Bahia do Povo

Resultado da busca pelo arquivo de "07/2015"

Acusado de roubo chora ao reconhecer juíza como sua amiga de escola

Sábado / 04 Jul 2015 / 08h00



Foto:Reprodução

Suspeito de roubar um carro nos Estados Unidos, o americano Arthur Booth, de 49 anos, se emocionou durante seu julgamento, nesta terça-feira (30), depois que a juíza Mindy Glazer o reconheceu dos tempos de escola, quando eram amigos. "Senhor Booth, tenho uma pergunta. Você frequentou [a escola] Nautilus?", questionou Glazer. Questionado, o homem não conseguiu responder e apenas repetiu diversas vezes "Oh meu Deus! Oh meu Deus!". Booth foi preso na segunda-feira (29) após ser flagrado dirigindo um carro que teria sido usado no assalto a uma casa. Ao ser abordado por um policial, ele acelerou e acabou sendo perseguido, segundo informações da "NBC News". "Sinto muito vê-lo aí. Sempre me perguntei o que teria acontecido com o senhor", continuou a juíza. "Ele era o garoto mais legal da escola, foi o melhor menino do ensino fundamental", acrescentou. Diante do homem emocionado, a juíza continua: "Sr. Booth, espero que você seja capaz de mudar seu comportamento. Boa sorte", deseja ela. "Espero que você seja capaz de sair desta situação bem e tenha uma vida boa", finalizou. Assim que a Glazer termina sua fala, Booth tenta dizer algo, mas recebe o chamado dos policiais e deixa o local sem nada dizer. Ele ficará preso até pagar uma fiança de quase R$ 135 mil. O vídeo do encontro entre a juíza e o réu tornou-se viral nas redes sociais.

 

 

Acidente com vítima fatal é registrado na BA-148, trecho entre Livramento e Brumado

Sexta / 03 Jul 2015 / 23h29
Autor(a): L12



Foto: Leitor/Brumado do Povo

João Cláudio Fernandes Matos, de 66 anos, que conduzia um automóvel Fiat Strada, de cor vermelha, morreu vítima de acidente automobilístico que aconteceu na manhã desta sexta-feira (03), na BA-148, trecho que liga Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio. Segundo informações extraoficiais, o motorista do Fiat Strada teria tentado fazer um procedimento de retorno para Livramento, mas acabou colidindo com um automóvel Fiat Pálio que passava pelo local sentido Brumado. Apesar de uma equipe do SAMU chegar ao local para fazer o procedimento de socorro, não havia mais o que fazer tendo em vista que a vítima, que residia no bairro Estocada em Livramento, foi a óbito no local devido aos ferimentos causados pela gravidade da colisão. A pista ficou parcialmente interditada, mas a policia chegou ao local para fazer os trabalhos de praxe. A polícia técnica que normalmente precisa se deslocar da cidade de Brumado foi acionada para fazer a pericia e encaminhar o corpo da vítima ao IML. No local é comum ocorrer acidentes com vítimas fatais, tendo em vista que além de ser uma reta onde os motoristas costumam a desenvolver maior velocidade, não conta com acostamento, tem várias entradas vicinais, além do mato que cresce sem controle nas margens da via.

Jornalista ‘Maju’ é vítima de racismo no Facebook

Sexta / 03 Jul 2015 / 22h23



Foto:Reprodução

A jornalista Maria Julia Coutinho, a "Maju" - como é conhecida -, foi vítima de racismo na noite desta quinta-feira (2), na página oficial do "Jornal Nacional" no Facebook. Segundo o jornal A Tarde, os comentários pejorativos foram feitos em uma postagem falando sobre a previsão do tempo, onde a foto da jornalista foi utilizada. "Só conseguiu emprego no 'Jornal Nacional' por causa das cotas. Preta imunda”, escreveu uma internauta. Muitos comentários associaram Maju a um animal. "Alguém poderia jogar um biscoito para ela, logo?", dizia um dos comentários. Após as agressões, muitos internautas partiram em defesa da moça e contra o ato de racismo praticado. "Que vergonha esses comentários racistas, espero que todos os envolvidos sejam punidos, a Internet não é uma terra sem lei", afirmava um comentário de internauta.

