Bahia do Povo

Resultado da busca pelo arquivo de "10/2015"

Colunista
Nonato Lobo

Inabalável, prefeito não tem respondido aos protestos diários dos grevistas em Brumado

Quarta / 28 Out 2015 / 08h30



Foto: Nonato Lobo/ Bahia do Povo

Na tarde da última terça feira (27), quando protestaram em frente ao paço municipal, servidores e professores destinaram a maioria das cobranças, as últimas atitudes do prefeito. Ele que alegou não ter condições de dar o aumento desejado, más anunciou no início da semana a construção de uma escola em um distrito da cidade no valor de  R$ 1,8 milhões de verba oriunda de recursos municipais do Fundeb. Segundo os grevistas com o dinheiro desse mesmo recurso, poderia ser pago o reajuste pedido, o que acabou gerando uma indignação ainda maior, já que o gestor garante que não tem como pagar o reajuste, más anunciou a obra. Na oportunidade também eles cobraram do prefeito atitude, pois desde a última mesa de negociação que aconteceu a mais de uma semana, não ouve mais contato, e apesar dos protestos diários, ele tem se mostrado inabalável.

Colunista
Nonato Lobo

Garota de seis anos engole cortador de unha em Amargosa

Quarta / 28 Out 2015 / 08h00



Foto: Reprodução/ Tv Bahia

Após engolir um cortador de unhas, uma garota de seis anos está internada no Hospital Municipal de Amargosa. De acordo com o G1, o fato aconteceu na última sexta-feira (23) e a garota brincava com o cortador antes de engoli-lo. Segundo informações da unidade de saúde, o objeto tinha cerca de sete centímetros e a criança conseguiu expelir pelas fezes nesta terça-feira (27), quando aguardava transferência para uma outra unidade hospitalar. Após expelir o objeto, a paciente permaneceu no hospital para realização de exames a fim de descobrir se houve lesão em algum órgão. Até por volta das 13h, a garota era avaliada por especialistas e, apesar de ter bom estado de saúde, ainda não tinha previsão de alta.

Colunista
Nonato Lobo

Tv Sudoeste gravou reportagem sobre a greve dos professores e servidores de Brumado

Terça / 27 Out 2015 / 18h00



Foto: Nonato Lobo/ Bahia do Povo

A greve dos professores e servidores municipais, que chega a sua terceira semana, e durante os protestos, na tarde desta terça-feira (27) um grade número de professores servidores e alunos, se fizeram presentes para que uma equipe da Tv Sudoeste que estava na cidade, fizesse imagens dos protestos em frente a sede da prefeitura e realizasse entrevista com os presidentes da APLB e Sindsemb. A equipe ainda ouviu um dos alunos presentes no protesto. Os grevistas pedem aumento de 13,1% para os professores e 8,5% para os servidores. Assim que exibida o site Bahia do Povo estará disponibilizando o vídeo no nosso site.

Foto: Nonato Lobo/Bahia do Povo

Colunista
Nonato Lobo

Após denúncia anônima, policiais recuperam duas motocicletas roubadas.

Terça / 27 Out 2015 / 15h19



Após denúncia anônima, policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM) recuperaram na noite de segunda-feira (26), em Brumado duas motocicletas roubadas. A apreensão aconteceu Bairro Urbis II.

Colunista
Nonato Lobo

Agência bancária fica parcialmente destruída após pegar fogo em Lauro de Freitas

Terça / 27 Out 2015 / 14h00



Foto: Reprodução / Record

Um incêndio durante a madrugada desta terça-feira (27) destruiu parcialmente uma agência do banco HSBC, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador. De acordo com o corpo de bombeiros, uma equipe foi acionada por volta da meia-noite e controlou as chamas no local. A agência está fechada nesta terça-feira. Ainda de acordo com os Bombeiros, os caixas eletrônicos não foram atingidos pelo fogo, que comprometeu parte dos fundos da agência, onde o incêndio começou. Segundo a corporação, não há detalhes sobre a ocorrência. O caso é investigado.

Colunista
Nonato Lobo

HalloFantasy acontece neste fim de semana em Tanhaçu

Terça / 27 Out 2015 / 11h00



Acontece neste fim de semana em em Tanhaçu, sudoeste da Bahia, o evento denominado HalloFantasy. Neste ano de 2015 já na sua quarta edição a promessa é de ser ainda melhor que os últimos festivais. Trazendo Djs ja consagrados e com grande experiência, o evento promete reunir pessoas de grande parte da Chapada Diamantina entre outros lugares próximos para a já tradicional festa a fantasia. Uma certeza já se tem: Ninguém vai conseguir ficar parado. Irão se apresentar no evento Dhenes Luz, DJ Silver, DJ-Bueno e ainda a Banda Insure. O encontro tá marcado dia 31 de Outubro todos os caminhos nos levam a Tanhaçu-Ba.

