Bahia do Povo

Resultado da busca pelo arquivo de "05/2016"

Colunista
Nonato Lobo

Vitória vence o Corinthians por 3 a 2 no Barradão

Segunda / 23 Mai 2016 / 09h20



O Vitória venceu o Corinthians de virada, por 3 a 2, no Barradão, em Salvador, na tarde deste domingo (22), pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado anima a equipe baiana, goleada pelo Santa Cruz na estreia da competição e aumenta o jejum do time paulista, que soma agora 32 dias sem saber o que é vencer.

Uendel e Fagner marcaram para o Alvi-Negro, mas Marinho, Kieza e Leandro Domingues viraram para o Rubro-Negro. O resultado mantém os dois times numa zona intermediária da tabela neste início de Brasileirão – o Vitória com três pontos e o Corinthians, um.

Colunista
Nonato Lobo

Rio de Contas: Mariza desiste da candidatura a vereadora e dará apoio incondicional ao advogado Dr. Vinícius Costa

Segunda / 23 Mai 2016 / 09h05



Foto: Divulgação

Sondada pelo seu partido para concorrer uma vaga ao legislativo municipal no pleito deste ano em Rio de Contas, a comerciante Mariza Lana (DEM) confirmou neste último sábado (22) que não disputará mais uma das nove cadeiras da câmara municipal de Rio de Contas. Mariza chegou a pensar em entrar na disputa, mas recuou da ideia após conversar muito com a família e amigos, concluindo que uma eventual disputa ao pleito poderia interferir em suas atividades profissionais. Após decidir desistir da sua pré-candidatura, Mariza acabou declarando apoio incondicional ao advogado Dr. Vinícius Costa (PSDB), pré-candidato à câmara municipal. Vinícius Costa se disse muito honrado em receber o apoio da empresária Mariza. “Eu recebi com muito entusiasmo e satisfação o anuncio de apoio de uma liderança no quilate de Dona Mariza. É muito importante que tenhamos apoios de qualidade. Trata-se de uma mulher empreendedora e com amplo trânsito entre os jovens Riocontenses, fato que nos dá muito mais força para continuarmos essa longa jornada.”

Colunista
Nonato Lobo

Eleições 2016: 'Não fui convidado por ninguém e nem me lancei a nada, fiz apenas um elogio a Eduardo' diz Geraldo Azevedo

Segunda / 23 Mai 2016 / 08h36



Foto: Nonato Lobo/ Bahia do Povo

Em entrevista concedida ao site Bahia do Povo, o ex-prefeito de Brumado Geraldo Azevedo (PDT), que durante a semana foi apontado como possível vice na chapa encabeçada pelo pré-candidato e também ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), disse não ter sido convidado e nem ter se lançado candidatura a nada. Geraldo Azevedo garantiu que fez somente um elogio a Eduardo, o qual na opinião dele, teria sido o melhor prefeito de Brumado. “Seria um honra e privilégio para qualquer pessoa em Brumado compor chapa com Eduardo, privilégio porque ele teria uma eleição garantida,  pela performance de administrador que tem, de homem competente, serio, honesto e trabalhador, o prefeito que mais trouxe benefícios e empreendimentos foi Eduardo, mas isso não significa que eu esteja pretendendo disputar uma eleição, até porque todo posicionamento publico que eu assumi até a presente data foi no sentido de que não sou candidato a nenhum cargo eletivo nestas eleições” disse.

Azevedo disse que é filiado ao PDT a pedidos de amigos, más sem pretensão, no entanto, se acaso houvesse consenso entre os partidos que apoiam a pré-candidatura de Eduardo, principalmente ao que ele está filiado, para o nome dele na composição da chapa, poderia ser possível a aceitação do convite. Ele lembrou ainda que o PSDB caminha junto com Eduardo Vasconcelos e tem como lideres o ex-deputado José Clemente e sua mulher atual vice prefeita Cristina, os quais também poderiam compor a chapa com Vasconcelos. Geraldo disse que se houvesse um preferencia pelos psdbistas ele ficaria mais feliz, já que seria liberado de um compromisso politico para o qual ele não estaria preparado psicologicamente no atual momento, já que alguns anos ele tem se dedicado exclusivamente ao trabalho de médico, ou seja, estaria distante de todas as discursões politicas. Azevedo concluiu dizendo que independente de qualquer vice que o grupo político de Eduardo escolha, ele daria total apoio. 

