Bahia do Povo

Resultado da busca pelo arquivo de "06/2016"

Colunista
Nonato Lobo

Jornalistas brasileiros são agredidos durante cobertura da Eurocopa em Paris

Sexta / 17 Jun 2016 / 08h40



A jornalista Sonia Blota e o cinegrafista Fernando Henrique de Oliveira, da Band TV, foram agredidos nesta quinta-feira (16) durante a cobertura da Eurocopa, em Paris. Segundo nota do presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Pimentel Slaviero, os jornalistas foram abordados “de forma violenta” por torcedores da Alemanha. Sônia levou um chute na perna e Oliveira um tapa no rosto. Ainda segundo a associação, os torcedores se dirigiram a eles gritando “fora, seus negros”. O comunicado da Abert ainda afirma que a polícia francesa não fez nada e alegou que não houve ferimentos graves.

Colunista
Nonato Lobo

Policiais da 34 CIPM distribuem sopa para pessoas em situação de vulnerabilidade social em Brumado

Sexta / 17 Jun 2016 / 08h00



Foto: Divulgação/ Polícia Militar

Para ajudar a aquecer o corpo no período de frio que se estabeleceu em Brumado nos últimos dias, policiais da 34 CIPM distribuíram sopa para as pessoas carentes que estavam nas ruas. O alimento, além de aquecer o corpo, é nutritivo e sacia a fome. No momento da entrega, o termômetro já marcava 18° C. Populares que passavam na ocasião elogiaram a iniciativa e até se propuseram a participar em uma próxima oportunidade. Após percorrer diversos pontos da cidade, a ação terminou no Albergue São Sebastião.

Colunista
Nonato Lobo

Draco de Conquista apreende quase meia tonelada de maconha na divisa da Bahia e Minas Gerais

Quinta / 16 Jun 2016 / 15h00



Foto: Divulgação

O grupamento Draco de Vitória da Conquista apreendeu cerca de meia tonelada de maconha na divisa da Bahia e Minas Gerais. As investigações sobre tráfico de drogas na região de Vitória da Conquista levaram a Equipe do Draco – Base de Vitória da Conquista a interceptar um carregamento de drogas vindas do Paraguai e que abasteceria pontos de tráfico nas cidades da região. Dois homens que transportavam o entorpecente foram presos e dois veículos apreendidos. Ao serem abordados um dos condutores resistiu à voz de prisão jogando o veículo nos policiais civis, porém foi contido já na BR116. Policiais Militares e Civis do estado de Minas Gerais se deslocaram em apoio aos policiais baianos. A droga, os veículos e os criminosos foram apresentados na Delegacia da cidade de Pedra Azul – MG

Colunista
Nonato Lobo

Grupo em português criado pelo Estado Islâmico no Telegram é monitorado pela Abin

Quinta / 16 Jun 2016 / 14h30



A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) está monitorando um grupo no aplicativo Telegram que troca informações, em português, sobre o Estado Islâmico. A instituição confirmou a existência do grupo, chamado Nashir Português, que é uma referência à agência de notícias utilizada pelo Estado Islâmico para publicar seus manifestos, a Nashir News Agency. A movimentação preocupou a agência brasileira, que tenta evitar possíveis recrutamentos de cidadãos do país dois meses antes da Olimpíada no Rio de Janeiro, evento que atrai delegações de todo o mundo. “Essa nova frente de difusão de informações voltadas à doutrinação extremista, direcionada ao público de língua portuguesa, amplia a complexidade do trabalho de enfrentamento ao terrorismo e representa facilidade adicional à radicalização de cidadãos brasileiros”, informou a Abin por meio de nota. Discurso - As primeiras mensagens publicadas neste grupo recém-criado incluem um discurso com mais de 14 páginas, já traduzido para o português, de Abu Muhammad al-Adnani, porta-voz do Estado Islâmico. O conteúdo contém basicamente propaganda jihadista, já difundido em outras línguas. A agência de monitoramento de terrorismo SITE Intelligence Group afirma que o grupo foi criado em 29 de maio após uma série de mensagens em outros grupos anunciando a procura de simpatizantes que falassem português para a tradução de seus materiais de propaganda. A notícia do surgimento de um grupo em português endossa ainda o relatório divulgado pela Abin em abril que aponta ameaças terroristas no Brasil durante a realização dos Jogos Olímpicos.

