Bahia do Povo

Resultado da busca pelo arquivo de "05/2016"

Colunista
Nonato Lobo

Após estiagem, Embasa recomenda redução do uso de água em Conquista

Segunda / 02 Mai 2016 / 16h20



Por conta da falta de chuvas e redução do armazenamento de água nas barragens na região de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) orienta alerta para o uso racional de água na cidade. A medida pretende garantir a continuidade do abastecimento diário e regular no município. As barragens de Água Fria I e II possuem 2,9 bilhões de litros de água acumulados, o que corresponde a 45% da capacidade total de acumulação. Já a adutora do Rio Catolé, que já chegou a ser responsável por 45% da água distribuída na cidade, representa apenas 20% da oferta atualmente. O gerente da Embasa em Vitória da Conquista, Álvaro Aguiar, explica que os níveis das barragens e a disponibilidade do rio Catolé baixam a cada dia, pois o volume de água retirado é maior do que a disponibilidade hídrica dessas bacias hidrográficas, que deveriam ser recarregadas pelas chuvas de janeiro, o que não ocorreu neste ano. A Embasa recomenda aos moradores da cidade que evitem o uso de água potável para a lavagem de carros, de calçadas ou rega de plantas e jardins. Para esses fins, é recomendável o reuso da água de lavagem de roupas ou da lavagem de hortaliças e legumes. Outra observação importante, conforme orientação da empresa, é que a população seja vigilante em relação a vazamentos na rede interna do imóvel onde mora.

Colunista
Nonato Lobo

Boletim aponta aumento no número de casos e mortes por H1N1 na Bahia

Segunda / 02 Mai 2016 / 16h00



De acordo com novo boletim divulgado nesta segunda-feira (2) pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), dez pessoas já morreram vítima da gripe H1N1 no estado. No último comunicado que saiu no dia 26 de abril, nove mortes haviam sido contabilizadas. A décima vítima a entrar na lista da Sesab foi a médica cubana Clara Elisa Gonzales, de 42 anos. A morte da criança de 11 anos, ocorrida no dia 22 de abril, em Teixeira da Freitas, não foi contabilizada pela Sesab no boletim emitido nesta segunda-feira. A relação de óbitos registrados pela Secretaria são: em Salvador (5); Vitória da Conquista (1); Teixeira de Freitas (1); Ibipeba (1); Boquira (1); Bom Jesus da Lapa (1). O número de casos confirmados da doença subiu de 38 [número que constava no boletim do dia 26] para 45, no boletim divulgado nesta segunda-feira. Os casos foram registrados em 14 municípios do estado, são eles: Boa Nova (1), Boquira (1), Bom Jesus da Lapa (1), Feira de Santana (1), Guanambi (3), Ibipeba (1), Ibirataia (2), Jacobina (1), Lauro de Freitas (4), Piripá (1), Rio de Contas (1), Salvador (24), Teixeira de Freitas (1), Vitória da Conquista (3).

Colunista
Nonato Lobo

Bandidos explodem caixas de agência bancária em Ubaira

Segunda / 02 Mai 2016 / 15h30



Uma agência do Banco do Brasil foi alvo de criminosos, na madrugada desta segunda-feira (2), em Ubaíra, município localizado no Vale do Jiquiriçá. Após arrombar a unidade, o grupo explodiu dois caixas eletrônicos. O crime ocorreu na praça Senador Galrão, por volta de 1h30. Os suspeitos teriam fugido pela BR-420. Segundo informações do Blog do Marcos Frahm, moradores relataram que os bandidos atiraram contra algumas residências próximas à agência. Não há detalhes sobre feridos, nem se o grupo conseguiu roubar alguma quantia. A Polícia Militar foi acionada, no entanto, chegou ao local após a fuga. A PM informou que os criminosos estavam a bordo de dois carros, interceptados na BR-116. Um dos assaltantes teria sido morto durante uma troca de tiros com os agentes da política. O restante do grupo conseguiu escapar.

Colunista
Nonato Lobo

Brumado conta agora com mais dois promotores de Justiça

Segunda / 02 Mai 2016 / 15h00



Foto: Brumado Notícias

A partir desta segunda-feira, dia 2 de maio, Brumado, contará com dois novos promotores de Justiça. Aprovados em concurso público e empossados no final de março, eles e ainda outros 40 novos membros do Ministério Público do Estado da Bahia passarão a exercer as suas funções em Promotorias de Justiça que há algum tempo não contavam com titulares, em varias cidades da Bahia. Os promotores de Justiça substitutos participaram durante um mês de um curso de adaptação funcional, que teve por objetivo apresentar as atribuições e o funcionamento do Ministério Público baiano e capacitá-los ao exercício da função. A escolha das comarcas onde atuarão obedeceu à ordem de classificação no concurso.

