Bahia do Povo

Resultado da busca pelo arquivo de "09/2015"

Colunista
Nonato Lobo

Médico que decapitou bebê durante parto em Itapetinga diz que salvou a mãe com procedimento

Terça / 29 Set 2015 / 14h45



O médico obstetra Rubem Moreira Santos, que foi afastado por decapitar um bebê durante o parto, aceitou ser entrevistado na tarde desta segunda-feira (28). Ele lamentou a morte do bebê, mas garante que realizou todos os procedimentos da maneira correta, conseguindo salvar a mãe. O parto aconteceu no dia 6 de setembro, no Hospital Cristo Redentor, em Itapetinga. Segundo o médico, ele não acompanhou a gravidez em questão, era apenas o obstetra de sobreaviso do hospital. "Como é rotineiro, tem um médico de plantão que interna a paciente e chama a gente para fazer a avaliação. Ela não foi avaliada por um obstetra durante os nove meses de gravidez. Chegou sem ultrassom, fizemos depois", conta. Rubem diz que realizou todos os exames de rotina, como avaliação da placenta e posição do bebê. "O parto começou, a mamãe começou a fazer força e apareceu a cabeça (do bebê). É sabedoria popular: passou a cabeça, passa o resto. Mas aí não passou. Tenho 40 anos fazendo parto, isso nunca me aconteceu". De acordo com o médico, após aparecer a cabeça, é preciso retirar a criança em até três minutos. "Os minutos passaram e não consegui tirar; a criança perdeu a circulação. Chamei o anestesista que fica de sobreaviso, ele veio imediatamente e aplicou uma anestesia geral. Tinha ainda uma enfermeira e dois técnicos de enfermagem. Ninguém conseguiu puxar a criança", conta. Após a morte do bebê e o fracasso em retirá-lo, o médico disse que o procedimento de degola era o correto para salvar a vida da mãe. "Tinha que ser feito exatamente o que eu fiz. Chamei o pai, expliquei a situação e pedi autorização a ele. Era preciso tomar essa posição radical para salvar a mãe", afirma, adicionando que o pai autorizou o procedimento.

Colunista
Nonato Lobo

Família de jovem denuncia médico do hospital por agressão verbal e diz que ele desvia pacientes para sua clínica particular

Terça / 29 Set 2015 / 14h05



Foto: João Augusto/ Bahia do Povo

O caos que vive a saúde de Brumado, teve mais um capítulo na manhã desta terça-feira (20), onde um família denunciou um médico obstetra que estava atendendo no Hospital Magalhães Neto no último final de semana. Segundo informações, a família de uma jovem de 15 anos que teve um filho na unidade teria sido tratada com arrogância pelo médico que chegou até agredi-los verbalmente. A família afirma ainda que este obstetra estaria encaminhado as gestantes para sua clínica particular, mesmo com o hospital disponível para realizar o parto. Indignados os familiares da adolescente acionaram o Ministério Público e pedem explicações da secretária de saúde do município.

Colunista
Nonato Lobo

Mulher acusada de manter jovem em cárcere privado em Conquista é presa e diz que maltratava ela por ciúmes

Terça / 29 Set 2015 / 10h40



Eliana Almeida de Araújo foi presa na noite desta segunda-feira, 28, na cidade de Manoel Vitorino. Ela e o esposo, Antonio Bispo dos Santos, são acusados de manter uma jovem em cárcere privado, além de estuprar, torturar e espancar, em Vitória da Conquista. A acusada foi presa pela PM de Manoel Vitorino, após uma denúncia anônima informando que o casal estaria na casa da irmã de Antônio. Quando a polícia chegou ao imóvel, Antônio conseguiu fugir pulando os muros das casas vizinhas. Eliane não teve a mesma sorte e foi presa dentro de casa. Aos militares a acusada teria alegado que torturou a jovem por ela ter um caso com seu esposo.

Colunista
Nonato Lobo

Policiais da PETO apreendem arma em estrada de Brumado

Terça / 29 Set 2015 / 10h00



Na última segunda-feira (28) em operação realizada nas estradas vicinais do município de Brumado que busca coibir a ida de marginais para zona rural  policiais do Pelotão Tático Operacional  (PETO) apreenderam 01 Espingarda Cal. .32, 15 cartuchos carregados .32, 02 cartuchos deflagrado, Material para recarregar cartuchos, 01 chamador de pássaros silvestres. Todo material foi apresentado na delegacia local.

