Bahia do Povo

Resultado da busca pelo arquivo de "05/2016"

Colunista
Nonato Lobo

Brumado: Aguiberto diz que constituição lhe permite recondução do mandato, mas decisão é do grupo

Terça / 24 Mai 2016 / 23h00



Foto: Nonato Lobo/ Bahia do Povo

Presente na inauguração da nova sede na Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Campus XX, em Brumado, o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), falou com a reportagem do Bahia do Povo, sobre a possibilidade de reeleição. Perguntado se seria ou não candidato, Aguiberto respondeu sem rodeios que a constituição lhe permitia a recondução do mandato, más a candidatura não poderia ser imposta, e assim a decisão seria do grupo político o qual ele faz parte."Pode ser Aguiberto, como também pode ser outro, isso depende da situação política do momento' concluiu ele. Vale ressaltar que o PDT, o qual está filiado, estaria afinado com Eduardo Vasconcelos, e busca a indicação de um vice na chapa.

Colunista
Nonato Lobo

Arraia da AABB acontece no próximo sábado

Terça / 24 Mai 2016 / 19h06



Está chegando o grande dia. É no próximo sábado o evento que marca a abertura dos festejos juninos em Brumado, o 'Arraiá da AABB". A festa tem como atrações a Banda Cinderela do Forró, Assas de Anjo e o lançamento da Banda Levada de Luxo. Os ingressos estão se esgotando e você não pode ficar de fora dessa. Garanta já seu ingresso em Tiazinha Distribuidora. Mesas para sócios 80 R$ e não sócios 100 R$.

Colunista
Nonato Lobo

Estudante cega conclui curso de fisioterapia na Uesb em Jequié

Terça / 24 Mai 2016 / 17h00



No último final de semana de maio, a estudante Erika Brandão Andrade, do campus de Jequié, irá se tornar bacharel em Fisioterapia. Além do fato de estar finalizando uma importante etapa da vida, a conquista dela é ainda mais especial, pois, durante a realização do curso, Erika enfrentou alguns desafios impostos pela deficiência visual. A estudante perdeu a visão em 2008. Além de aprender a lidar com essa nova condição, Erika enfrentou outros obstáculos. Durante sua trajetória na Uesb, Érika contou com o apoio Núcleo de Acessibilidade e Inclusão para Pessoas com Deficiência (Naipd), o que permitiu que ela tivesse uma formação em igualdade de oportunidades com todos os colegas, mesmo nas disciplinas em que o aprendizado dependia do acesso às imagens. “Recursos didáticos foram produzidos para que, por meio do tato, ela tivesse acesso ao conhecimento. Em época de estágio, uma profissional de Fisioterapia foi contrata pela Uesb para ´emprestar-lhes os olhos´, seja na UTI do Hospital Prado Valadares para leitura dos monitores, seja no atendimento à criança, jovem e adulto no hospital e clínicas”, explica a coordenadora do Naipd de Jequié, Marina Helena. De acordo com a estudante, além do apoio dado desde o início da graduação, principalmente no período de adaptação do uso de alguns materiais, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão para Pessoas com Deficiência serviu como suporte para os docentes, orientando-os sobre a melhor maneira de desenvolver um trabalho inclusivo.

Colunista
Nonato Lobo

Nova sede da UNEB é inaugurada em Brumado

Terça / 24 Mai 2016 / 14h00



Foto: Nonato Lobo/ Bahia do Povo

Foi inaugurada na noite da última segunda-feira a nova sede da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Campus XX, em Brumado. Participaram das cerimônia, autoridades, políticos, professores, alunos. O evento contou com a participação do reitor da Instituição José Bites de Carvalho. Na cidade, a unidade está localizada na localizado à Rua Exupério Pinheiro Canguçu, n.º 300, no centro. A expectativa agora é de que novos cursos cheguem até a universidade, já que o novo local é amplo e dispõe de mais salas.

Colunista
Nonato Lobo

Doze estudantes de Livramento são investigados por fraude no acesso a vagas em faculdades públicas

Segunda / 23 Mai 2016 / 16h32



Doze estudantes de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste da Bahia, que teriam realizado vestibulares na UEFS, UESC, UESB e UFBA, entre os anos de 2011 estão sendo investigados, para apurar denúncias de fraude no acesso a vagas em faculdades públicas reservadas a moradores de comunidades quilombolas. A suspeita é de que eles teriam se beneficiando por este sistema, como aconteceu com a estudante a estudante Maiara Aparecida Oliveira Freire, que usou atestado falso de uma entidade quilombola localizada no povoado de Rocinha, na cidade citada. O MP já solicitou às faculdades a relação de todos que se matricularam nas ditas instituições, naquele período, envolvendo os municípios de Dom Basílio e Livramento. O MP vai investigar se houve crime de falsidade ideológica e uso de documento falso. O promotor baseou-se em denúncia anônima, recebida, por via eletrônica, pela Promotoria Regional de Brumado.