Colunista
Nonato Lobo

Acidente entre caminhão e carro de passeio derruba três postes em Salvador

Quinta / 16 Jun 2016 / 14h00



Foto: Leitor/ Bahia do Povo

Um acidente envolvendo uma caçamba e um carro de passeio derrubou três postes na Ladeira do Arco, no bairro de Nazaré em Salvador, assim a via ficou interditada nos dois sentidos. Segundo a Superintendência de Trânsito e Transportes de Salvador (Transalvador), após a colisão com um Voyage, a caçamba se chocou com um poste, que caiu na pista e derrubou outros dois. De acordo com o órgão, duas pessoas ficaram feridas no acidente e uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi encaminhada ao local. Ainda de acordo com a Transalvador, viaturas da Polícia Militar também estão no local para ajudar a organizar o trânsito. Uma equipe da Coelba já traballha para recolocação dos postes e religação da energia elétrica na região.

Colunista
Nonato Lobo

Homem que fugiu de viatura em movimento é preso em Brumado

Quinta / 16 Jun 2016 / 10h30



Foto: Nonato Lobo/ Bahia do Povo

Policiais civis consiguiram prender na tarde da última quarta-feira (15) o homem que havia fugido de forma cinematográfica no último dia 06, após abrir a porta da viatura em movimento mesmo algemado. Ele foi novamente preso na Rua Horário José dos Santos, no Bairro Olhos D’Água. O homem identificado como Fábio, ficou conhecido como ''Mágico das Algemas'', já que além de ter escapado da viatura ele pulou vários muros de casas e teria até trocado de camisa. Ele foi conduzido para 20° Coorpin onde se encontra detido. Desta vez, Fábio não esboçou nenhuma reação ao ser novamente preso.

Colunista
Nonato Lobo

Alunos são detidos vendendo brigadeiro com maconha em escola de Itabuna

Quinta / 16 Jun 2016 / 10h00



Dezessete brigadeiros que seriam vendidos por dois alunos de 16 e 17 anos em uma escola estadual no município de Itabuna, no sul da Bahia, foram apreendidos e encaminhados para a 6ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Itabuna) na manhã desta quarta-feira (15). A suspeita era a de que os doces teriam sido preparados com maconha. Em depoimento, um dos adolscentes confirmou que tinha colocado a droga no brigadeiro, e que essa foi a primeira vez que ele tentou vender no colégio. O adolescente ainda revelou que vendeu dois brigadeiros. Ele disse que é usuário da droga e que colocou maconha nos doces, para vender a amigos que também seriam usuários. Os jovens responsáveis pelos brigadeiros foram conduzidos à delegacia por agentes da Polícia Militar, que disse ter sido acionada pela direção da escola.

Colunista
Nonato Lobo

Cervejaria holandesa encerra atividades em fábrica de Feira de Santana

Quinta / 16 Jun 2016 / 09h30



A fábrica da cervejaria holandesa Heineken, localizada em Feira de Santana, encerrou suas atividades na Bahia nesta quarta-feira (15). Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Cervejas e Outras Bebidas (Sindibeb), 126 funcionários foram demitidos da unidade. A Heineken produzia no Estado cervejas das marcas Kaiser (em garrafa) e Bavaria (em lata). Através de um comunicado oficial, a Heineken informou que “a decisão foi tomada com base nos constantes estudos de viabilidade do negócio e na necessidade de levar a operação da companhia a outro patamar de excelência, mantendo sua sustentabilidade econômica e que as cervejarias de Pacatuba (CE) e Araraquara (SP) passarão a abastecer as regiões que eram atendidas pela unidade.” Sobre a situação dos funcionários, a nota informa que “atualmente, a empresa analisa a transferência de alguns colaboradores para outras cervejarias do grupo no País” e que “negociou com o sindicato da categoria um pacote adicional de benefícios a ser concedido aos colaboradores que deixarão a companhia em razão do encerramento das atividades.”

