Bahia do Povo

Resultado da busca pelo arquivo de "10/2017"

"Temos um lote de deputados ruins que só amaldiçoam a cidade e falam mal do prefeito" diz Salomão sobre falta de recursos para Conquista

Domingo / 29 Out 2017 / 17h00



Foto: Divulgação/CMVC

Sempre polêmico, o vereador Conquistense, David Salomão, mostrou na última sessão toda sua indignação com o governo do estado e também com os deputados que representam a cidade de Vitória da Conquista. Segundo Salomão, é um lote de deputados ruins, que não serve para nada e que não representam a grandeza da cidade, só aparecendo para amaldiçoar e falar mau do gestor. Para ele Conquista, cresce sem recursos do governo do estado, já que, Rui Costa, rivaliza com o prefeito de Salvador, ACM Neto, para ver quem mais trabalha na capital. Em Feira de Santana, segundo maior colégio eleitoral, a situação é a mesma, Rui Costa trabalha, mas em Conquista é só promessas, como a feita em 2012 nas vésperas de eleição, em um loteamento que seria pavimentado, placa foi colocada, maquina foi para o local e depois de cinco anos a situação era a mesma, até que ele foi solicitado pelos moradores para que intercedesse junto ao prefeito para a realização da obra, que agora sairá do papel, sem um real do governo do estado. Para finalizar ele destacou que os citados deputados da cidade estão sempre dizendo sempre que tem acesso ao governador do estado, e o prefeito não teria, mais não trazem benefícios.

Barra da Estiva: Polícia Civil prende suspeitos de prática de homicídio

Sábado / 28 Out 2017 / 13h35



Foto: Divulgação/ Polícia Civil

Investigadores da Polícia Civil (20ª COORPIN) cumpriram, no município de Barra da Estiva, mandados de prisão temporária e de busca e apreensão domiciliar em desfavor dos nacionais ERINALDO SANTOS ANDRADE, de 27 anos, DIEGO DE NOVAIS, de 19 ANOS e ROBERTO RIBEIRO DE OLIVEIRA, de 30 anos, os quais são suspeitos de terem assassinado o jovem GEANILDO SANTOS CAIRES, de 26 anos, fato ocorrido no dia 27/08/2017, por volta das 18:30 horas, na localidade do Pé do Morro, em Barra da Estiva, ocasião em que a vítima foi atingida na cabeça, por vários disparos de arma de fogo. Conforme informações do Delegado Marco Torres, que presidiu a referida investigação, restou claro nos autos do Inquérito Policial que ERINALDO, inconformado com o rompimento do relacionamento amoroso que tivera com a namorada da vítima, mandou matar Geanildo e para isso contratou seus primos DIEGO e ROBERTO. ERINALDO, DIEGO e ROBERTO se encontram recolhidos na carceragem da Delegacia de Barra da Estiva até ulterior deliberação.

Brumado: Festa com Safadão tem recorde de roubo de celulares

Sábado / 28 Out 2017 / 13h00



Foto: Reprodução / Facebook

Em Brumado, na última sexta-feira (27), foi realizado com mega estrutura o "Arena Safadão", evento que trouxe pela segunda vez a cidade o cantor Wesley Safadão e ainda Gabriel Diniz e Donas de Bar. É inevitável, uma festa dessa magnitude atrai um grande publico, e por consequência, os gatunos de plantão, que se aproveitam do tumulto pra praticar delitos, sendo o mais queixado pelos foliões, o roubo de celulares. Segundo quem foi o evento, nem no camarote, os bandidos deram trégua. As queixas se multiplicam nas redes sociais, principalmente de pessoas de cidades vizinhas que vieram até a "Capital do Minério", prestigiar o evento. Neste sábado, apareceu até pessoas em aplicativos oferecendo recompensa para quem devolver um Iphone 6. Em um print que circula as redes sociais, uma internauta, declarou que pagou 180 R$, no camarote para ter segurança e conforto e mesmo assim acabou sendo roubado e ainda nem tinha começado a pagar o aparelho celular.

