Bahia do Povo

Resultado da busca pelo arquivo de "07/2015"

Acidente deixa cinco feridos na BA-262, próximo a Vila Mariana

Sexta / 31 Jul 2015 / 15h15



Foto: Bahia do Povo

Um grave acidente foi registrado na manhã desta sexta-feira (31) na BA-262 sentido Vitória da Conquista envolvendo dois veículos. Segundo informações um Siena e um Celta colidiram frontalmente próximo ao distrito de Vila Mariana, em Maetinga. O siena com placa de Itabuna era ocupado por quatro pessoas que tiveram apenas ferimentos leves. Já o Celta era ocupado somente por uma mulher que também se feriu. O SAMU-192 da prestou socorro aos feridos. 

Mãe e filho morrem em grave acidente na BA-116 próximo a Poções

Sexta / 31 Jul 2015 / 14h40



Mãe e filho morreram em um acidente ainda na madrugada desta sexta-feira (31) na Rodovia Santos Dumont, BR-116, em Poções. segundo informações, o carro em que eles estavam se envolveu em uma tripla colisão com dois caminhões que vinham no sentido contrário. Os caminhoneiros, a mulher teria perdido o controle do veículo após passar por um quebra molas. As vítimas foram identificadas como Gilzete Mendes Costa de Almeida, de 45 anos, e Eli Edson de Almeida Junior, de 21 anos. Os dois ficaram presos às ferragens e não resistiram aos ferimentos e morreram. Os motoristas dos caminhões saíram ilesos. Os corpos foram retirados do veículo somente as 8h15min pelo Serviço de Resgate da ViaBahia e encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML). O Departamento de Polícia Técnica (DPT) se encontra no local realizando os procedimentos de praxe. 

Tiro de Guerra intensifica participação na luta contra o mosquito da dengue em Brumado

Sexta / 31 Jul 2015 / 14h14



Foto: Divulgação

No dia 31 de Julho, o Tiro de Guerra 06/024 recebeu uma parcela do material que será utilizado no curso de capacitação dos atiradores, como agentes de endemias. O material será utilizado pelos soldados, em princípio, nas comunidades rurais no combate ao mosquito aedes-aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zica vírus. Na próxima quarta-feira (5) e sábado (8) os atiradores do TG estarão realizando o curso. O Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra, disse que é hora de todos nós unirmos força nesse combate.

Itamaraju Números de homicídios assustam, sociedade realiza caminhada contra violência

Sexta / 31 Jul 2015 / 11h00



Foto: Itamaraju Notícias

Com a taxa crescente da violência urbana, as pequenas cidades sofrem cruelmente a cada ano. Reflexo desta realidade apontamos Itamaraju, município de com pouco mais de 67 mil habitantes, que já somam uma taxa superior a 30 homicídios registrados apenas nos primeiros 7 meses de 2015. Com base nesses números a sociedade se mobilizou numa caminhada pelo centro da cidade, onde seguimentos como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), CDL, Escolas municipais, Igrejas, Associação dos Idosos, profissionais da imprensa, membros da população, familiares, amigos, dentre outros, tentam chamar a atenção do governos e órgãos ligados a segurança pública. Em apenas uma semana dois homicídios foram contabilizados, no entanto sem elucidações. Apesar dos mais de 30 homicídios, menos de 20% chegaram a autoria. Devido à falta de aparato técnico, material humano e até mesmo falta de empenho do sistema público de segurança que não valoriza os profissionais. Colegas de trabalho e amigos de uma das vítimas da última semana em Itamaraju, estão assustados com a tamanha violência e o sentimento de impotência, diante da situação.

