Bahia do Povo

Resultado da busca pelo arquivo de "04/2016"

Colunista
Nonato Lobo

Homem armado invade posto de Vitória da Conquista para ser vacinado contra a H1N1

Quarta / 27 Abr 2016 / 08h26



Um homem armado com um revólver invadiu, nesta terça-feira (26), a Unidade de Saúde da Família das Pedrinhas, em Vitória da Conquista, para se vacinar contra a H1N1. Com poucas doses para uma cidade de 400 mil habitantes, o rapaz teria obrigado os funcionários a liberarem a vacina para ele. Servidores e pacientes levaram um susto e vivenciaram um momento de terror dentro do estabelecimento, sendo preciso acionar a Polícia Militar. De acordo com o Blog do Anderson, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista apura o ocorrido.

Colunista
Nonato Lobo

Justiça Federal condena prefeito de Ibicaraí por fraudes em licitações no município

Quarta / 27 Abr 2016 / 08h00



A juíza federal da 2ª Vara da Subseção Itabuna, em ação civil pública de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal (MPF), condenou o prefeito de Ibicaraí Lenildo Santana (PT), assim como os membros da comissão de licitação e seu assessor jurídico: Diones Souza Guimarães, Igor Matheus Assis Santiago, Anderson Fonseca Pereira, Roberto Régis Pimentel e João Alves Filho. Todos os réus perderão as funções públicas, ficarão proibidos de contratar com o poder público por três anos, terão suspensos os direitos políticos pelo mesmo prazo, e deverão pagar, cada um, multa de R$ 10 mil. Foram comprovadas irregularidades em licitações como certidões extraídas em data e horário incompatível com sua apresentação, ausência do orçamento de bens e produtos a serem adquiridos, documentos sem assinatura de autoridade competente, entre outros fatos que indicam tentativa de forjar situações que não ocorreram em convites e pregões realizados.

Colunista
Nonato Lobo

De toalha, elemento em fuga percorre várias ruas de Brumado

Terça / 26 Abr 2016 / 19h00



Foto: Nonato Lobo/ Bahia do Povo

Cena bizarra ! Um homem em fuga andou cerca de 2 km enrolado em uma toalha, após fugir do Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, onde estava recebendo cuidados médicos após ser preso depois de praticar dois roubos na noite de segunda-feira (25). Em um destes ele sofreu o acidente, o que causou a sua autuação e transferência para o hospital, já que apresentava várias ferimentos e hematomas pelo corpo. De toalha, o homem ainda tentou pegar uma moto táxi na Praça Pompílio Leite, conhecida como Praça do Jurema, mas o motoxista não aceitou a corrida e o elemento acabou sendo novamente preso pela polícia nas proximidades da linha do trem que corta a cidade.

Colunista
Nonato Lobo

Motociclista perde prótese da perna após batida de frente com carro em Luis Eduardo

Terça / 26 Abr 2016 / 15h30



Foto: Blog do Sigi Vilares

Uma prótese usada na perna por um motociclista ficou presa ao veículo após o condutor sofrer um acidente na cidade de Luís Eduardo Magalhães, região oeste da Bahia. A motocicleta bateu de frente com um carro no bairro Jardim das Acácias, na segunda-feira (25). Segundo a Polícia Militar, o condutor estava na motocicleta com uma criança de seis anos e um mulher, que tiveram ferimentos leves. A PM informou ainda que o piloto, que usava a prótese do joelho para baixo, teve uma fratura no fêmur e foi socorrido pelo Samu para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Não há informações sobre o estado de saúde dele. O motociclista ferido usa prótese nas duas pernas. A polícia não soube informar se o condutor tinha habilitação para conduzir o veículo.

Colunista
Nonato Lobo

Dilma entrega casas em Salvador e diz que impeachment é “golpe”

Terça / 26 Abr 2016 / 15h00



A presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou nesta terça-feira (26) que o processo de impeachment que está enfrentando no Congresso Nacional é um golpe e uma tentativa de fazer uma eleição indireta. A presidente participou da entrega de 2.800 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida em Salvador nesta terça, juntamente com o governador da Bahia, Rui Costa (PT), e outros políticos contrários ao impeachment.

