Bahia do Povo

Resultado da busca pelo arquivo de "07/2016"

Colunista
Nonato Lobo

MP investiga igreja por mensagem que sugere morte de gays no Litoral Norte da Bahia

Domingo / 24 Jul 2016 / 11h00



O Ministério Público da Bahia (MP-BA) investiga uma denúncia contra uma igreja evangélica que fica em Porto de Sauípe, no Litoral Norte do estado, por conta de uma mensagem exposta na fachada do templo religioso, que sugere que gays devem ser mortos. "Se um homem tiver relacionamento com outro homem, os dois deverão ser mortos por causa desse ato nojento; eles serão responsáveis pela sua própria morte”, diz a mensagem. A promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio dos Direitos Humanos do MP-BA, Márcia Teixeira, disse que recebeu a denúncia de um morador da localidade. Para ela, a mensagem pode ser considerada uma incitação ao crime. Outra placa, com a mensagem “Você é livre para fazer suas escolhas, mas não é livre para escolher as consequências”, foi colocada na frente da igreja e também será alvo de apuração do Ministério Público da Bahia, segundo informou a promotora. O caso foi encaminhado ao promotor criminal responsável pela região, Dário Kist, que deve começar a apurar a situação a partir da segunda-feira (25). Conforme Márcia Teixeira, Kist vai analisar se um inquérito civil será ou não aberto contra o templo religioso. A igreja pertence à Congregação Batista Bíblica Salém. O pastor Milton França, que há seis anos coordena o local, disse que a placa possui apenas um trecho bíblico e que não incita a violência. Ele disse, ainda, que aguarda decisão da Justiça sobre o caso. "Eu fiz o que de errado? Onde está o meu erro? Eu transcrevi aqui. É a palavra de Deus", afirmou. Ainda conforme a promotora Márcia Teixeira, estimular a violência é crime previsto no Código Penal, cuja pena varia de três a seis meses de prisão e multa. Além disso, segundo ela, cabe uma indenização coletiva à população local.

Colunista
Nonato Lobo

Motociclista morre após ser atingido por carro em Livramento

Domingo / 24 Jul 2016 / 10h00



Foto: Reprodução/ WhatsApp

Um motociclista morreu após ter sido atingido por um carro de passeio no município de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste da Bahia, na manhã do último sábado (23). A vítima tinha 41 anos e, segundo a polícia, chegou  a ser socorrida por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ele morreu a caminho da unidade médica. Com base em informações preliminares, a polícia detalha que o condutor do carro atravessou uma pista e acabou atingindo o motociclista. O motorista foi encaminhado para a delegacia da cidade para prestar esclarecimentos. O caso está sendo investigado.

Colunista
Nonato Lobo

Brumado: Convenção aprova candidatura de Genivaldo Azevedo pelo PTdoB

Domingo / 24 Jul 2016 / 09h00



Foto: Nonato Lobo/ Bahia do Povo

Na tarde da última sexta-feira (22) o PTdoB realizou convenção em Brumado. Os filiados aprovaram a candidatura do Técnico Judiciário e Professor, Genivaldo Azevedo a Prefeito Municipal no pleito de 2016. A chapa puro sangue ficou definida e deverá ser protocolada na próxima segunda-feira (25) no cartório eleitoral da comarca de Brumado. Foi aprovado para concorrer às eleições 2016 em Brumado:

GENIVALDO DE JESUS AZEVEDO – PT do B

Candidato a Prefeito

FABIANO COQUEIRO BONFIM – PT do B

Candidato a Vice-Prefeito

JANSEM RICARDO ROCHA DA SILVA – PT do B

Candidato a Vereador

CLEUZA BARBOSA DOS SANTOS

Candidata a Vereadora

Os convencionados deliberaram também por formalizar coligação na proporcional (vereadores) com o partido REDE ou outras legendas no município de Brumado, desde que estas agremiações garantam apoio aos candidatos da majoritária do PT do B.