Colunista
Nonato Lobo

Policias são flagrados empurrando viatura em Barreiras

Segunda / 02 Mai 2016 / 14h30



Uma cena inusitada envolvendo policiais militares de Barreiras, a mais importante cidade da região oeste do estado, deixou muita gente surpresa. Quatro PMs foram flagrados empurrando uma viatura quebrada no meio da rua.  O veículo, uma caminhonete Chevrolet S10, foi adquirida ainda no governo Jaques Wagner. De acordo com o Portal de Notícias, autoridades políticas e a sociedade já pediram providências a Secretaria de Segurança Pública com relação ao sucateamento da frota da PM.

Colunista
Nonato Lobo

Elemento é preso com grande quantidade de drogas em Brumado

Segunda / 02 Mai 2016 / 14h00



Foto: Divulgação/ Polícia Militar

O grupamento PETO da 34 CIPM quando fazia rondas preventivas na cidade de Brumado, avistou um homem identificado como Paulo Sérgio Santana de Sá(Paulinho) que estava em atitude suspeita. O mesmo encontrava-se com sacolas na mão e ao observar a viatura, adentrou rapidamente na sua residência. Os policiais percebendo a ação, fez o acompanhamento onde flagrou o mesmo jogando envolucros em em terreno ao fundo e tentando pular para o mesmo. Ele acabou sendo impedido pela guarnição que após buscas no terrenos encontrou os seguintes, 3 munições calibre 12, 6 trouxinhas de maconha , 10 pedras de crack, 19 trouxinhas de cocaína, 11 pinos de cocaína e a quantia de 29 reais. O homem e todo material encontrado foram apresentados na delegacia local.

Colunista
Nonato Lobo

WhatsApp será bloqueado por 72 horas após determinação da Justiça

Segunda / 02 Mai 2016 / 12h48



A Justiça de Lagarto (SE) determinou o bloqueio do aplicativo Whatsapp em todo o país por 72 horas. A decisão do juiz Marcel Montalvão para as operadoras de telefonia fixa e móvel - TIM, Oi, Vivo, Claro e Nextel - valerá a partir das 14h desta segunda-feira (2). Segundo o jornal Folha de S. Paulo, caso a decisão seja descumprida, as operadoras poderão pagar multa diária de R$500 mil. O motivo da interrupção do serviço não foi divulgado. Essa não é a primeira vez que a Justiça interfere no funcionamento do serviço de mensagens instantâneas no país. Em dezembro do ano passado o aplicativo foi interrompido por 48 horas por conta de uma de uma investigação. Na época, a decisão foi da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo, por meio de uma medida cautelar. O bloqueio foi solicitado às operadoras de telefonia dentro de uma investigação sobre "quebra de sigilo de dados".

Colunista
Nonato Lobo

Tentativa de homicídio é registrada na noite do domingo em Livramento

Segunda / 02 Mai 2016 / 10h56



Foto: Reprodução/ WhatsApp

Livramento de Nossa Senhora registrou na noite do último domingo (01), uma tentativa de homicídio. O fato aconteceu em um Bar na Avenida Presidente Vargas. Segundo informou a polícia, dois elementos em um veículo de cor escura efetuaram vários disparos contra um homem que estava no local citado. A bala acertou a cabeça da vítima, identificado somente pelo prenome de “Dico”. Ferido o homem foi encaminhado para o hospital municipal. As motivações do crime estão sendo investigadas.

Colunista
Nonato Lobo

Fórum de Ituaçu recebe milhares de eleitores da região que estão voltando sem atendimento e população se revolta; veja vídeo

Segunda / 02 Mai 2016 / 10h20



O fórum da cidade de Ituaçu, considerada portal da Chapada Diamantina, tem recebido nos últimos dias milhares de pessoas de várias cidades da região para regularizar a situação perante a justiça eleitoral. Com o fim do prazo que termina na próxima quarta-feira (04), o movimento aumentou bastante, ficando ainda mais complicado o atendimento, assim muitas pessoas tem voltado para casa sem um solução. Vendo essa situação, o popular Dedé Santana, natural de Tanhaçu, faz uma reportagem e divulgou as imagens em uma rede social. Ele ouviu várias queixas e constatou que várias pessoas estavam até dormindo na porta do fórum para garantir o atendimento. Como somente é disponibilizado 20 fichas para cada cidade, pessoas que estava na fila desde cedo, ficaram sem atendimento pois outras tinha chegado até no dia anterior. Na reportagem todo o ônus dessa problemática é dada ao Prefeito João Francisco de Tanhaçu, que não teria feito esforços para que fosse possível realizar os serviços no município. A população da citada cidade que teve de ir a Ituaçu estava revoltada com o prefeito, e cobrava explicações. A reportagem ainda mostrou que muitas pessoas principalmente da cidade de Tanhaçu, irão ficar sem votar nas próximas eleições, já que será impossível realizar o recadastramento.

