Bahia do Povo

Resultado da busca pelo arquivo de "09/2015"

Colunista
Nonato Lobo

Operação policial prende autores de furtos de fios de cobre no parque eólico de Caetité

Sexta / 25 Set 2015 / 08h30



Foto: Divulgação/Polícia Militar

Após intensa investigação, a equipe da policia civil de  Caetité, em parceria com policias da 94 CIA da polícia Militar, na manhã da última quinta-feira (24),deflagraram uma operação policial para prender os autores dos furtos de fios de cobre no parque eólico de Caetité de responsabilidade da empresa RENOVA ENERGIA.  Foram presos Marcelinio Batista dos Santos, vulgo CHICO, de 27 anos de idade, Marcio Batista dos Santos, vulgo TEL,de 29 anos de idade e  Jussimar Brito da  Silva, de 29anos de idade, os três furtavam os fios de cobre e vendiam para Jose Maria Nunes de Souza, vulgo PRETO,com quem foram apreendidos 800kg de fios de cobre. Foram apreendidos ainda, três veículos, um corsa azul, placa JMP4920, um gol cinza, placa DCE6950 e um Fiat Palio, cinza, placa DII2516. os veículos foram utilizados para transportar o furto. As diligencias continuam, pois falta prender o restante do grupo que está foragido.

Colunista
Nonato Lobo

Márcio Victor anuncia 'arrastão' na Liberdade para festejar aniversário em Salvador

Sexta / 25 Set 2015 / 08h03



Foto: Elias Dantas/Ag. Haack

Márcio Victor, vocalista da banda Psirico, anunciou nesta quinta-feira (24) que vai comemorar o aniversário com o tradicional "arrastão" no domingo (27), no bairro da Liberdade, em Salvador, bairro onde viveu durante muito tempo. A festa tem saída da Lapinha em direção ao bairro Guarani e está programada para começar às 17h30. "Eu sou louco pelo povo da Liberdade e a festa é sempre muito linda, me sinto no Carnaval de Salvador, recebo tanto carinho que nem sei como retribuir, eles são os melhores convidados para minha festa", disse o vocalista por meio de nota oficial enviada à imprensa. A data oficial do aniversário do cantor é na sexta-feira (25), mas a festa foi adiada para o domingo para que a população pudesse participar.

Colunista
Nonato Lobo

Ex-prefeito Emerson Leal é condenado por improbidade administrativa em Livramento

Quinta / 24 Set 2015 / 16h38



Foto: Reprodução

O ex-prefeito do município de Livramento de Nossa Senhora, no Sudoeste Baiano, foi condenado por improbidade administrativa a pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Guanambi. Emerson José Osório Pimentel Leal, ex-presidente da  Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e pai do deputado estadual Emerson Leal (PSL),  é acusado de administrar incorretamente recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), provocando desabastecimento em escolas da cidade.  De acordo com a sentença, nos anos 2000 e 2001, o FNDE repassou ao município cerca de R$ 188 mil e R$ 202 mil, respectivamente, para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Neste mesmo período, foram realizados 20 processos licitatórios para aquisição de gêneros alimentícios de longa duração, como leite em pó, biscoitos e açúcar,o que poderia ter sido feito por meio de uma licitação apenas. O fracionamento indevido das compras provocou a falta de alimentos nas escolas. O réu chegou a se defender alegando ter agido de tal maneira para aproveitar os recursos disponíveis no mercado e ampliar a competitividade entre os fornecedores, mas a contestação não foi acatada.  Para o Ministério Público Federal “a falta de alimentos nas escolas foi ocasionada tão somente pela atitude do demandado em determinar a realização de inúmeros procedimentos licitatórios”. Ao julgar procedente o pedido formulado pelo MPF em Guanambi e com base no art. 12, II, da Lei 8.429/92, a Justiça Federal decretou ao ex-prefeito: perda da função pública, caso ainda em exercício; suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos; proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais pelo mesmo período e multa civil correspondente a dez vezes o valor da última remuneração recebida no cargo de prefeito do município de Livramento de Nossa Senhora.