Colunista
Nonato Lobo

Jovem mata irmão na BA em briga por controle remoto após jogo na TV

Terça / 29 Set 2015 / 09h30



Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um jovem foi preso após matar o próprio irmão com um canivete durante uma briga por causa de um controle retomo, em um povoado da cidade de Utinga, região da Chapada Diamantina, na Bahia. Segundo informações da Polícia Civil do município, o crime ocorreu no domingo (27), logo após os irmãos terem assistindo juntos pela televisão a partida entre São Paulo e Palmeiras, que se enfrentaram pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O agressor, Michael Jackson Moreira da Silva, de 22 anos, disse que pediu o controle remoto ao irmão, Alex Sandro Moreira da Silva, de 27 anos, para ver em outros canais os placares dos demais jogos da rodada, mas que ele teria se negado a entregar o aparelho e ainda teria desligado a televisão. Conforme o delegado Henrique Lustosa, que investiga o caso, os dois irmãos moram na mesma casa com a mãe, mas não se davam bem. Durante a briga, Michael informou que o irmão ainda teria tentado enforcá-lo.  Alex Sandro ainda chegou a ser socorrido por vizinhos e encaminhado a um hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos. Michael Jackson foi preso em flagrante logo depois do crime, pela Guarda Municipal. Na delegacia da cidade, ele confessou o crime.

Colunista
Nonato Lobo

Bahia: Dois são presos por estuprar adolescente de 14 anos e divulgar vídeo na internet

Terça / 29 Set 2015 / 09h00



Foto: Reprodução

Um jovem de 19 anos foi preso e um adolescente de 17 anos apreendido na última sexta-feira (25), acusados de estuprar e filmar uma adolescente de 14 anos no município de Guaratinga, na região sul da Bahia. De acordo com informações da delegacia, o adolescente gravou um dos estupros e ameaçou divulgar o vídeos e imagens do ato caso a menina se recusasse a ter novamente relações sexuais com ele. Assim, ele conseguiu atrair a jovem para uma casa onde ela foi estuprada novamente. A polícia investiga a participação de mais dois adolescentes no crime. "Mesmo assim, ele divulgou o vídeo e fotos do esturpo no WhatsApp", contou o delegado Sinézio Vieira Jr., titular da Delegacia de Guaratinga. Segundo o delegado, há cerca de 88 páginas com as ameaças sofridas pela adolescente. Os presos negam o crime. Nesta segunda-feira (28), a adolescente fez um exame de corpo de delito. O laudo deve ser liberado em até dez dias. Ainda de acordo com Vieira, a vítima vai passar por um acompanhamento psicológico. Tanto o jovem de 19 anos quanto o adolescente estão detidos na Delegacia de Guaratinga, uma vez que não há uma delegacia específica para adolescentes no município.  Ainda segundo informações do titular da Delegacia de Guaratinga, abuso e exploração de menor é o principal delito cometido no município. "Foram 35 inquéritos abertos só nos últimos três anos. Várias pessoas já foram presas, mesmo assim isso não tem inibido o surgimento de novos casos", revela Vieira.

Colunista
Nonato Lobo

Dois cemitérios estão em total situação de abandono em Distrito de Brumado

Terça / 29 Set 2015 / 08h30



Foto: Leitor

Não é somente a cidade de Brumado que vem sofrendo descaso dos governantes, más também a zona rural, especificamente no distrito de Cristalândia, é alvo do descaso. Segundo um morador do local que vive hoje na cidade, más sempre vai ao distrito, relatou que dois cemitérios estão em total situação de abandono. São 27 anos sem nenhuma ação nos dois locais que estão totalmente deteriorados. Um está localizado dentro do distrito e um fora da comunidade, atualmente o cenário é de guerra, o mato está grande, a terra vermelha toma conta das carneiras e muitas delas estão totalmente arrebentadas. Pedindo melhorias o popular disse "Por que será que o descaso lá é tanto? Seria porque o voto lá é sempre mais fácil?" questionou ele indignado.

