Bahia do Povo

Resultado da busca pelo arquivo de "08/2015"

Vaias na inauguração do estádio 'Gilbertão' mostra que prefeito perdeu sua popularidade

Terça / 25 Ago 2015 / 09h23



Foto: Bahia do Povo

Passou despercebido para muitas pessoas, mas não para alguns internautas que questionaram ao Bahia do Povo, a enxurrada de vaias recebidas pelo prefeito Aguiberto Lima Dias, na inauguração do Estádio Gilberto Brito. Segundo eles, assim que o chefe do executivo começou a falar, uma sonora vaia foi empreendida por grande parte da torcida. Para analistas políticos ouvidos por nossa equipe, é notória a insatisfação popular com o atual governo que pouca coisa fez durante quase três anos. As poucas obras inauguradas que foram até deixadas pelo último prefeito, o carnaval que marcaria a volta da folia na cidade, ficou somente nas promessas, bem como obras que seriam realizadas e nunca saíram dos palanques, as seguidas queixas da população em relação ao Hospital Professor Magalhães Neto e recentemente a greve dos guardas municipais, que ficaram acampados na porta da prefeitura fazendo várias acusações ao gestor fizeram com que a insatisfação popular crescesse bastante.  Logo que eleito a desconfiança era muita, e com o passar do tempo ela foi confirmada, tanto é que vários apoios foram desfeitos inclusive, a oposição do ex prefeito Eduardo Vasconcelos à atual gestão, a qual só é apoiada por seus funcionários.

Homem é preso por incomodar velório com som alto em Conquista

Terça / 25 Ago 2015 / 09h11



Um homem foi preso na noite do último sábado (21) por estar com som alto e desobediência a ordem legal. Uma guarnição da 77ª CIPM foi chamada pelo Setor de Posturas da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, que receberam a denúncia sobre um barulho excessivo vindo da casa do autor, por volta das 23 horas da noite. Mateus Moreira Medrado da Silva, 29 anos, estava visivelmente embriagado e desobedeceu à ordem de desligar o som. Além disso, Mateus desacatou os policiais. O acusado foi detido e foi conduzido para o DISEP. A perturbação do sossego é, dentro da legislação brasileira, uma contravenção penal que consiste em perturbar o sossego alheio com as ações mencionadas nos incisos do artigo 42 da Lei das Contravenções Penais. A 77ª CIPM, junto com à Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e ao Ministério Público, tem participado do combate à som alto em bares, residências e carros.

Servidores da Justiça Eleitoral param por 24 horas

Terça / 25 Ago 2015 / 08h58



Foto: Divulgação

Os servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) param as atividades nesta terça-feira (25), na terceira mobilização  pela derrubada do veto da Presidência da República do Projeto de Lei nº 28/15. Todos os serviços estarão parados, incluindo a secretaria, os cartórios eleitorais e os postos de atendimento nos Serviços de Atendimento ao Cliente (SACs) da capital e do interior. A proposta de legislação da Câmara dos Deputados trata da recomposição salarial dos servidores do Judiciário Federal. De acordo com o TRE, os servidores estão sem reajuste desde 2006. O Projeto de Lei foi aprovado, por unanimidade, no Senado Federal e sofreu o veto da Presidente da República em 21 de julho. Os servidores do judiciário federal pretendem uma recomposição salarial em torno de 56%, referentes às perdas inflacionárias, com pagamento escalonado, em parcelas semestrais, durante os próximos três anos.

Confira dicas para chegar ao local do Festival de Inverno Bahia 2015

Terça / 25 Ago 2015 / 08h46



A três dias do início da 11ª edição do Festival de Inverno Bahia 2015 (FIB), em Vitória da Conquista, o público que irá conferir os três dias de evento nos próximos dias 28, 29 e 30 de agosto já pode se organizar para chegar ao local da festa.

