Bahia do Povo

Resultado da busca pelo arquivo de "07/2015"

Mistério: Motorista empreende fuga, e abandona ambulância que era seguida por várias motocicletas em Jequié

Terça / 28 Jul 2015 / 14h28



Foto: Del Santos

O surgimento de uma ambulância trafegando nas vias centrais de Jequié na madrugada desta terça-feira (28/7), sob escolta de várias motos, mexeu com a imaginação da polícia e gera comentários entre as pessoas na cidade após o fato ser noticiado nas emissoras de rádio da cidade. A Polícia Militar teria sido informada sobre a ambulância trafegando em alta velocidade nas ruas de Jequié e seguida por cerca de 20 motocicletas. Ainda de acordo com a PM, o motorista seguiu em direção a BR-116, sendo a Polícia Rodoviária Federal acionada para montar barreira na rodovia, mas a ambulância, de placa OZR-9078, licença de Brumado, sem identificação padronizada, desviou o trajeto e, momentos depois, foi deixada em frente ao Hospital Santa Helena, na Rua Abílio Procópio, no Centro. Nesta manhã, a Polícia Militar esteve no Santa Helena, tendo indagado a direção da unidade hospitalar, que diz não ter informações sobre o veículo abandonado. O motorista não foi encontrado e o veículo foi recolhido ao pátio do 19º BPM da Polícia Militar de Jequié que segue na busca pelo condutor. A polícia diz não descartar tratar-se de uma suposta quadrilha de assalto a banco, mas na mesma noite, populares disseram ter visto uma ambulância seguida por motos quando socorria uma pessoa vítima de acidente motociclístico ocorrido na semana passada. O fato das motos estarem seguindo a ambulância seria uma forma de homenagear a vítima. Curioso é que na ocorrência, a polícia relata que a ambulância abandonada desenvolvia alta velocidade e pulava redutores de velocidade, empreendendo fuga. Não faltou quem dissesse que era um carro usado em alguma prática criminosa. O caso está sendo está sendo investigado.

Nota do Blog Marcos Frahm

Brumado: Animais e Andarilhos até quando ?

Terça / 28 Jul 2015 / 14h00



Foto: Bahia do Povo

O crescimento de Brumado, fez com que problemas antes nunca vistos viessem a tona com toda força. Animais e andarilhos tem feito da rua suas casas, deixando a população bastante incomodada. É comum ver andarilhos na feira livre e nas praças da Igreja Matriz e Capitão Francisco de Souza Meira. Tentativas da retirada dos mesmos já foram feitas, quando a Prefeitura transferiu o problema para Guanambi dando passagens para alguns, más outros chegam e o problema sempre volta a ficar em evidência. Na região da feira, os fundos da Cesta do Povo, tem virado moradia, deixando populares acuados, pois segundo relatos a agressividade dos mesmos tem amedrontado, populares dizem alguns tem praticado saques e até atos libidinosos. Da mesma forma que andarilhos invadiram a cidade, animais de todo porte vêm sendo flagrados andando livremente por toda parte, na maioria das vezes cachorros, que por falta de iniciativas públicas, tem se proliferado, ongs fazem o possível e o impossível, más ainda não é o suficiente. Podendo causar doenças a população também tem visto nestes uma ameaça, pois não se sabe se os mesmos são vacinados. Cavalos também sido flagrados, evidenciando que a cidade está ao deus dará. Com os poderes públicos sempre ausentes, a cidade caminha para que cada dia estes problemas só cresçam e a sociedade a cada dia que passa fique sem saber a quem recorrer. 