Colunista
Nonato Lobo

Secretário Municipal de Educação de Igaporã morre em Vitória da Conquista

Segunda / 23 Mai 2016 / 16h00



Vítima de complicações cardíacas, veio a óbito no Hospital IBR, em Vitória da Conquista, o professor Marcos Roberto da Silva, aos 36 anos. De acordo com a Prefeitura de Igaporã, “desde 2013 até os dias atuais desempenhou com brilhantismo, enorme competência e sensibilidade a função de Secretário Municipal de Educação, onde era admirado por todos os colaboradores da Prefeitura Municipal”. O será sepultado nesta segunda-feira (23) no Cemitério Municipal após ser velado do no Espaço Cultural, localizado na Praça Bernardo de Brito. A prefeitura da cidade emitiu nota de pesar, a qual dizia: "É com incomensurável pesar que a Prefeitura de Igaporã recebe a notícia do falecimento do Professor Marcos Roberto da Silva. Nosso amigo natural de São Paulo, escolheu nossa cidade como lar, onde desde o ano de 2005 dedicou sua vida em prol da educação. Desde 2013 até os dias atuais desempenhou com brilhantismo, enorme competência e sensibilidade a função de Secretário Municipal de Educação, onde era admirado por todos os colaboradores da Prefeitura Municipal. Deixamos nossas mais sinceras condolências à família e amigos por esta inestimável perda, ao tempo em que pedimos a Deus que conforte nossos corações."

Colunista
Nonato Lobo

Conquista: PRF apreende menor transportando droga, na BR-116

Segunda / 23 Mai 2016 / 15h54



A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu aproximadamente 11 quilos de maconha no fim da tarde de sábado (21). O flagrante ocorreu no KM 830 da BR 116, em Vitória da Conquista, município localizado na região sudoeste da Bahia. Durante abordagem a um ônibus, que seguia de São Paulo/SP para Fortaleza/CE, os policiais realizaram vistoria no compartimento dos passageiros, sendo encontrado com um passageiro menor de idade, uma sacola preta contendo onze tabletes de maconha, com peso aproximado de 11 quilos da substância. O menor informou que recebeu a droga em uma favela na cidade de São Paulo e levaria para Fortaleza/CE como pagamento de uma dívida com traficantes do município de destino. O jovem foi encaminhado com o entorpecente para a polícia judiciária local.

Colunista
Nonato Lobo

Brumado: Lançado o livro ‘Poesia em Alquimia’ de Mena Azevedo

Segunda / 23 Mai 2016 / 15h05



Foto: Nonato Lobo/ Bahia do Povo

Na noite da última sexta-feira (20) a professora e poetisa Mena Azevedo, lançou seu mais novo livro, intitulado ‘Poesia em Alquimia’. O evento no salão de eventos da loja Maçônica Manoel Carvalho. Membro da ALAB, Academia de Letras e Artes de Brumado, Mena recebeu o carinho de seus confrades e de amigos que prestigiaram este momento feliz de sua vida.

Colunista
Nonato Lobo

Autor de vários roubos na zona rural de Brumado é preso em operação policial

Segunda / 23 Mai 2016 / 14h32



Foto: Divulgação/ Polícia Civil

Policiais Civis (20ª COORPIN) e militares da CIPE Sudoeste conseguiram prender, em cumprimento a mandado de prisão preventiva, na manhã de hoje, no bairro São Félix, em Brumado, o indivíduo JOÃO BATISTA DE MEDEIROS NETO, de 20 anos de idade, o qual foi identificado pelos investigadores como autor de vários roubos na zona rural de Brumado. O indivíduo não tem outras passagens pela polícia, mas admitiu sua participação nos delitos. Em continuidade, foi cumprido Mandado de Busca e Apreensão na residência da pessoa conominado "jacaré",onde foi apreendida uma arma de fogo uma balança de precisão, seis pinos plásticos e um pó branco, provavelmente cocaína. O Inquérito Policial que apura os aludidos roubos está sendo presidido por Dr. Rafael Araújo Delegado de Polícia plantonista. A operação de hoje foi coordenada por Dr. Leonardo Soares, Delegado de Polícia titular da Delegacia Territorial de Brumado.

Colunista
Nonato Lobo

Elemento é preso em flagrante roubando prédio de faculdade em Brumado

Segunda / 23 Mai 2016 / 14h00



Por volta das 9h45, através de solicitação pelo 190, uma guarnição da 34 CIPM, lotada em Brumado, se deslocou até um prédio onde funciona uma faculdade particular, e prendeu em flagrante por roubo o indivíduo identificado como Leandro Souza Matos, 32 anos. Ele afirmou aos policiais, que pratica à ação com certa frequência. Segundo o flagranteado, na últina semana ele havia furtado a quantia de 40,00 (quarenta reais) e na data de hoje, uma lâmpada. Existem relatos de outros bens furtados nas dependências da instituição. O bandido foi a Depol para as providências cabíveis.

