Bahia do Povo

Resultado da busca pelo arquivo de "07/2016"

Colunista
Nonato Lobo

Rui Costa inaugura nova iluminação do Santuário de Bom Jesus da Lapa

Quarta / 27 Jul 2016 / 08h00



Símbolo de fé visitado por milhares de romeiros de todo o Brasil, o Santuário do Bom Jesus da Lapa está ainda mais bonito. O conjunto de grutas que abriga uma série de espaços religiosos recebeu nova iluminação cênica artística, com lâmpadas de LED. A intervenção foi inaugurada nesta terça-feira (26), pelo governador Rui Costa, em visita à cidade do Oeste Baiano. Ainda em Bom Jesus da Lapa, Rui participou da entrega da sede de um projeto de recuperação florestal e autorizou a celebração de convênios do programa Bahia Produtiva. As mudanças tiveram investimento de R$ 861 mil do Governo do Estado e permitiram a instalação de nova iluminação na torre externa e nas sete grutas que integram o espaço.

Colunista
Nonato Lobo

Viatura da Polícia Militar capota entre os municípios de Livramento e Paramirim

Terça / 26 Jul 2016 / 16h40



Foto: Reprodução/ WhatsApp

Na manhã desta terça-feira (26), uma viatura da Polícia Militar, a serviço do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), capotou na BA 156, trecho entre os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Paramirim. Segundo informou a polícia, dois policiais ocupavam o veículo que seguia para o município de Érico Cardoso. Um dos militares ficou ferido e foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192 (SAMU). Segundo informações, a viatura teria sido “fechada” por um caminhão baú ainda não identificado, assim o policial que conduzia a viatura acabou perdendo o controle da direção, e capotando o veículo. O estado de saúde dos policiais militares não foi informado. A viatura ficou bastante danificada.

Foto: Reprodução/ WhatsApp

Colunista
Nonato Lobo

Brumado: Motorista de caminhão envolvido em trágico acidente na BR-030 diz a polícia que carga foi saqueada

Terça / 26 Jul 2016 / 16h00



Foto: Reprodução/ WhatsApp

A tragédia ocorrida no último domingo (24), considerado por muitos como o maior acidente automobilístico já registrado em Brumado, ganhou ainda mais um ingrediente, já que no dia do ocorrido, o motorista do caminhão com placa de Brasília, teria fugido do local do acidente, impossibilitando assim maiores informações do ocorrido. Na manhã da segunda-feira (25), o condutor do caminhão, identificado como, Vicente de Paula Viturino Filho, se apresentou na delegacia de Brumado, onde deu o seu relato do acidente. O que surpreendeu a todos foi Vicente, ainda prestou queixa de saque de 14 toneladas de ração canina que segundo ele teria sido levada durante a madrugada do domingo para segunda. A nossa equipe teve acesso a imagem acima que mostra pessoas descarregando o caminhão que estava ainda no local do acidente, nas imagens é possível identificar os rostos de alguns deles. A imagens foi divulgada pelo aplicativo WhatsApp, mas sem nenhuma informação sobre o destino da carga. Não se saber se estas pessoas saquearam de fato o caminhão.

Colunista
Nonato Lobo

Defeito em equipamento da rede elétrica causou apagão em Brumado

Terça / 26 Jul 2016 / 15h34



Foto: Nonato Lobo/ Bahia do Povo

Em nota enviada a imprensa a Coelba informou que a interrupção no fornecimento de energia iniciada às 16h43 e que atingiu parte do município de Brumado foi causada por defeito em equipamento da rede elétrica. Segundo a empresa, desde o início da interrupção, técnicos da empresa trabalharam para normalizar o fornecimento de energia, o que começou a acontecer às 18h17 para alguns clientes. A energia foi totalmente restabelecida às 19h40. A Coelba lamenta a falta de energia e coloca-se à disposição para os esclarecimentos necessários.

Colunista
Nonato Lobo

Caminhão perde freio atinge muro e motorista morre em Conquista

Terça / 26 Jul 2016 / 15h10



Foto: Bahia do Povo

Um caminhão caçamba bateu em um muro, por volta de 12h, dessa terça-feira (26), na Rua do Cruzeiro no Bairro Petrópolis, em Vitória da Conquista. Segundo as primeiras informações, os freios do caminhão falharam e desceu ladeira abaixo, acertando o muro do antigo Clube Social. Com o impacto o motorista que ainda não foi edificado, chegou a ser socorrido pelo Samu 192 não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local. O veículo ficou completamente destruído.

Colunista
Nonato Lobo

Itabuna: Transferência da Emasa para a Embasa depende de vereadores, diz Rui

Terça / 26 Jul 2016 / 14h30



O governador Rui Costa (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (25), na Governadoria, em Salvador, com o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite (PRB), e o presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Rogério Cedraz, para definir os detalhes do processo de transferência da gestão da água e do esgoto da cidade localizada no sul do estado, conforme anunciado na última sexta-feira (22). No encontro, foram discutidos os termos de um convênio entre estado e município, que agora dependem da aprovação dos vereadores de Itabuna. Segundo Rui, o prefeito saiu da reunião com as cópias dos documentos que serão apreciados e votados na Câmara Municipal em caráter de urgência. Caso a alternativa seja aprovada, um grupo de trabalho definirá o plano de ação com metas e prazos para executar as medidas emergenciais de combate à escassez de água na região. Com a perda de 97% das fontes de captação e o longo período de estiagem, a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) não tem condições de solucionar a crise hídrica local e depende do investimento do estado no setor.

