Bahia do Povo

Resultado da busca pelo arquivo de "10/2015"

Colunista
Nonato Lobo

Defensoria acusa Prefeitura de Conquista de descumprir critérios do “Minha Casa”

Quinta / 01 Out 2015 / 11h23



A Defensoria Pública da Bahia, de Vitória da Conquista, impetrou uma ação civil pública contra a Prefeitura Municipal, questionando os critérios do processo de seleção de candidatos a beneficiários do programa Minha Casa Minha Vida. Segundo o sub-coordenador da 2ª Regional, Lúdio Rodrigues (foto), e o defensor público Robson Vieira Santos, existe uma deficiência por parte da Prefeitura de Vitória da Conquista em atender aos critérios nacionais que regulamenta o programa. A ação foi instaurada no dia 6 de outubro de 2014, após a Defensoria Pública receber várias queixas de candidatos do programa. No entanto, desde que a Defensoria Pública expediu notificação recomendatória à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em 27 de janeiro de 2015, a Prefeitura se recusa a assinar um Termo de Compromisso e Ajustamento de Conduta (TAC) para solucionar a questão. O pedido de tutela antecipada pleiteado pela Defensoria pretende que a Prefeitura somente promova a seleção das unidades habitacionais que já estejam construídas ou em fase de construção, em estrita observância dos critérios nacionais de priorização estabelecidos pela Portaria nº 595/13, do Ministério das Cidades, e dos critérios adicionais de priorização que porventura venham a ser estabelecidos pelo Conselho Municipal de Habitação e obrigatoriamente publicados através de decreto municipal.

Informações do Blog da Resenha Geral.

Colunista
Nonato Lobo

Atendimento no Hospital Magalhães Neto em Brumado está suspenso, afirmam médicos da unidade

Quinta / 01 Out 2015 / 11h00



Foto: João Augusto/ Bahia do Povo

A saúde deficitária da cidade de Brumado sofrerá agora com a falta de médicos nos Hospitais, isso porque, a secretaria de saúde e a prefeitura do município, cortaram os atendimentos ambulatoriais e as cirurgias efetivas a partir desta quinta-feira (01) como relatou médicos em nota enviada a imprensa. Desta forma os profissionais , suspenderam os atendimentos não urgentes e emergentes como forma de protestar a favor da manutenção dos serviços que garantem o atendimento à população. Segundo informações a mais de cinco anos, esta medida é tomada com o objetivo de zerar as contas. Vale lembrar que estes atendimentos são obrigatórios e estão previstos em lei. Um fato que também está os médicos revoltados foi a não renovação dos contratos, já que os mesmos se encerraram na última quarta-feira (30), e a partir de hoje os profissionais da área  estão trabalhando por conta própria. O Ministério Público teria sido acionado e notificado a prefeitura, mas mesmo assim, os atendimentos não voltaram ao normal.

Colunista
Nonato Lobo

Aleluia parabeniza governo do PT por “aniversário da mentira da ponte” que não existe

Quinta / 01 Out 2015 / 10h40



“Está completando um ano que o então secretário estadual de Planejamento, José Sérgio Gabrielli, anunciou à imprensa que as obras da Ponte Salvador-Itaparica seriam iniciadas em agosto deste ano. Parabéns, governador Rui Costa, pelo aniversário de mais esta mentira do PT”, felicita ironicamente o deputado federal José Carlos Aleluia, presidente estadual do Democratas. “Daqui a pouco vamos comemorar uma década da mentira do Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), da duplicação da ponte do Pontal e da estrada Ilhéus-Itabuna. Desde as eleições de 2006, a proposta de governo do PT tem sido sempre mentir. Que o diga a presidente Dilma Rousseff, não é, Rui?”, diz Aleluia. Para o líder democrata, o tempo é o senhor da razão e está provando que mentira tem perna curta. “Governador, o senhor que foi o fiel escudeiro de Wagner e lhe deve a eleição, tente fazer diferente, pelo menos, na segurança pública”.

Colunista
Nonato Lobo

Macarani terá eleição suplementar no domingo (04)

Quinta / 01 Out 2015 / 10h00



As eleições suplementares para os cargos de prefeito e vice-prefeito da cidade de Macarani, a 500 km de Salvador, serão realizadas no domingo (4). Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os 13.357 eleitores (72,52% da população) do município irão eleger novos representantes após os antigos gestores públicos terem os diplomas cassados pelo órgão, por captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico, referente às eleições 2012. De acordo com a 91ª Zona Eleitoral, cartório responsável pelo registro de candidaturas, estão na disputa Armando de Souza Porto e Miller Silva Ferraz (prefeito e vice, respectivamente), na Coligação “Macarani Com Responsabilidade”; e Olisandro Pinto Nogueira e Nilton Cesar Meira Gonçalves, na Coligação “Eu Acredito! Macarani Tem Jeito”.

