Bahia do Povo

Resultado da busca pelo arquivo de "06/2016"

Colunista
Nonato Lobo

Bahia é um dos alvos de operação da PF que investiga “máfia” em shows publicos

Sexta / 24 Jun 2016 / 09h00



A Polícia Federal, a Receita e o Ministério Público Federal estão investigando uma “máfia” dedicada a fraudar a compra e venda de shows públicos de grandes artistas em todo o Brasil. Por enquanto, as investigações estão em curso na Bahia, em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Amazonas, Pará, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. Segundo levantamento obtido pelo colunista do site Uol, Ricardo Feltrin, o volume de dinheiro obtido por meio de fraude na contratação, superfaturamento de cachês ou infraestrutura pode passar do valor de R$ 100 milhões apenas nos últimos três anos. Somente no interior de São Paulo há R$ 15 milhões já bloqueados pela Justiça a pedido do Ministério Público Federal. A investigação começou em 2010, no interior paulista, se espalhando pelo País posteriormente, a partir de iniciativa do chefe da Procuradoria Geral da República em São Paulo e procurador da República em Santos, Thiago Lacerda Nobre. “Quando viajava a trabalho pelo interior de São Paulo comecei a perceber que algumas cidades minúsculas estavam fazendo eventos com artistas de renome nacional, cujos cachês eram caríssimos. Começamos a investigar, pois não havia como aquelas cidades bancarem tantos shows e festas. Acabamos descobrindo uma série de irregularidades, que envolviam não só as cidades, mas até o governo federal, que era fraudado por meio de convênios culturais”, afirmou o procurador em entrevista ao site.

Colunista
Nonato Lobo

Vitória vence o Grêmio por 2 a 1 em Porto Alegre

Sexta / 24 Jun 2016 / 08h30



O Grêmio perdeu por 2 a 1 e sua invencibilidade em Porto Alegre jogando contra o Vitória nesta quinta-feira (23). Com gols de Kieza e Diego Renan no primeiro tempo, abusando da boa tática de Vagner Mancini, o Rubro-Negro construiu seu placar. Apesar de ter o zagueiro Bressan expulso no lance que gerou a penalidade a favor do time baiano, o Grêmio não se entregou: lutou até o fim, respirou no gol contra de Victor Ramos, mas foi só. Com o triunfo desta noite, o Vitória encerrou um tabu de 34 anos sem vencer o Grêmio em Porto Alegre e uma sequência de três jogos sem vencer: seu primeiro triunfo longe do Barradão. A equipe foi a 12 pontos, na 14ª posição. Já o Grêmio, que sofreu sua primeira derrota em casa, se mantém em terceiro lugar, com 18 pontos. No domingo (26), às 16h, o Tricolor gaúcho vai à Arena da Baixada para enfrentar o Atlético-PR, pela 11ª rodada do Brasileirão. No mesmo horário, o Vitória recebe a Ponte Preta no Barradão.

Colunista
Nonato Lobo

Turista de 10 anos é picado por cobra quando fazia trilha em Ibicoara; ele foi trasferido de helicóptero para Salvador

Sexta / 24 Jun 2016 / 08h00



Um turista de 10 anos, natural de Fortaleza, no Ceará, foi picado por uma cobra durante uma trilha em Ibicoara, na região da Chapada Diamantina, na Bahia. Essa foi a primeira visita do menino à Chapada. Ele fazia uma trilha acompanhado da mãe, a professora Erilene Matos, quando foi picado na perna. O caso ocorreu na tarde de quarta-feira (22). Ele foi levado para um hospital em Barra da Estiva [cerca de 22 km de Ibicoara e 465 km de Salvador]. Ainda conforme a prima do garoto, a família conseguiu a autorização do plano de saúde para que ele seja atendido em um hospital particular de Salvador, mas não havia um meio rápido de transporte para transferir o menino. Precisávamos do helicóptero da Polícia Militar, porque o atendimento já está garantido no hospital. A secretária de turismo de Ibicoara intermediou com o governo para conseguirmos o helicóptero", disse. Por meio de uma postagem em uma rede social, a mãe da criança citou a transferência do filho por meio de uma UTI aérea e disse que o estado de saúde dele é grave. De acordo com o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), um avião foi enviado para a região nesta quinta-feira para fazer a transferência da criança. Conforme o Graer, a aeronave decolou de Barra da Estiva por volta das 17h15 e chegou em Salvador às 18h30. A criança está internada no Hospital Teresa de Lisieux.