Colunista
Nonato Lobo

Presidente da Câmara de Vereadores de Pindaí é acusado de quebrar porta de restaurante

Terça / 26 Jul 2016 / 14h00
Autor(a): Bonny Silva



O presidente da Câmara de Vereadores de Pindaí está sendo acusado de ter quebrado a porta de um restaurante naquela cidade. Segundo informações do Tenente Fábio Bonfim Comandante da 5.ª Companhia da Polícia Militar, populares denunciaram que o vereador Jean Cleber Pereira dos Santos estava quebrando a porta do restaurante da senhora Dalva Nunes Luz, mãe da vereadora Suzelene Mendes (Suze). Os policiais fizeram diligências e não encontrando o vereador orientaram que a vítima fosse à Delegacia. Segundo o Boletim de Ocorrência o vereador tentou agredir uma jovem que estava filmando em um celular um movimento político realizado na “casa verde”. Com medo de ser hostilizada a jovem se refugiou no Restaurante de Dona Dalva, quando o vereador tentou invadir dando vários chutes na porta, quebrando as vidraças. Em contato telefônico com o presidente do Legislativo pinadaiense, ele rebateu as acusações e disse que tudo começou quando uma pessoa ligada à vereadora Suze estava filmando o evento festivo, alegando haver ali um evento político ilegal. Perguntado se foi o responsável pelos danos à porta do restaurante ele nega veementemente, dizendo que foi um rapaz que prefere não dizer o nome. O vereador também foi acusado de ter capotado o carro da Câmara. Ele disse que não houve nada de grave, apenas perdeu o controle do carro ao mudar uma faixa musical em um pen drive. A dona do restaurante passou mal e foi internada no hospital de Pindaí. Por Bonny Silva

Colunista
Nonato Lobo

Time da 77ªCIPM estreia com vitória no Campeonato de Futebol Society da PM-BA

Terça / 26 Jul 2016 / 10h30



Foto: Nonato Lobo/ Bahia do Povo

O time de futebol composto por militares da 77ª CIPM estreou no Campeonato de Futebol society com vitória. Na manhã da última sexta-feira (22) em Brumado, a 77ªCIPM jogou contra a 34ª CIPM, e venceu por 3 a 2. No tempo regulamentar a partida terminou no empata de 2x2, na prorrogação o time da 77ª CIPM foi mais eficiente e fez um terceiro gol que valeu a classificação da equipe. Os militares da 77ªCIPM agradecem ao Major PM Jocevã, comandante da 34ª CIPM, e todos os militares envolvidos na recepção do time de Conquista na cidade. No final da 1ª rodada serão definido quais serão os próximos adversários da 77ªCIPM. O campeonato segue até dezembro, e o campeão do interior disputa o título com o campeão da capital.

Colunista
Nonato Lobo

Traficantes vendiam drogas com logotipo da Olimpíada

Terça / 26 Jul 2016 / 10h20



Foto: Divulgação/ Polícia Civil

Traficantes de drogas criaram embalagens temáticas utilzando o logotipo dos Jogos Olímpicos. Policiais apreenderam durante uma operação 93 papelotes de cocaína. Além dos aros olímpicos, a embalagem possuía uma recomendação: “use longe das crianças”. Os agentes apreenderam ainda 28 papelotes de crack e 13 munições de calibre .40, de uso restrito.

Colunista
Nonato Lobo

Músico busca proteção em igreja e é morto na frente de fiéis em Eunápolis

Terça / 26 Jul 2016 / 10h04



Um músico do município de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, foi perseguido por bandidos e morto a tiros dentro de uma igreja evangélica na noite de segunda-feira (25). O crime ocorreu por volta das 21h, no bairro de Gusmão. De acordo com Alberto Melo, delegado do município, Edno Oliveira Santos, de 30 anos, estava fugindo de dois homens armados, quando encontrou uma igreja aberta na Rua dos Coqueiros. Ele buscou proteção no templo religioso, mas continuou na mira dos bandidos. Edno foi levado pela dupla para o fundo da igreja e morto com tiros no tórax. O delegado acrescenta que a vítima ainda foi encontrada com uma faca cravada no pescoço. Nenhum dos fiéis presentes no culto religioso ficou ferido. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade, onde permanece na manhã desta terça-feira. Segundo o delegado Alberto Melo, investigações preliminares apontam que a vítima estava envolvida com o tráfico de drogas. Edno era percursionista da banda Swingueira.