Servidores públicos do município de Dom Basílio aprovam em assembleia o indicativo de greve

Terça / 28 Jul 2015 / 12h00



Foto: Divulgação

Aos 27 dias do mês de julho (07) de 2015, às 09:00h, no salão de convenções da BILO PIZZARIA em Dom Basílio-BA aconteceu assembleia do SINDSERVDB - Sindicato dos Servidores e Servidoras Públicos Municipais de Dom Basílio. Varios pontos foram colocados em votação: 1 – Convocação do SINDSERVDB pelo Poder Executivo Municipal para fazer parte da comissão que elaborará os Planos de Carreiras, Cargos e Salários da categoria, inclusive dos trabalhadores da área da saúde e educação – aprovado por unanimidade dos presentes; 2 – Desconto dos servidores e repasse do Imposto Sindical Anual ao SINDSERVDB, inclusive do ano de 2015 – aprovado por unanimidade dos presentes; 3 – Reajuste salarial dos servidores que recebem valor superior a um salário mínimo mensalmente, na base de 10% (dez por cento), retroativo a janeiro de 2015 – aprovado por unanimidade dos presentes; 4 – Votação do indicativo de greve, concedendo o prazo ao Poder Executivo para se manifestar sobre os pontos votados nessa assembleia até sexta-feira, 31 (trinta e um) de julho (07) de 2015 (dois mil e quinze) – aprovado por unanimidade dos presentes; 5 – Marcação de nova assembleia para o dia 03 (três) de agosto (08) de 2015 (dois mil e quinze), para apresentação à categoria sobre a resposta do Poder Executivo Municipal, quando será decidido sobre a deflagração oficial da greve, respeitada a legislação sobre o tema – aprovado por unanimidade dos presentes. Os servidores ainda realizaram uma caminhada e um apitaço pelas ruas da cidade ao final da assembleia, passando pelo prédio da Prefeitura e finalizando na sede do SINDSERVDB. 

Safadão Prime: Vem aí virada de preço

Terça / 28 Jul 2015 / 11h30



O Safadão Prime evento mais aguardado nos últimos meses terá virada de preço na próxima quinta-feira (30), então, aproveite a oportunidade e garanta já o teu ingresso de pista ou camarote, pois os ingressos são limitados e devem se esgotar antes do dia do show, já que a procura vem sendo muito acima do esperado. O evento acontece no Parque de Exposições Santa Inês e terá como atrações Andre e Mauro, Kart Love e fenômeno Wesley Safadão. 

Comerciantes de Porto Seguro fecham estabelecimentos após suposto toque de recolher

Terça / 28 Jul 2015 / 10h00
Autor(a): Correio



Foto: Reprodução

Após o anúncio de um suposto toque de recolher ordenado por traficantes, moradores e comerciantes dos bairros Baianão e Mirantes, no município de Porto Seguro, Sul da Bahia, ficaram prejudicados durante todo o dia de hoje (27). Segundo informações de moradores dos dois bairros, o toque teria sido anunciado após a morte de oito acusados em envolvimento com o tráfico de drogas durante confronto com policiais na manhã do último domingo (26). Segundo um comerciante do bairro Baianão, que não quis ser identificado, desde a manhã de hoje (27), grande parte dos estabelecimentos comerciais do bairro não funcionaram. “Está todo mundo com medo. Hoje, só um mercadinho abriu aqui no bairro, estamos todos apreensivos por conta do ocorrido”, disse o comerciante. De acordo com a delegada Valéria Chaves, coordenadora da 23ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), a informação de que os comerciantes foram ordenados a não abrirem os estabelecimentos não é procedente. “Desconhecemos a existência de um toque de recolher nesses bairros. Inclusive, o policiamento nas duas localidades foi reforçado. Por conta do ocorrido, acreditamos que a iniciativa de mante o comércio fechado partiu dos próprios comerciantes”, explicou a delegada. 

Condeúba: Por muito pouco família não caiu no golpe falso parente

Terça / 28 Jul 2015 / 09h30



Foto: Reprodução

Pelo menos cinco pessoas já foram vítimas de golpes aplicados através de ligações, em Condeúba. Na última segunda-feira (27), uma família que mora no Bairro Divino Espírito Santo foi a vítima dos estelionatários. Segundo um membro da família, que preferiu não se identificar, seu pai recebeu uma ligação de um código de área 62 (Goiás), onde um homem se passou por seu primo e relatou estar viajando de São Paulo para Condeúba. Segundo o relato, o carro havia quebrado no meio do caminho. O estelionatário dizia que estava precisando de dinheiro emprestado para realizar o conserto e continuar a viagem, informando assim números para contato e dados bancários de uma conta do Bradesco de Barueri - SP (Agência: 086516 - Titular: Gabriel) para depósito do dinheiro. Após alguns minutos de conversa, a família chegou a se dirigir ao banco para ajudar o suposto primo, mas antes de depositar, decidiram ligar para um outro familiar que estava em São Paulo, o que desmascarou a farsa. 