Colunista
Nonato Lobo

MPF ajuíza 85 ações contra municípios baianos

Quinta / 16 Jun 2016 / 09h00



O Ministério Público Federal (MPF) em Irecê, Jequié e em Paulo Afonso ajuizaram 85 ações civis públicas contra diversos municípios baianos (lista completa) com o objetivo de fazer com que eles regularizem a divulgação de informações em seus portais de trânsparência. O MPF requer multa diária de R$ 10 mil caso as administrações municipais não corrigirem as irregularidades. As ações fazem parte da segunda etapa de monitoramento do projeto nacional Ranking da Transparência, que avalia o cumprimento, por governos estaduais e prefeituras, de normas relacionadas à publicidade de informações de gastos públicos e disponibilização de canal para pedidos de informação por meio dos sites oficiais ou portais de transparência. O Ministério Público destaca que os municípios não divulgam dados relativos à receita, despesa, aos relatórios de gestão, editais de licitações, editais de contratos, entre outros. O MPF afirma que está à disposição para participar de audiências de conciliação com os gestores interessados, onde os municípios poderão resolver as pendências por meio de termo de ajustamento de conduta, pondo, assim, fim à ação civil. Os gestores públicos são obrigados a divulgar informações financeiras desde a promulgação da Constituição Federal, em 1988, e o portal da transparência teve sua implantação prevista na Lei Complementar nº 101/2000 e na Lei nº 12.527/2011.

Colunista
Nonato Lobo

Ministério da Saúde confirma 16 novos casos de microcefalia na Bahia

Quinta / 16 Jun 2016 / 08h30



O boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (15) aponta 1.135 casos de microcefalia na Bahia, 16 a mais do que o último relatório divulgado pelo órgão, no dia 8 de junho, quando o relatório apontou 1.119 notificações da doença no estado. O dado divulgado nesta quarta é referente ao período até o dia 11 de junho. O boletim anterior foi feito com base nos dados coletados pelo Ministério até o dia 4 de junho. O relatório é feito com os dados enviados pelas secretarias estaduais da saúde, informou a pasta. Dos casos notificados na Bahia até agora, 667 estão em investigação, 254 foram confirmados e 214 descartados. Óbitos - De outubro de 2015 até maio deste ano, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) registrou 32 mortes por microcefalia na Bahia. Os casos fatais foram nas cidades de Alagoinhas (1), Anguera (1), Camaçari (3), Conceição do Jacuípe (1), Cravolândia (1), Crisópolis (1), Jaguaripe (1), Jequié (1), Monte Santo (1), Barro Preto (1), Campo Formoso (1), Itabuna (2), Itapetinga (1), Olindina (1), Salvador (6), Tanhaçu (1), Esplanada (1), Feira de Santana (1), Presidente Tancredo Neves (1), Santo Antônio de Jesus (1), Simões Filho (1), Senhor do Bonfim (1), Ilhéus (1), Lauro de Freitas (1).

Colunista
Nonato Lobo

MP-BA combate venda irregular de leite em Brumado

Quinta / 16 Jun 2016 / 08h00



Os produtores de leite de Brumado terão até o final deste ano para se adaptar à legislação que proíbe a venda de leite in-natura. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (15), durante uma reunião promovida pelo Ministério Público estadual, no auditório do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (Semac). Coordenado pelo promotor de Justiça Ruano Fernando da Silva Leite, o encontro teve como objetivo buscar soluções para a comercialização de leite in-natura na região. Participaram do evento o secretário municipal de Agricultura, representantes da Associação dos Produtores de Leite, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Conselho Rural Sustentável e da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Prazo - Ficou acordado entre os presentes o prazo de 1º de janeiro de 2017 para que os produtores se organizem para pasteurizar e comercializar o leite respeitando as normas. O primeiro seminário de capacitação e discussão do tema ficou marcado para o dia 27 de julho, às 10h, no auditório do Semac, em Brumado. O promotor, no entanto, lembrou que, apesar do acordo, a legislação está em vigor, de modo que “a fiscalização não está impedida de jeito algum de atuar repressivamente”.

