Bahia do Povo

Resultado da busca pelo arquivo de "09/2015"

Colunista
Nonato Lobo

Bancários da região sudoeste entrarão em greve na próxima terça (06)

Quarta / 30 Set 2015 / 16h21



Foto: Divulgação

Os bancários que compõem a base de Vitória da Conquista e região estiveram reunidos em assembleia para avaliar contraproposta oferecida pelos bancos. A categoria recusou, por unanimidade, e deliberou pela deflagração da greve por tempo indeterminado a partir do dia 06 de outubro. A Campanha Nacional dos Bancários teve início no dia 11 de agosto com a entrega da minuta à Fenaban. Após quatro rodadas de negociação, os representantes dos bancos se negaram a assumir compromisso com a manutenção dos empregos e não propuseram melhorias para a saúde dos trabalhadores, condições de trabalho, segurança e igualdade de oportunidades. No último dia 25, os bancos apresentaram a pior proposta de reajuste da remuneração dos últimos anos: 5,5% em todas as verbas, sendo que a categoria reivindica 16%. O valor oferecido pelos bancos nem mesmo repõe a inflação, que acumulou 9,88% até o início de setembro. Na segunda-feira (5), a categoria se reúne mais uma vez em assembleia para organização da greve ou deliberar sobre uma nova proposta, caso seja apresentada.

Colunista
Nonato Lobo

Rotatória na Praça dos Trabalhadores é a mais nova mudança no trânsito de Brumado

Quarta / 30 Set 2015 / 15h58



Foto: João Augusto/ Bahia do Povo

Frequentemente as ruas de Brumado passam por mudanças, muitas destas são contestadas pelos condutores, outras aprovadas neste contexto uma rotatória está sendo construída na Praça dos Trabalhadores, no Bairro do Tanque. Visando o melhor escoamento do trânsito no local que faz ligação entre as ruas; Tanque do Abaeté, Rua Ceará e Rua São João, no local sempre acontecem acidentes, e a rotatória serviria para mudar a situação. A via já passou por várias mudanças em um curto período, mas, ainda assim os condutores não respeitam as placas do local. Além da rótula a área receberá melhor sinalização.

Colunista
Nonato Lobo

43 pessoas são assassinadas por dia nas capitais brasileiras; Salvador é 2º mais violenta

Quarta / 30 Set 2015 / 15h15



Foto: Nonato Lobo/ Bahia do Povo

Quarenta e três pessoas morrem por dia vítimas de violência nas capitais brasileiras, segundo o 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O levantamento elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgado nesta quarta-feira (30) mostra que, em 2014, crimes como homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte vitimaram 15.932 pessoas nas 27 capitais. O número é ligeiramente maior (0,8%) do que os 15.804 registrados em 2013. Fortaleza teve a maior quantidade de assassinatos em 2014, foram 1.989 casos. A cidade também registra a maior taxa de mortes intencionais por 100 mil habitantes – 73,3. Salvador é a segunda capital em números absolutos, foram 1.397 mortes, o que significa uma taxa de 48,1 assassinatos por 100 mil habitantes. Em 2013, a cidade teve 1.485 crimes e taxa de 51,5 por 100 mil habitantes. Apesar de São Paulo ter o terceiro maior valor absoluto de mortes – 1.360 – a capital paulista tem a menor taxa de crimes – 11,4 por 100 mil habitantes. Em números absolutos, foram 159 casos em 2014 e 115 mortes no ano anterior. A maior redução foi em Boa Vista, onde a taxa caiu 23,3 para 17,5 por 100 mil. Em 2014, foram 55 mortes, enquanto em 2013 foram 72 casos.

