Bahia do Povo

Resultado da busca pelo arquivo de "04/2016"

Colunista
Nonato Lobo

Cavalo morre em via pública após sofre maus tratos; carroceiro foi preso

Quinta / 28 Abr 2016 / 08h00



Foto: Louro Magalhães

Um carroceiro quase foi agredido por populares, após seu cavalo cair em via pública e ele fazer força para que o animal levantasse. Fraco e bastante debilitado os esforços do homem foram em vão e ai começaram as agressões. Segundo um popular, o carroceiro tentou até terminar com a vida do cavalo com uma faca, más foi impedido. O equino que já estava fraco por conta do maus tratos, não resistiu e acabou morrendo. A polícia e a fiscalização foram acionadas. O carroceiro foi identificado como Rodrigo dos Santos, de 32 anos. O mesmo foi conduzido pela Policia Militar para o Disep.

Foto: Louro Magalhães

Colunista
Nonato Lobo

Barreiras: Outra cubana, amiga de médica morta por H1N1, está internada sob mesma suspeita

Quarta / 27 Abr 2016 / 16h30
Autor(a): Rede Bahia



Na terça-feira (26), mesmo dia que o Hospital do Oeste, em Barreiras, confirmou que a médica cubana Clara Elisa Gonzales morreu vítima de H1N1, a unidade de saúde registrou a entrada de duas pacientes com suspeita do vírus. Uma delas é colega da médica, que também atuava por meio do Programa Mais Médicos no município de Bom Jesus da Lapa. O nome da paciente não foi divulgado. A outra paciente internada na terça-feira é uma criança de 13 anos, com quadro de pneumonia, que está em isolamento na clínica pediátrica. O hospital reforçou que as duas apresentam quadro estável e que a média de duração do tratamento é de cinco dias. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), confirmou na terça-feira (26), que a médica cubana Clara Elisa Gonzales, de 42 anos, que morreu em Barreiras, no oeste da Bahia, foi vítima da gripe H1N1.

Colunista
Nonato Lobo

Casa em ótima localização esta a venda em Brumado

Quarta / 27 Abr 2016 / 16h15



Vende-se uma casa à Avenida Mestre Eufrásio Nº5, esquina com a Rua Deolino Carvalho e próximo a Praça da Prefeitura no Centro. Imóvel com localização privilegiada em uma das áreas mais valorizadas de Brumado. Oportunidade Única !

Mais informações pelo telefone 77 9 9999-9151.

Colunista
Nonato Lobo

Alinne Rosa e Robertinha Tirana são as atrações do Dia das Mães no Clube Social de Brumado

Quarta / 27 Abr 2016 / 15h59



O Clube Social de Brumado está preparando uma festa especial para o Dia das Mães. No dia 07 de maio, a partir das 23h, mães e filhos curtiram momentos de muita descontração e alegria ao som de Alinne Rosa e Robertinha Tirana. Reserve já a sua mesa. Informações na diretoria do clube, ou através do telefone (77) 3441-5020. Clube Social – Sua melhor opção de lazer!

Colunista
Nonato Lobo

Vereadores de Salvador devem votar projeto que proíbe Uber nesta quarta

Quarta / 27 Abr 2016 / 15h50



O projeto de lei do vereador Alfredo Mangueira (PMDB), que prevê a proibição do Uber na capital, será levado para votação em plenário, hoje, de acordo com o presidente da Câmara, vereador Paulo Câmara (PSDB). Segundo ele, tudo indica que a proposta será aprovada com tranquilidade. “Vai ser o primeiro projeto a ser votado. Para a votação acontecer é preciso que tenha 22 vereadores no plenário. Se não ocorrer discussão do projeto, a votação deverá demorar entre 15 a 20 minutos. Como a votação é mais um consenso, acredito que não iremos demorar muito para votá-lo”, comentou Câmara. A aprovação na Comissão de Constituição e Justiça da casa ocorreu em dezembro. Caso seja aprovado pelos vereadores, o projeto segue para sanção do prefeito ACM Neto, que nesta terça (26) responsabilizou a empresa que gerencia o Uber pelos incidentes registrados entre taxistas e os motoristas considerados clandestinos. “Eu acho que isso tudo deriva do desrespeito que o Uber faz com a cidade com um sistema que, repito, é considerado para a gente uma forma de transporte clandestino”, disse. Apesar disso, Neto condenou a atitude de taxistas envolvidos em perseguições e ameaças e disse que, caso sejam comprovadas as acusações, eles podem ser punidos. “Nós não vamos aceitar nenhum tipo de agressão por parte de ninguém. Se houver algum fato concreto de agressão de taxista, nós vamos punir, sem dúvida alguma”, garantiu o prefeito, que disse ainda que a fiscalização sobre o serviço está mantida. O prefeito voltou a afirmar que a prefeitura não pretende regularizar o Uber: “Não. Por enquanto, não”.