Caetité: Acusado de matar ex-mulher vai a delegacia presta depoimento e é liberado

Terça / 28 Jul 2015 / 09h00



Foto: Reprodução

Na última segunda-feira(27) Denis Mauricio Ramos Carvalho, que é acusado de executar sua ex-esposa com cinco tiros na última sexta-feira(24) na rua Juraci Magalhães, próximo a praça do mercado em Caetité, se apresentou a Polícia Civil na cidade de Guanambi. Segundo informações, Denis apresentou-se juntamente com seus advogados. O acusado foi ouvido por uma autoridade policial que lavrou o depoimento e logo depois liberou o acusado que saiu em liberdade do complexo policial devido as leis do Brasil.  Em conversa com a redação do CN, um policial afirmou  que o inquérito está em andamento e que o pedido de prisão preventiva pode ser solicitado ou não pelo delegado encarregado pelas investigações. Tudo vai depender do fechamento do inquérito policial. A Jovem Vanessa Nogueira de 25 anos foi sepultada na tarde do sábado(25), sobre forte comoção de amigos e  parentes. Vanessa deixa uma filha de apenas sete anos que foram completados na sexta-feira(24), dia do crime.

PF deflagra a 16ª fase da Operação Lava Jato e cumpre 30 mandados

Terça / 28 Jul 2015 / 08h47
Autor(a): João Augusto



A 16ª fase da Operação Lava Jato foi deflagrada pela Polícia Federal (PF) na madrugada desta terça-feira (28) em Brasília, Rio de Janeiro, Niterói (RJ), São Paulo e Barueri (SP). São cumpridos dois mandados de prisão temporária, além de 23 mandados de busca e apreensão e cinco de condução coercitiva, quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento. A operação foi batizada de "Radioatividade".

O foco das investigações desta fase, segundo a PF, são contratos firmados por empresas já mencionadas na Operação Lava Jato com a Eletronuclear, subsidiária da Eletrobras, cujo controle acionário é da União.

Ainda de acordo com a PF, a formação de cartel, o prévio ajustamento de licitações nas obras de Angra 3 e o pagamento indevido de vantagens financeiras a empregados da estatal são os objetos de apuração da atual fase.

Angra 3 será a terceira usina nuclear do país e está em construção na praia de Itaorna, em Angra dos Reis (RJ). Ela terá potência de 1.405 megawatts (MW) e gerará energia suficiente para abastecer Brasília  e Belo Horizonte por um ano

Um dos presos é o presidente licenciado da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, que foi detido no Rio de Janeiro. A prisão temporária tem prazo de cinco dias e pode ser prorrogada pelo mesmo período ou convertida em preventiva, que é quando o investigado fica preso à disposição da Justiça sem prazo pré-determinado. Os presos serão trazidos para a Superintendência da PF em Curitiba.

Tanhaçu: Escritório de prestação de serviços foi assaltado por elementos armados

Terça / 28 Jul 2015 / 08h30
Autor(a): Tanhaçu Urgente



Foto: Tanhaçu Urgente

Na tarde desta segunda-feira (27), por volta das 12:30 hs, dois homens armados assaltaram um escritório de prestação de serviços na praça Luís Eduardo Magalhães no Centro ao lado da Igreja Matriz. No local funciona um importante caixa para pagamentos de contas em geral como Luz, Água, Telefone, Boleto etc. O que chamou a atenção foi a audácia dos ladrões, que segundo informações passadas ao site Tanhaçu Urgente, entraram no local sem fazer uso de qualquer tipo de máscara ou capacete para esconder o rosto, ao sair trancaram os funcionários e clientes, deixando todos presos no escritório e saindo andando tranquilamente em meio a feira livre. O valor roubado não foi informado. A cidade está em alerta pois é a segunda ocorrência registrada em 03 dias, já que a única lotérica da cidade que funciona na mesma praça sofreu uma tentativa de assalto na tarde do último sábado (25), que não foi bem sucedida graças a blindagem existente na lotérica.