Colunista
Nonato Lobo

Produtores rurais acreditam que “chupacabras” está atacando na zona rural de Brumado

Terça / 27 Out 2015 / 10h30



Foto: Marcos Paulo/ 97 News

Vários produtores da Lagoa do Arroz, zona rural do município de Brumado na sudoeste da Bahia, acreditam que um “chupacabras” tem agido na localidade a seis meses. Em entrevista ao site local, 97 News, Gislaine de Almeida Lopes (38) diz que um animal misterioso tem matado várias cabras e ovelhas, os quais aparecem com ferimentos profundos na área do pescoço. “Deixamos os animais seguros, mas no dia seguinte muitos aparecem mortos sem sangue e o que conseguem escapar ficam com ferimentos graves na região do pescoço, inclusive levamos uma delas que foi atacada ao veterinário que ficou surpreso com a forma do ferimento”, comentou a moradora que ainda destacou que “achamos um rastro parecido com o de um cão, o que nos deixou ainda mais assustados. Quando ficamos de vigília o animal não aparece, é tudo realmente muito estranho”. O vice-presidente da associação de moradores, João Zito Santos (34) relatou que vários produtores da região tiveram suas cabras atacadas por esse predador misterioso que tem agido com muita rapidez,  e muito esperto, some com grande velocidade quando aparece alguém. "Não sabemos se é um cão, ou uma onça, ou até um saruê, por isso estamos cada vez mais assustados, pois várias criações já morreram e as que não morrem ficam com buracos no pescoço”.

Colunista
Nonato Lobo

Rixa entre ciganos e quilombolas tem saldo de quatro mortos e quatro feridos em Riacho de Santana

Terça / 27 Out 2015 / 10h00



Foto: Reprodução

A comunidade de Gatos, região de Ortiga, em Riacho de Santana, no sudoeste da Bahia, transformou no cenário de guerra entre ciganos e quilombolas na tarde da última segunda-feira, 26 de outubro, deixando quatro mortos e quatro feridos. Segundo a polícia, Roberto Conceição da Cruz de 25 anos, (Beto), é descendente dos quilombolas no mês de julho havia assassinado o cigano Adilson Alves de Souza de 28 anos, por uma quantia de R$ 20,00 (vinte reais). A polícia informou que desde então, Beto não dormia mais em casa e só andava armado, mas na última segunda os ciganos mataram a mãe e uma irmã do Beto e ainda lhe atingiu. No confronto Beto teria atingindo pelo menos dois ciganos, que foram socorridos, mas morreram a caminho do hospital de Palmas de Monte Alto. De acordo com a polícia, por enquanto são quatro mortes foram confirmadas, mas quatro feridos. Os nomes dos mortos e feridos não foram divulgados ainda.

Colunista
Nonato Lobo

Carro colide contra residências em Brumado e motorista foge do local

Terça / 27 Out 2015 / 09h30



Foto: Reprodução/ WhatsApp

Os moradores da Rua Marquês de Caravelas, no Bairro Baraúnas em Brumado, acordaram assustados na manhã da última segunda-feira (26), devido o forte barulho de uma colisão, más que pareceu uma explosão ou algo do tipo. Segundo informações de moradores, um veículo modelo Hilux teria colidido com a frente de duas residências. Devido o forte impacto, uma das casas teve a parede de um dos quartos furada. No momento da batida, os moradores estavam dormindo e, ao escutarem o forte barulho saíram para verificar, mas o veículo não estava mais no local. 

Colunista
Nonato Lobo

Homicídio é registrado no bairro do Jequiezinho próxima a Uesb de Jequié

Terça / 27 Out 2015 / 09h00



Foto: Reprodução

Dois elementos em uma moto anunciaram um suposto assalto e deflagraram três tiros certeiros na vítima. O veículo utilizado no crime foi uma moto Honda Titan Vermelha modelo 2015. O suspeito da garupa que efetuou os disparos segundo testemunhas tem o rosto com marcas de espinhas. Vítima identificada apenas como "Neto".

Informações do Borba News

Colunista
Nonato Lobo

Jovem de 22 anos é espancado durante festa no campus da Uneb em Caetité

Terça / 27 Out 2015 / 08h30



Foto: Toni Vasconcelos

Um jovem de 22 anos foi espancado durante festa realizada no campus de Caetité da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), região sudoeste do estado, durante o último fim de semana. Segundo a polícia, com fratura na face e várias escoriações pelo corpo, o rapaz foi internado em um hospital da cidade de Vitória da Conquista. A agressão foi registrada na delegacia da cidade pelo pai da vítima nesta segunda-feira (26). Segundo informações do delegado Clécio de Magalhães Chaves, quatro autores da agressão foram identificados e um deles é adolescente. Dois suspeitos foram ouvidos e liberados pela polícia, que ainda apura os motivos da agressão. O delegado aponta que eles não são alunos da instituição, mas estavam na festa, na madrugada de sábado (24), quando ocorreu o espancamento. Por meio de nota oficial, a Uneb lamentou o incidente ocorrido no Campus de Caetité durante a festa de encerramento do II Encontro de Integração Geográfica, organizado pelo Centro Acadêmico Estudantil do curso de Geografia.