Colunista
Nonato Lobo

Instituto Chico Mendes abre inscrições para formação de brigadistas em Palmeiras e Ibicoara

Quarta / 27 Abr 2016 / 15h28



Foto: Arquivo/ Bahia do Povo

Estão abertas, desde segunda-feira (25) até o dia 04 de maio, as inscrições para os cursos de brigadistas do Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio), do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Serão realizadas duas edições dos cursos, uma em Palmeiras no período de 9 a 13 de maio, e outra em Ibicoara no período de 16 a 20 de maio. As inscrições podem ser feitas presencialmente na sede do Parque Nacional da Chapada Diamantina em Palmeiras ou pelos telefones (75) 3332-2310 ou (75) 3332-2418. O curso irá formar brigadistas e também selecionar os integrantes da brigada do Parque Nacional de 2016/2017. Os interessados devem ter mais de 18 anos, não ter trabalhado para o ICMBio ou IBAMA-Prevfogo nos últimos 3 anos.

Colunista
Nonato Lobo

Mulher morre em Dom Basílio com suspeita da gripe H1N1

Quarta / 27 Abr 2016 / 15h10



Foto: Nonato Lobo/ Bahia do Povo

Vem de Dom Basílio na região sudoeste, mais um caso suspeito da gripe H1N1 na Bahia. Segundo informações, uma mulher de 48 anos teria apresentado os sintomas da doença e logo em seguida foi transferida para a cidade de Itapetinga. A mulher ficou quase 15 dias internada na unidade de saúde, más não resistiu e faleceu. O enterro dela aconteceu na na manhã desta quarta-feira (27). Um teste foi feito e já é analisado, somente depois disse será comprovado se a mulher morreu mesmo vítima da gripe.

Colunista
Nonato Lobo

Geddel já atua como articulador político de Temer

Quarta / 27 Abr 2016 / 14h34
Autor(a): Política Livre



Foto: Max Haack/Arquivo

Escalado para a secretaria de Governo de um eventual governo Michel Temer, o ex-ministro baiano Geddel Vieira Lima (PMDB) já assumiu, na prática, o papel de articulador político do novo governo. Segundo a Folha de S. Paulo, seis senadores relataram que foram procurados por ele só ontem.

Colunista
Nonato Lobo

Mudança em lombofaixas instalados em Brumado gera revolta na população

Quarta / 27 Abr 2016 / 14h00



Foto: Nonato Lobo/ Bahia do Povo

Na manhã desta quarta-feira (27) a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado, deu mais uma prova de sua desorganização e falta de zelo com o dinheiro do contribuinte, já que, lombofaixas recentemente instalados, estão agora, passando por reformas. Segundo informou um agente de trânsito a nossa equipe, o serviço que acontece na Avenida Guilherme Dias, em frente ao Colégio Estadual de Brumado (CEB) fez necessário, após uma análise onde se constatou que a altura de alguns das lombofaixas estavam acima do permitido. Este fato foi observado pelo repórter Nonato Lobo, do Bahia do Povo, que no dia da instalação da lombada no referido local presenciou um acidente. Na ocasião um motociclista teve várias fraturas após passar pela via em alta velocidade e não saber da instalação do equipamento. Nas redes sociais a "reforma" das lombofaixas tem dividido opiniões, já que será gasto novamente dinheiro público em um trabalho que foi feito de maneira errada, sem estudo e acompanhamento de um engenheiro de trânsito. Entre muitos comentários de destacou o de um populares que um tom de brincadeira chegou até pedir o "impeachment" do atual superintendente, o senhor Clidemar Risério. Outros foram categóricos e perguntavam quando a bagunça promovida pelo SMTT, iria acabar, já que toda obra feita pelo órgão, recebe logo em seguida algum tipo de reparo, pois erros são constatados. "Nosso dinheiro indo para o ralo, menos de 60 dias feito, será que é falta de fiscalização ? Projeto foi não foi executado corretamente? Desvio de dinheiro ? Essa fica minhas perguntas.", disse outro.