Colunista
Nonato Lobo

Guanambi recebe ações do Detran para melhorias no trânsito

Quarta / 30 Set 2015 / 15h04



Foto: Divulgação

A Caravana do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia(Detran-BA) iniciou ações educativas e de fiscalização no município de Guanambi, sudoeste do estado, na terça-feira (29).  Em blitz realizada na avenida Santos Dumont, 84 veículos foram abordados e 12 apreendidos. "Eu estava passando pela praça e vi a blitz. Parei para agradecer ao pessoal da fiscalização, porque é um trabalho que está tornando os motoristas de Guanambi mais sérios no trânsito", disse o agente de turismo Daniel Calazans. A equipe do Detran também visitou a Escola municipal Getúlio Vargas, para ensinar noções de trânsito aos estudantes. "Assim que chegar em casa, vou dizer a meu tio que ele não pode andar de moto sem capacete. Foi o Detran que me ensinou essa lição", contou o aluno Matheus Oliveira, 12 anos. Ainda em Guanambi, duas autoescolas conveniadas ao Detran foram vistoriadas. As empresas não apresentavam irregularidades. As ações na cidade prosseguem até a sexta-feira (2).

Colunista
Nonato Lobo

Moradora de Rio de Contas tem trigêmeos no Hospital Esaú Matos em Vitória da Conquista

Quarta / 30 Set 2015 / 14h10



Foto: Divulgação

No último domingo, 27, um parto de trigêmeos chamou a atenção  de toda a equipe do Hospital Esaú Matos em Vitória da Conquista. Isso porque, estima-se que de cada 8 mil mulheres grávidas, apenas uma consegue engravidar de trigêmeos naturalmente. Foi o que aconteceu com a moradora de Rio de Contas, Neucimar Nunes, 18. Às 8h20, por meio de parto cesáreo, feito pelas obstetras Maria Guiomar de Almeida e Carla Cristiane de Oliveira, a jovem deu à luz a Moisés, Jonathan e Sofia. “Descobri que estava grávida de trigêmeos aos três meses de gravidez. Tomei um susto, mas depois me acostumei com a ideia”, lembrou Neucimar. O parto aconteceu após 35 semanas de gestação. Por se tratar de uma gravidez de alto-risco, o médico de sua cidade a orientou procurar o Esaú Matos – o hospital é o que oferece, na região, as condições necessárias para esse tipo de atendimento, com suporte de UTI Neonatal e equipe especialista. O Esaú é referência em gestação de alto risco. Saudáveis, cada um dos três pesa pouco mais de 2 kg. Eles ficaram com a mãe no alojamento conjunto do hospital. “Estou muito feliz e agradecida a Deus”, ressaltou Neucimar. A irmã de Jeferson Jonas de Jesus, pai das crianças, Daniela Santos, acompanhou a cunhada e falou da emoção da família com esse raro acontecimento. “Não temos conhecimento de nenhum nascimento de gêmeos em nossa família. Estes são os primeiros e, para nós, é uma grande novidade. Estamos muito felizes e ajudaremos no que for preciso”, destacou Daniela.

Colunista
Nonato Lobo

Agência bancária é invadida por homens armados em Iramaia más após explosão cofre não abre

Quarta / 30 Set 2015 / 11h30



Foto: Reprodução/ WhatsApp

A agência do Banco do Brasil localizada no município de Iramaia, na Chapada Diamantina, foi invadida por homens armados na madrugada desta quarta-feira (30). De acordo com a Polícia Civil, a quadrilha tentou arrombar o cofre principal da unidade bancária, mas o equipamento não abriu mesmo com o uso de explosivos. Segundo a Polícia Civil, os bandidos não tentaram abrir os caixas eletrônicos. Investigações preliminares apontam que nada foi levado pelos criminosos. Por conta do crime, policiais de municípios vizinhos, como Maracás e e Jequié, estão em operação na região em busca dos criminosos. Ninguém foi preso até a manhã desta quarta-feira. A Polícia Civil não tem informações sobre a quantidades de pessoas que participaram da tentativa de assalto. A agência passou por atividades de perícia na manhã desta quarta.