“Esse impeachment sem crime, esse impeachment que é golpe, na verdade, ele é uma tentativa de fazer uma eleição indireta por aqueles que não têm voto. Porque se eles querem chegar ao poder e não tem crime, só tem um caminho: disputem eleições, vão para a frente do povo e digam o que vocês querem”, disse a presidente em discurso durante o evento. “O que eles querem é chegar e sentar na minha cadeira, mas sem voto. Esse é que é o problema.”

A presidente voltou a negar que cometeu crime de responsabilidade. “O grande problema hoje do país [é] essa clara tentativa de golpe contra um mandato presidencial legitimo. (…) Eles falam que o impeachment é previsto na constituição. Ele é previsto, só que eles não completam o resto da frase: é permitido o impeachment quando há crime de responsabilidade. Acontece que eu não cometi nenhum crime de responsabilidade”, disse.

Colunista
Nonato Lobo

Ponte desaba com caminhão na divisa entre Caetité e Livramento de Nossa Senhora

Terça / 26 Abr 2016 / 14h40



Foto: Caetité Notícias

Um caminhão desabou carregado com blocos cerâmicos, na madrugada desta terça-feira (25), quando trafegava pela ponte que liga São Timóteo ao povoado de Juazeiro, na divisa entre Livramento de Nossa Senhora e Caetité. Conforme informações de moradores, a estrutura da ponte não suportou o peso no momento em que o caminhão carregado de blocos passava pelo local. Após a queda o caminhão ficou pendurado em um barranco e a estrutura de aço da ponte ficou destruída. Apesar do susto o motorista não sofreu nenhum ferimento. Ele conseguiu quebrar o para-brisa e pedir socorro. Funcionários da prefeitura solicitaram um guincho especializado para retirada do veículo do local.

Colunista
Nonato Lobo

Brumado: Renda do trem da alegria de quarta-feira será doada a SEAV

Terça / 26 Abr 2016 / 14h00



Foto: Nonato Lobo/ Bahia do Povo

Na próxima quarta-feira (27), o Trem da Alegria que está presente na cidade de Brumado, rodará a partir de 18h, com preço promocional. Somente na quarta, os ingressos vão custar R$ 5 e toda a arrecadação do dia será revertida para as obras assistenciais da SEAV - Sociedade Espírita Albino Viana. Leve a sua criança para se divertir e ajude uma causa nobre.

Colunista
Nonato Lobo

Rio de Contas já prepara os festejos de Corpus Christi

Terça / 26 Abr 2016 / 10h00



Foto: Divulgação

Vem se aproximando a festa de Corpus Christi, festa que a Igreja celebra a presença real de Cristo na Eucaristia. A tradicional festa no Município de Rio de Contas ocorrerá mais uma vez este ano e já está sendo planejada. As ruas do Centro Histórico de Rio de Contas serão todas enfeitadas por lindos tapetes coloridos e iluminadas por lanternas à luz de velas; as casas serão enfeitadas com flores e plantas, tudo em honra do Senhor que vem visitar o seu povo. Nesse dia poderemos ver a população trabalhando unida, durante a madrugada, por uma das maiores tradições da cidade, para que ao raiar do sol Rio de Contas amanheça mais bela, com os enfeites. Os trabalhos são verdadeiras obras de arte e atraem fiéis e turistas de toda região. O feriado de Corpus Christi é celebrado em todo o Brasil. E, em Rio de Contas – BA, este dia é repleto de significado e comemorações.

Colunista
Nonato Lobo

Polícia Civil busca por atirador que baleou duas pessoas no Alto Maron em Conquista