Do terminal de ônibus, na avenida Lauro de Freitas, no Centro, até o Parque de Exposições Teopompo de Almeida, localizado na Rua Siqueira Campos, são aproximadamente 3 quilômetros. Confira opções para chegar ao evento:
Transporte público
Regularmente, são três linhas que fazem trajeto direto para o Parque de Exposições a partir do terminal de ônibus, no Centro: (D31) Bairro Brasil - Uesb; (D36) Morada dos Pássaros - Uesb; (D37) Vilas Serranas - Uesb (via Bairro Brasil).
Além destas opções, nos dias do evento, a Prefeitura de Vitória da Conquista faz adequações no transporte municipal aumentando a circulação ônibus com linhas extras exclusivamente para o Festival. Maiores detalhes sobre as linhas relugares aqui.
Carro/ Moto
Para quem estiver motorizado, o caminho para o parque não tem complicações. O FIB também já disponibiliza desde o dia 15 de agosto a venda dos tickets para o estacionamento oficial. O espaço fica localizado em frente à praça dos Eucaliptos, após a bilheteria do evento. Confira aqui.
Táxi
A disponibilidade de veículos durante o FIB aumenta consideravelmente, com pontos distribuídos por toda cidade. Ainda assim, a melhor pedida é deixar sempre anotados os contatos de pelo menos duas empresas de taxis (números fixos e 0800 facilmente encontrados pelo internet) para garantir sua corrida. Outra dica que pode facilitar é utilizar alguns dos aplicativos gratuitos para estes serviços, como o 99 Taxi ou Easy Taxi.

Atiradores recebem bíblias dos Gideões

Terça / 25 Ago 2015 / 08h30



Foto: Divulgação

 No dia 21 de agosto, uma equipe de Gideões Internacionais distribuíram para os integrantes do TG 06/024, uma versão da bíblia contendo os livros do Novo Testamento, Salmos e Provérbios. O Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra solicitou aos gideões internacionais que comparecessem ao TG para fazer a entrega das bíblias. Julgo de extrema importância que os atiradores recebam uma versão simplificada da bíblia para que meditem nela de dia e de noite e que eles possam encontrar nela o caminho que conduz à felicidade eterna, disse o Subtenente.

Igaporã: Prefeitura instala Estação Meteorológica

Terça / 25 Ago 2015 / 08h00



Foto: Divulgação

Igaporã conta agora com uma Estação Meteorológica para coleta de dados referentes aos índices pluviométricos e umidade do solo. O equipamento foi adquirido numa parceria entre a Prefeitura Municipal de Igaporã e a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia. Essa estação, que iniciou o funcionamento na última semana, integra uma rede de monitoramento meteorológico que permite um salto qualitativo nas informações geradas, possibilitando assim, uma considerável melhoria no acompanhamento climático que servirá de apoio na tomada de decisões, sobretudo nas políticas públicas, a exemplo do zoneamento agrícola.

Grupo desativa sensor de alarme e explode caixas eletrônicos em Salvador

Segunda / 24 Ago 2015 / 15h59



rês caixas eletrônicos, localizados no interior de um supermercado, foram explodidos na madrugada desta segunda-feira (24), no bairro de Mata Escura, em Salvador. Segundo informações da Polícia Militar (PM), com base em depoimentos de testemunhas, cerca de 30 homens armados chegaram em cinco veículos e cortaram o sensor de alarme do estabelecimento, por volta de 1h. De acordo com a Central de Policias, entre os terminais bancários explodidos estão dois do Banco 24h e um do Bradesco. A PM não soube informar se alguma quantia em dinheiro foi levada pelos criminosos. Ainda segundo a PM, a perícia foi encaminhada para o local do crime. Até por volta das 10h ninguém havia sido preso.

Idoso de 68 anos é encontrado morto em banheiro de delegacia em Teixeira de Freitas

Segunda / 24 Ago 2015 / 15h43



Um idoso de 68 anos foi encontrado morto no banheiro da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) da cidade de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, na manhã desta segunda-feira (24). Luís Félix Araújo Neto era  natural de Alagoas e atuava como voluntário da Polícia Civil na unidade. Ele foi encontrado por funcionários já sem vida, por volta das 10h30, disse a polícia.Ainda não há informações sobre o que teria provocado a morte do idoso e quando o óbito ocorreu. Uma perícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT) deverá esclarecer as circunstâsncias da morte.  Segundo o delegado, Luís Neto tinha problemas cardíacos, era hipertenso e diabético.  De acordo com o delegado, a vítima possuía formação na área de segurança e tinha feito curso de detetive particular. "Ele tinha muita afinidades nessa área e acabava sendo utilizado como colaborador. É um momento de muita tristeza para nós", destacou.O corpo de Luís foi encaminhado para o Instituto Médico Legal da cidade, onde será submetido a uma necropsia. O delegado informou que localizou um parente da vítima em Teixeira de Freitas - um sobrinho - e que a polícia está à procura de outros familiares para que possa fazer a liberação do corpo para enterro.