Dois candidatos brumadenses tiveram contas das campanhas de 2014 rejeitadas pelo TRE-BA

Sexta / 31 Jul 2015 / 10h00



Foto: Colagem/Bahia do Povo

Em Sessão de Julgamento realizada na manhã da última quinta-feira (30), os membros da Corte do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia concluíram os julgamentos das prestações de contas de campanha eleitoral dos 936 candidatos não eleitos que disputaram as Eleições Gerais 2014 pelo Estado. Segundo informações da Coordenadoria de Apoio Processual do TRE-BA, considerando todos os candidatos que concorreram às Eleições 2014, 275 tiveram as contas desaprovadas, 64 as contas aprovadas e 357 foram aprovadas com ressalvas (quando verificadas falhas que não lhes comprometam a regularidade) pelo Tribunal. Na região sudoeste dois candidatos da cidade de Brumado, tiveram suas contas de campanha desaprovadas pela Corte do TRE. José Ribeiro Neves (PT) e o radialista Emanoel Araújo Lima (PSB), o Manelão, que disputaram cargo de deputado estadual nas eleições 2014. Mário Alberto Simões Hirs analisou as contas do petista e juiz Gustavo Mazzei Pereira fez a análise dos gastos de Emanuel Araújo. Ambos estão sujeitos à investigação que analisará se houve algum crime eleitoral praticado durante as respectivas campanhas.

Aracatu: Esgoto a céu aberto deixa comerciantes incomodados no centro da cidade

Sexta / 31 Jul 2015 / 09h30



Foto: Folha de Aracatu

Com a crise, o comércio não anda nada bem para a população de Aracatu, sudoeste da Bahia e para piorar a situação, alguns descasos complicam ainda mais a vida de comerciantes que são obrigados a conviver com maus cheiros e lama na porta de seus estabelecimentos. Na Rua Clotildes Silveira Santos, esgotos que saem de algumas residências  e são lançados no meio da rua vem atrapalhando os comerciantes e pedestres que passam pelo local. O mau cheiro é horrível e quando os veículos passam pela lama a coisa fica pior ainda . Os comerciantes estão chateados porque com esse descaso os fregueses deixam passar no local e com isso as vendas vem caindo gradativamente. 

Mau exemplo: Funcionário do Dentran estaciona carro em local proibido em Brumado

Sexta / 31 Jul 2015 / 09h00



Foto: Internauta

Uma grave infração de trânsito foi registrada por um internauta na tarde da última quinta-feira (30) e para indignação de todos, foi quem deveria fiscalizar que deu o mau exemplo. O carro em questão foi um Fiesta pertencendo ao Governo do Estado e a serviço do Detran, que parou em uma rotatória da Praça Armindo Azevedo. A foto postada gerou alguns comentários "se fosse um popular com certeza seria multado". "Cade os guardinhas numa hora desse para multar?, ou carro do governo pode tudo? (sic). Não se sabe ainda quem estava em poder do carro, más erro é erro, e quem o fez tem que ser responsabilizado.

Aprovação de ACM Neto é de 82%, aponta pesquisa

Sexta / 31 Jul 2015 / 08h30



Foto: Reprodução/YouTube

Dois anos e sete meses após tomar posse do cargo, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), segue com a popularidade em alta. A gestão do democrata é aprovada por 82% dos soteropolitanos, aponta levantamento divulgado ontem pelo Instituto Paraná Pesquisas. Os novos números confirmam o bom resultado obtido por Neto nas duas últimas pesquisas sobre a avaliação dos prefeitos das maiores capitais do país, feitas pelo Vox Populi em janeiro e dezembro do ano passado. Em ambas, ocupou a primeira posição no ranking, com índice de bom e ótimo de 51% e 61%, respectivamente.Na nova pesquisa, apenas 15,3% dos entrevistados desaprovam a gestão do prefeito, enquanto 2,7% não souberam ou não quiseram opinar. Para 58,3%, a administração é melhor do que a expectativa que tinham. Outros 29,7% consideram a performance de Neto igual ao esperado, enquanto 8,8% acham pior.O Paraná Pesquisas também mediu a avaliação do prefeito através de quatro recortes: sexo, idade, classe social e escolaridade. Entre os homens, ACM Neto obteve 83,6% de aprovação, ligeiramente superior ao índice positivo atribuído ao prefeito pelas mulheres, que foi de 80,6%.A aprovação de Neto foi superior a 80% em quatro das cinco faixas etárias da pesquisa: dos 16 aos 24, dos 25 aos 34, dos 45 aos 59 e a partir dos 60 anos. O mais baixo percentual, de 77,7%, se deu entre os entrevistados com idade entre 35 e 44 anos.