Rio de Contas: Decisão reconduz servidores que tinham sido exonerados da prefeitura

Quarta / 25 Out 2017 / 15h40



Uma decisão do desembargador Mário Augusto Albiani Alves suspendeu a exoneração de servidores comissionados da prefeitura de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. A sentença, publicada nesta terça-feira (24), reconduz funcionários que foram afastados após uma ação do Ministério Público do Estado aceita pela Justiça de 1° grau. Segundo a determinação, o número dos servidores comissionados que devem voltar terá de obedecer à quantidade prevista no edital 01/2014, até uma deliberação nova ou definitiva da questão.  Para o desembargador, por mais que “é possível verificar que, de fato, o Representante do Município de Rio de Contas vem descumprindo a determinação Constitucional, realizando contratações para preenchimento de cargos cujas vagas não estão devidamente previstas em lei municipal, além de preencher cargos vagos existentes e para os quais há candidatos aprovados em concurso público com pessoal sob regime de contrato temporário. Todavia, a Lei Municipal n° 092/2009, de 15 de junho de 2009, que restaura a estrutura administrativa da Prefeitura Municipal de Rio de Contas previu expressamente a criação dos cargos indicados no seu anexo I, dentre os quais se incluem o de oficial administrativo (15 vagas) e motorista de gabinete (12 vagas)”.

Falta de água em Tanhaçu: O Povo tem vivido de promessas do governador

Quarta / 25 Out 2017 / 15h00



Tanhaçu, no sudoeste da Bahia vive a quase uma década com a falta de água, nos períodos secos. Apesar de ser uma importante cidade na região, até hoje nada foi feito pelos governantes para mudar essa situação, que chega a ser calamitosa. Por esse motivo a população tem cobrado do governo do estado uma solução definitiva, que seria a adutora que ligará a água da barragem de Cristalândia, em Brumado até Ourives. Nas redes sociais do governador Rui Costa, não falta pedidos da população para a obra. Personalidade Tanhacuense, Dede Santana, da SD Produções, viajou mais 183 km até Jequié, onde Rui Costa recebeu titulo de cidadão e indagou para o governador sobre a obra. No vídeo postado nas redes sociais, é possível observar que Rui Costa fica desconcertado com a pergunta, e tem certa dificuldade em responder, mais disse que já solicitou um projeto da Embasa, no entanto relatou que há outras obras na frente, dando a entender que demoraria bastante para que a população de Tanhaçu tivesse água nas torneiras. Agora só resta a população unir forças e cobrar a resolução desse problema que atinge a todos sem distinção.

Ex-integrantes da banda 'New Hit' são presos em Salvador

Quarta / 25 Out 2017 / 14h00



Foram na tarde de ontem, dia 24, cinco ex-integrantes da banda 'New Hit' condenados a dez anos de prisão por cometerem estupro coletivo contra duas adolescentes de 16 anos no município de Ruy Barbosa, a 308 km da capital. A prisão cumpriu determinação judicial que acatou pedido feito pelo Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Marisa Jansen. Na decisão, a juíza Marcela Pamponet determinou a execução imediata da decisão condenatória de segunda instância, proferida pela Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia no último dia 29 de agosto. Weslen Danilo Borges Lopes, William Ricardo de Farias, Michel Melo de Almeida, Jhon Ghendow de Souza Silva e Alan Aragão Trigueiros foram presos em Salvador. Edson Bonfim Berhends Santos, Eduardo Martins Daltro de Castro Sobrinho e Guilherme Augusto estão sendo procurados. O crime pelo qual eles foram condenados aconteceu no dia 26 de agosto de 2012. As prisões foram cumpridas pelas equipes de investigação, busca e captura da Polinter.

Conquista: Decreto de Herzem sobre vans gera crítica de vereadores

Terça / 24 Out 2017 / 09h00



Um decreto da prefeitura de Vitória da Conquista, no sudoeste, tem dado o que falar. A medida, feita sem consulta à Câmara de Vereadores, divide opinião entre a gestão do prefeito Herzem Gusmão e vereadores da bancada oposicionista. Segundo o líder da oposição na Câmara, vereador Fernando Vasconcelos Lima (PT), a decisão da prefeitura foi arbitrária e desrespeitosa.  “Ninguém é contra a regulamentação das vans. Se o projeto não vai para a Câmara, você impede que a sociedade discuta o assunto que é muito sério. Portanto, nós queremos fazer parte desse debate. Não é só questão de bancada de oposição, a Câmara foi desrespeitada”, disse à Rádio Clube de Conquista. Com posição contrária, o secretário municipal de Mobilidade, Esmeraldino Correia, declarou que a decisão tomada por Herzem Gusmão está amparada por uma lei de 1999, não precisando, segundo o secretário, de discutir o assunto na Câmara. “A lei 968/99 dispõe sobre transporte público municipal, e aquela lei de 99 abre essa possibilidade de estabelecer o decreto como foi feito”, afirmou. Segundo Correia, o edital deve sair em 90 dias e prevê a contratação de cerca de 80 vans. Atualmente, Conquista abriga em torno de 300 veículos do tipo. 