Colunista
Nonato Lobo

Democratas e partidos aliados planejam maior convenção da história de Tanhaçu

Domingo / 24 Jul 2016 / 08h00



Acontece hoje a convenção que segundo os organizadores deve ficar na história da cidade de Tanhaçu, tendo como principal partido o Democratas. Alem dele estarão coligando na tarde deste domingo (24), o PMDB, PSDB, Partido Progressista, PCdoB, PSB, PTB, PRB, PSC, e Solidariedade. Todos convidam filiados com direito a voto e toda população de Tanhaçu para o evento municipal que homologará as candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereadores da coligação. A convenção acontece hoje (24) as 14:00 horas no Ginásio de Esportes. É grade a quantidade de pessoas que confirmam a presença neste ato político. Nas redes sociais, a convocação feita tem superado as expectativas em relação a confirmação por parte de populares de vários distritos da cidade. O "Eu vou" que faz referencia à ida na convenção tomou conta das redes sociais e ruas de Tanhaçu.

Colunista
Nonato Lobo

Vitória da Conquista: Vazamento de água chega a 15 metros de altura na BA-265 em Barra do Choça

Sexta / 22 Jul 2016 / 15h00



Foto: Reprodução/ Blog e Jorge Amorim

Enquanto moradores de Vitória da Conquista sofrem com um severo racionamento de água, um vazamento a margem da BA-265, rodovia que liga Barra do Choça a Conquista chamou atenção de um internauta que filmou a força da água que jorrava de canos e chegou, segundo o relato, a altura de quize metros. Segundo ele o fato aconteceu a um pouco mais de 800 metros da Estação de Tratamento da Embasa. De acordo relato, o vazamento já estava ali a várias horas e ninguém tinha tomada nenhuma providência. Foram várias horas de desperdício de água que poderia estar chegando as torneiras de quem neste momento de seca, tem extrema necessidade deste bem tão precioso.

Colunista
Nonato Lobo

Livramento registra dois homicídios nesta sexta-feira (22)

Sexta / 22 Jul 2016 / 14h45



Foto: Reprodução/ WhatsApp

A pacata cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste da Bahia, registrou somente nesta sexta-feira dois homicídios. Segundo informações o primeiro teria ocorrido no Bairro Benito Gama, tendo como vítima, Carlos André dos Santos Neves. Segundo informações, elementos armados efetuaram disparos de arma de fogo e fugiram do local. O jovem era natural da cidade de Itambé. Segundo a polícia a vítima teria ligações com tráfico de drogas. No segundo o corpo do jovem identificado somente como "Felipinho" foi encontrado em um matagal próximo ao local conhecido por Riacho do Bonito, às margens da BA-148, entre Livramento e Rio de Contas. Nesta ocorrência, ninguém soube informar o que teria ocorrido. Sabe-se somente que o jovem tinha diversas passagens pela polícia por prática de furtos. As polícias civil e militar trabalham para identificar os autores dos crimes. Os corpos de ambos foi encaminhado ao Instituto Médico Legal da cidade de Brumado.

Colunista
Nonato Lobo

Primeiro casamento entre dois homens será realizado nesta sexta (22) em Guanambi

Sexta / 22 Jul 2016 / 14h00
Autor(a): Bonny Silva



Guanambi testemunhará o segundo casamento entre pessoas do mesmo sexo. A primeira união homoafetiva foi registrada no dia 26 de junho do ano passado entre as jovens Anne Carla e Juliana. Nesta sexta-feira às quatro e meia da tarde, os jovens Daniel e Roberto Aldi “trocam alianças” perante o Juiz de Paz Jaldo Cambuy da Silva no Fórum local. O casamento civil entre pessoas do mesmo sexo está assegurado por decisão do Superior Tribunal Federal (STF), e pela Resolução nº 175, de 14 de maio de 2013, do Conselho Nacional de Justiça, que obriga os cartórios a realizarem a cerimônia.