Colunista
Nonato Lobo

Prefeitura de Conquista reduz festejos juninos

Quarta / 15 Jun 2016 / 15h30



O forró Pé de Serra do Piripiri em Vitória da Conquista, na região Sudoeste da Bahia, será realizado de 22 a 24 de junho no centro Cultural Glauber Rocha. Este ano, o evento, que tradicionalmente contava com seis dias de shows, terá apenas três. Além disso, as apresentações não vão contar com atrações nacionais, apenas artistas regionais participarão da festa. De acordo com a prefeitura da cidade, o objetivo da medida é reduzir custos. Catorze atrações musicais vão se apresentar no Centro Cultural. “Na realidade, as atrações de Vitória da Conquista são as tradicionais. O critério usado [para a escolha] foi todos os artistas que necessariamente fazem forró e que sempre fizeram”, disse o secretário de cultura da cidade, Nagib Barroso. O evento, que está na oitava edição, terá no palco artistas como Rony Barbosa, Onildo Barbosa, Edson Dias, Robertinha e Xamego Proibido.

Colunista
Nonato Lobo

Mototaxista é baleado por passageiro durante corrida em Jequié

Quarta / 15 Jun 2016 / 15h00



Foto: Blog Marcos Frahm

Um mototaxista foi baleado por um passageiro na manhã desta quarta-feira (15), no município de Jequié, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Militar, o crime aconteceu no bairro Campo do América, por volta das 9h, e a vítima foi atingida por quatro disparos. Com base em relatos de testemunhas, o comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Alexandre Motta Lima, informou que o suspeito solicitou corrida ao mototaxista e disparou contra a vítima durante o trajeto. "Já temos alguns suspeitos. A Polícia Civil irá investigar", diz. A motivação do crime ainda é desconhecida. O mototaxista foi encaminhado em estado grave para o Hospital Municipal Prado Valadares, em Jequié, más não resistiu e veio à óbito na unidade hospitalar.

Colunista
Nonato Lobo

José Rocha cobra apresentação de dados do Luz Para Todos na Bahia

Quarta / 15 Jun 2016 / 14h30



A Comissão de Minas e Energia aprovou nesta quarta (15), três requerimentos do vice-líder do PR, deputado José Rocha para debater o Programa Luz para Todos, energias renováveis e o uso de óleo diesel em automóveis de passeio. O deputado cobra a apresentação de dados atualizados sobre a situação do Luz para Todos, especialmente na Bahia. Moradores de diversos municípios do estado relataram ao deputado que ainda não foram atendidos com o abastecimento de energia. “Queremos informações sobre a execução do programa e, no caso de atraso, vamos cobrar providências imediatas para atender todas as famílias”, adiantou. Outro requerimento do deputado vai debater o uso de energias renováveis, com destaque para a eólica (ventos) e a solar. A Bahia já desponta como o 2º maior gerador de energia eólica do país, com 1,58 gigawat produzido em 63 usinas. Além disso, está em fase de construção a maior usina de energia solar da América Latina no município de Tabocas do Brejo Velho, Oeste do estado. O projeto Ituverava terá capacidade de gerar 500 gigawats anualmente e deve entrar em funcionamento no próximo ano.

Colunista
Nonato Lobo

Bandido atira na própria mão depois de vítima reagir a tentativa de assalto em Barreiras

Quarta / 15 Jun 2016 / 14h00



Um homem atirou na própria mão durante uma tentativa de assalto em uma academia de artes marciais do município de Barreiras, região oeste da Bahia, na terça-feira (15). Segundo informações da delegacia da cidade, um dos professores da academia reagiu ao assalto e entrou em luta corporal com o criminoso, que acabou atingindo a própria mão ao tentar balear o profissional. Ainda de acordo com a polícia, o assaltante estava acompanhado de um comparsa no momento do crime. A dupla entrou na academia e roubou alguns objetos, que foram colocados no carro do professor envolvido na briga. O profissional reagiu ao assalto no momento da fuga dos criminosos, que estavam o obrigando a entrar no automóvel para dirigir o veículo. A Polícia Militar (PM) foi acionada, mas o parceiro do assaltante baleado conseguiu fugir. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e socorreu o criminoso até o Hospital do Oeste. Eles passou por uma intervenção cirúrgica e deve permanecer internado por mais dois dias, para só então ser encaminhado até a delegacia.