Colunista
Nonato Lobo

Gilson Morais se apresenta no próximo sábado no bar de Marcão em Brumado

Quarta / 30 Set 2015 / 10h41



Natural de Brumado, más morando há muito tempo em São Paulo, o cantor Gilson Morais, está de volta a capital do minério, onde já fez algumas participações com artistas da terra no bares da cidade. Com um vasto repertório ele se apresentará no próximo sábado (03) no Bar de Marcão a partir das 21 horas. Conhecido como o rei da pisadinha, Gilson Morais promete não deixar ninguém parado. A expectativa é de lotação máxima. Garanta já a sua mesa pelo telefone 9824-4072.

Colunista
Nonato Lobo

Delegado proíbe acesso de jornalistas à Boletim de Ocorrência em Carinhanha

Quarta / 30 Set 2015 / 10h00



Foto: Folha do Vale

O delegado Nilo Ebrahim  Ribeiro, titular de Carinhanha, no oeste da Bahia, decidiu proibir os agentes policiais plantonistas de permitir que a imprensa tenha acesso aos fatos de natureza policial, ou seja, acesso aos boletins de ocorrência policial. O mesmo não baixou nenhuma portaria, mas a proibição entrou em vigor desde dia 14 de setembro. A proibição do delegado teria acontecido depois de um comentário de um site local que criticou a falta de estrutura da polícia de Carinhanha. Atualmente  o local conta apenas com o delegado e agente de investigação e os agentes administrativos são cedidos pelo município A determinação do delegado fere a Constituição Federal, em seu artigo 220, que proíbe embaraços à plena atuação da imprensa: “A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição”. Os parágrafos 1º e 2º avançam na questão: “Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5º, IV, V, X, XIII e XIV…É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística”. Para os profissionais da imprensa local a medida é completamente desnecessária e autoritária, e pretendem tomar providências para fazer valer os direitos dos jornalistas.

Colunista
Nonato Lobo

Presidente da Câmara de Vereadores aconselha atual prefeito, alfinetando Eduardo

Quarta / 30 Set 2015 / 09h30



Foto: João Augusto/ Bahia do Povo

A política em Bruamado vem se desenhando de forma inovadora, onde partidos começam a aparecer visando às eleições municipais, bem como quem tem o "poder" procura se sobressair como é caso do presidente do legislativo, Alessandro Lobo que tem sido duro nas criticas, tanto com o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) bem como com o atual Aguiberto Lima Dias (PDT). Na seção da última segunda-feira (28) ele aconselhou o atual gestor alfinetando Eduardo. Segundo ele Aguiberto não poderia seguir os passos de Vasconcelos na negociação entre a prefeitura e os professores. Alessandro fez referencia a ocasião em que o ex-prefeito mandou os professores sentarem no formigueiro e rezar. Ele pediu que o prefeito tratasse bem os professores que lutam por melhorias salariais e condições de trabalho. Ao que tudo indica nas próximas eleições o grupo que Aguiberto tinha sustentação começa a cair por terra e cada um deve seguir o lado que convém.

Colunista
Nonato Lobo

Conquista: Homem que mantinha jovem em cárcere privado é preso pela polícia

Quarta / 30 Set 2015 / 09h00



Foto: Divulgação

Foi preso na cidade de Manoel Vitorino, na região Sudoeste, Antônio Bispo dos Santos, conhecido como “Toin Galinha”. Ele é acusado de ter mantido uma jovem de 22 anos em cárcere privado, por quase dois anos no bairro Pedrinhas, em Vitória da Conquista. Durante esse período ele abusava sexualmente da vítima, que passava a maior parte do tempo acorrentada e presa dentro de uma sala fechada com grades.A companheira dele, Eliana Almeida de Araújo foi presa na noite de ontem (segunda feira) e já prestou depoimento na DEAM – Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher.A policia já está agilizando a transferência do acusado para Vitória da Conquista, a fim de que ele possa também ser ouvido pela delegada titular da DEAM, Dra. Delcimara Gonçalves.