Colunista
Nonato Lobo

Rio de Contas: Democratas recebe apoio do PTB

Sexta / 22 Jul 2016 / 11h00



Esse mês tem sido decisivo para a definição das alianças da oposição em Rio de Contas. Faltando pouco mais de uma semana para a convenção dos partidos DEMOCRATAS, PSDB, PSB, PPL e PDT, o diretório estadual do PTB - PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO confirmou o que todo mundo já esperava: O PTB de Rio de Contas irá marchar junto ao DEMOCRATAS nas próximas eleições municipais. Essa decisão foi tomada pelo presidente estadual da agremiação, Jonival Lucas, que entende essa união como uma forma de realinhar questões ideológicas entre as siglas. O Deputado Federal Benito Gama (PTB) e o Prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) avaliaram como positiva e necessária a unidade desses dois partidos no município.

No início desse mês, os pré-candidatos Cristiano Azevedo (DEM) e Tiago Reis (PSDB) estiveram reunidos com ACM Neto, tratando de assuntos relacionados à administração pública, novos projetos e coligações partidárias.

A convenção dos partidos de oposição em Rio de Contas acontecerá dia 30 de julho, sábado, a partir das 14:00 na Associação dos Artífices Riocontenses.

Colunista
Nonato Lobo

MPF apura interrupção do sinal da Tim e da Claro em Guanambi

Sexta / 22 Jul 2016 / 10h30



O Ministério Público Federal (MPF) em Guanambi está apurando o que causou a interrupção dos serviços de telefonia celular das operadoras Claro e Tim no município desde o dia 16 de julho. A partir de relatos e reclamações da população, o órgão encaminhou nesta quarta-feira (20), ofício às duas operadoras de telefonia e à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para que prestassem esclarecimentos sobre o ocorrido. Considerando a gravidade do problema e a necessidade urgente de resolvê-lo e de obter maiores esclarecimentos, o MPF fixou o prazo de 72 horas para resposta. O prazo regular de respostas a esse tipo de solicitação é de dez dias. Desde o final da tarde de quarta, os serviços da Claro retornaram à normalidade, mas a Tim permanece inoperante. No ofício encaminhado à Anatel, o MPF solicitou que, caso a Agência não possua as informações solicitadas, seja aberto procedimento para apurar se houve falha na prestação do serviço pelas operadoras de telefonia Claro e Tim em razão da prolongada ausência de sinal. O Ministério Público Federal apura a má prestação de serviços de telefonia móvel, fixa e de internet no Município de Guanambi desde setembro de 2015, por meio do Inquérito Civil nº 1.14.009.000217/2015-83.

Colunista
Nonato Lobo

Promotor reúne imprensa para dar recomendações a ser adotadas nas eleições em Brumado

Sexta / 22 Jul 2016 / 10h00



Foto: Nonato Lobo/ Bahia do Povo

O promotor público estadual Ruano Fernando da Silva Leite reuniu a imprensa na tarde da última quinta-feira (21), para passar recomendações quanto à postura a ser adotada no período eleitoral. Segundo ele, a intenção é garantir a segurança da imprensa como um todo, já que a lei eleitoral é cheia de detalhes e gera grandes interpretações, desta forma se deu a preocupação dele em trazer maiores informações. O promotor respondeu duvidas e questionamentos sobre os procedimentos à adotar no período eleitoral. Para Ruano, os veículos de comunicação devem se manter imparciais, os blogs podem noticiar de forma neutra todos os fatos, jamais promover nomes e siglas partidárias.

Colunista
Nonato Lobo

Cachorro da raça Chow Chow está desaparecido em Brumado

Sexta / 22 Jul 2016 / 09h35



Um cachorro da raça Chow Chow, está desaparecido em Brumado. Ele Obedece pelo nome de Bread. A cor dele é branca, com as orelhinhas e manchinhas cor de Caramelo. Por Favor entrar em Contato pelo número 99997-0480. Quem encontrar será Muito Bem Gratificado.

Colunista
Nonato Lobo

Pré-candidato, Genivaldo Azevedo perde controle do PTdoB em Brumado

Sexta / 22 Jul 2016 / 09h15



Na cidade de Brumado, o pré-candidato a prefeitura municipal nas eleições de 2016, Genivaldo de Jesus Azevedo, perdeu o controle do Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB), o qual era também presidente da comissão provisória. Segundo informações Genivaldo já estaria tentando na justiça eleitoral revogar o ato do Diretório Estadual da sigla. Marcada para esta sexta-feira (22) a convenção do PTdoB e da Rede Sustentabilidade foi cancelada.