Rui cidadão de Jequié: título é um reconhecimento, diz autor do projeto

Terça / 24 Out 2017 / 08h00



Gilberto Júnior

O autor da proposição do título de cidadão de Jequié ao governador Rui Costa (PT), Ramon Fernandes (Podemos), afirma que a honraria é um reconhecimento pelo que o petista fez e tem feito pelo município em que nasceu a esposa e primeira-dama Aline Peixoto. Em conversa com o BNews no início da noite desta segunda-feira (23), quando ocorre a entrega do título, o vereador afirmou que o projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores. "É um título que foi outorgado não só por mim, mas por toda a Câmara de Vereadores como um reconhecimento por tudo aquilo que o governador vem fazendo por nossa cidade. Desde que assumiu em 2015, o governador vem fazendo muitas obras aqui em Jequié e assinou muitas outras ordens de serviço", disse o vereador. "Hoje mesmo foi entregue a UPA, um equipamento importante na área de saúde. Temos também em dezembro a previsão da entrega da Policlínica Regional de Saúde", exemplificou. 

Brumado: Quatro pessoas são presas com meio quilo de droga

Segunda / 23 Out 2017 / 11h00



Foto: Divulgação/ Polícia Militar

Por volta das 20:10 horas a GU do PETO realizava o patrulhamento ostensivo no bairro Esconço, quando avistou um veículo *FIAT STRADA*, cor branca, placa policial *PJQ-5199* em atitude suspeita, de pronto a GU procedeu com o acompanhamento, onde nas proximidades do restaurante 3º Milênio um dos ocupantes teria arremessado um pacote para fora do veículo, momento em que foi dado a voz de parada, foram abordados todos os ocupantes do veículo, em seguida integrantes da GU retornaram alguns metros do local da parada, foi localizado o referido pacote, onde ao abrir verificou se tratar de cerca *500g* de uma substância análoga à *maconha*, que ao questionar quem teria arremessado a referida droga, a pessoa de *Flavio Porto dos Santos, 21 anos* informou que teria sido ele e que a droga o pertencia. Então o conduzimos junto com os outros 3 ocupantes do veículo à delegacia para serem adotadas as medidas cabíveis. Foram conduzidos até a delegacia de Brumado:  FLÁVIO PORTO DOS SANTOS, TEIVISON DE SOUZA LEITE, LETÍCIA RIBEIRO SANTOS. JOCIARA DAIANE DE LIMA SANTOS. Tendo sido apreendidos, 500g maconha (aproximadamente), Celular IPhone 6, Celular Samsung

Donos de fazendas baianas aparecem em lista de empregadores autuados por escravizar funcionários

Segunda / 23 Out 2017 / 10h00



A última semana foi marcada por uma polêmica após mudanças realizadas pelo Ministério do Trabalho nas regras para o resgate de trabalhadores escravizados através de uma portaria. O governo federal não publicizou oficialmente a lista.  As novas regras restringiram o acesso à chamada “lista suja”, o cadastro de empregadores autuados por escravizar trabalhadores. Agora, a lista só será divulgada por determinação expressa do ministro do Trabalho.Cinco fazendas baianas aparecem na lista. Segundo a relação, a Fazenda Flor da Esperança, em São Desiderio, possui nove trabalhadores submetidos a condições análogas à de escravo. Na mesma cidade, ainda tem a Fazenda Guarani, com 44 trabalhadores, e a Fazenda Novos Tempos I, com 10 trabalhadores. Além disso, também integram a lista a Fazenda Barcelona, em Cristópolis, com sete trabalhadores nas mesmas condições, a Fazenda MF-1, com 33 empregados, e uma construção de casas populares, no assentamento VILA PA, na zona rural de Santa Rita de Cássia, com seis trabalhadores.

Irregularidades nos processos de habilitação serão investigados em Guanambi, Brumado e Jequié

Segunda / 23 Out 2017 / 09h00
Autor(a): Bahia do Povo com informações do 97 News



O Diário Oficial do Estado da Bahia trouxe uma publicação no último dia 11 de outubro, onde autoriza uma comissão que fará parte de uma sindicância nas 18º Ciretran de Brumado, na 7ª Ciretran de Jequié e na 16ª Ciretran de Guanambi. As denúncias apontam irregularidades nos processos de habilitação nas três cidades. As denúncias, apontam saídas de candidatos de Brumado e Guanambi para realizarem provas teóricas na cidade de Jequié, e depois, retornavam as suas cidades de origem para realizar as provas práticas. A comissão sindicante terá um prazo de 30 dias após a publicação no Diário para apresentar as conclusões dos fatos.