Colunista
Nonato Lobo

Oeste da Bahia: Exames confirmam que médica cubana morreu de H1N1

Quarta / 27 Abr 2016 / 11h06



A médica cubana Clara Elisa Gonzales, de 42 anos, que morreu em Barreiras, no oeste da Bahia, foi vítima da gripe H1N1. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), no início da noite desta terça-feira (26), após resultado dos exames realizados no Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen), em Salvador. A profissional, que atuava por meio do Programa Mais Médicos no município de Bom Jesus da Lapa, foi internada no hospital municipal da cidade na segunda-feira (18) e foi transferida para o Hospital do Oeste (HO), em Barreiras, na terça (19), onde morreu após parada cardiorrespiratória. Segundo comunicado do Hospital do Oeste, a médica já deu entrada na unidade com parada cardiorrespitarória. Após tentativa de reanimação, foi constatada a morte 20 minutos depois da entrada da paciente. De acordo com o secretário de Bom Jesus da Lapa, os profissionais que tiveram contato com a médica também são acompanhados pela Vigilância Epidemiológica do município. Clara Elisa trabalhava Bom Jesus da Lapa desde 2013. O corpo de médica foi sepultado em Cuba.

Colunista
Nonato Lobo

Funcionários dos Correios na Bahia param por 24 horas nesta quarta-feira (27)

Quarta / 27 Abr 2016 / 10h46



Os funcionários dos Correios na Bahia param por 24 horas nesta quarta-feira (27), em adesão à paralisação nacional da categoria. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos do Estado da Bahia (Sincotelba), os profissionais decidiram aderir ao movimento em assembleia realizada na noite de terça-feira (26). Segundo o sindicato, a paralisação é um protesto contra a proposta de privatização da empresa, a precarização das condições de trabalho e estrutura das agências e o rombo no plano de previdência complementar. O diretor de relações públicas do sindicato, Alex Damasceno, avalia que a paralisação atinge 50% das agências nesta quarta. “Cerca de 70% da distribuição de entregas está afetada. Não funciona a distribuição de cartas normais, de encomendas e telegrama. Têm prioridade as entregas de Sedex e de malotes”, afirma.

Colunista
Nonato Lobo

Justiça determina bloqueio de mais de R$ 14 milhões do prefeito de Mirante

Quarta / 27 Abr 2016 / 10h20



A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista, a Justiça Federal determinou liminarmente o sequestro e a indisponibilidade dos bens do prefeito do município baiano de Mirante, Hélio Ramos Lima (PMDB), e de outras 24 pessoas somando um total de mais de R$ 14 milhões, por envolvimento em desvio de recursos públicos. Os outros réus – a primeira-dama, servidores públicos municipais, empresas e empresários – também tiveram suas contas bancárias bloqueadas até que a ação civil pública por improbidade administrativa proposta pelo MPF seja julgada. A medida liminar buscou evitar que os réus se desfizessem de seu patrimônio durante o curso da ação civil pública por ato de improbidade administrativa, proposta pelo MPF. De acordo com a ação, de autoria do procurador da República André Viana, os esquemas envolviam a simulação de licitações, o uso de “laranjas” para propiciar o desvio de verbas federais e a utilização de empresas de “fachada” no ramo de papelaria para desviar os recursos recebidos pelas escolas municipais a título de Caixa Escolar, que são enviados anualmente pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Atos de improbidade - Os atos de improbidade foram praticados entre os anos de 2009 e 2015, tendo o prefeito e a primeira-dama, Mônica Alves de Souza Lima, como os mentores da fraude. Laércio Soares, servidor da prefeitura, era usado como laranja: ele recebia em sua conta bancária movimentações de valores muito altos repassadas pela prefeitura por meio de empresas que haviam firmado contrato de prestação de serviço.