Colunista
Nonato Lobo

Armado com pistola, jovem é preso com produto de furto no anel viário em Brumado

Segunda / 23 Mai 2016 / 08h00



Foto: Divulgação/ Polícia Militar

No final da tarde do último domingo (22) uma Guarnição da 34 CIPM/RP lotada em Brumado, realizava rondas ostensivas pelo anel viário, após informações de que naquele local frequentemente estavam ocorrendo alguns assaltos, abordaram em atitude suspeita, a pessoa identificada como Fábio Junior Pereira Silva, 18 anos. Com o mesmo foram encontrados um tênis Nike (produto de furto) que o mesmo diz ter encontrado no mato, no interior do calçado havia uma munição de espingarda calibre 12., na cintura uma pistola calibre .380 c/ carregador com 9 munições intactas. Sendo o mesmo conduzido para a DP para procedimentos legais.

Colunista
Nonato Lobo

Sepultado corpo do ex-prefeito de Itaberaba

Domingo / 22 Mai 2016 / 10h05



Foto: Jornal Chapada

Foi sepultado na tarde deste sábado (21) o corpo do ex-prefeito da cidade de Itaberaba, Jadiel Almeida Mascarenhas, 62 anos. Foi decretado luto oficial de oito dias no município situado na região da Chapada Diamantina, na Bahia. O velório foi realizado na Câmara Municipal da cidade. O político morreu na sexta-feira (20). Ele esteve internado no Hospital da Bahia, em Salvador, após sofrer um acidente de carro no final do final de abril. Jadiel estava em coma na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o dia 1º de maio, quando chegou transferido do Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana, a 100 quilômetros da capital baiana. Antes da transferência, o ex-gestor chegou a passar por duas cirurgias. O acidente ocorreu no dia 29 de abril. O veículo em que Jadiel estava capotou em um trecho da BR-242, no município de Rafael Jambeiro, localizado a cerca de 220 quilômetros de Salvador. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o capotamento foi na altura do km-148 da rodovia, nas proximidades de Itaberaba. Jadiel Almeida é irmão do atual prefeito de Itaberaba, João Almeida Mascarenhas Filho.

Colunista
Nonato Lobo

Triplo homicídio é registrado no Cidade Maravilhosa, em Vitória da Conquista

Domingo / 22 Mai 2016 / 08h30
Autor(a): Bahia do Povo com informações do Blog do Léo Santos



Na noite do último sábado (21), 3 homens foram executados a tiros dentro de uma residência, na rua 37 com a travessa da Av. Leblon no bairro Cidade Maravilhosa em Vitória da Conquista. A Policia Militar foi acionada para averiguar vários disparos de arma de fogo no local citado. Com a chegada das guarnições Rondesp e Peto 78, foi constatado no local 3 homens mortos a tiros, segundo informações uma das vitimas foi chamada para atender o portão, ao abrir os atiradores invadiram e executavam os 3 no interior da residência, um foi morto enquanto estava dormindo, as vitimas foram identificadas como Eduardo Vinicius Nascimento de Souza, de 17 anos, natural de Ilhéus, Vinicius Jardim e Hercules de Almeida. Os mesmos foram executados por vários tiros, no local a policia encontrou capsulas de pistola. Os corpos serão encaminhados para o Instituto Médico Legal. Sobe para o número de 82 homicídios somente esse ano em Vitória da Conquista.

 

 

Colunista
Nonato Lobo

Acidente na BR-030 entre Brumado e Sussuarana tira a vida de motociclista que seguia para encontro em Livramento

Sábado / 21 Mai 2016 / 18h30



Foto: Leitor/Bahia do Povo

O jequieense Waldomiro Costa Junior, veio a óbito na tarde desta sábado (21), quando trafegava com sua motocicleta na BR-030, trecho entre Brumado e Sussuarana. Segundo informações passadas a equipe do Bahia do Povo, ele seguia rumo a cidade de Livramento de Nossa Senhora, onde ocorria Moto Clubes. Segundo informações extraoficiais ele não teria conseguido para a tempo de fazer uma curva, e passado direto indo parar em um matagal as margens da pista. Somente uma perícia detalhada irá confirmar essa hipótese. A PRE foi acionada, compareceu no local e controlou o trânsito e registrou ocorrência. O corpo foi encaminhado primeiramente para o Instituto Médico Legal de Brumado, más sem legista foi levado para Vitória da Conquista, onde será necropsiado.