Conquista: governo promete intensificar fiscalização de carros de som no centro comercial

Quinta / 19 Out 2017 / 11h00
Autor(a): Bahia do Povo com informações do Diário Conquistense



A Secretaria de Serviços Públicos encaminhou ofício a alguns órgãos e entidades de Vitória da Conquista – entre os quais a Associação de Publicitários e a Câmara de Dirigentes Lojistas – informando que a Coordenação de Posturas vai intensificar a fiscalização de carros de som em várias vias do centro comercial. Documento assinado pelo secretário de Serviços Públicos indica que é proibido uso de carros de som nas seguintes vias: Lauro de Freitas, Justino Gusmão, Monsenhor Olimpio, Crescêncio Silveira, Santa Rita, Rua da Misericórdia, Joaquim Nabuco, Catão Ferraz, Dois de Julho, Francisco Santos, Sete de Setembro, Coronel Gugé, Goes Calmon, Zeferino Correia, Maximiliano Fernandes, Ernesto Dantas, Praça Tancredo Neves, Praça Barão do Rio Branco, Praça 9 de Novembro e Praça da Bandeira. O titular da pasta argumenta que a Organização Mundial de Saúde identificou que a exposição contínua à poluição sonora causa vários malefícios à saúde, como o estresse, depressão, perda de audição, agressividade, perda de atenção e concentração, perda de memória, dores de cabeça, aumento da pressão arterial e outros, além de danos à qualidade de vida das pessoas. Segundo a nota, os veículos de publicidade não estão cumprindo a legislação, e em decorrência das crescentes reclamações, inclusive de comerciários, referentes à poluição sonora no centro da cidade, a Coordenação de Posturas estará intensificando a fiscalização a fim de disciplinar esta atividade.

Candido Sales: Pai é preso suspeito de estuprar filhas e engravidar uma delas

Quinta / 19 Out 2017 / 09h30



Um homem foi preso em Cândido Sales, no sudoeste da Bahia, suspeito de estuprar uma das duas filhas. A prisão de Mamedio Rodrigues de Oliveira ocorreu na quarta-feira (18). Segundo a Polícia Civil, a vítima foi abusada sexualmente por seis anos, no período em que tinha entre 9 e 15 anos. Com ela, o suspeito tem um filho de 13 anos e, conforme a polícia, apresenta problemas físicos. De acordo com o site "G1", nesse ano, Mamedio chegou a ser indiciado por estuprar uma irmã. O estupro contra uma outra filha dele, que atualmente tem 16 anos, também é investigado. Ainda segundo a publicação, a polícia informou que o suspeito já engravidou duas irmãs. Os dois bebês que elas esperavam acabaram morrendo.

Bizarrice do DNIT: Placas instaladas no passeio impedem passagens de deficientes e saída de imóvel

Quinta / 19 Out 2017 / 09h00



A polêmica desta quinta-feira em Brumado, é mais uma vez relacionada as placas, só que o órgão em questão é o DNIT- Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, que durante a madrugada instalou algumas placas informando sobre quebra molas no passeio e acabou esquecendo da acessibilidade, já que após a instalação das placas ficou impossível um cadeirante passar por ali. A falta de planejamento foi tão grande que a placa foi instalada na porta de um prédio impedindo assim a entrada ou saída de algum móvel do referido lugar. Nas redes sociais não faltam questionamentos sobre o ato que foi classificado com bizarro.

Equipe técnica do Governo faz última vistoria na pista do Aeroporto de Guanambi

Quarta / 18 Out 2017 / 15h00



Conforme anunciado pelo Secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcante, durante visita do Governador Rui Costa à Candiba no último final de semana, uma equipe técnica fez a última vistoria no aeroporto de Guanambi para que seja realizada a licitação de reforma da pista de pouso. Estiveram presentes pela Prefeitura os Secretários de Governo, Edilmar Ladeia (Nenzinho) e de Infraestrutura Márcio Luiz, além do técnico da Seinfra Amilcar Dantas e o Engenheiro Anibal Coelho. De acordo com o Secretário de Estado, o Governador irá investir na requalificação da pista, atendendo exigências da ANAC e da empresa Azul para pouso de aeronaves. “Nós já investimos em parceria com a Prefeitura e iremos fazer nossa parte para viabilizar a vinda da Azul, restando a ANAC facilitar no que for de sua competência”, afirmou o Governador em Candiba.