Colunista
Nonato Lobo

Treze pessoas ligadas ao tráfico e roubo a banco são presas em Itapetinga

Quinta / 24 Set 2015 / 15h33



Treze pessoas foram presas na madrugada desta quinta-feira (24), no município de Itapetinga, na região centro-sul da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, responsável pela operação, dois mandados de prisão preventiva foram cumpridos contra Genivaldo Souza Moreira Santos, o “Geni”, líder da quadrilha, e Rafael Amaral de Jesus; os dois já se encontravam presos, respectivamente, na  Penitenciária Lemos Brito, em Salvador, e no Presídio de Jequié. Ainda segundo a polícia, envolvidos com tráfico de drogas, homicídios e explosões a caixas eletrônicos no interior, os criminosos são responsáveis pelo ataque, em 14 de março, a uma agência bancária, na cidade de Itororó, na qual não levaram dinheiro. Em cinco meses de investigação sobre a tentativa de roubo ao banco, a polícia descobriu que o grupo é responsável pela  morte de três traficantes rivais, em Itapetinga. A operação prendeu também integrantes da família do líder Genivaldo: Liliane Ribeiro dos Santos, esposa, Alan Ribeiro dos Santos, cunhado, e Danilo Moreira Rocha Silva, concunhado. Além deles, por envolvimento em homicídios, tráfico de drogas e posse de arma e explosivos, foram presos: Adriano Pereira Martins, Jordan Carvalho dos Santos, Janílio Rosa Santos, Carlos Lima da Silva, Rodrigo Gomes Carvalho, Ricardo Lima Damasceno e Carmilton  Souza Brito (prisão temporária) e Osvaldino de Jesus Oliveira, em flagrante, por estar com uma banana de dinamite. Com a quadrilha foram apreendidos três revólveres calibre 38, todos municiados, uma banana de dinamite, 41 “buchas” de maconha, três “pinos” de cocaína e três pedras de crack. Com exceção daqueles que já se encontram em presídios, os demais estão custodiados na Coorpin/Itapetinga, à disposição da Justiça.

Colunista
Nonato Lobo

Jovem agride companheira e bebê deficiente durante briga em Caetité

Quinta / 24 Set 2015 / 15h19



Foto: Divulgação/Polícia Militar

Uma jovem e o seu bebê de um ano foram agredidos durante uma discussão com o companheiro dela, Valnei Silva Cabral, de 20 anos, em Caetité, no Centro-Sul da Bahia. O crime aconteceu nesta última quarta-feira (23) na casa do casal, no bairro de Buenos Aires. Valnei, mais conhecido como Índio, agrediu a mulher após Patrícia Patielle dizer que ele não era o pai da criança. Vizinhos do casal tentaram conter a briga e também foram agredidos por Valnei. A PM esteve no local e o rapaz foi conduzido para a delegacia da cidade. Segundo o titular da Polícia Civil de Caetité, Clécio Magalhães Chaves, a jovem não quis registrar queixa contra o companheiro, alegando que a culpa da agressão foi dela. O delegado disse que Patrícia relatou ter provocado a briga e xingado Valnei. Ela também se recusou a fazer o exame de corpo delito. A jovem e a criança, que é deficiente visual, passam bem. Ainda de acordo com o delegado Chaves, mesmo sem Patrícia dar queixa contra Valnei, ele vai responder na Justiça porque a agressão foi constada e existem testemunhas do caso. Por conta disso, ele poderá ser indiciado pelo crime de lesão corporal. A polícia já entrou com um pedido de prisão preventiva.

Colunista
Nonato Lobo

Vigilância Sanitária apreende 72 kg de carne clandestina em açougue no centro de Brumado

Quinta / 24 Set 2015 / 14h44



Foto: Reprodução

Atendendo pedido do Ministério Público, agente da Vigilância Sanitária da cidade de Brumado, realizaram na última quarta-feira (23) vistoria em açougues da cidade de Brumado, sudoeste da Bahia. Segundo informações denuncias foram feitas relatado que alguns estabelecimentos estariam vendendo carne de procedência duvidosa. Somente em um comercio foi encontrado irregularidades, onde vigilantes apreenderam 72 quilos de carne de abate clandestino e acondicionada de maneira inadequada, sendo comercializada fora dos padrões determinados para o consumo. A mesma foi apreendida e apresentada na delegacia para registro da ocorrência e logo em seguida foi encaminhada para incineração.