Colunista
Nonato Lobo

Bahia vacina 78% do público-alvo da campanha contra H1N1

Sábado / 21 Mai 2016 / 18h00



Terminou nesta sexta-feira (20), a campanha de vacinação contra o vírus influenza em todo o país. Nos próximos dias, apenas as crianças menores de 5 anos que ainda não tomaram a segunda dose poderão ser imunizadas. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), não está prevista a aquisição de novos lotes para a Bahia. Por isso, quem desejar tomar a vacina deve procurá-la em clínicas particulares. Ainda assim, a busca poderá ser difícil. Apesar da dificuldade de encontrar a vacina, até o final da tarde desta sexta, cerca de 78% do público-alvo de todo o estado já havia sido vacinado na Bahia. São crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde, povos indígenas e pessoas privadas de liberdade. Para alcançar a meta exigida pelo Ministério da Saúde (MS), é necessário que este número chegue a 80%. De acordo com a subcoordenadora do Programa Estadual de Imunização, Vânia Rebouças, a previsão é que, até a próxima segunda (23), a meta seja alcançada.

Colunista
Nonato Lobo

Marília Mendonça em Livramento: Expectativa aumenta a cada dia!

Sábado / 21 Mai 2016 / 15h00



Faltam somente 8 dias para o encontro do público de Livramento e região com o maior nome feminino do sertanejo na atualidade, a goiana Marília Mendonça. A artista de somente 20 anos estará pela primeira vez se apresentando em Livramento de Nossa Senhora no evento denominado Farra Sertaneja que acontece no dia 29 de maio, no Clube Tio Dedé, à partir das 18 horas. Para a festa ficar ainda melhor completam a grade musical a Dj Samira Lima, no palco principal, e a banda Boteco das amigas. O evento é uma realização de Janete Meira Produções. A pista no primeiro lote está com o preço de R$ 50,00. A área vip somente R$ 70,00 . O camarote Vip Open Bar com cerveja, água e refrigerante está com preço de R$ 120, 00. Em Livramento ingressos já a venda em Luma Modas e Sofia Comissária. Em Brumado à venda no Bar do Rey.

Colunista
Nonato Lobo

Família de espanhol desaparecido na Chapada quer sobrevoar região

Sábado / 21 Mai 2016 / 11h00



A família de Hugo Tormo, de 27 anos, o turista espanhol desaparecido na Chapada Diamantina no dia 20 de dezembro de 2015, está buscando apoio para conseguir uma aeronave. Em contato com o Jornal da Chapada, nesta sexta-feira (20), a irmã de Hugo, Paola Tormo, disse que para continuar a procura é preciso da aeronave já para este final de semana. “[O avião serviria] para saber se ele continuou pelo Ribeirão de Meio ou pelo Sossego [pontos turísticos da Chapada]. Precisamos do apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Eles falaram que disponibilizariam a aeronave, mas agora estão negando as possibilidades. Precisamos da aeronave – somente para o transporte de peso por 30 minutos”, diz Paola. De acordo com Paola, Hugo pretendia chegar até Lençóis e se manteve pela Trilha do 21, após se registrar na Associação de Condutores do Vale do Capão (ACV-VC) para subir a trilha da cachoeira da Fumaça. “As últimas informações de uma busca feita com cães de resgates, sabemos que ele passou pela Trilha do 21 e chegou até o final do cânion”.

Colunista
Nonato Lobo

Juiz recebe denúncia do MPE sobre crime de responsabilidade contra Eduardo Vasconcelos

Sábado / 21 Mai 2016 / 10h30



Foto: Reprodução/ Facebook Eduardo Vasconcelos

Foi aceita pelo Juiz Genivaldo Alves Guimarães uma denúncia do Ministério Público Estadual (MPE) sobre crime de responsabilidade contra o ex-prefeito de Brumado Eduardo Vasconcelos. O ex-gestor, no exercício do mandato em 2009, teria nomeado 245 servidores públicos contra expressa disposição da lei, sem o devido concurso público. E ter contratado 14 profissionais da saúde através de processo seletivo simplificado. Foi publicado no dia 5 de maio no Diário da Justiça Eletrônico - TJ-BA despacho, determinando a citação de Eduardo Vasconcelos para apresentar Defesa Prévia, bem como, a conclusão de todos os processos que tramitam na Vara Crime contra o ex-gestor. Segundo o despacho do Juiz, constam no cartório criminal outros cinco processos criminais em desfavor de Eduardo Vasconcelos, envolvendo queixas-crime por Difamação, Injúria, Calúnia e Crime Ambiental. Em uma rede social Eduardo Vasconcelos se defendeu dizendo "Trata-se apenas de andamento do processo em que os advogados vão apresentando concordância ou não dos atos, tudo dentro de uma discussão técnica. A própria decisão destaca que é necessária uma melhor elucidação dos fatos. Acredito na Justiça e sei que, durante o curso do processo, certamente será demonstrada a inexistência de quaisquer irregularidades".