ANTÔNIO CARLOS ADENTRA A EQUIPE DE COLUNISTA DO BAHIA DO POVO

Quinta / 23 Jun 2016 / 14h51



Divulgação

 

Graduado em Administração de Empresa (EAEB) em 07/1977, na qual mantem um histórico administrativo voltado a empresas de construções civil, sendo que já atuou nas maiores empresa do ramo de atividade de construção do brasil, na qual é conhecida publicamente por OAS e ODEBRECHT.

Antônio Carlos Souza de Almeida, natural do Rio De Janeiro, especialista na área administrativa e financeira, nasceu em 19/06/1953. Hoje 23/06/2016 adentra a equipe de colunista do Bahia do Povo, com o intuito de soma para o conhecimento popular criticando, comentando e avaliando sobre os rumos políticos de nosso país e principalmente nossa Bahia.

Colunista
Nonato Lobo

Morre Nego Pom, 32 anos, dançarino da banda ‘Guettho é Guettho’

Quarta / 22 Jun 2016 / 18h00



Após ser internado no Hospital do Subúrbio e passar por cirurgia, o backing vocal da banda de pagode ‘Guettho é Guettho’, Marcos Vinícius Santos de Jesus, 32 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu na tarde desta quarta-feira (22/6). O artista foi baleado e agredido na noite da última terça-feira (21/6). As informações foram confirmadas no início desta tarde pelo produtor da banda. Nego Pom, como o músico era conhecido, ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por quase 9 horas. Mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O crime aconteceu na Rua Nova Constituinte, em Periperi. Segundo informações de amigos teria ido ao bairro fechar um contato de show para a banda Hit House, da qual é produtor. Nego Pom, como o músico é conhecido, foi baleado na cabeça, tórax, barriga e mais dois tiros no braço. A mulher de Marcos Vinícius, Larissa Santiago, estava no Hospital do Subúrbio acompanhando a situação do marido até o momento de sua morte. Eles têm um filho de 7 anos. De acordo com a polícia, as investigações continuam até que os autores do crime sejam localizados e a motivação da violência seja revelada. Até o momento não há uma versão oficial sobre o que ocorreu e porque o artista estava no local do crime.

Colunista
Nonato Lobo

Brumado: Aguiberto Lima Dias, poderá se unir a Eduardo em busca de fortalecimento do grupo

Quarta / 22 Jun 2016 / 14h00



Foto: Nonato Lobo/ Bahia do Povo

Aguiberto Lima Dias (Atual Prefeito) vem se esquiando de uma possível declaração oficial sobre o posicionamento de sua candidatura à reeleição a prefeito de Brumado, sendo que fortes boatos vem veemente indicando a possível conciliação do mesmo com Eduardo Vasconcelos (Ex prefeito de Brumado). Fontes indicam que o PDT, a qual o atual prefeito está filiado vem demonstrando total interesse na viabilização da candidatura de Eduardo, apesar da indecisão de Aguiberto em se posicionar oficialmente como candidato, porém já foi declarado por várias lideranças partidárias se assim for de interesse do atual prefeito em se lança a reeleição o partido não negará base política. A aclamação do povo pelo retorno de Eduardo Vasconcellos a prefeitura de Brumado é grande, sendo que durante a sua gestão o mesmo desempenhou um trabalho de desenvolvimento contemplando várias áreas do emaranhado público, onde as famílias menos favorecidas foram contempladas com investimento na saúde, educação e o mais importante a construção da barragem de Cristalândia que vem demonstrando uma das maiores conquistas do seu governo. Brumado atualmente passa por uma situação administrativa complicada, com o alto índice de insatisfação pela população que vem se demonstrando a cada dia que passa contrariada com o governo atual vigente. Sendo assim e exposto todos os fatos é preciso reavaliar os posicionamentos a ser empregados nos próximos dias a fim de forma uma chapa majoritária que possa trabalhar por Brumado, procurando o desenvolvimento investindo na saúde, educação e principalmente no setor produtivo.