Colunista
Nonato Lobo

Conquista: Polícia detém menores armados após tentativa de roubo

Quarta / 27 Abr 2016 / 09h40



Por volta de 17h desta terça-feira (26) guarnições do 4° e 3° Pelotões da 77ª CIPM deslocaram-se até o bairro Esplanada do Parque, em Vitória da Conquista, para atender uma ocorrência de tentativa de roubo. No local a vitima informou que foi abordada por dois elementos de posse de uma arma de fogo, que tentaram roubar sua motocicleta CG Fan. Após incansáveis buscas os militares encontraram os autores, dois adolescentes de 16 anos, no bairro Vila América. Com eles os policiais encontraram um revólver calibre .32 e um simulacro de arma de fogo. Os dois foram apresentados no DISEP.

Colunista
Nonato Lobo

Jequié: Mais um pedido de Impeachment contra a Prefeita Tânia Britto é apresentado

Quarta / 27 Abr 2016 / 09h28



O jequieense Luciano Santos, conhecido também como Luciano Chocolate, apresentou mais um pedido de Impeachment contra a prefeita de Jequié, Tânia Britto. Ele entrou com o pedido na Câmara de Vereadores, na sessão de terça feira (26), o pedido foi apresentado no plenário para que sejam apuradas denúncias de corrupção no Instituto Previdenciário de Jequié (IPREJ). Segundo publicou o Blog do Junior Mascote, Luciano alega na denúncia que sua mãe é pensionista e está sem receber o dinheiro da aposentadoria. O pedido também é baseado nas denúncias feitas através da CPI do IPREJ, onde foram apontados indícios de desvio de verbas tendo como responsável a chefe do executivo municipal. Será formada uma nova comissão parlamentar do Impeachment, onde a prefeita terá o prazo de 10 dias para apresentar a defesa e em seguida o processo será votado no plenário da Câmara e os vereadores vão decidir por maioria se a prefeita será afastada, ou não, do cargo.

Colunista
Nonato Lobo

Arbitrariedades do superintendente de Trânsito de Brumado deixa vereadores revoltados e promessa é de acionar o MP

Quarta / 27 Abr 2016 / 08h46



Clidemar Risério foi acusado de cometer arbitrariedades durante suas ações. Foto: Arquivo/ Bahia do Povo

"Arbitrárias" assim definiriam alguns vereadores de Brumado, algumas ações do superintendente de Trânsito da cidade, o senhor Clidemar Risério de Amorim. A seção da Câmara de Vereadores realizada na última segunda-feira (25) foi de discussão em relação as últimos acontecimentos referentes ao trânsito da cidade, a qual, vêm recebendo várias queixas por parte dos cidadãos. Os vereadores, Alessandro Lôbo, Édio Pereira, José Ribeiro e Weliton Lopes levantaram o assunto. Segundo José Ribeiro, a maioria das ocorrências na delegacia local estariam relacionadas aos agentes. Já Weliton Lopes, disse que Clidemar, estaria vivendo na "idade da pedra", sendo ele ainda o mentor de uma vergonhosa e intolerável fábrica de multas. Acatando uma ideia proposta por Lopes, Édio Pereira e Alessandro Lôbo, disseram que pretendem acionar o Ministério Público. Segundo eles, por várias vezes o superintendente de Trânsito foi convidado pela Casa Legislativa a prestar esclarecimentos de suas ações, más em nenhuma delas compareceu e nem deu justificativa. Em setembro do ano de 2015, o Bahia do Povo ouviu um especialista de trânsito, que viu com estranheza as mudanças realizadas nas ruas de Brumado, ficando inclusive impressionado com balizadores instalados em uma rua. Na época, foi apontado que o grande problema do órgão, era o superintendente, que estaria agindo como um ditador e apesar de ter boa vontade estava dado "murro em ponta de faca" por conta da sua intolerância, fato esse que parece não ter mudado, já que os problemas persistem pois falta comunicação entre o órgão e a população.