Terça / 26 Abr 2016 / 09h00



Foto: Louro Magalhães

A Polícia Civil de Vitória da Conquista trabalha para definir autoria de tiroteio ocorrido na tarde desta segunda-feira, 25, na Rua 8 de Maio, bairro Alto Maron, em que duas pessoas foram alvejadas, uma delas por bala perdida. De acordo com testemunhas, o jovem itapetinguense, Wendy Lavick Brito Gomes, 26 anos, teria ido pegar a esposa no trabalho, mas antes de descer da moto, um indivíduo se aproximou e efetuou vários tiros a queima roupa. Durante a ação criminosa, a pessoa de João Marcos Barbosa foi vítima de bala perdida e foi alvejado de raspão na cabeça. Após os disparos o criminoso teria fugido a pé pela Rua Odilon Correia em direção a Rua São Joaquim. Wendy foi socorrido às pressas e levado ao Hospital São Vicente por populares que estavam no local. A vítima de bala perdida (João Marcos) foi socorrido por uma equipe do SAMU 192 e seguiu para o hospital de Base. Wendy Lavick Brito Gomes, natural de Itapetinga, já conta com várias passagens na polícia. Em maio de 2009, ele foi acusado de homicídio e chegou a ser preso em flagrante com a arma do crime. No mesmo mês, fugiu do Complexo Policial na companhia de outros colegas de cela.

Colunista
Nonato Lobo

Livramento registra caso suspeito da gripe H1N1

Terça / 26 Abr 2016 / 08h30



A cidade de Livramento de Nossa Senhora registrou um caso suspeito da gripe H1N1. Segundo informações a vítima seria natural de Rio de Contas. A mulher de 58, teria apresentado todas as características da enfermidade e teve que ser internada por apenas um dia no Hospital Municipal de Livramento, fato confirmado pela Secretária de Saúde.

Colunista
Nonato Lobo

Ministério da Saúde confirma 230 mortes por H1N1 em 2016

Terça / 26 Abr 2016 / 08h00



O Brasil já registrou 230 mortes por H1N1 este ano até o dia 16 de abril, segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (25). Em apenas uma semana, entre 9 e 16 de abril, foram registradas 77 novas mortes. Ao todo, foram 1.365 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por influenza A/H1N1 até 16 de abril. A SRAG é uma complicação da gripe. Em uma semana, foram registrados 353 novos casos de SRAG por H1N1 no país. Além das mortes pela influenza A/H1N1, houve ainda 20 mortes por outros tipos de influenza. O estado de São Paulo teve o maior número de óbitos por H1N1: 119, correspondendo a 51,7% das mortes do país. Também foram registradas mortes por H1N1 em Santa Catarina (20), Rio de Janeiro (17), Rio Grande do Sul (13), Goiás (11), Minas Gerais (10), Bahia (8), Pará (6), Paraná (4), Distrito Federal (3), Mato Grosso do Sul (3), Mato Grosso (3), Rio Grande do Norte (3), Ceará (3), Alagoas (2), Pernambuco (1), Paraíba (1), Amapá (1) e Espírito Santo (1).

Colunista
Nonato Lobo

Homem morre após ser atropelado em Barra da Estiva

Segunda / 25 Abr 2016 / 17h15



Um acidente tipo atropelamento com vítima fatal foi registrado na madrugada de segunda-feira (25) na cidade de Barra da Estiva. Segundo informações a vítima foi um homem identificado como Valdemi dos Santos Ferreira, 53 anos. Ele teria sido atropelado por uma motocicleta Twister / Honda, conduzida por uma mulher de 25 anos. O fato aconteceu na Avenida Paulo Souto, e a mulher teria saído de uma festa que aconteceu na cidade. Valdemi ainda foi socorrido e encaminhado ao hospital da cidade, más não resistiu aos ferimentos e morreu antes de chegar até a unidade. A condutora da motocicleta teve ferimentos leves. O corpo da vítima foi encaminhado ao IML Instituto Médico Legal de Brumado.