Colunista
Nonato Lobo

Gatos são mortos por envenenamento em Livramento

Terça / 29 Set 2015 / 08h03
Autor(a): Livramento Hoje



Sete gatos morreram após ingerirem peixe envenenado com chumbinho no último domingo (27), no Bairro Tomba, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Segundo a proprietária dos animais, não há informações sobre o autor do crime e não entende o porquê do envenenamento, pois os animais não causavam transtorno à comunidade. Ele informou que não teve como evitar a crueldade, pois a gata trouxe o peixe da rua envenenado e compartilhou com seus filhotes. Quando percebeu, todos já estavam agonizando. Cabe lembrar, que  maus tratos contra animais são hoje disciplinados pela Lei 9.605/98, em seu artigo 32, que assim dispõe: "Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa. § 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos. § 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal."

Colunista
Nonato Lobo

Três ficam feridos após carro desviar de animal e bater contra poste em Teixeira de Freitas

Segunda / 28 Set 2015 / 15h30



Foto: Edvaldo Alves/ site: Liberdadenews

Dois homens ficaram gravemente feridos e uma mulher sofreu lesões leves após o carro de passeio onde estavam bater contra um poste ao desviar de animal. O acidente aconteceu na altura do Km-1, da BA-290, no trecho entre os municípios de Teixeira de Freitas e Alcobaça, na região do extremo-sul da Bahia, na noite de domingo (27). A situação foi registrada por volta das 18h. Segundo informações Polícia Rodoviária Estadual (PRE), ao tentar desviar do animal, o condutor do veículo teria perdido o controle da direção. Ainda segundo a polícia, após a batida, as vítimas foram socorridas por uma equipe de emergência do Samu para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. O estado de saúde delas é desconhecido.

Colunista
Nonato Lobo

Desgovernado, carro colide com casas e derruba dois postes em Vitória da Coquista

Segunda / 28 Set 2015 / 15h00
Autor(a): Resenha Geral



Foto: Roberto Silva

Um veículo perdeu o controle e acabou provocando danos em casas e rede elétrica do bairro Recreio, em Vitória da Conquista. O GM Chevette perdeu o controle na Rua Waldemar Sá Porto, próximo a Igreja Nossa Senhora das Graças, subiu na calçada e só parou após bater em um poste. O acidente ocorreu por volta das 8 horas desta segunda-feira (28) e acabou comprometendo o fornecimento de energia de várias ruas do bairro. Um poste foi arrancado do chão e outro se rompeu ao meio, devido o impacto. A rua, uma das principais ligações entre o centro e Candeias, ficou interditada para o reparo. O motorista foi encaminhado ao hospital, seu estado de saúde ainda é desconhecido.

Colunista
Nonato Lobo

Mulher é alvejada com três tiros após casa ser invadida por elementos durante a madrugada em Brumado

Segunda / 28 Set 2015 / 14h30



Foto: Bahia do Povo

Uma tentativa do homicídio foi registrada na madrugada desta ultimo segunda-feira (27) em Brumado. O fato teria ocorrido na Rua Isaura Caíres Meira, no Bairro Malhada Branca onde segundo informações, elementos encapuzados, teriam invadido uma casa, após passar por um terreno ao lado, e deferido tiros nas pessoas que dormiam sendo que 3 disparos atingiram uma mulher, ainda não identificada. O SAMU-192 foi acionado e prestou os primeiros socorros a mulher baleada que foi encaminhada ao Hospital Magalhães Neto em Brumado. O atentado pode ser alvo de um desentendimento entre os moradores da casa e outros dois homens que teriam prometido vingança.