Colunista
Nonato Lobo

Vereador que fazia investigação de irregularidades em Livramento é agredido e vira acusado de agressão a motorista

Quinta / 24 Set 2015 / 14h05



O vereador Cidão vem denunciando irregularidades e prestou queixa na delegacia de Bruamdo contra motorista que teria agredido ele

A cidade de Livramento, sudoeste da Bahia, tem vivido nos últimos dias uma grande polêmica no meio político. Tudo teve início quando o vereador Aparecido Lima (Cidão) passou a denunciar uma máfia envolvendo o aluguel de carros na atual administração. Segundo informações quando por conta própria “Cidão” fazia investigações de um suposto ônibus que ele já havia denunciado na Tribuna da Câmara como estando sendo alugado pela Prefeitura de Livramento más seguia sempre para a cidade de Brumado com passageiros, o motorista do coletivo irmão do também vereador Joaquim da Silva identificado como  Arnaldo, teria se desentendido com Cidão, pois o mesmo fotografava seu veículo. A polêmica se instalou quando ambos acusam um ao outro de agressão.

Dono de ônibus mostra ematoma (Foto: WhatsApp)

 

Veiculado em um site local Arnaldo acusa o vereador de ter iniciado as agressões verbais e físicas, mostrando até um lesão na região da barriga. O vereador, foi ainda mais longe, e prestou queixa na delegacia de Brumado, onde a agressão teria ocorrido. Segundo a ocorrência, ele estava fotografando o veículo, quando Arnaldo já chegou agredindo verbalmente e dando empurrões, alegando que o ônibus era dele e que não era para tirar fotos. A atual administração municipal vem sendo alvo de várias criticas e denúncias por parte do vereador Aparecido Lima. Isto estaria causando enorme desconforto para pessoas ligada a atual administração, inclusive para o dono do ônibus, que teria um contrato  de fachada com a prefeitura.

Colunista
Nonato Lobo

Operação Corsário combate tráfico de drogas no extremo sul da Bahia

Quinta / 24 Set 2015 / 13h15



Foto: Divulgação

A Polícia Federal em Porto Seguro, com o apoio da CIPA Mata Atlântica, deflagrou na manhã desta quinta-feira (24), a Operação Corsário, que visa desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico de entorpecentes, sediada no extremo sul da Bahia. Estão sendo cumpridos 22 mandados de prisão preventiva e 4 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Porto Seguro e Eunápolis, na Bahia. Durante as investigações foram apreendidas cerca de 21 pistolas, dois fuzis de assalto, uma submetralhadora, cerca de 1000 munições de diversos calibres, aproximadamente 32 kg de cocaína em pasta base, além de cerca de R$ 20.000,00 em espécie. O arsenal pertencente à organização criminosa foi apreendido em incursão realizada pela Polícia Federal e pela CIPA Mata Atlântica no dia 18 de agosto, em uma propriedade pertencente a um cidadão português, localizada em uma ilha nas margens do Rio Buranhém. No dia 04 de agosto, a CIPA Mata Atlântica localizou e desmontou um laboratório de refino de cocaína, em uma residência situada no bairro Campinho, operado pela organização criminosa. Na oportunidade, cerca de 20kg de cocaína foram apreendidos, tendo sido três homens presos em flagrante delito. As investigações apontam ainda a participação de pelos menos dois investigados na operação, em um confronto com policiais federais no dia 30 de março quando estes chegaram a disparar contra os policiais com fuzis de assalto, os quais, segundo apurado, seriam utilizados em roubos a estabelecimentos bancários na região. Os membros da Organização são investigados pela prática dos delitos descritos nos artigos 33 (tráfico de entorpecentes), 35 (associação para o tráfico), 40 (tráfico interestadual) da Lei 11.343/2006, e pelos artigos 16 (posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito) da Lei 10826/2003(Estatuto do Desarmamento). Os presos na operação ficarão custodiados no presídio de Eunápolis, onde permanecerão a disposição do Juízo da Vara Crime de Porto Seguro.