Seleção de Brumado tem técnico definido para disputa do Intermunicipal

Terça / 28 Jul 2015 / 08h00
Autor(a): Nonato Lobo



Foto: Reprodução/Facebook

Guimarino Leite foi o escolhido para comandar a seleção Brumadense na disputa o Campeonato Intermunicipal de Futebol 2015. O nome do treinado foi confirmando na última sexta-feira (24). Fezinho, Adriano e Paulo Lobo também estavam sendo analisados pela Liga Brumadense de Futebol (LBF). A expectativa agora é grande para o anuncio dos jogadores que irão jogar a maior competição amadora do planeta. A seleção de Brumado já inicia os preparativos em desvantagem em relação as outras cidades, que já fizeram contratações e tem disputado amistosos preparatórios. 

Salvador: Justiça absolve PMs envolvidos na morte de 12 pessoas no Cabula

Terça / 28 Jul 2015 / 07h45



Foto: Correio 24 Horas

A decisão judicial que absolveu nove policiais envolvidos na ação policial que deixou 12 mortes no bairro do Cabula, no mês de fevereiro, em Salvador, foi publicada Diário de Justiça Eletrônico desta segunda-feira (27). Na sentença, a juíza substituta Marivalda Almeida Moutinho, da 2ª Vara do Tribunal do Júri, se baseia na legítima defesa dos suspeitos. O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), autor da denúncia contra os policiais, já anunciou, por meio do promotor responsável, Davi Galo, que irá recorrer da decisão ainda nesta semana. “O conjunto de circunstância empresta forte colorido de legitimidade à conduta dos acusados, que agredidos moral e fisicamente, viram-se na contingência de defender-se, o que fez, aliás, de modo moderado, com o meio de que dispunha, é de se reconhecer a excludente de legítima defesa, art. 25 do Código Penal”, diz trecho da decisão. O argumento da juíza é o mesmo que consta no inquérito do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O entendimento é diferente do apontado pelo MP, que acusou os PMs de execução sumária. O promotor Davi Galo aponta supostos “erros” cometidos pela juíza, entre eles a absolvição, na mesma sentença, de um policial que não chegou a ser acusado no processo que envolve o caso Cabula. Segundo Davi Galo, o soldado Luciano Santos de Oliveira foi apenas citado pela promotoria porque, em outra ocasião, estaria na companhia de um dos PMs denunciados pelas mortes no Cabula. “Ele [Luciano], com um dos indivíduos acusados, teria matado um adolescente tempos atrás. Apenas juntamos essa peça para fundamentar a acusação. Só que ele não faz parte do processo [do caso Cabula]”, explica o promotor. O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) não comentou a decisão.

Em greve, Uneb divulga datas do vestibular de 2016

Segunda / 27 Jul 2015 / 23h05
Autor(a): Correio 24 Horas



Reprodução

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) divulgou nesta segunda-feira (27) as datas para as provas do processo seletivo de 2016. As provas serão realizadas nos dias 6 e 7 de dezembro de 2015. Segundo informações da assessoria da Uneb, mais informações serão divulgadas após a publicação do edital do vestibular, que ainda não tem data para ser publicado.

UNIB e Escola de Trânsito do Detran promovem curso de capacitação para motoristas em Brumado

Segunda / 27 Jul 2015 / 16h30



A UNIB, em parceria com  a Escola de Trânsito do Detran-Bahia vai promover em Brumado curso de capacitação para motoristas de transporte coletivo/passageiros e de cargas perigosas - MOPP. O curso possibilitará aos motoristas da cidade e região a condição de adicionar as suas carteiras de habilitação a qualificação. Depois disso, esses condutores poderão ser contratados pelas empresas que atuam na região, além de cumprir uma exigência estabelecida pelo Código de Trânsito. O curso tem carga horária de 50 horas e é ministrado por instrutores de Salvador. Os motoristas receberão, ao final das aulas, os certificados que vão possibilitar o adicional às carteiras de habilitação, caso tenham frequência acima de 75% e sejam aprovados nas provas de avaliação. Os interessados devem procurar o Detran e tirar o RENACH imediatamente, vez que o curso está previsto para ser iniciado na próxima semana. As vagas são limitadas.