Demissões em massa devem acontecer na Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora

Sexta / 31 Jul 2015 / 08h00
Autor(a): Mandacaru da Serra



Foto: Reprodução

Pelo menos 374 servidores temporários da Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, ocupantes de cargos que não existem em Lei, serão demitidos até 31.12.2015. E até 1º.10.2015, serão, igualmente, exonerados outros temporários que estejam ocupando cargos para os quais existem aprovados no último concurso público realizado pela prefeitura. A prefeitura possui, ainda, 408 servidores efetivos em cargos não descritos na legislação atual. Para estes, o prefeito terá 30 dias para enviar projeto de lei à Câmara, regularizando a situação. Estes são alguns dos compromissos que o prefeito Paulo César Cardoso de Azevedo assumiu, último dia 28, no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que assinou perante a 1ª Promotoria de Justiça da Comarca. O promotor Millen Castro presidiu o ato, presentes ainda o secretario da Educação, Sebastião Oliveira; a presidente do Sindicato dos Profissionais da Educação, Silvia Letícia; e o representante da APLB, Gerlando Oliveira. O TAC resultou de inquérito civil realizado pela Promotoria e o prefeito fica impedido, também, de fazer contratações sem concurso público, salvo nas hipóteses emergenciais previstas na lei. Se descumprir qualquer das cláusulas ajustadas, Paulo Azevedo ficará sujeito a uma multa diária de cinco salários mínimos, além, claro das cominações por violações legais que venha praticar. 

Proprietários e diretor da Rádio Portal FM participam do TECH DAYS 2015 maior evento de radiodifusão do país

Quinta / 30 Jul 2015 / 21h23



Foto: Divulgação

Está acontecendo na cidade de Salvador o Tech Days 2015, encontro que aborda tecnologias para o setor de radiodifusão. As inovações que estão mudando o conteúdo e modelo de negócios de emissoras de rádio e TV no Brasil e no mundo estão sendo debatidos em palestras e apresentações. Os sócios proprietários da Rádio Portal FM de Livramento de Nossa Senhora, Cézar Paulo de Morais Ribeiro e Alfredo Machado Matias, bem como o diretor da emissora, Alan Souza da Silva estão participando do evento e firmando novas parcerias para o maior desenvolvimento da emissora. Soluções para broadcast, recursos transformadores, migração do AM e estratégias de marketing são alguns dos assuntos que serão abordados ao longo da programação. O diretor de assuntos legais da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Cristiano Lobato Flores, abordará o tema sobre a melhor forma de migrar do AM para o FM, do ponto de vista das alterações técnicas e legais. O especialista em mídias digitais e consultor da Abert, André Quintão, vai tratar do rádio no contexto da internet e novos aplicativos. O Tech Days que teve inicio na manhã desta quinta feira (30), conta também com stands das maiores empresas tecnológicas do país como: Playlist, Biquad, RF mídia e Cadena sistema todos eles sendo visitados pela Equipe Portal FM.

 