Colunista
Nonato Lobo

Animais estão sendo recolhidos das ruas de Brumado

Quarta / 30 Set 2015 / 08h30



A promessa é de que animais nas ruas sejam coisa do passado. Foto: Nonato Lobo

Depois de muitas reivindicações sobre a grande quantidade de animais nas ruas da cidade de Brumado, a prefeitura municipal resolveu agir em relação ao problema. Era possível ver equinos vagando e pastando em todos os lugares da cidade, más a situação começou a mudar desde a última terça-feira (29). Um caminhão que vêm contando com a ajuda dos agentes de trânsito tem retirado os animais das ruas sendo os mesmo encaminhados ao Parque de Exposições Gilson Brito. A ação é de fundamental importância para que a cidade tenha um melhor aspecto, más quando a notícia foi divulgada, alguns questionamentos apareceram sobre os cachorros que também estão por toda parte da cidade. Populares tem pergunto como a prefeitura pode agir para que estes sejam acolhidos e recebam os devidos cuidados deixando as ruas, onde na maioria da vezes vem recebendo maus tratos.

Colunista
Nonato Lobo

Carga com 24 toneladas de frango roubados é apreendida em Salvador

Quarta / 30 Set 2015 / 08h00



Foto: Divulgação/Polícia Civil

Uma carga de frango roubada foi recapturada nas imediações do viaduto do bairro de Valéria, na BR-324, em Salvador. De acordo com a Polícia Civil, a mercadoria pesava 24 toneladas e foi avaliada em R$ 126 mil. A apreensão foi informada nesta terça-feira (29) e a polícia realiza buscas por três criminosos. Segundo informações da polícia, os frangos estavam em um galpão na estrada Cia/Aeroporto e foram achados por investigadores da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas em Rodovias (Decarga). O motorista da carreta foi interceptado por um veículo com três homens na quarta-feira (23). A vítima só foi liberada em Simões Filho, na região metropolitana de Salvador.

Colunista
Nonato Lobo

Dois tubarões de 2m são capturados em Prado

Terça / 29 Set 2015 / 16h23



Dois tubarões foram capturados em alto-mar por pescadores do município de Prado, região sul da Bahia. O caso foi registrado em Amendoeiras, litoral da cidade, na segunda-feira (28). Os animais da espécie Tigre medem cerca de dois metros e chegam a pesar 200 quilos. Como essa espécie não está na lista de extinção, a captura não é considerada crime ambiental. Segundo especialistas, esse animais são comuns na região e se alimentam de restos de baleias que morrem no mar. Ainda segundo especialistas, não há resgistro de ataques dessa espécie a humanos na Bahia. Após a captura, os pescadores levaram os tubarões para casa.

Colunista
Nonato Lobo

Jovem é baleado em tentativa de assalto depois de sair da faculdade em Itabuna

Terça / 29 Set 2015 / 15h45



Foto: Políticos do Sul da Bahia

Um jovem, de 20 anos, foi baleado durante tentativa de assalto quando saia da faculdade FTC, no centro de Itabuna, sul do estado, na noite desta segunda-feira (28). De acordo com a PM, a vítima teria reagido e foi baleada no braço. Depois do ocorrido, o jovem foi levado para um hospital da região, e liberado após alta médica. Nenhum suspeito foi preso, informou o site Políticos do Sul da Bahia.

Colunista
Nonato Lobo

Uneb divulga novas datas de vestibular após fim de greve

Terça / 29 Set 2015 / 15h32



Foto: Divulgação

Após o fim da greve das instituições estaduais de ensino superior, que durou 86 dias, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) divulgou as novas datas do Vestibular 2016. Segundo nota, a data teve que ser alterada por causa do remanejamento do calendário acadêmico dos semestres 2015.1 e 2015.2 e seus desdobramentos no planejamento orçamentário financeiro da instituição. Geralmente realizado em dezembro, o vestibular para as próximas turmas foi transferido para os dias 6 e 7 de março de 2016.