Bahia do Povo

Resultado da busca pelo arquivo de "11/2015"

Colunista
Nonato Lobo

Homem é encontrado morto com vários tiros em Brumado

Segunda / 30 Nov 2015 / 08h00



Foto: Nonato Lobo/ Bahia do Povo

Mais um homicídio foi registrado em Brumado, cidade localizada no sudoeste da Bahia. Segundo as primeiras informações, um homem de identidade ainda desconhecida, foi encontrado morto com vários tiros na cabeça, em uma região denominada de Cascalheira. Populares encontraram o corpo e acionaram a polícia, dando início ao isolamento do local até a chegada da pericia, que encaminhou o corpo para o Instituto Médico Legal. Como não possuía documentos, não foi possível a identificação da vítima que pelas características do crime, teria sido executada. Na cidade este é o segundo registro de homicídio em menos de 24 horas, totalizando o número de 8 somente em 2015.

Colunista
Nonato Lobo

PF apreende 327 kg de maconha em Feira de Santana; um homem foi preso

Sábado / 28 Nov 2015 / 09h30



Es Santos/ Açorda Cidade

Agentes da Polícia Federal (PF) apreenderam 327 kg de maconha em um trecho da BR-116 Sul, em Feira de Santana, na madruga desta sexta-feira (27). Um homem também foi preso em flagrante na ação que ocorreu por volta de 1h. De acordo com a PF, uma denúncia anônima levou os policias a apreender a carga, que estaria vindo de São Paulo em uma van que viajava com destino a cidade de Marani (PE) e passaria por Feira. Para dar o flagrante, os policiais montaram uma campana no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e quando avistaram a van fizeram a abordagem, informou o Acorda Cidade. Ainda segundo a PF, sete passageiros e dois motoristas na van – que revezavam a direção – foram encaminhados para a delegacia e, depois de ouvidos, liberados. Um homem que receberia a droga da van também foi preso em flagrante e encaminhado para a Polícia Federal, em Salvador.

Colunista
Nonato Lobo

MPF e MP-BA recomendam manutenção de ações contra incêndios na Chapada Diamantina

Sábado / 28 Nov 2015 / 09h00



Foto: Gov/BA

O Ministério Público Federal (MPF) na Bahia e o Ministério Público do Estado da Bahia (MPE) encaminharam nesta quinta-feira (27), recomendações a secretarias de Governo, órgãos executores da política ambiental no âmbito da União e do Estado e a Municípios da Chapada Diamantina para que a estrutura já existente de combate aos incêndios florestais sejam mantidas e ampliadas. Segundo o promotor de Justiça Augusto César Carvalho de Matos e o procurador da República Márcio Albuquerque de Castro, o objetivo é evitar o esvaziamento da fiscalização e do monitoramento das áreas já detectadas, um dos fatores decisivos à propagação rápida dos danos, que dificulta o combate às chamas. Um inquérito foi instaurado conjuntamente entre o MPF e o MPE no último dia 16, para apurar as responsabilidades civis e criminais e as providências tomadas em relação aos incêndios. Os documentos foram encaminhados à Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que foi orientada a aumentar o efetivo de brigadistas em operação, mantendo-os na região pelo tempo que se mostrar necessário para a extinção definitiva de todos os focos de incêndio. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também foi orientado a, diante da necessidade de operações aéreas, enviar um helicóptero de pequeno porte. Já à Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema), foi recomendado que se dê continuidade às ações de controle de queimadas, prevenção e combate aos incêndios, aumentando o número de servidores do órgão ambiental nos municípios onde estão as zonas de risco. A Sema também deverá distribuir às brigadas voluntárias dos municípios afetados equipamentos e ser fornecida a estrutura necessária, mantendo, portanto, o helicóptero disponibilizado pela pasta.