Sergipe: Aluno de 16 anos agride professora com socos e golpes de caneta em Aracaju

Sexta / 03 Jul 2015 / 22h17



Uma diretora da rede pública em Sergipe foi agredida por um aluno de 16 anos com golpes de caneta. A agressão aconteceu dentro da Escola Estadual Senador Lourival Fontes na tarde desta quinta-feira (2) no Bairro Santo Antônio, em Aracaju. O adolescente foi apreendido pela Polícia Militar. Segundo relatou a professora Carla Valéria, alunos explodiram uma bomba dentro de um mictório no banheiro masculino. Após investigação, a diretoria identificou os autores decidiu suspende-los, entre eles o adolescente de 16 anos. “Ficou sabendo que ia ser expulso. Ele veio cantando uma música violenta. Falou eu saio, mas eu lhe mato. Partiu para cima. Deu o primeiro murro e eu caí. E me socou, vários murros. A cabeça batia muito na parede. Eu só gritava pedindo socorro”, contou Carla Valéria, ao programa Hora da Verdade da 103FM. O adolescente tentou fugir, mas uma viatura da Polícia Militar conseguiu apreendê-lo. Ele foi encaminhado a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. A professora foi socorrida para um hospital, atendida e liberada.

Caetité: Desfile comemora o “2 de Julho”

Sexta / 03 Jul 2015 / 22h11



Foto:Divulgação

Riqueza cultural, rigor, beleza, criatividade e participação popular marcaram o desfile cívico do 2 de Julho em Caetité, Sudoeste Baiano, nesta quinta-feira (2). Comemorar a Independência do Brasil na Bahia é um dos momentos mais importantes no calendário para os moradores do município. O desfile teve a participação de escolas municipais e estaduais, fanfarras, Forças Armadas, filarmônicas, Maçonaria, Clube dos Desbravadores, vaqueiros, trabalhadores rurais com carros de boi, comunidades quilombola, além de 20 grupos de montaria, que foram o destaque da festa. 

Depois da apresentação do desfile, o prefeito José Barreira de Alencar Filho a presidente da Câmara Municipal, Jaquele Fraga, e o comandante da 94º Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), major Eduardo Moreira, fizeram juntos o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Caetité. Ao som do Hino Nacional, cada um representou uma bandeira. O 2 de Julho em Caetité também recebe inúmeros visitantes da região, como é o caso de Riza Nathália, que saiu de Brumado para prestigiar o evento. “Essa é a primeira vez que eu assisto ao desfile. Há anos que nós ouvimos falar e esse ano tive a oportunidade de trazer minha irmã e meu sobrinho para acompanhar. Estamos impressionados com a organização e beleza desse desfile. Com certeza iremos vir nos próximos anos”. O desfile é realizado pela Prefeitura de Caetité, por meio das secretarias de Educação e de Cultura, com envolvimento das demais pastas.