Memorial é instalado para lembrar os 12 mortos no Cabula, em Salvador

Segunda / 24 Ago 2015 / 15h22



Foi instalado nesta segunda-feira (24) um memorial aos 12 mortos pela polícia na Vila Moisés, no Cabula, em Salvador. Membros da Campanha Reaja ou Será Morto colocaram uma placa de mármore como lembrança das mortes no campo de futebol da localidade. Uma das integrantes do grupo, Carolina Borges, explicou que a “intenção é garantir a memória das pessoas que foram mortas e entender que o espaço agora é sagrado”. Ela considera as mortes como uma “execução sumária”, apesar da Justiça ter absolvido os nove policiais militares da Rondesp Central envolvidos no caso. Durante a ação da polícia, no dia 6 de fevereiro, em suposto confronto foram mortos Adriano de Souza Guimarães, 21 anos; Jeferson Pereira dos Santos, 22; João Luís Pereira Rodrigues, 21; Bruno Pires do Nascimento, 19; Vitor Amorim de Araújo, 19; Tiago Gomes das Virgens, 18; Caique Bastos dos Santos, 16; Evson Pereira dos Santos, 27; Agenor Vitalino dos Santos Neto, 19; Natanael de Jesus Costa, 17; Ricardo Vilas Boas Silva, 27; e Rodrigo Martins Oliveira, 17.

Informações do A Tarde Online.

Fogo consome carro misteriosamente estacionado as margens da BR-030

Segunda / 24 Ago 2015 / 14h41



Foto: Lay Amorim

Um carro em pegando fogo as margens da BR-030 chamou atenção de todos que passaram no local na tarde do último domingo (23). A grande preocupação de populares era que alguém estivesse dentro do veículo, o que foi descartado pela polícia técnica que compareceu ao local a chamado da PRE. O fato aconteceu nas proximidades do aeroporto Sócrates Bittencourt, em Brumado. Para muitos é um mistério o carro no local, já que nenhum possível dono foi localizado, ninguém registrou a ocorrência e mais ainda não se sabe como o carro placa JRC-4091, licenciado na cidade de Lauro de Freitas estaria fazendo ali. 

Homem morre em acidente de moto na zona rural de Tanhaçu

Segunda / 24 Ago 2015 / 14h26



Foto: Arquivo Familiar

Um homem de 54 anos, identificado como José dos Santos Teixeira, morreu na tarde de ontem (23), após sofrer um acidente de moto numa estrada vicinal na Fazenda Barra da Marcela, zona rural de Tanhaçu. Segundo informações publicadas no site Informe Barra, José Teixeira perdeu o controle da motocicleta e caiu batendo com a cabeça em uma pedra. Ele ainda chegou a ser socorrido por familiares ao hospital Magalhães Neto em Brumado, mas não resistiu aos ferimentos e morreu antes mesmo de dar entrada na unidade hospitalar. O corpo de José Teixeira foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal ) de Brumado, onde, após ter passado por necropsia, foi liberado na manhã desta segunda - feira (24) para a família fazer o sepultamento.

Jovem conquistense de 18 anos morre, e três pessoas ficam feridas em acidente próximo a Anagé

Segunda / 24 Ago 2015 / 14h12



Foto: Reprodução

Uma pessoa faleceu e três ficaram feridas num acidente de trânsito, no trecho da BA-262 entre Anagé e Aracatu, na noite deste domingo (23). A colisão entre dois carros [Fiesta e Classic] aconteceu por volta das 18h30 no quilômetro 367 da rodovia. No local faleceu Larissa Reis de Souza, 18 anos, que teve o seu corpo levado para necropsia no Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista. As outras vítimas [Henrique Aguiar Silva, Marcos dos Santos Jeronimo e Fabiana Silveira Santos] foram levadas ao Hospital Geral de Vitória da Conquista pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A Polícia Rodoviária Estadual registrou a ocorrência. O corpo da jovem estudante, que era muito querida pelos colegas da Escola Normal, está sendo velado na capelinha do Hospital São Vicente.