Colunista
Nonato Lobo

Conquista: Mulher flagra marido na cama com outro homem e chama a polícia

Sábado / 28 Nov 2015 / 08h30



Na noite da última quinta-feira, 26, em Vitória da Conquista, um caso de traição foi parar na delegacia. Uma mulher, moradora do bairro patagônia, ligou para polícia depois de flagrar o esposo com outro homem. Ela teria chegado em casa e encontrado o companheiro tendo relações sexuais com o amante. Como havia uma criança no interior do imóvel, a traída não hesitou e chamou a PM. Todos os envolvidos foram apresentados na delegacia. Com informações do Blitz Conquista

Colunista
Nonato Lobo

'Salvador não precisa de Uber', diz prefeito em evento com taxistas

Sábado / 28 Nov 2015 / 08h00



O prefeito ACM Neto (DEM) afirmou nesta sexta-feira (27) que o Uber - serviço de motoristas particulares acionados através de um aplicativo de celular – enfrentará “resistência” na capital baiana caso decida iniciar a atividade na cidade. A declaração foi feita durante evento de inauguração do primeiro módulo-conforto para taxistas. “Nós não precisamos de serviços que venham competir com o taxista. A turma lá do Uber vai enfrentar oposição da prefeitura. Nosso compromisso é com os taxistas”, afirmou ACM Neto, durante discurso para um público de cerca de 50 profissionais da área. Minutos antes, o secretário de Mobilidade, Fábio Mota, havia afirmado o mesmo e foi aplaudido pelo grupo, igualmente quando o prefeito falou. “Estamos dando o recado, aqui Uber vai ser tratado como clandestino”, defendeu Mota.

Colunista
Nonato Lobo

Ruas ficaram esburacadas depois da chuva que caiu em Brumado na quarta-feira

Sexta / 27 Nov 2015 / 15h00



Foto: Leitor/ Bahia do Povo

A cidade de Brumado, chamada carinhosamente pelos seus cidadãos como "Brumadinho de Açúcar", tem mesmo parecido ser de doce, não pelo fato de ser açucarada, más sim por não aguentar chuvas. Internautas reclamaram que viram algumas ruas ficarem esburacadas e até calçadas se desfazer como grãos de açúcar. Logo após a última chuva que caiu na cidade na quarta-feira (25) vários foram os registros de ruas que ficaram quase intransitáveis, casas que foram destelhadas a até um passeio cedeu na rua Olegario Augusto Viana, no Bairro Baraúnas, onde o rastro deixado pela chuva foi grande como visto nas imagens. Internautas classificaram o ocorrido como "efeito sonrisal", crítica clara ao trabalho mau feito pela administração municipal.

Foto: Leitor/ Bahia do Povo

Colunista
Nonato Lobo

Universitário tenta matar namorada grávida em Camaçari e é preso

Sexta / 27 Nov 2015 / 14h35



Um universitário de 19 anos foi preso na terça-feira (24) depois de tentar matar uma jovem que está grávida dele, segundo informações da 26ª Delegacia (Vila de Abrantes). Caique Malta Arouca foi detido em flagrante depois de agredir Emely Carolina dos Santos Silva, 18 anos, enrolá-la em um saco de lixo e abandoná-la para morrer em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador.  No dia seguinte ao crime, o jovem foi achado em um lava jato de Camaçari e foi preso em flagrante. Na delegacia, ele confessou o crime e disse que agiu porque não queria assumir o filho, por já ter outro. Caique e Emely estavam se relacionando desde março. Há cerca de 15 dias, o rapaz, que estuda engenharia na Unifacs, descobriu que ela estava grávida. Na segunda-feira, ele a chamou para sair e foi buscá-la com o carro da mãe. Na altura da praia de Jacuípe, o rapaz tentou sufocar Emely com um produto venenoso. Uma viatura da polícia que passava próxima acabou localizando Emely, que foi socorrida para o Hospital Geral Menandro de Farias, em Lauro de Freitas. Caique foi preso no dia seguinte em um lava jato com o carro que usou no dia do crime, um Sandero. Caique foi autuado por tentativa de homicídio triplamente qualificado. Emely, que não perdeu o bebê, segue internada no hospital.