Gêmeo siamês separado do irmão volta à Bahia

Sexta / 03 Jul 2015 / 21h34



Foto:Reprodução/Tv Globo

Após ser separado do irmão siamês, Heitor Brandão, de seis anos, voltou para casa nesta quarta-feira (1º). O garoto mora em Riacho de Santana, no interior da Bahia, onde mora com a família. Heitor sobreviveu à operação que o separou do irmão Arthur, que não resistiu e morreu três dias depois da cirurgia. Ao G1 GO, a mãe do menino, Eliana Ledo Rocha, afirmou que o menino estava ansioso para rever o pai e a irmã em Riacho de Santana. "Nós vamos voltar sempre aqui ao estado de Goiás para fazer o acompanhamento dele. A gente vai, mas a gente volta", afirmou a mãe. A cirurgia de separação aconteceu em fevereiro deste ano. O menino recebeu alta no dia 27 de maio, mas passou o período até hoje acompanhado da mãe na Casa do Interior, abrigo da Organização das Voluntárias de Goiás, que ajuda pessoas que chegam ao estado em busca de auxílio. Ele precisava ficar perto do hospital para refazer curativos. Agora, o menino já anda com uma cadeira de rodas motorizada. O menino recebeu uma despedida da equipe médica que o acompanha há seis anos ao deixar o hospital. Ele deixou a unidade com uma salva de palmas da equipe. A mãe dos gêmeos foi para Goiânia um mês antes do parto para que eles tivessem acompanhamento especializado. Os dois eram unidos pelo tórax, abdômen e bacia, compartilhando o fígado e a genitália.

Tocha Olímpica de 2016 é apresentada e passará por sete cidades baianas

Sexta / 03 Jul 2015 / 21h29



Divulgação

Apresentada oficialmente nesta sexta-feira (3), em cerimônia que contou com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, e do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, além de personalidades do esporte nacional, como os medalhistas Olímpicos Torben Grael, Isabel Swan, Leila e Paulão, a Tocha Olímpica dos Jogos do Rio de Janeiro 2016  passará por 83 cidades do Brasil no revezamento até o dia da realização do evento esportivo. Dentre as escolhidas estão sete municípios baianos: Porto Seguro, Vitória da Conquista, Ilhéus, Valença, Salvador, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso. Segundo os organizadores, estes locais serão sempre o destino final de cada dia de revezamento, o que fará com que mais locais de cada estado sejam contemplados durante o trajeto. Todo o percurso foi montado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com o intuito de ter o maior número possível de pessoas impactadas. As datas e a lista completa dos trajetos serão divulgadas no início de 2016.

Pessoas com olhos azuis são mais propensas à dependência de álcool

Sexta / 03 Jul 2015 / 21h19



Um estudo realizado por geneticistas da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, descobriu relação entre a cor dos olhos e dependência de álcool. Os especialistas sugerem que o vício é mais usual em pessoas de olhos azuis, e menos frequente entre aquelas de olhos castanhos. O estudo, que traz mais evidências sobre o componente genético da dependência em álcool, foi realizado com amostra de 1.263 perfis genéticos individuais a partir de um banco de dados de pessoas diagnosticadas com, pelo menos, uma doença psiquiátrica, incluindo adição ou dependência de álcool e drogas. Para realizar o estudo, os pesquisadores pegaram pacientes com dependência e de ancestralidade europeia. As análises das amostras destas pessoas levaram à conclusão de que a incidência de dependência de álcool é maior entre pessoas com ancestrais europeus de olhos claros (verdes, azuis ou cinzas) na comparação de com os de olhos castanhos. Entre olhos claros, os azuis foram mais associados ao vício. De acordo com pesquisadores, o objetivo agora é tentar replicar os resultados do estudo. Se essas correlações persistirem em pesquisas futuras, o desafio será determinar se essa ligação se deve estritamente a fatores genéticos ou se ingredientes culturais também têm um papel.