Chapada Diamantina se especializa na produção de alimentos orgânicos

Segunda / 24 Ago 2015 / 10h00



Foto: Caiã Pires

Com favoráveis condições climáticas e os recursos hídricos disponíveis fizeram a Chapada Diamantina ser a região escolhida para se tornar um grande polo na produção de fruticultura tropical orgânica. Desde 2009, uma das suas famosas cidades turísticas, Lençóis, conhecida internacionalmente pela rica história e belezas naturais, tornou-se a sede da Bioenergia Orgânicos, empresa brasileira que pretende implantar um grande complexo industrial na região. Antes de começar a colher os primeiros frutos, foi preciso preparar o terreno. “Primeiramente, plantamos a alimentação do gado, para aproveitar o esterco como adubo. Além de espécies típicas, a exemplo da manga-espada, recebemos mudas elaboradas pela Embrapa, com bom desempenho no sistema orgânico de cultivo, como resistência a algumas pragas e doenças. Dentre as variedades, estão manga, maracujá, abacaxi, acerola e goiaba. Hoje dispomos de frutas exóticas funcionais, como a jabuticaba, que está sendo desenvolvida junto com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Neste ano, vendemos os primeiros abacaxis para localidades da própria Chapada e até para São Paulo, recebendo elogios pela qualidade do produto. Agora iremos buscar a certificação, pois já temos um plano de produção consistente”, disse Osvaldo Araújo. Na fase experimental, o próximo passo é envolver os agricultores familiares, através das cooperativas e associações. Com foco no cultivo de café orgânico em Seabra, Piatã e Ibicoara, a Cooperativa dos Produtores Orgânicos e Biodinâmicos da Chapada Diamantina (CooperBIO) marcou presença no Dia de Campo.

Grande quantidade de animas nas ruas mostra o descomprometimento da atual administração com a população

Segunda / 24 Ago 2015 / 09h30



Foto: Bahia do Povo

É inquestionável a total situação de abandono das vias de Brumado,  onde cachorros, cavalos, ovelhas e até porcos já foram flagrados andando livremente pelas ruas. As reclamações surgem por todas as partes, más soluções que acabem com o dilema nunca foi apresentado. Tais problemas existem em todas as cidades, principalmente as em crescimento como Brumado, entretanto os autos indícias destas aparições vem mostrar o total descomprometimento da atual administração com a população, quem vem sendo a mais prejudicada. A prefeitura é sempre informada, más nunca realizou nenhuma ação para retirada destes animais, garante moradores do centro da cidade e também do Bairro São Felix. As praças com gramas viraram verdadeiros pastos, onde cavalos passam o dia se alimentado, cachorros vivem em todas as partes, ovelhas e porcos foram fotografados em bairros afastados, e nada é feito para mudar essa situação, até quando estas situações vão fazer parte do nosso cotidiano?

 

Contaminação de urânio em poço de água em Lagoa Real é destaque no Jornal O Estadão de SP

Segunda / 24 Ago 2015 / 09h00



Foto: Dida Sapaio/Estadão

Vizinha à cidade de Caetité, onde há 15 anos a estatal federal Indústrias Nucleares do Brasil extrai urânio, o município de Lagoa Real possui poços com água contaminada pela radioatividade e que é usada por famílias. Uma reportagem especial do jornal O Estado de S. Paulo mostra a situação enfrentada pela família do senhor Osvaldo Antônio de Jesus, que possui em seu sítio uma perfuração com 90 metros de profundidade, de onde retirou a água para uso diário no último ano. A utilização só foi interrompida há uma semana, quando foi comprovado o teor de radioatividade acima do permitido. Durante os 15 anos de exploração da única mina de urânio de toda a América Latina, a INB sempre negou a contaminação. Desta vez, provas coletadas pelo jornal paulista comprovam que há, de fato, contaminação. Por um mês, a reportagem reuniu documentos oficiais, laudos técnicos e despachos envolvendo as atividades de extração de urânio na região e o monitoramento da água usada pela população. Os documentos atestam que, desde o ano passado, a INB já havia detectado a existência de água com alto teor de urânio em um poço em Lagoa Real em duas medições realizadas, uma  feita em outubro de 2014, encontrou uma quantidade de urânio mais de quatro vezes superior ao limite permitido para o consumo humano.

Em março deste ano, a INB resolveu fazer uma segunda checagem no poço. Novamente, encontrou material radioativo, dessa vez em quantidade mais de três vezes acima do permitido. A estatal, no entanto, não comunicou a prefeitura local sobre a situação, ou mesmo a família, o que só viria a ocorrer em maio deste ano, sete meses depois da coleta da água. Os laudos técnicos da INB, aos quais o Estado teve acesso, apontam que a estatal realizou duas inspeções na água consumida pela família de Osvaldo Antônio de Jesus. À reportagem, a prefeitura de Lagoa Real informou que nem sequer tinha conhecimento de que o poço contaminado existia e culpou a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) por sua abertura. A prefeitura só soube da contaminação quando chegou o relatório da INB”, disse o secretário Willike Moreira. A Cerb, que foi acusada pela prefeitura de Lagoa Real de ter aberto o poço sem autorização da gestão municipal, não se pronunciou.