Colunista
Nonato Lobo

Incêndio na Chapada ameaçou nascente do Rio Paraguaçu

Segunda / 02 Mai 2016 / 09h25



No último sábado (30), o fogo na região das Gerais do Rio Preto, na divisa entre os municípios de Palmeiras e Mucugê, voltou a ameaçar a nascente do Rio Paraguaçu. O Jornal da Chapada apurou junto à Associação dos Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC) que o incêndio teria começado por volta das 10h da manhã. A direção da ACV-VC cobrou ação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Pelas redes sociais o brigadista Edmar Carvalho disse, entretanto, que o incêndio é próximo ao Candobá e à Serra dos Mastruz, e segue queimando desde sexta-feira (29). Até a manhã desta segunda-feira (02) não se tinha informações se as chamas foram contidas.

Colunista
Nonato Lobo

CBF anuncia datas dos jogos entre Conquista e Santa Cruz pela Copa do Brasil

Segunda / 02 Mai 2016 / 09h10



Na sexta-feira (29), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela detalhada da segunda fase da Copa do Brasil. Assim, ficou definido as datas e os horários dos jogos entre o Vitória da Conquista e o Santa Cruz. O jogo de ida acontece no próximo dia 11, às 21h45, no estádio Lomanto Júnior, em Conquista. Já a partida de volta está programado para o dia 18, no mesmo horário no estádio do Arruda, em Recife. Vale lembrar que para ter o jogo de volta, o Bode não poderá perda a partida de ida pela diferença de dois gols. Caso elimine o Santa Cruz e avance na competição, o Vitória da Conquista enfrentará na outra fase, o vencedor do confronto entre Vasco e CRB. A terceira fase da competição será realizada no mês de julho.

Colunista
Nonato Lobo

Vitória vence o Bahia por 2 a 0 no primeiro jogo da final do Baiano

Segunda / 02 Mai 2016 / 09h00



Francisco Galvão / E. C. Vitória

O Vitória só precisou do primeiro tempo para definir o resultado da primeira partida da final do Campeonato Baiano e vencer o Bahia por 2 a 0 neste domingo (1) no Barradão. Os mais de 20 mil torcedores presentes ao estádio viram os gols do capitão Rubro-Negro Diego Renan de pênalti (duvidoso, é verdade) e do volante Amaral, sem falar do goleiro Caíque, de apenas 18 anos, que fechou o gol do Leão. Agora, se quiser ser campeão, o Bahia precisa vencer o Rubro-Negro na partida do próximo domingo (8), na Arena Fonte Nova, por uma diferença de pelo menos dois gols.

Colunista
Nonato Lobo

Arraia da AABB dia 28 de maio marcará o lançamento da Banda Levada de Luxo

Segunda / 02 Mai 2016 / 08h50



Atendendo a vários pedidos, o evento denominado Forrógode Fest, que aconteceria no dia 14 de maio, com o lançamento da Banda Levada de Luxo e ainda apresentação das bandas Ciderela do Forró e Assas de Anjo, teve seu local de realização alterado, com isso também, foi necessário a mudança da data do evento. A festa que marca a estreia da Banda Levada de Luxo, vai acontecer agora na AABB em Brumado no dia 28 de maio e marcará ainda a abertura dos festejos juninos na cidade. A grade de atrações será ainda completada com as bandas Ciderela do Forró e Assas de Anjo. O arraia da AABB tem os ingressos no valor de 20 R$. Mesas para sócios 80 R$ e não sócios 100 R$. Ingressos a venda em Tiaizinha Distribuidora.

Colunista
Nonato Lobo

Final de semana violento em Conquista com 4 homicídios

Segunda / 02 Mai 2016 / 08h30



O final de semana foi violento em Conquista. Foram registrados 4 homicídios, totalizando 67, somente este ano. Os primeiros registros aconteceram na noite do último sábado (31), quando após um tiroteio dois elementos morreram no Bairro Patâgonia. As vítimas foram Lucas Alves Alencar, 20 anos, e um adolescente que foram alvejados por homens que estavam a bordo de um VW Gol Branco. Já na noite de domingo (01),outros dois foram assassinados. A primeira vítima foi Thiago Lopes, que estava na Avenida Yolando Fonseca, no Bairro Jurema, e foi surpreendido por dois homens em uma moto chegaram, efetuaram os disparos e fugiram. O outro registro da noite ocorreu em um condomínio do Minha Casa, Minha Vida no Bairro Campinhos. O nome da vítima, que foi morta a tiros, não foi divulgado. A polícia investiga as causas dos homicídios.

Colunista
Nonato Lobo

Durante abordagem PRE apreende 35 kg em drogas na BR-030 em Brumdo

Segunda / 02 Mai 2016 / 08h05



Foto: Divulgação

Na tarde do último domingo (01) a guarnição do Posto 1/1 em abordagem a um casal na rodovia BR-030 próximo ao aeroporto Socrates Mariani Bittencourt em Brumado, policiais constataram o transporte no interior do veículo de aproximadamente 35 Kg de substância similar a crack. Veículo e o casal sob domínio, foram encaminhados para a Depol de Brumado para as providências cabíveis.