Novas regras do Fies entram em vigor; confira o que mudou

Sexta / 03 Jul 2015 / 21h16



As novas regras para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foram publicadas hoje nesta sexta-feira (3) no Diário Oficial da União. As medidas valem para adesões feitas a partir do segundo semestre de 2015. A portaria oficializa mudanças anunciadas pelo Ministério da Educação, que estabelecem prioridade na oferta de vagas para as regiões Norte, Nordeste e Cento-Oeste – excluído o Distrito Federal – e em cursos das áreas de engenharia, saúde e formação de professores. De acordo com a Agência Brasil, terão prioridade os cursos com nota 4 e 5 nas avaliações do Ministério da Educação (MEC). A nota máxima é 5. A Secretaria de Educação Superior do ministério poderá definir critérios adicionais para a distribuição de vagas, caso julgue necessário. No dia 26 de junho, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, anunciou 61,5 mil vagas para a edição do segundo semestre de 2015 do Fies. Na ocasião, o ministro informou que os juros passariam dos atuais 3,4% anuais para 6,5%. A portaria publicada do Ministério da Educação não detalha o número de vagas e condições do financiamento. A partir de agora, passa a valer a mudança no limite de renda para contratar o financiamento que será a renda familiar mensal bruta de 2,5 salários mínimos por pessoa, já informada em nota conjunta divulgada pelos ministérios da Educação e do Planejamento, no dia 26 de junho. Antes, a renda familiar bruta era de até 20 salários mínimos. Poderá se inscrever no processo seletivo o estudante que, cumulativamente, não tenha concluído curso superior, tenha feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e obtido média superior a 450 pontos, sem tirar nota 0 na redação. As mantenedoras de instituições de educação superior interessadas em participar desse processo seletivo do Fies deverão assinar o termo de participação entre 6 e 17 de julho, no qual constará proposta de oferta de vagas estabelecidas na portaria.

Brumado: Adolescente é transferida para UTI em Itapetinga com suspeita de dengue hemorrágica

Sexta / 03 Jul 2015 / 21h04
Autor(a): Nonato Lobo



Foto:Nonato Lobo/Brumado do Povo

Uma adolescente que estava internada no Hospital Magalhães Neto com suspeita de dengue hemorrágica foi transferida para UTI na cidade de Itapetinga.  Segundo informações ele apresentava baixa plaquetas no sangue.  Ainda segundo informações outros existem ainda outras 17 pessoas com suspeita da doença,  e mais quatro estão sendo avaliados em laboratório.

Comercialização de adesivos ofensivos à presidente Dilma será investigada

Sexta / 03 Jul 2015 / 20h59
Autor(a): Agência Brasil



Foto: Elza Fiuza/ Agência Brasil

A produção e a comercialização de adesivos para carros feitos com a foto de uma mulher com as pernas abertas e o rosto da presidente Dilma Rousseff (PT) serão investigadas pelo Ministério Público Federal (MPF), a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Ministério da Justiça. O pedido, feito na última quarta-feira (1), partiu da secretária de Política para as Mulheres (SPM-PR), Eleonora Menicucci, de acordo com o Correio Braziliense. A gestora pediu que os órgãos instaurassem investigações que impeçam a produção, veiculação, divulgação, comercialização e utilização dos adesivos. Eleonora quer ainda que sejam apuradas as responsabilidades civis e penais dos autores. Segundo o site Mercado Livre, o anúncio do produto foi retirado do ar na quarta-feira (1), após a denúncia de um dos usuários, por considerar que o material poderia ser enquadrado como crime de difamação. Na página, era possível encontrar cada adesivo, de 60cm x 40cm, por R$ 34,90. O criador do material é um vendedor do Recife, que anuncia produtos no site há cinco anos. 

Tocha Olímpica é apresentada e passará por 83 cidades

Sexta / 03 Jul 2015 / 20h49
Autor(a): Terra



Foto:Divulgação

A tocha Olímpica dos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro, foi apresentada nesta sexta-feira, em Brasília, em cerimônia que contou com a presença da presidente Dilma Roussef e outras autoridades. O objeto não esconde as influências da natureza e cultura brasileiras, as quais se misturam à tecnologia e a um visual moderno. A principal marca, no entanto, é o desenho de um dos principais pontos turísticos da capital fluminense, o Calçadão de Copacabana. Feito com alumínio reciclado, o objeto teve o desenho como resultado de um processo de seleção envolvendo todo o País, com 76 inscritos, culminando na reunião de uma Comissão Julgadora multidisciplinar, integrada por 11 membros, para avaliar e declarar o projeto ganhador.