Colunista
Nonato Lobo

Realizada primeira audiência do caso 'Vanessa' em Caetité; ex marido é réu confesso

Quinta / 01 Out 2015 / 09h30



Foto Willian Silva/Caetité Notícias

Foi realizada na última quarta-feira (30) no Fórum Cesar Zama em Caetité,  a primeira audiência de instrução do caso Vanessa, que foi executada a tiros no dia 24 de julho de 2015. Réu confesso, Dennis Marcio saiu do carro algemado e escoltado por policiais civis. Quando ele chegava ao local, parentes da jovem fizeram  protesto pedindo justiça, o réu passou de cabeça baixa. Foram ouvidas as testemunhas de acusação e defesa. O processo está sendo dirigido pelo Juiz Dr. Eduardo das Neves Brito. Após essas audiências, o processo vai para o Ministério Público, que tem cinco (05) dias para as alegações finais. Logo depois, vai para a Defesa, para suas alegações e volta para o Juiz que decidirá se o réu vai o não a júri popular. Um forte esquema policial foi montado pela policia Civil e Militar. Guarnições permaneceram no local todo o tempo.

Colunista
Nonato Lobo

Deputado Daniel Almeida gasta R$ 4.365,80 em combustíveis em um só dia e no mesmo posto

Quinta / 01 Out 2015 / 09h20



Dois meses depois de ter ficado entre os deputados federais baianos que mais consumiram combustível utilizando a cota parlamentar no mês de junho, Daniel Almeida (PCdoB) continua com gastos elevados e bastante curiosos, de acordo com informações publicadas no Portal da Transparência da Câmara de Deputados. A “Blitz do VN” desta vez aponta para o fato de o deputado ter consumido mais de 1.287 litros de diversos tipos de combustíveis – entre Etanol Comum, Gasolina Comum, Óleo Diesel e Gasolina Aditivada – de uma só vez na Serto Revendedora de Combustíveis, situada na Dijalma Dutra, Sete Portas, em Salvador.

Colunista
Nonato Lobo

Barreiras tem mais de 100 focos de queimadas e aviões são enviados

Quinta / 01 Out 2015 / 09h00



Foto: Arquivo/ Bahia do Povo

A região de Barreiras, oeste da Bahia, já acumula 114 focos de incêndio florestal do dia 1° de setembro até esta quarta-feira (30), informou o gerente estadual fogo, João Noleto, do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), que integra o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). De acordo com o gestor da região, as queimadas são comuns em terrenos baldios, encostas de morro, matas ciliares, margem de rodovia, além restos de pastagem, e têm sido causadas por incineração de lixos e agravados pelas altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar e ventos intensos. Por conta da situação, a região oeste terá reforço no combate à queimadas com o envio de de dois aviões tanque (modelo Air Tractor) e um helicóptero. A informação foi divulgada na tarde desta quarta-feira (30) pelo Governo do Estado. Segundo o governo estadual, a ação faz parte da "Operação Bahia sem Fogo" e já conta, desde o início deste mês, com a atuação de um helicóptero, veículos tracionados e mais de 50 brigadistas e bombeiros militares, além de sete técnicos da fiscalização do Inema.

Colunista
Nonato Lobo

Prefeito de Brumado pode ser o próximo a cortar do próprio salário para ajustar as contas

Quinta / 01 Out 2015 / 08h30



Foto: Arquivo/ Bahia do Povo

Ao que tudo indica o prefeito de Brumado no sudoeste da Bahia, Aguiberto Lima Dias (PDT) será o próximo a reajustar o seu salário, bem como de todos os cargos de confiança. A informação foi dada por ele mesmo a manhã da última quarta-feira (30) após audiência pública. Ele explicou que terá de cortar na própria carne para consiga zerar suas contas e não seja penalizado pela lei de responsabilidade fiscal. O município está ao limite prudente de 57% de sua folha.

Colunista
Nonato Lobo

Assalto a carro-forte deixa segurança baleado em supermercado de Stella Maris

Quinta / 01 Out 2015 / 08h00



Um segurança e um criminoso foram baleados durante um assalto a um carro-forte no supermercado Hiper Ideal, em Stella Maris, no início da tarde desta quarta-feira (30). De acordo com informações da Central de Polícia, o carro-forte abastecia os caixas eletrônicos que ficam localizados dentro do mercado; a situação ocorreu por volta das 13h30. Seis assaltantes em três motos participaram do assalto. Na troca de tiros, um dos seguranças do carro-forte foi baleado, bem como um dos assaltantes. O segurança, que não teve a identidade revelada, foi atingido por quatro tiros e encaminhado ao Hospital Aeroporto. De acordo com o presidente do Sindicato dos Empregados nas Empresas de Carro Forte e Transporte de Valores do Estado da Bahia (Sindforte), Edson Freitas, ele está fora de perigo. "Ele estava com o colete. Está consciente e passa bem", disse. Já o assaltante foi atingido no abdômen e socorrido por policiais, após uma perseguição que terminou na entrada de Stella Maris, para o Hospital Menandro de Farias, em Lauro de Freitas. Após o crime, o mercado fechou.