Colunista
Nonato Lobo

Sargento quebra braço de delegado em audiência e acaba preso em Pindaí

Sexta / 22 Jul 2016 / 08h30



O delegado de polícia Nilo Ebraim, titular da Delegacia Territorial de Pindaí teve o braço fraturado na tarde desta quarta feira, durante uma audiência que apurava a acusação de violência doméstica do Terceiro Sargento Reformado do Exército Brasileiro Egescionides Rosa dos Santos, 40 anos, natural de Paranã em Tocantins. Segundo o delegado o militar se alterou durante o interrogatório e o desacatou quando lhe foi dada voz de prisão. Houve resistência sendo necessário o apoio da Polícia Militar responsável pelo patrulhamento naquele município. Houve luta corporal, na confusão os homens da lei foram agredidos com chutes, pontapés e empurrões, o agressor tentou tomar as armas dos policiais militares, quando acertou um chute no braço de Drº Nilo Ebraim, que ocasionou uma fratura. Imobilizado, o sargento foi levado para o hospital onde recebeu cuidados médicos e foi apresentado na Delegacia de Polícia de Guanambi ficando à disposição do delegado plantonista Adir Pinheiro Junior. Mesmo preso proferiu várias ameaças aos Policiais, ao delegado e à sua esposa. Dr. Nilo Ebrain teve o braço enfaixado.

Colunista
Nonato Lobo

Prefeito de Guajeru tenta se justificar em rádio após denúncia de desvio de dinheiro público, mas é 'barrado' pela justiça'

Sexta / 22 Jul 2016 / 08h00



Foto: Divulgação

O Prefeito de Guajeru, Gil Rocha, ao ouvir o seu nome sendo citado em uma rádio de Brumado, onde o mesmo havia sido denunciado por suposto desvio de verba pública, através de uma contabilidade, tentou de imediato se explicar, ao pedir que a rádio lhe concedesse uma entrevista no referido programa no dia seguinte; porém, o Juiz da Comarca de Caculé já o havia proibido, antes mesmo deste último fato acontecer, de dá entrevista ou realizar qualquer outra tipo de ação para auto se promover, o que vinha fazendo continuamente em Guajeru. A decisão foi tomada porque o mesmo é candidato à reeleição em Guajeru. O Prefeito que através dos seus súdito havia feito uma divulgação em massa, através de redes sociais, grupos de aplicativos de celular etc, no intuito que todos viessem a ouvir a sua versão através da emissora, acabou tendo os seus planos frustrados por uma determinação judicial. O Prefeito é candidato à reeleição e tem como principal adversário, o ex vereador Zé Maria. O fato aconteceu na última quarta - feira (20).

Colunista
Nonato Lobo

Polícia mata quatro suspeitos e apreende armas em Bom Jesus da Lapa

Quinta / 21 Jul 2016 / 16h00



Foto: Divulgação/ Polícia Civil

Uma ação conjunta das polícias Civil e Militar realizada em Bom Jesus da Lapa, no centro oeste baiano, na manhã desta quinta-feira (21), acabou com a morte de quatro homens e a apreensão de armas, drogas e uma moto. Os mortos eram suspeitos de compor um grupo que explodiu uma agência bancária no município vizinho de Sítio do Mato na madrugada da última terça-feira (19). Segundo a Polícia Civil, os agentes e PMs teriam sido recebidos a tiros no esconderijo dos criminosos, localizado em uma região conhecida como Setor H, do Projeto Formoso. No revide, os suspeitos foram baleados e mortos, de acordo com a versão oficial. Dois dos suspeitos foram identificados: Adriano Aparecido Machado e o suposto líder do tráfico em Projeto Formoso e Agrovilas, conhecido como Tio Chico, que estava com um documento considerado falso pelos policiais em nome de Antônio Ricardo. Os outros dois homens mortos na ação permanecem sem identificação.