Colunista
Nonato Lobo

Militantes pró-Dilma entram em confronto com a PM na visita de Lúcio Vieira Lima à Guanambi

Segunda / 23 Mai 2016 / 10h35
Autor(a): Bahia do Povo com informações do Alo Cidade.Blog do Latinha



Na tarde deste domingo (22), no aeroporto de Guanambi, um grupo de aproximadamente 20 manifestantes do Levante Popular da Juventude iniciou um protesto contra o Deputado Federal Lúcio Vieira Lima (PMDB). Eles colocaram uma faixa na saída do aeroporto com os dizeres “Dep. Lúcio, inimigo da democracia”. Com faixas e cartazes, os manifestantes acusavam o deputado de inimigo da democracia e golpista, em uma ação batizada de “Escracho contra Lúcio”. Segundo um dos líderes da manifestação, o protesto foi pacífico e visava somente marcar o posicionamento da juventude contra o afastamento da presidente Dilma Rousseff . O jovem relata que o protesto iniciou às 15 horas com uma concentração no aeroporto de Guanambi e colocação de uma faixa. Eles aguardavam pacificamente a chegada do deputado, que foi informado do protesto e atrasou o voo visando dispersar os manifestantes. Aproximadamente, às 18 horas, o avião chegou e uma viatura da polícia militar foi acionada pela assessoria do deputado. Logo após, quatro manifestantes dizem ter sofrido diversas agressões de um policial militar. Duas jovens estudantes, um sindicalista e um advogado teriam sofreram diversas agressões físicas e escoriações no corpo.

Colunista
Nonato Lobo

Festa do pó termina com dez detidos no Bairro Morada Real em Vitória da Conquista

Segunda / 23 Mai 2016 / 10h10



Foto: Divulgação / Polícia Militar

Dez pessoas, dentre elas nove menores, foram detidas por militares da 77ªCIPM em uma festa regada a álcool e drogas, na noite deste sábado, 21, no bairro Morada Real, em Vitória da Conquista. Os jovens foram localizados depois que pais de uma adolescente que estava na festa denunciaram a presença de menores consumindo álcool e drogas a militares da Operação Pacto Pela Vida da 77ª CIPM. Após abordagem e revista pessoal, os policiais encontraram porções de maconha e dezessete litros de bebida alcoólica. O proprietário da residência e acusado de organizar a festa foi identificado e preso. Luciano Pereira Sousa, 30 anos, poderá responder pelos crimes de tráfico ilícito de drogas e servir bebida alcoólica a menores de idade. Nove menores de 14 a 17 anos que estavam na festa também foram conduzidas para o DISEP onde, após prestar depoimento, saíram na presença dos responsáveis.

Colunista
Nonato Lobo

Pai e filha, de 6 anos, morrem em acidente no sul da Bahia

Segunda / 23 Mai 2016 / 09h54



Foto: Site Sulbahianews

Pai e filha morreram em um acidente de carro na BA-290, trecho da cidade de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, na noite de sábado (21), segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Dois veículos bateram lateralmente no trevo perto do município de Lajedão. A PRE informou que as vítimas tinham 42 e 6 anos. A mãe da criança teve ferimentos leves e foi socorrida pelo Samu para um hospital da região. Não há informações do estado de saúde dela. Um homem que dirigia o outro carro envolvido no acidente teve lesões leves e foi levado para um hospital. A PRE não tem detalhes de como o acidente aconteceu e nem do que pode ter provocado a batida.

Colunista
Nonato Lobo

Polícia intensifica abordagens nos povoados e distritos da região de Jequié

Segunda / 23 Mai 2016 / 09h42



Foto: Divulgação

Policiais da 4° Companhia da Polícia Militar, comandados pela Capitã PM Poliana, realizaram várias abordagens em cidade da região de Jequié e também na zona rural. As abordagens aconteceram entre das 14 às 21 horas em bares, transeuntes e veículos no distrito de Santa Terezinha, na zona rural de Jitaúna, e na cidade de Itagí. Os policiais também fizeram abordagens nos distritos de Itajurú e Tamarindo, na zona rural de Jequié, e finalizou na Vila Temão, município de Jitaúna. Segundo o Comandante do 19° BPM, Major Mota Lima, essas blitz serão frequentes nos povoados e distritos com o objetivo de combater a criminalidade, que agora está migrando para o interior.

Colunista
Nonato Lobo

Ciclista morre atropelado no Anel Rodoviário de Conquista

Segunda / 23 Mai 2016 / 09h28
Autor(a): Bahia do Povo com informações do Tudo Conquista



Foto: Reprodução/ WhatsApp

Na noite do último domingo (22) um ciclista identificado José Ribeiro dos Santos, 42 anos, foi vitima de atropelamento no Anel Rodoviário de Vitória da Conquista. O fato aconteceu na saída para Anagé, às margens do Bairro Recanto das Águas. Segundo informações, o homem foi atingido por um Fiat Punto que seguia pela rodovia em direção ao contorno da Av. Brumado. Com o impacto da batida José Roberto teve morte instantânea. A Polícia Rodoviária Estadual foi até o local e registrou a ocorrência.