Colunista
Nonato Lobo

Cavalgada da Amizade: Adquira já o seu ingresso com preço promocional de 1º lote

Segunda / 28 Set 2015 / 14h00



As vendas de ingressos estão a todo vapor e a Cavalgada da Amizade promete ser recorde de público já que os ingressos com o preço promocional de primeiro lote estão se esgotando. A produção disponibilizou vários pontos de vendas em Brumado, Vitória da Conquista e ainda, comissários em toda região, para que o folião possa fazer parte do evento que já está em sua terceira edição de sucesso absoluto e, que este ano conta com a presença de várias comitivas da Bahia. Nesta edição, o evento conta com uma estrutura ainda maior que será montada no Parque de Exposições. O espetáculo chamado Cavalgada da Amizade terá comidas e bebidas a vontade na pista e no camarote, além de várias apresentações musicais - entre elas; a dupla Gino & Geno, Gilvan da Paraíba, Ed Rossi e Trio Capu de Fusca. Marque em sua agenda! Porque dia 22 de novembro Brumado vai parar. Adquira já o seu ingresso com preço promocional de primeiro lote em Tiazinha distribuidora, Bar do Rei, W Man, Selaria Silveira na Praça do Mercado, Bocas Grill, na Banca Central em Vitória da Conquista e comissários autorizados - somente R$ 100,00. O evento conta ainda com o Camarote Premium. Maiores informações, 77 9968 2901 ou 9807 3363. Realização: Adão Dias e Robertinho Motos.

Colunista
Nonato Lobo

Mesmo perdendo para Luís Eduardo seleção de Brumado consegue classificação

Segunda / 28 Set 2015 / 11h05



Foto: Nonato Lobo/ Bahia do Povo

Jogando na cidade de Luís Eduardo Magalhães a seleção brumadense perdeu pelo placar de 4x1 para o time local. O time de Brumado venceu a primeira partida pelo de placar 3x2, viu a vantagem de um gol se acabar ainda no primeiro tempo, más um gol do atacante Boca, deu uma esperança, que não foi confirmada no segundo tempo com os dois gols do selecionado de LEM. Com o resultado negativo,  Brumado apesar de ter perdido, conseguiu classificação sendo uma das melhores campanhas nas duas primeiras fases do Intermunicipal 2015. Vale ressaltar que o time só viajou com apenas 13 jogadores pois na cidade um campeonato de futsal e grande parte do time decidiu ficar para jogar, o que teria atrapalhado bastante e causou bastante indignação a Liga Brumadense, que ainda relatou que a secretária esta custeando somente o ônibus enquanto outras seleções tem dado todo suporte e apoio.

Colunista
Nonato Lobo

Eclipse total faz superlua desaparecer do céu do Brasil

Segunda / 28 Set 2015 / 10h00



Foto: Nonato Lobo Fotografia

Observar a lua mais de perto e, na mesma noite, vê-la sumir momentaneamente. Este é o fenômeno que os brasileiros puderam presenciar neste domingo (27) à noite, durante a eclipse lunar total não apenas da lua, mas de uma superlua. O satélite natural do planeta em que habitamos estará mais próximo de nós durante toda a noite, fazendo com que tenha um tamanho maior. Durante  boa parte desse período, foi possível perceber a sombra da Terra impedindo a iluminação da lua. Coincidência que só ocorre uma vez a cada 30 anos, a superlua e o eclipse lunar total foram vistos no céu de alguns países nesta noite. O eclipse pôde ser apreciado no Brasil porque a lua entrou na sombra da Terra quando já era noite no país. Já a superlua ocorre porque a órbita da lua, isto é, o caminho que a lua faz ao redor da Terra, não é circular. Com isso, o satélite se aproxima mais da Terra uma vez por ano, ocasionando o fenômeno.

Colunista
Nonato Lobo

Agência bancária pega fogo após tentativa de arrombamento em Barra do Choça

Segunda / 28 Set 2015 / 09h30



Foto: Reprodução

Uma agência do Banco do Brasil pegou fogo durante uma tentativa de arrombamento a um caixa eletrônico em Barra do Choça, no centro-sul da Bahia. O crime aconteceu na manhã deste domingo (27), por volta das 6h, na Alameda do Comércio, no centro da cidade. Segundo informações da 79ª Companhia Independente da Polícia Militar (79ª CIPM), os criminosos tentaram arrombar o caixa usando um maçarico, mas não conseguiram. A máquina pegou fogo e o incêndio atingiu também a parte frontal da agência. Os bombeiros foram chamados e chegaram ao local por volta das 8h. A agência ficou parcialmente destruída e o vidro da porta principal ficou quebrado por conta de pequenas explosões que aconteceram dentro do banco. De acordo com a polícia, ninguém ficou ferido. Os suspeitos fugiram sem conseguir levar o dinheiro. Ainda não há informações sobre quantos homens participaram da ação. Até o momento, ninguém foi preso.