Caetité celebrou padroeira com missa para mais de dez mil pessoas

Segunda / 27 Jul 2015 / 16h00
Autor(a): João Augusto



Foto: João Augusto/Bahia do Povo

No último domingo 26 de Julho de 2015 foi celebrada em frente a Catedral de Senhora Sant’ana em Caetité a missa de encerramento dos festejos da padroeira da Diocese de Caetité. A Missa também além de festa foi de despedida, pois o Bispo Diocesano Don Ricardo Guerrino Brusati, foi nomeado bispo da Diocese vizinha de Janaúba, Minas Gerais. Na oportunidade os companheiros bispos Don Armando Bucciol Bispo da Diocese de Livramento, Don Frei José Ruy Gonçalves Lopes Bispo da Diocese de Jequié e Don Josafá Menezes da Silva Bispo da Diocese de Barreiras e Administrador Apostólico da Diocese de Bom Jesus Da Lapa estiveram para presentes para celebrar a festa e desejar boa missão em terras mineiras ao Bispo. Devido a ocasião da despedida houve caravana de todas as paróquias da diocese para se despedir do bispo que foi sempre chamado de” Bom Pastor” pois  sempre acompanhou as comunidades como o pastor acompanha suas ovelhas.

Estiveram também lá os padres de toda a diocese e padres da diocese vizinha de Janaúba e da Arquidiocese de Vitória da Conquista. Durante a missa teve uma procissão pelas ruas da cidade com a imagem de Senhora Sant’ana e de todos os padroeiros das comunidades da cidade com direção a catedral onde aconteceu uma benção dos bispos. Após a missa ouve uma apresentação do grupo de teatro local e o show com o Padre Junior Periquito.

Dom Riccardo Guerrino Brusati (Bellinzago Novarese, 11 de abril de 1945) é um sacerdote católico italiano e bispo titular da Diocese de Janaúba, Minas Gerais. Fez seus estudos religiosos em Novara e, antes de sua nomeação, era pároco em Paulo Afonso.Dom Riccardo recebeu a ordenação presbiteral no dia 23 de junho de 1973. Foi Nomeado bispo da Diocese de Caetité pelo Papa João Paulo II no dia 13 de novembro de 2002. Sua ordenação episcopal foi no dia 8 de fevereiro de 2003, pelas mãos de Dom Aloysio José Leal Penna SJ, Dom Renato Corti e Dom Antônio Alberto Guimarães Rezende. Foi transferido da diocese de Caetité para Diocese de Janaúba no dia 27 de maio de 2015 pelo papa Francisco seu lema Episcopal foi “                CANTAREI PARA SEMPRE A MISERICÓRDIA DO SENHOR” 

(Fotos da celebração Aqui)

Bahia é estado com mais acidentes com motos em BRs

Segunda / 27 Jul 2015 / 15h30



Foto: Bahia do Povo

A Bahia lidera o ranking da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de acidentes com motocicletas e motonetas nas rodovias federais em 2014. O estado registrou 1.791 ocorrências no ano passado, número 5% maior do que o registrado em 2013 (1.704), e ficou com o primeiro lugar da lista seguido por Pernambuco (1.540) e Ceará (1.035). Já as internações geradas por acidentes de moto aumentaram 34% em um ano, apontou matéria do A Tarde. De acordo com o Sistema de Informações hospitalares do Ministério da Saúde (MS), foram realizadas 3.471 internações em 2014, maior número nos últimos três anos. Somente na Bahia, os acidentes com motos custaram R$ 5,9 milhões aos cofres públicos. O valor representa metade do investido em internações por acidentes de trânsito. Em todo o país, segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, os gastos com acidentes do tipo chegam a R$ 40 bilhões anualmente.