Foto: Divulgação

Operação da PF no Sul e Sudoeste da Bahia prende 4 por tráfico de drogas

Quinta / 30 Jul 2015 / 15h53



Foto: Reprodução

Quatro pessoas foram presas nesta quinta-feira (30) durante a operação "Moeda Real", no Sul e Sudoeste da Bahia. As delegacias da Polícia Federal de Vitória da Conquista, Ilhéus e Jequié desarticularam um grupo criminoso que comandava o tráfico de drogas nas regiões onde foram deflagradas a operação, que é uma alusão ao apelido do alvo principal, Sandro Santos Queiroz, conhecido como "Real". Segundo a Polícia Federal, ele é um dos traficantes mais procurados do interior da Bahia, alvo das Forças de Segurança e Poder Judiciário baianos, por conta do envolvimento em diversos crimes, inclusive homicídios, tendo ainda vários mandados de prisão em aberto. Segundo a PF, "Real" foi o único a ser preso na madrugada desta quinta-feira, na cidade de Bertioga, em São Paulo, com documento falso, local onde estava foragido. Já os outros três, foram presos na Bahia. "Nessa madrugada, com a prisão dele [Real], pudemos fazer o cumprimento das outras prisões. Se ele soubesse inicialmente das prisões, poderia fugir novamente", explicou o delegado Marcelo Andrade Siqueira. Os envolvidos irão responder por diversos crimes, dentre eles tráfico de drogas, associação ao tráfico e integrar organização criminosa, além de homicídio. As penas, se somadas, podem chegar a mais de 30 anos de reclusão.

Festival de Inverno Bahia 2015: Confira programação do Barracão Universitário

Quinta / 30 Jul 2015 / 15h30



O Barracão Universitário Opção, um dos espaços mais procurados do Festival de Inverno Bahia (FIB), é o lugar para dançar, namorar e curtir a festa ao som de muito forró. Nos três dias de festival, o Barracão vai ferver. A tradição de ser um dos ambientes mais quentes da festa continua, mas o Barracão está cheio de novidades: mudou de local e agora está na entrada do evento; a área, toda coberta, ficou mais ampla, são 1.200m² que comportam 3 mil pessoas. Não vai faltar espaço para turistas e conquistenses se renderem ao forró, arrocha e o sertanejo. Confira a grade completa com os artistas que passarão pelo Barracão Universitário Opção e programe a diversão. No primeiro dia (28), o forró ganha a parceria de estilos como o arrocha e o sertanejo, com a apresentação das atrações Sofrência e Pedro Henrique e Luziel. Na sequência, as mulheres mais que arretadas do Fulor do Cangaço prometem muito arrasta-pé. Fecham a noite Forró Kalundu e Xote.com.Um forró mais tradicional abre a segunda noite (29) do Barracão com o Trio Pé de Serra do Periperi e a banda Radiola de Cangaceiro. Garantirão ainda a animação Fia Pavi, Forró do Karoá e Samira Show. E a sanfona, o triângulo e a zabumba serão mesmo os grandes protagonistas do espaço. No último dia (30), o forró continuará em alta com Seu Maxixe, Chega Mais, Pede um Xote e Xamego Proibido.

 

A 11ª edição do FIB acontece nos dias 28, 29 e 30 de agosto, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista. Na sexta, se apresentam Humberto Gessinger, Ana Carolina e Ivete Sangalo. Já na noite de sábado, é a vez de Blitz, Frejat e O Rappa. E quem fecha o festival, no domingo, é RPM, Jota Quest e Fernando & Sorocaba.

Entradas

Os passaportes, válidos para todos os dias da festa, e ingressos individuais podem ser adquiridos à vista, em dinheiro ou cartão de débito, ou ainda parcelados em até 6x nos cartões de crédito.  Em Vitória da Conquista, as entradas podem ser compradas na Loja Oficial no Shopping Conquista Sul, no Point do Ingresso do Centro e do Bairro Brasil, na Central de Ingressos da Av. Olívia Flores, e na Loja do Tôa Tôa, no Centro. Outra opção é a compra pela internet, no site www.festivaldeinvernobahia.com.br, ou pelo telefone 4003-1212 (para todo o Brasil). Em Salvador, os ingressos são encontrados em todas as lojas da Ticketmix. A classificação do festival é 14 anos.