Colunista
Nonato Lobo

Instituto aponta que Conquista tem melhor saneamento do Nordeste

Segunda / 25 Abr 2016 / 15h30



Foto: Reprodução

Vitória da Conquista apresentou o melhor índice do nordeste em saneamento básico em uma pesquisa com as 100 maiores cidades do país. A cidade do sudoeste baiano ficou na 21ª posição, segundo o estudo com base em 2014. Conquista é uma das três cidades do estado pesquisadas no "Ranking do Saneamento Básico nas 100 Maiores Cidades". Salvador figurou na 36ª colocação, enquanto Feira de Santana apareceu na 54ª. Segundo pesquisa do Instituto Trata Brasil, Vitória da Conquista tem 100% da população atendida por água tratada e 72,26% dos habitantes têm coleta e tratamento de esgotos. Na cidade, o índice de perdas de água foi de 24,3%, acima da média nacional (36,7%). Outro ponto favorável é que entre 2010 e 2014, o município empregou 31,69% de arrecadação no setor na rede de água e esgotos. Dos três municípios baianos, Feira de Santana apresenta situação mais precária, com apenas 56,90% da população atendida por serviço de coleta de esgoto. Nos últimos cinco anos (2010 a 2014), a cidade investiu em média 17,90% da arrecadação na expansão ou melhoria dos serviços de saneamento, o que está abaixo da média nacional que foi de 23% em 2014. Em Feira, é alta a perda de água potável nos sistemas de distribuição (42,9%). Já Salvador tem mais de 78% da população com coleta e tratamento dos esgotos, com perda de água no sistema de distribuição de 48,50%, acima da média nacional em 2014, que foi de 36,7%. Na capital baiana foram investidos 11,5% da arrecadação por estes serviços entre 2010 e 2014. O índice também fica abaixo da média das 100 cidades (23%).

Colunista
Nonato Lobo

Maetinga lidera ranking de estupros na Bahia

Segunda / 25 Abr 2016 / 15h00



Foto: Reprodução/Youtube

Com pouco mais de 5 mil habitantes e oito casos registrados na delegacia local no ano passado Maetinga no sudoeste da Bahia, tem a maior taxa de estupros para cada 100 mil habitantes. O município ganhou uma taxa de 154,6 casos. É oito vezes maior do que a taxa de Salvador, de 18,1. Marlene Porto, assistente social da prefeitura, afirma que foram registrados pouco mais de cinco casos e que, na maioria deles, os agressores são próximos. “Tivemos casos graves, dois envolvendo pais ou irmãos das vítimas, e precisamos realmente de ajuda com isso”, citou. A conselheira tutelar Vanessa Fernandes alega não ter acompanhado os casos do ano passado, já que assumiu o cargo em 2016, mas disse perceber que a maioria das vítimas é criança. “Não sei dizer o que motivou, mas realmente teve um número alto”. Em 2014, não houve nenhum registro na cidade. Este ano, o Conselho Tutelar já atua sobre uma denúncia de uma criança que teria sido estuprada pelo vizinho. Em números absolutos, Maetinga se iguala, em 2015, a outras 11 cidades: Barra do Choça, Itarantim, Livramento de Nossa Senhora (Sudoeste), Campo Formoso, Jacobina, Ruy Barbosa, Santa Bárbara (Centro-Norte), Ubaitaba (Sul), Vera Cruz (RMS), Maragojipe (Recôncavo) e Euclides da Cunha (Nordeste). A delegacia de Metinga foi procurada, mas o delegado titular, Francisco Tadeu Rodrigues, disse não ter autorização para falar dos casos por telefone.

Colunista
Nonato Lobo

Carro da guarda municipal é estacionado em local irregular e populares ficam na bronca com agentes de trânsito

Segunda / 25 Abr 2016 / 14h30



Foto: Reprodução/ WhatsApp

Em Brumado, a mau exemplo vêm é de cima. É desta maneira que muitos populares tem falado após fotos do carro da guarda municipal estacionado em local irregular serem divulgadas na internet. O fato aconteceu na manhã desta segunda-feira (25) em frente ao paço municipal, e o carro estava estacionado ao lado da lombofaixa, pois não tinha mais espaço nas vagas destinadas aos carros, desta maneira o guarda que estava em posse do veículo, estacionou naquele local. Segundo muitas pessoas os guardas de trânsito da cidade que causam polêmica por advertir os cidadãos teria feito "vistas grossas" ao carro da guarda municipal. Nas redes sociais as críticas sem multiplicaram "se fosse o carro de um de nós seria multado". disse um internauta. Outro foi mais enfático e argumentou "esta é a nossa Brumado, onde eles podem tudo e o cidadão tem que ver calado os desmandos dos agentes de trânsito e agora da guarda municipal".