Colunista
Nonato Lobo

BR-030: Acidente com dois caminhões deixa feridos na Serra dos Brindes em Guanambi

Quinta / 24 Set 2015 / 11h03



Foto: Bahia do Povo

Palco de vários acidentes um lugar que merece cuidado redobrado é o trecho da BR-030 já na cidade de Guanambi conhecido como Serra dos Brindes. No inicio da manhã desta quinta-feira, mais acidente engrossou as estatísticas do local. Segundo informações um caminhão carregado de maracujá tombou, depois do condutor perder o controle do veículo que foi parar na lateral da pista. Outro caminhão que vinha atrás, não conseguiu frear e acabou colidindo no fundo do veículo. A carga de maracujá se espalhou em um dos lados da pista. Segundo nossa reportagem na cidade de Guanambi, o SAMU-192 prestou os primeiros socorros aos feridos e em seguida os dois motoristas foram encaminhados ao Hospital da cidade com ferimentos leves.

Foto: Bahia do Povo

Colunista
Nonato Lobo

Justiça descobre fraude de R$ 100 mi em empresa de Feira de Santana

Quinta / 24 Set 2015 / 10h03



Foto: Reprodução/Tv Bahia

Investigação da Justiça do Trabalho em Feira de Santana, na Bahia, detectou uma fraude de aproximadamente R$ 100 milhões. A investigação começou após 1.200 funcionários terem recorrido à Justiça para receber salários atrasados e dívidas trabalhistas da empresa Plascalp, que decretou falência. A investigação aponta que representantes da empresa depositaram cerca de R$ 100 milhões em nome de laranjas para não pagar as dívidas. Depois de oito anos, a Justiça conseguiu penhorar R$ 50 milhões em dinheiro e R$ 100 milhões em bens materiais do grupo de pessoas físicas e jurídicas relacionadas à empresa. A Plascalp, que vendia produtos cirúrgicos, fechou as portas no ano de 2007 e deixou uma dívida trabalhista no valor de R$ 80 milhões, com alegação de falência. Foram em torno de 700 processos vinculados às varas do Trabalho de Feira de Santana e Salvador e mais de 50 advogados envolvidos no caso. De acordo com a Justiça, o dinheiro da Plascalp estava espalhado com 53 pessoas e 81 empresas, todos apontados como “laranjas”. Eles vão responder por crimes financeiros. Em nota, o advogado dos donos da Plascalp, Dante Pereira, criticou a condução do processo na Justiça do Trabalho e prometeu recorrer da decisão.

Colunista
Nonato Lobo

Grande quantidade de animais soltos nas ruas vira piada nas redes sociais

Quinta / 24 Set 2015 / 09h35



Foto: Reprodução/ WhatsApp

A grande quantidade de animais nas ruas de Brumado, que vem sendo noticiado quase que diariamente na mídia, tem tomado grandes proporções,  já que o assunto foi recentemente debatido na Câmara de Vereadores, e está sempre nas conversas de populares, principalmente nos aplicativos sociais. A queixa é de toda a população que tem visto neste animais uma grande ameaça por conta de doenças que eles podem transmitir ou até causar algum acidente. Se tempos atrás a grande quantidade de cachorros já incomodava e deixava todos temerosos, pois não se sabia se estes eram ou não vacinados, surge agora também na cidade grande quantidade de equinos.  Apesar de ser uma situação gravíssima, o brumadense, tem mostrado que além de tudo é criativo, e tem aproveitado desta situação para expressar a sua indignação de forma inteligente e bem humorada, tanto que tirinhas já surgiram no aplicativo WhatsApp. Em uma delas é possível contar 13 cachorros em pleno centro da cidade, dois deles empreendem um dialogo se sentindo incomodados com a "invasão" dos cavalos que como eles estão em toda parte. Na outra imagem uma grande quantidade de equinos circula em um situação aparentemente desconfortável, e um deles diz "Brumado tá ficando apertado". Provavelmente feitas pela mesma pessoa as imagens expressam bem o que o cidadão tem vivido, já que são nulas as soluções para tirar estes animais das ruas.