Colunista
Nonato Lobo

Conquista: PM acaba com festa regada a bebida alcoólica mantida por menores

Terça / 26 Jul 2016 / 09h30



Uma Guarnição da BCS 77ªCIPM foi acionada no condomínio América Unida para averiguar uma agressão. Chegando ao local, em frente ao endereço informado na ocorrência, os miliares se depararam com um grupo de menores fazendo uso de bebida alcoólica, e com som em altura excessiva. De imediato, os militares pediram ao responsável que baixasse o som, mas este se negou e afrontou a guarnição usando palavras de baixo calão. Foi dada voz de abordagem ao perpetrador, que tentou fugir para o interior da residência, mas foi alcançado e preso. O autor, que tem 18 anos e passagem por roubo, foi apresentado na delegacia pelos crimes de aliciamento de menores, desacato e resistência. Três adolescentes que estavam na casa foram detidos; o som e várias garrafas de bebidas alcoólicas foram apreendidas e apresentadas no DISEP.

Colunista
Nonato Lobo

Malhada de Pedras registra primeira morte por H1N1 no município

Terça / 26 Jul 2016 / 08h30



Foto: Reprodução

Na última segunda-feira (25) a Secretaria de Saúde de Malhada de Pedras, no sudoeste da Bahia, confirmou a primeira morte por H1N1 no município. Segundo informações a vítima seria uma mulher de 49 anos que apresentou os sintomas e diante da evolução do quadro foi encaminhada para uma UTI na cidade de Ilhéus. Diante dos sintomas apresentados, a paciente foi submetida a exames que confirmaram a causa da morte como sendo a H1N1. Ainda segundo o secretaria de Saúde do município, este foi o primeiro caso da gripe registrado na cidade.

Colunista
Nonato Lobo

Criança é vítima fatal de acidente na zona rural de Ituaçu

Terça / 26 Jul 2016 / 08h00



Foto: Leitor/Bahia do Povo

Uma criança morreu na manhã da última segunda-feira (25) na zona rural de Ituaçu, após um carro cair em uma ribanceira, nas proximidades da Fazenda São José. O veículo era conduzido por Aneison de Jesus Oliveira. Além da criança que morreu, ele transportava outros 4 menores de idade. Todos seguiam para a escola. Aneison era sobrinho da vítima identificada como Alissom Pereira Teixeira, que tinha 8 anos de idade. As outras crianças nada sofreram. O corpo da vítima foi levado para o IML da cidade de Brumado.

Colunista
Nonato Lobo

ASS Turismo realiza excursão para o Pantanal saindo de Brumado

Segunda / 25 Jul 2016 / 19h50



Empresa conceituada no ramo de Turismo em Brumado e região a ASS Turismo realizará no dia 10 de Outubro uma excursão para o Pantanal saindo da cidade de Brumado. Uma viajem belíssima que será acompanhada por guia turístico especializado. No roteiro de viagem, um tour pela capital do Brasil, Brasília, tour pela cidade de Corumbá, além de visita a Bolívia, muita pescaria, safári fotográfico e passeio de chalana. O retorno à capital do minério acontece no dia 18 de Outubro. A viajem será feita em ônibus leito especial para turismo com dois andares. A hospedagem será em elegante hotel três estrelas. Para maiores informações (77) 9-91017571, (77) 9-99511739, (71) 9-93481845.

Colunista
Nonato Lobo

Magnesita vende unidade de Brumado

Segunda / 25 Jul 2016 / 15h50



Foto: Nonato Lobo/ Bahia do Povo

A Magnesita Refratários fechou acordo para vender, por US$ 55 milhões, seu negócio de talco para a IMI Fabi Talc Company, produtora do setor com minas e fábricas ao redor do mundo, com sede em Postalesio, Itália. Segundo a empresa brasileira, o negócio de talco, localizado no município de Brumado, na região sudoeste da Bahia, tem produção anual de aproximadamente 40 mil toneladas, cerca de 130 funcionários e obteve receita de US$ 14 milhões em 2015. A conclusão da transação está sujeita a aprovações regulatórias, além de outras condições habituais, e é esperada para o quarto trimestre de 2016 ou primeiro trimestre de 2017. “Estamos satisfeitos com a celebração deste acordo por agregar valor para nossos acionistas e fortalecer substancialmente nossa estrutura de capital. A IMI Fabi é um dos principais líderes globais no setor de talco com minas e fábricas ao redor do mundo e certamente continuará desenvolvendo o negócio e atendendo os nossos clientes de talco com produtos de alta qualidade”, afirmou, em nota, Octávio Lopes, membro do conselho de administração da Magnesita e CEO da Magnesita International. O talco é um mineral utilizado em diferentes aplicações: plásticos, cosmético e farmacêutico, cerâmicas, papel e celulose, tintas, alimentos e agronegócio. A Magnesita é a mais importante produtora brasileira e detém as maiores reservas deste mineral no Brasil.

As atividades da Magnesita tiveram início em 1940, logo após o descobrimento dos depósitos de magnesita em Brumado. Hoje, a empresa opera 27 unidades industriais e de mineração no Brasil, Estado Unidos, Alemanha, China, França, Argentina, Bélgica e Taiwan, com capacidade de produção de refratários superior a 1,4 milhão de toneladas/ano. Em 2015 seus produtos foram vendidos para mais de 100 países com receita de US$ 1 bilhão.