Colunista
Nonato Lobo

Dançarino da Guettho é Guettho leva pedradas e quatro tiros; estado dele é grave

Quarta / 22 Jun 2016 / 11h00



O dançarino e backing vocal da banda Guetto é Guetto, Marcos Vinícius Santos de Jesus, de 32 anos, foi baleado na tarde da última terça-feira (21) em Nova Constituinte, região do bairro de Periperi, no Subúrbio de Salvador. De acordo com informações da Central de Polícia, Marcos Vinícius, conhecido como Nego Pom, foi socorrido por uma viatura da 18ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) para o Hospital do Subúrbio às 15h50 e está no centro cirúrgico da instituição. Segundo a Central, ele foi baleado e várias pedras foram achadas perto do dançarino. O crime aconteceu por volta das 15h30 e a polícia investiga a motivação e autoria do crime a partir de hipóteses sugeridas por testemunhas e amigos. Uma fonte próxima ao grupo, do qual Nego Pom também atuava como backing vocal, afirma que ele teria ido ao bairro cobrar uma dívida de uma banda a qual ele produzia, quando na volta teria errado o caminho da saída. Na rede social, o cantor Danilo Ferreira postou uma mensagem informando que o dançarino havia morrido. "Infelizmente nosso backing vocal e dançarino, Nego Pom, não resistiu e morreu. Que Deus bote ele em um bom lugar e conforte toda a família dele", escreveu. A mensagem foi apagada posteriormente do perfil, mas mensagens de luto seguiram na conta da banda na rede.

Colunista
Nonato Lobo

Lançada licitação para revitalização do perímetro irrigado de Ceraima em Guanambi

Quarta / 22 Jun 2016 / 10h00
Autor(a): Bonny Silva



 A Prefeitura Municipal de Guanambi lançou edital de licitação para compra de material destinado a reestruturação do Perímetro Irrigado de Ceraíma conforme o estabelecido em convênio celebrado junto à Codevasf. A licitação será realizada no modelo pregão eletrônico no dia 08 de julho. Os recursos do convênio são provenientes da Emenda Parlamentar de autoria do deputado federal Arthur Maia (PPS), à época no montante de R$ 2,5 milhões. O projeto executivo que define detalhadamente tudo que vai ser necessário para a completa execução da obra, foi entregue em julho de 2015. Durante quase um ano os produtores do Perímetro de Ceraíma vem cobrando da Prefeitura Municipal de Guanambi a aplicação do recurso remanescente, suficiente apenas para irrigar 27 lotes (120 hectares) com base em preços antigos, sem levar em consideração a inflação do período. O potencial produtivo de Ceraíma segundo estimativa do Secretário de Agricultura estadual Vitor Bonfim, é de R$ 50 milhões com a geração de aproximadamente 2 mil empregos diretos. Em fevereiro deste ano, o secretário declarou em entrevista concedia ao Programa Jornal da Cidade da Rádio Cultura de Guanambi, que serão destinados através de sua pasta R$ 1,5 milhão para incrementar o processo de recuperação do Perímetro Irrigado de Ceraíma.

Colunista
Nonato Lobo

Poder Judiciário baiano proíbe, pela segunda vez, inauguração do presídio de Conquista

Quarta / 22 Jun 2016 / 09h00



Após deferimento de liminar, em Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Trabalho, proibindo a contratação de funcionários sob a nomenclatura “Agente de Disciplina”, o Poder Judiciário Baiano interveio novamente na inauguração do novo presídio da cidade de Vitória da Conquista. O primeiro comando judicial já impedia a inauguração da unidade prisional. Não obstante isso, as reiteradas manifestações de desprezo e desrespeito por parte de prepostos do Poder Executivo, pesaram na segunda decisão judicial. Aliás, o Diretor da unidade prisional, Sr. Alexsandro Oliveira, afirmou, categoricamente, que iria DESCUMPRIR o decisum proveniente da Excelentíssima Juíza do Trabalho da 5 ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho da 5 ª região. A segunda intervenção judicial partiu de uma Ação Popular, que pleiteava o fim das contratações de “Agentes de Disciplina” para o Conjunto Penal de Vitória da Conquista, vez que possuem atribuições idênticas às do Agente Penitenciário, cargo público regulamentado pela Lei 7.209/1997.