Foto: Reprodução/ WhatsApp

Colunista
Nonato Lobo

Polícia divulga fotos de casal que manteve jovem em cárcere privado em Conquista

Quinta / 24 Set 2015 / 08h20



Foto: Divulgação

Na tarde da última quarta-feira (23) foram apresentadas para a imprensa as fotos do casal foragido, Eliana Almeida de Araújo, 40 anos, e Antônio Bispo dos Santos, 31 anos, acusados de manter em cárcere privado e torturar uma jovem de 22 anos. De acordo com a delegada titular da Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher (DEAM), Dra. Decimária, a divulgação das imagens podem avançar as investigações para a Polícia chegar até os sujeitos. A vítima foi encontrada, após denúncias de vizinhos que ouviram gritos da casa onde a vítima estava. No local, os militares encontraram uma cela onde a vítima ficava acorrentada. Ao ser resgatada, a vítima contou aos militares que não tinha noção de quanto tempo estava ali e informou que era estuprada pelo seu "patrão" e espancada pela sua "patroa", que queimava com ferro de passar roupa. A mãe da vítima relatou que sua filha estava desaparecida há mais de três meses.

   

 

 

 

Colunista
Nonato Lobo

Jovem deixa mensagem de despedida e desaparece em Itapetinga

Quinta / 24 Set 2015 / 08h00



Na última segunda, dia 21 de setembro, o jovem Cristiano Moura Pereira, de 24 anos, funcionário de uma mercearia em Itapetinga, deixou uma mensagem de despedida direcionado à sua família e desde então não deu mais notícias. Segundo o site Itapetinga Agora, familiares e amigos de Cristiano estão preocupados com o sumiço, uma vez que na mensagem escrita pelo jovem, ele chega a pedir desculpas, o que pode caracterizar o objetivo de alguma medida drástica, como o suicídio. Os familiares disponibilizaram uma imagem do rapaz, para que fosse publicada na imprensa e eles pedem que qualquer informar acerca de Cristiano pode ser passada às polícias Militar e Civel, através dos telefones 190 e 197 respectivamente.

Colunista
Nonato Lobo

Por seis votos a três legislativo reprova contas do prefeito de Malhada de Pedras

Quarta / 23 Set 2015 / 15h51



Foto: Nonato Lobo/ Bahia do Povo

Em sessão realizada na noite de dessa terça-feira (22), a Câmara Municipal de Malhada de Pedras reprovou as contas do atual prefeito VALDECI ALVES BEZERRA ( PT), o na exercício de 2013. A maioria dos vereadores acompanhou o parecer do Tribunal de Contas do Estado cujo o parecer pedia a reprovação das contas em função de várias irregularidades encontradas pelos auditores. A sessão foi acompanhada por grande número de pessoas. Por seis votos a três veio a reprovação por parte dos vereadores da casa. Agora com a negação por parte da legislativo Ceará, caso seja julgado e condenado pela justiça eleitoral, corre o risco de ficar inelegível por até 8 anos.

Colunista
Nonato Lobo

Incêndio atinge tanque de gás em refinaria de Madre de Deus

Quarta / 23 Set 2015 / 15h35



Foto: Bahia do Povo

Um incêndio de grandes proporções atingiu, na manhã desta quarta-feira (23), um tanque de gás na Refinaria Landulpho Alves (RLAM), localizada no bairro de Suape, na cidade de Madre de Deus (BA). O fogo foi controlado por meio de ação conjunta do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, equipe interna da empresa e demais empreendimentos vizinhos. De acordo com a Petrobras, a situação ocorreu por volta das 9h30 e foi identificada como um princípio de incêndio no Parque de GLP Maria Quitéria, no Terminal Aquaviário de Madre de Deus (Temadre). A empresa informou ainda que não houve feridos e as operações do terminal foram imediatamente interrompidas. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de Madre de Deus, a comunidade do Suape, onde fica o Parque Maria Quitéria, foi evacuada.

Foto: Bahia do Povo