Colunista
Nonato Lobo

Prefeitura divulga nova nota e descarta caso de microcefalia em Conquista

Sexta / 27 Nov 2015 / 14h00



Foto: REprodução/ Tv Sudoeste

Após a realização de investigação epidemiológica sobre o caso notificado como microcefalia em um recém-nascido do Hospital Municipal Esaú Matos, a Secretaria Municipal de Saúde descartou o caso, seguindo as orientações da nota técnica do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. A criança em questão nasceu após 33 semanas de gestação, pré-matura. Por conta desta condição, permanece internada na UTI Neonatal do Esaú Matos recebendo os cuidados necessários para o seu desenvolvimento. No entanto, a Saúde Municipal continua em alerta para o aparecimento de casos e orienta os profissionais de saúde a ficarem atentos às orientações da nota técnica que já foi distribuída para todos os serviços de saúde do município. Como o aumento no número de casos de microcefalia está sendo associada inicialmente ao Zika Vírus, que é transmitido pelo Aedes aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue e da Chinkungunya, a polução deve manter os cuidados no combate ao mosquito, com eliminação dos focos de água parada em suas residências. Este cuidado deve ser redobrado para gestantes, que além de fazerem o pré-natal, devem se manter longe da presença do mosquito. Caso apareça algum sintoma da doença, como febre alta, manchas avermelhadas e coceiras, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Colunista
Nonato Lobo

Itambé: Teto de escola primária desaba e deixa alunos feridos

Sexta / 27 Nov 2015 / 11h00



O teto de uma escola primária da cidade de Itambé, localizada no sudoeste da Bahia, desabou na tarde desta quinta-feira (26), deixando alunos e a professora feridos. O desabamento ocorreu por volta da 14h. Os alunos e a professora já estavam na sala quando o teto desabou. Pelo menos nove estudantes de 8 a 12 anos, ficaram feridos. Durante o acidente houve correria e muita confusão. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamada para socorrer os feridos, e todos foram levados para o Hospital de Itambé. Ninguém está em estado grave. Alguns estudantes já foram liberados, mas outros ainda passam por exames. Segundo Ivan Fernandes Couto Moreira, prefeito de Itambé, as causas do acidente estão sendo investigadas. A sala de aula onde ocorreu o desabamento está interditada.

Colunista
Nonato Lobo

Homem é morto a tiros em Brumado

Sexta / 27 Nov 2015 / 11h00



Foto: Nonato Lobo/ Bahia do Povo

Um homicídio foi registrado na manhã desta sexta-feira (27), na Rua Primeiro de Maio no Bairro São Félix, em Brumado. Segundo informações, a vítima identificada como Demétrius Leite Araújo, de 32 anos, foi executada dentro de sua própria residência, no momento que asistia televisão com sua filha de apenas 4 anos de idade. Segundo a polícia, um homem ainda não identificado teria adentrado, efetuado vários disparos na vítima que estava deitada no sofá e, fugido logo em seguida em uma motocicleta. A polícia isolou o local até a chegada da perícia e realizou buscas na região, para tentar encontrar os autores do homicídio. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) do município para ser necropciado.

Colunista
Nonato Lobo

Rio de Contas comemora 270 anos nesta sexta-feira

Sexta / 27 Nov 2015 / 10h30



Foto: Divulgação

Primeira cidade planejada do Brasil, em 1745, Rio de Contas, na Chapada Diamantina, completa nesta sexta-feira (27), 270 anos de existência. O município preserva ainda hoje o traçado antigo, apresentando praças e ruas amplas, igrejas barrocas, monumentos públicos e religiosos em pedra e o casario em adobe. Rico em ouro de aluvião, o município viveu na segunda metade do século XVIII uma época de grande prosperidade econômica. Toda esta prosperidade decaiu já por volta de 1800 com a escassez do ouro, e agravou-se com a descoberta de diamantes na Chapada Diamantina quatro décadas depois. Grande parte da população que havia fundado a cidade transferiu-se para Mucugê em busca de novas riquezas. Atualmente, com cerca de 13 mil habitantes, Rio de Contas vive do ecoturismo e da agricultura familiar.