Colunista
Nonato Lobo

PM inicia Operação São João nas rodovias estaduais nesta quarta-feira

Quarta / 22 Jun 2016 / 08h00



A Polícia Militar da Bahia, por meio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e das Companhias Independentes de Policiamento Rodoviário (1ª CIPRv/Itabuna, 2ª CIPRv/Brumado e 3ª CIPRv/Barreiras), inicia na tarde desta quarta-feira (22) a Operação São João 2016, intensificando o policiamento, as abordagens e a fiscalização nas rodovias estaduais. A operação segue até as 8 horas de segunda (27). Ao todo, serão 225 policiais militares empregados diariamente nos postos de fiscalização e controle de trânsito, em patrulhamento motorizado nas rodovias com maior fluxo de veículos, além do apoio do Grupamento de Motociclistas, bases e radares móveis. Neste período junino, as abordagens policiais terão foco no enfrentamento aos tráficos de drogas, de pessoas e de armas de fogo, com o reforço de efetivo nas vias de acesso às regiões festivas. A PM orienta o condutor a não combinar ingestão de bebida alcoólica com direção, a realizar revisão mecânica no veículo antes da viagem, conferir a validade dos documentos de porte obrigatório, descansar antes de viagem prolongada e atentar para o uso do cinto de segurança em todos os assentos do veículo. A polícia ainda pede atenção dos motoristas nos trechos de maior movimento, como BA-099 (Estrada do Coco), BA-001 (Bom Despacho), BA-046 (Santo Antônio de Jesus à cidade de Nazaré), BA-523 (Madre Deus), BA-522 (São Francisco de Conde), BA-093, BA-535 e BA-524.

Colunista
Nonato Lobo

Polícia Civil elucida roubo e autor morre em confronto em Brumado

Terça / 21 Jun 2016 / 14h00



Uma equipe da Polícia Civil investigava um roubo no Bairro Parque Alvorada, em Brumado, quando se depararam com o indivíduo EVERTON PATRIC GOMES BRITO, vulgo Negao, de 21 anos, o qual atirou várias vezes contra os componentes da equipe. Os policiais civis então reagiram, o que culminou com a morte do referido indivíduo. Foram a apreendidos com o indivíduo dois revólveres, calibres 38 e 32, munições, além de uma considerável quantidade de crack e cocaína. O indivíduo já respondeu a procedimento criminal pela prática do crime de tráfico de drogas em 2014 e vinha praticando vários roubos, entre eles o de um estabelecimento comercial no dia 07/06/2016.

Colunista
Nonato Lobo

Ônibus é incendiado por grupo em Vitória da Conquista

Sexta / 17 Jun 2016 / 10h00



Um ônibus do transporte urbano da cidade de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, foi incenciado na noite de quinta-feira (16). De acordo com informações do 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros (GBM), um grupo abordou o veículo e pediu que os passageiros saíssem do veículo antes de ser incenciado. O ataque ocorreu por volta das 23h, no bairro Morada Real. Os bombeiros apagaram o fogo, mas o ônibus ficou completamente destruído. Segundo o 7º GBM, ninguém ficou ferido. Ainda não há informações sobre a autoria do ataque.

Colunista
Nonato Lobo

Sem dinheiro? Veja as 10 cidades baianas com as melhores festas gratuitas no São João

Sexta / 17 Jun 2016 / 09h52



Com várias atrações, as festas gratuitas não fazem feio, com nomes como Mastruz com Leite, Victor & Léo e Luan Santana

*Amargosa: De 23 a 26 de junho, o São João na praça principal da cidade vai contar com atrações como Daniel, Chambinho do Acordeon e Mastruz com Leite.

