) na Chapada Diamantina, segundo informações do jornal Correio. O mais preocupante dos novos focos é o da localidade da Serra do Sobradinho, no município de Palmeiras. De acordo com o chefe interino do Parque Nacional da Chapada Diamantina, César Gonçalves, a causa do incêndio foi um raio que caiu pouco antes da chuva que atingiu a região na noite desta terça-feira (24). Gonçalves informou que esta é a primeira vez no ano que um incêndio na área é provocado por causas naturais e não por ação humana. Segundo a Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC), o novo foco surgiu na noite de terça-feira (24). De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Eugenio Spengler, o fogo está sendo combatido na região e segue controlado, apesar de não estar exterminado. Entretanto, a associação de condutores do Capão afirma que a situação ainda está crítica no local e que as chamas estão descendo a serra. Os outros dois novos focos de incêndio foram no município de Mucugê e em Lençóis. Em Mucugê, o novo foco aconteceu nas proximidades da Cachoeira do Cardoso, que fica próximo a área intangível do Parque Nacional. Segundo a secretária de Turismo de Mucugê, Alini Machado, o fogo começou por volta das 10h30 e foi combatido por cerca de dez brigadistas do Prevfogo. Por volta das 13h, ele já estava controlado.

Colunista
Nonato Lobo

Luiz Viana é reeleito presidente da OAB-BA

Quinta / 26 Nov 2015 / 09h00



Foto: Divulgação

Em eleição disputada nesta quarta-feira (25), o Luiz Viana foi reeleito presidente da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA) com mais de oito mil votos. Ao todo, 25.645 advogados baianos estiveram aptos a votar na eleição que ocorreu no antigo Clube Espanhol. A chapa composta pelo advogado Carlos Rátis ficou em segundo lugar. Além de Viana e Rátis, concorriam outras duas chapas à presidência da seccional baiana para o triênio 2016-2018: OAB Livre N° 17, Presidente José Nelis e Nova OAB N°25, Presidente Fabiano Mota.

Colunista
Nonato Lobo

Quatro pessoas são encontradas mortas em fazenda na Bahia

Quinta / 26 Nov 2015 / 08h30



Foto: Acorda Cidade

Quatro pessoas, entre elas uma mulher grávida, foram encontradas mortas nesta quarta-feira (25) em uma fazenda localizada na zona rural do município de Serra Preta, a cerca de 150 quilômetros de Salvador. A polícia não tem informações do tempo de gravidez da mulher. Segundo o delegado que investiga o caso, João Uzzum, as vítimas são dois homens e duas mulheres. A suspeita é de que todos foram executados com golpes de facão e faca durante a madrugada desta quarta-feira. Além disso, entre os mortos estava um homem suspeito de participar de um assalto a uma casa lotérica em Feira de Santana. O homem estaria com armas que não pertenciam a ele, mas sim a uma quadrilha do município de Feira de Santana. O grupo teria ido na localidade buscar as armas e acabou executando as pessoas. Os corpos das vítimas foram encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) em Feira de Santana. Não há informações sobre o enterro deles.