Colunista
Nonato Lobo

Fogo na Chapada Diamantina afeta revitalização da bacia do Rio Paraguaçu

Sexta / 27 Nov 2015 / 10h00



Foto: Bahia do Povo

O Rio Paraguaçu, o maior rio do território baiano, está sendo prejudicado pelos incêndios na Chapada Diamantina, que ocorrem há pelo menos um mês. O fogo já consumiu a vegetação de várias nascentes e afeta um projeto de revitalização da bacia do Paraguaçu, coordenado pela Conservação Internacional (CI-Brasil). Dos 70 hectares da área demonstrativa de restauração, onde foram plantadas mudas nativas para a recuperação de matas ciliares, oito hectares já foram devastados pelos incêndios. A informação é do geógrafo Rogério Mucugê, gerente de projetos da organização. Outro trabalho afetado é o de coleta de sementes para a produção de mudas, pois algumas das áreas onde essas sementes eram coletadas também foram queimadas.  “Teremos de fazer novamente o trabalho nessas áreas, do zero. Os incêndios afetam não só as ações do projeto como qualquer ação de recuperação ambiental das margens do Paraguaçu, além de provocarem prejuízos econômicos, culturais, sociais e ambientais para a Bahia, não só para a Chapada”, afirma Mucugê. O projeto é realizado em parceira com o governo do estado e patrocinado pela Petrobras. O rio Paraguaçu é responsável pelo abastecimento de 60% da população da Região Metropolitana de Salvador. Incêndios na Chapada Diamantina são constantes e ocorrem todo ano entre agosto e fevereiro, período mais seco e com menos chuva no Nordeste. Esse cenário, conforme o geógrafo, tende a piorar devido ao aquecimento global e ao El Niño, fenômeno que afeta os regimes de chuva em regiões tropicais.

Colunista
Nonato Lobo

Atendimento no Hospital Magalhães Neto em Brumado volta a ser questionado

Sexta / 27 Nov 2015 / 09h34



Foto: Arquivo/ Bahia do Povo

Passam-se os tempos más os problemas continuam os mesmos, e como sempre que acaba pagando a conta é sempre que mais precisa. Assim é o drama vivido diariamente por todos que procuram atendimento no Hospital Professor Magalhães Neto em Brumado. As queixas se multiplicam, e a maioria delas é por conta da demora no atendimento, ou até a falta dele, já que em muitos casos pacientes tem voltado para casa sem serem atendidos, sendo aconselhados para ir apenas no posto de saúde. Os transtornos são muitos e alguns acabam se cansando e procuram o serviço particular. Recentemente o secretário de saúde da cidade cogitou devolver o Hospital Professor Magalhães Neto, ao estado, justificando que a prefeitura não estava tendo condições de custear as despesas, talvez por esse motivo, o atendimento está sendo considerado pelos pacientes como vergonhoso.

Colunista
Nonato Lobo

Temporal com descargas elétricas provoca mais de 10 interrupções de energia em Conquista

Sexta / 27 Nov 2015 / 09h00
Autor(a): Bahia do Povo com informações do Blog do Marcelo



Foto: Reprodução/ WhatsApp

Desta vez não ficou na “ameaça”. Por volta das 18 horas um grande temporal desabou sobre Vitória da Conquista, nesta quinta-feira (26). Antes da chuvarada, foram observadas sucessivas descargas elétricas sobre a cidade. Nas imagens acima é possível ver uma sequência impressionante de um dos “clarões”. A tempestade durou cerca de duas horas, com muita intensidade. Neste período, houveram incontáveis descargas elétricas, dentro do perímetro urbano da cidade. E mais uma vez, o sistema elétrico administrado pela Coelba mostrou sua fragilidade. No bairro Candeias foram contadas mais de 10 interrupções, com retorno rápido. Ou seja, na maioria das quedas não houve tempo de remover equipamentos das tomadas. Por isso, diversos usuários tiveram seus eletrônicos danificados, conforme relatos que chegaram à redação do Blog do Marcelo. Ao que indica a previsão meteorológica, o friozinho vem chegando entre muitas nuvens e pancadas de chuva. A temperatura para o fim de semana deve oscilar entre mínima de 18 e máxima de 29°C, segundo a Agência Climatempo.

Colunista
Nonato Lobo

Policiais civis param nesta sexta-feira em todo o Estado

Sexta / 27 Nov 2015 / 08h30



Foto: Nonato Lobo/ Bahia do Povo

Os policiais civis da Bahia param as atividades por 24h, a partir das 8h desta sexta-feira (27), até as 8h de sábado (28). De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindipoc),  30% do efetivo permanecerá trabalhando, no atendimento à prisão em flagrante, levantamento cadavérico e crimes contra a criança e a vida. O presidente do Sindipoc, Marcos Maurício, disse ao G1 que o sindicato espera adesão de policiais em todas as cidades baianas. “O motivo da paralisação são cinco pautas aprovadas em assembleia: reestruturação salarial, baseada na investigação criminal; promoções conforma a Lei 12.601/2012; reconhecimento do laudo de papiloscopia pelo perito técnico; reforma e construção de unidades da Polícia Civil”, diz.