* Senhor do Bonfim: O município também terá quatro dias de festa. Shows de Victor & Léo e Bruno & Marrone. A cidade se destaca ainda pelo Forró do Sfrega, que terá  Wesley Safadão e Aviões do Forró.

* Santo Antônio de Jesus: Em Santo Antônio de Jesus, os festejos juninos começam no dia 22 de junho e a festa vai até o dia 25. Na praça principal, apresentações de Adelmário Coelho, Flávio José e Luan Santana.

* Ibicuí: A festa acontece de 23 a 26 de junho. Na programação, de acordo com blogs da região, atrações como Urubu Fogoso, Guiga Reis, Garanhões do Forró, Cheiro de Milho, Fulô do Cangaço, Netinho do Forró e Lordão.

* Cruz das Almas: O município preparou uma festa de cinco dias que irá contar com shows de Targino Godim, Ademário Coelho, Tayrone, Marcos e Belutti, Danniel Vieira e Estakazero.

* Conceição do Jacuípe/ Berimbau: Em Berimbau, estão confirmadas atrações como Marcos e Belutti, Wesley Safadão, Estakazero, Seu Maxixe e Jheovanne. O CORREIO não encontrou na página oficial da festa informações sobre as datas.

*Cachoeira: No São João Feira do Porto, da cidade do Recôncavo, estão confirmadas, entre as atrações, Virgílio, Matheus e Kauan, Lucy Alves, Cavaleiros do Forró e Tayrone. A festa acontece entre os dias 22 a 26 de junho.

* Irecê: Nesta cidade tem festa até o mês de julho. A folia começa dia 22 de junho e só termina no dia 2 de julho. Na programação tem shows de Wesley Safadão, Pablo, Magníficos, Lucas Lucco, Fábio Júnior e Amado Batista.

* São Francisco do Conde: A festa começa no dia 23 de junho e vai até o dia 29. Na lista de atrações do Arraiá do Chico estão confirmados nomes como Estakazero, Torres da Lapa e Colher de Pau e mais Luan Santana, Simone & Simaria, Cavaleiros do Forró e Lucas Lucco.

* Riachão do Jacuípe: De 22 a 26 de junho, a festa fica por conta de Brega e Vinho, Alcymar Monteiro, Matheus e Kauan, Márcia Felippe, Del Feliz e Olivan Monteiro e mais Forró bem Bolado e Malvadinhos do Forró.

Colunista
Nonato Lobo

Polícia Civil prende assaltante que agia na zona rural em Brumado

Sexta / 17 Jun 2016 / 09h15



Investigadores da Polícia Civil conseguiram prender, após investigação a um roubo em uma fazenda, a pessoa de CLODOALDO SANTOS SOUZA, de 19 anos, o qual praticou o crime de roubo a mão armada, no mês de maio, na região rural do Esconço. O referido preso já foi conduzido para a Delegacia, no ano de 2015, acusado de ter roubado um telefone celular.

Colunista
Nonato Lobo

Mais de 90 municípios baianos ganham apoio da Bahiatursa para festejos juninos

Sexta / 17 Jun 2016 / 09h02



A Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa) divulgou, nesta quinta-feira (16), no Diário Oficial, o resultado da Seleção de Projetos para os festejos de São João e São Pedro, parte integrante do projeto São João da Bahia e Demais Festas Juninas 2016. Foram contemplados 92 municípios (lista completa), que receberão apoio da Superintendência com base no Edital de Seleção Pública, devidamente publicado. Segundo o superintendente Diogo Medrado, “muitos municípios baianos se movimentam para os festejos, que ocorrem praticamente durante todo o mês de junho. O Governo do Estado, por meio da Bahiatursa, não poderia deixar de apoiar as cidades onde acontecem as manifestações mais tradicionais e espontâneas e contribuir, assim, para o aumento do fluxo turístico na Bahia.”