"Salientamos que o evento foi aberto ao público externo, reforçando o compromisso da UNEB em ampliar e fortalecer os laços entre a comunidade e a Universidade, e que os envolvidos não possuem vínculo algum com a Instituição. Informamos, ainda, que o evento contou com a presença da Polícia Militar e com toda a estrutura necessária para a sua realização. A UNEB reafirma sua posição contrária a todo tipo de violência e reitera sua postura de manter abertas as portas da Universidade para a comunidade", afirmou a universidade por meio de comunicado.

Colunista
Nonato Lobo

Após 21 dias, greve dos bancários chega ao fim na Bahia

Terça / 27 Out 2015 / 08h00



Foto: Reprodução/ Facebook

Após 21 dias de paralisação, a greve dos bancários chegou ao fim nesta segunda-feira (26) na Bahia e em outros estados. Primeiro, bancários da rede privada concordaram em dar fim à paralisação. Logo depois, aconteceram votações específicas para o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, também optando pela volta aos trabalhos. Apenas o Banco do Nordeste rejeitou a proposta apresentada pelos empresários e permanece com as atividades paralisadas, segundo o presidente do sindicato, Augusto Vasconcelos. A proposta aceita foi apresentada no sábado (24) e foi à votação nesta segunda-feira, 26, em todos os sindicatos do país, com a orientação  de fim da greve pelo comando nacional. A assembleia do Sindicato dos Bancários da Bahia começou por volta das 18h30, no ginásio dos bancários, no Largo dos Aflitos. Apesar da decisão, em algumas regiões, os bancos públicos decidiram manter a paralisação. Em nota, o Sindicato dos Bancários de Itabuna e região afirma que em assembleia realizada hoje funcionários do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNB  decidiram rejeitar proposta e continuam em greve. Em Feira, os mesmos três bancos continuam parados. A proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenabam) ofereceu reajuste salarial de 10%, aplicáveis aos salários, benefícios e participação nos lucros, além de correção de 14% no vale-refeição e no vale-alimentação. Os bancos aceitaram também abonar 63% das horas dos trabalhadores de 6 horas, de um total de 84 horas, e 72% para os trabalhadores de 8 horas, de um total de 112 horas. Assim, após o retorno ao trabalho, os bancários irão compensar, no máximo, uma hora por dia útil, até o dia 15 de dezembro. Em nota, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) disse que a proposta representa a "manutenção do modelo que vinha sendo colocado em prática nos últimos anos, de reposição integral da inflação mais aumento real e abono parcial dos dias parados". Em 12 meses, até setembro, a inflação acumulada chegou a 9,77%, segundo o IPCA-15, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Colunista
Nonato Lobo

Tragédia: Homem mata irmão com golpe de marreta na Lagoa Funda em Brumado

Segunda / 26 Out 2015 / 22h00



Foto: Bahia do Povo

Uma tragédia se abateu na comunidade de Lagoa Funda zona rural de Brumado. Segundo informações passadas a nossa equipe, após uma briga dois irmãs teriam partido para agressão física quando um deles atingiu o outro com uma picareta, levando o atingido ao óbito. Segundo populares quando bebiam, Vilmar Lobo dos Anjos e Horleis Lobo dos Anjos costumavam brigar mais ninguém imaginava que uma fatalidade desta magnitude poderia ocorrer na casa onde os dois moravam. O golpe dado por Horleis atingiu a cabeça Vilmar. A polícia Civil foi acionada e fez o isolamento do local até a pericia técnica, que realizou todo levantamento e encaminhou o corpo ao Instituto Médico Legal de Brumado para ser necropsiado. Horleis permaneceu no local do crime até a chegada da polícia, sendo preso em flagrante pelo crime.

Colunista
Nonato Lobo

Bahia registra 26% de abstenção no Enem 2015

Segunda / 26 Out 2015 / 16h00



Foto: Reprodução

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta segunda-feira (26), a Bahia teve abstenção de 26,1% no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Ainda segundo o Inep, o exame de 2015 registrou média nacional de abstenção de 25,5 %, o menor desde a edição de 2009. O estudante que conseguiu isenção na taxa de inscrição este ano mas não justificou a ausência, não terá acesso ao benefício caso volte a fazer a prova em 2016. Os gabaritos oficiais do Enem serão divulgados até quarta-feira (28), e o Ministério da Educação espera divulgar as notas na primeira semana de janeiro. As provas do exame estarão disponíveis  em formato digital, na página do Inep, a partir da próxima sexta-feira (30).

Colunista
Nonato Lobo

Bandidos armados invadem distribuidora de gás, rendem funcionários e arrombam cofre em Conquista

Segunda / 26 Out 2015 / 15h35



Foto: Reprodução

Na noite do último domingo (26), quatro bandidos armados invadiram uma distribuidora de gás, localizada no Centro Industrial de Vitória da Conquista. Segundo informações os bandidos teriam aberto um buraco no muro e entrado na empresa. Armados com pistolas e escopetas, eles renderam o motorista e o vigilante, do qual tomaram a arma. O bando ainda arrombou o cofre da empresa, porém encontraram apenas R$ 1 mil.

As informação são do Blog do Rodrigo Ferraz