Colunista
Nonato Lobo

Vacinas H1N1 vencidas são encontradas em lixão de Irecê

Sábado / 21 Mai 2016 / 10h00



Enquanto pessoas peregrinam nas filas de postos de saúde por todo o estado da Bahia, uma caixa com frascos de vacinas hemaglutinina/cepa, utilizada contra o vírus Influenza H1N1, vencidas foram encontradas por catadores no lixão próximo ao centro do município de Irecê, no norte da Bahia, na manhã desta sexta-feira (20). As vacinas seriam da campanha de vacinação contra a gripe do ano passado e teriam vencido no mês de abril. A assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), informou que uma servidora jogou no lixo vacinas vencidas. A vigilância sanitária do município recolheu o material e fez a notificação ao Núcleo Regional de Saúde. A Sesab ressalta que a postura da servidora é inadequada e a coordenadora do Núcleo Regional de Saúde do Centro Norte abriu sindicância para apurar a responsabilidade e conduta.

Colunista
Nonato Lobo

Ex-prefeito de Itaberaba morre 21 dias após sofrer acidente

Sábado / 21 Mai 2016 / 09h00



Morreu nesta sexta-feira (20) o ex-prefeito da cidade baiana de Itaberaba, na região da Chapada Diamantina, Jadiel Almeida Mascarenhas, de 62 anos. Ele estava internado no Hospital da Bahia, em Salvador, após sofrer um acidente de carro no final do final de abril, quando tentava fugir de um assalto.  Jadiel estava em coma na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Bahia desde o dia 1º de maio, quando foi transferido do Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador. Antes da transferência, o ex-gestor chegou a passar por duas cirurgias.

Colunista
Nonato Lobo

Lençóis sedia 1ª Feira Feminista da Chapada Diamantina

Sábado / 21 Mai 2016 / 08h00



A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM), em parceria com a Prefeitura de Lençóis e o Comitê Territorial de Mulheres da Chapada Diamantina, realiza deste sábado (21) a segunda-feira (23), em Lençóis, a 1ª Feira Feminista do Território de Identidade da Chapada Diamantina, que consta de exposição de produtos típicos da região, culinária, artesanato, apresentações culturais, palestras e oficinas. A iniciativa integra a programação das 27 feiras estaduais que serão promovidas nos territórios de identidade da Bahia, por meio do Projeto Margaridas, que é resultado de um convênio firmado entre a SPM e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O principal objetivo da feira é dar visibilidade às atividades econômicas das mulheres do território, além de proporcionar a troca de experiências produtivas e debates sobre organização do trabalho, economia solidária, desigualdade de gênero, entre outras questões.

Colunista
Nonato Lobo

Mulher teria vendido três netos por R$ 300 em Jequié

Sexta / 20 Mai 2016 / 16h00



A doméstica Alexandra da Cruz Ferreira, moradora da Primeira Travessa Senhor do Bomfim, no bairro Jequiezinho, em Jequié, acusa a sua própria mãe Rita de Cássia Nascimento da Cruz, de ter vendido três netos menores [filhos dela], em Salvador. A mulher que diz ser companheira de um homem que cumpre pena no Conjunto Penal de Jequié. Segundo Alexandra, sua mãe obteve a guarda provisória das três crianças, no período que uma delas contraiu Pênfigo (fogo selvagem) e ela (Alexandra Ferreira) foi denunciada pela suspeita de ter queimado o menor. Uma das crianças que retornou para Jequié está com problemas de saúde e a mãe afirma que ela se queixa de maus tratos de que foi vítima. Alexandra que é mãe de cinco crianças diz que a sua denúncia na época foi registrada no Conselho Tutelar de Jequié e também no Conselho de Periperi, no subúrbio Ferroviário de Salvador. Ela afirma que apesar da denúncia nenhuma providência foi adotada e continua na luta para ter de volta os seus dois filhos que afirma desconhecer os paradeiros.