 

O estacionamento oficial para o FIB 2015 também já está disponível para compra antecipada. Os tickets podem ser adquiridos, exclusivamente, na loja oficial no Shopping Conquista Sul, ao preço de R$ 20,00. Já o passaporte de estacionamento para os três dias (sexta, sábado e domingo) é vendido por R$ 45,00. O cliente que obter esse serviço receberá um ticket, a ser entregue no local, e um adesivo (E5), que deverá ser colado no vidro do carro. A localização é o primeiro estacionamento após a bilheteria do evento (em frente à Praça dos Eucaliptos.

UNIB e Escola de Trânsito do Detran promovem curso de capacitação para motoristas em Brumado

Quinta / 30 Jul 2015 / 15h00



A UNIB, em parceria com  a Escola de Trânsito do Detran-Bahia vai promover em Brumado curso de capacitação para motoristas de transporte coletivo/passageiros e de cargas perigosas - MOPP. O curso possibilitará aos motoristas da cidade e região a condição de adicionar as suas carteiras de habilitação a qualificação. Depois disso, esses condutores poderão ser contratados pelas empresas que atuam na região, além de cumprir uma exigência estabelecida pelo Código de Trânsito. O curso tem carga horária de 50 horas e é ministrado por instrutores de Salvador. Os motoristas receberão, ao final das aulas, os certificados que vão possibilitar o adicional às carteiras de habilitação, caso tenham frequência acima de 75% e sejam aprovados nas provas de avaliação. Os interessados devem procurar o Detran e tirar o RENACH imediatamente, vez que o curso está previsto para ser iniciado na próxima semana. As vagas são limitadas.

Guanambi: Organizadores da Festa "Vai Coleguinhas" são multados pela Prefeitura em 120 Mil Reais

Quinta / 30 Jul 2015 / 14h30



Foto: Bahia do Povo

O atraso no show da Dupla Simone e Simaria, na Festa Vai Coleguinhas em Guanambi, no dia 18 de julho, gerou uma alta multa para os organizadores. Segundo informações da rádio 96 FM, os organizadores da festa foram multados em R$120mil reais. O departamento de fiscalização da prefeitura autuou e multou os organizadores, embasado na Lei Municipal 937 de maio de 2015. Segundo a lei supracitada, a multa é de mil vezes o valor do ingresso, por hora de atraso. A dupla que se apresentou também no dia 18 de julho, em Livramento de Nossa Senhora, entrou no palco do Spaço Brasil às 04:45 do domingo, quando a previsão para o início da festa era de para as 23:00; A empresa de Vitoria da Conquista 29Mix foi a responsável pelo evento.

Bahia: Quadrilhas agiram em três cidades diferentes na tentativa de roubar agências bancárias

Quinta / 30 Jul 2015 / 14h00



Agência Bancaria em Nazaré das Farinhas Foto: Divulgação

Somente na madrugada desta quinta-feira (30) foram registrados três roubos a Agências Bancarias na Bahia. Em duas destes bandidos sequestram os gerentes e suas famílias. O primeiro caso foi na cidade de Nazaré das Farinhas, no Recôncavo Baiano. Segundo informações da Polícia Civil, uma parte dos criminosos manteve a família da vítima refém enquanto outra parte, que estava com o gerente, tentou roubar o dinheiro da agência. Como não conseguiram levar qualquer quantia, liberaram a família na cidade de Conceição do Almeida, distante 35km.O gerente também foi liberado. Equipes do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco) e do Departamento da Polícia do Interior (Depin) iniciram buscas aos criminosos. 

O segundo registro foi em Ruy Barbosa, a cerca de 320 quilômetros de Salvador. De acordo com a polícia, os criminosos invadiram a cidade, sequestraram a família e tentaram roubar o banco, mas também não conseguiram. Os bandidos fugiram e a polícia faz buscas na região. A terceira ação foi em Jeremoabo, a 405 quilômetros de Salvador, onde uma agência do Banco do Brasil da cidade foi explodida na madrugada. De acordo com a Polícia Civil do município, após a ação, os bandidos trocaram tiros com a Polícia Militar da cidade durante a fuga. Não há confirmação sobre o número de homens que participaram do crime.

Cofre arrombado em Jeremoabo. Foto: Divulgação