Bahia do Povo

Resultado da busca pelo arquivo de "04/2016"

Colunista
Nonato Lobo

Adolescente é apreendido após abusar sexualmente de criança de 06 anos em Paramirim

Sexta / 29 Abr 2016 / 09h35



Uma criança de apenas 06 anos de idade foi abusada sexualmente por um adolescente de 12 anos de idade no município de Paramirim, na última terça-feira (26), em um matagal localizado nas mediações dos bairros Mãe Izabel e Espanha. Segundo a delegada de Polícia Maria Helena Tenório Cavalcante, em entrevista ao site Eco, outro adolescente presenciou o ato e alertou populares, os quais acionaram a polícia. Todas as testemunhas do ato infracional foram ouvidas e a vítima foi encaminhada para uma unidade hospitalar, onde exames confirmarão o abuso. O menor foi apreendido e encaminhado à cidade de Brumado, onde existem instalações adequadas à apreensão do adolescente, até que a justiça determine as medidas que serão aplicadas.

As informações do Livramento Hoje

Colunista
Nonato Lobo

Conquista: Advogado afirma que Américo Neto não namorava jovem agredida e que ele não era o pai do bebê

Sexta / 29 Abr 2016 / 09h00



Uma jovem grávida foi internada no Hospital Base de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, após ser espancada por um suposto namorado. Segundo a polícia, Jéssica Nascimento tem 21 anos e foi ferida dentro de casa. O suspeito das agressões foi preso em flagrante, mas liberado após pagamento de fiança e responde por crime de lesão corporal em liberdade. O caso ocorreu na segunda-feira (25). A jovem perdeu o bebê, na manhã desta quinta-feira (28). A família da vítima diz que ambos tinham um relacionamento amoroso e afirma que a jovem foi agredida dentro de casa. O advogado Gutemberg Macedo diz que o cliente, Américo Francisco Vinhas Neto, de 24 anos, não namorava com a vítima. "Se conheciam há duas semanas. Não havia relação de namoro, nem ocasional. Estavam juntos num grupo", relata. Com base em informações dadas pelo rapaz, Macedo diz que o cliente estava em um encontro com amigos na casa da vítima e que todos os integrantes faziam uso de entorpecentes. O advogado detalha que Américo Francisco teve um surto psicótico e agrediu Jéssica Nascimento. Após as agressões, o advogado Gutemberg Macedo afirma que o cliente foi encaminhado para delegacia e que, justamente devido ao uso das drogas, precisou de suporte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Após prisão em flagrante, o jovem de 24 anos foi solto mediante pagamento de fiança. Macedo diz que a situação foi acompanhada por um outro advogado, mas acredita que o valor pago tenha sido de R$ 5 mil.

Colunista
Nonato Lobo

Presídio de Brumado está com 52% das obras concluídas

Sexta / 29 Abr 2016 / 08h38



Foto: Nonato Lobo/ Bahia do Povo

Com capacidade para 529 internos, as obras da unidade prisional do município de Brumado, no sudoeste do estado, estão 52% concluídas. O investimento do Governo do Estado na construção do presídio é de R$ 22 milhões e a previsão de finalização dos serviços é em julho desse ano. A unidade está sendo construída próxima à cimenteira Cimpor, na estrada Brumado-Maracás, KM 6,4. O presídio de Brumado é o único que ainda está em construção das 11 novas unidades prisionais que o Governo do Estado implantou na Bahia. De acordo com o secretário de Administração Penitenciária, Nestor Duarte, o presídio de Brumado vai promover a ressocialização e oferecer aos internos uma capacitação profissional para que eles estejam aptos ao mercado de trabalho quando forem liberados. "No Brasil, é alta a reincidência de quem cumpre pena. De cada 100 presos, 75 retornam à prisão após serem soltos. Para diminuir essa estatística, é importante ofertar cursos de capacitação aos internos, assim eles terão condições de se desvincular do crime quando retornar ao convívio em sociedade".

Colunista
Nonato Lobo

Novas doses de vacina contra H1N1 chegam à Bahia

Sexta / 29 Abr 2016 / 08h00



A vacina contra o vírus da influenza A (H1N1), que até esta quinta-feira (28), estava em falta em parte dos postos do interior do estado e em todas as unidades de saúde de Salvador, voltará a ser disponibilizada nos próximos dias. Um novo lote, que corresponde à imunização de 13% do público-alvo da campanha contra a doença, chegou à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) na tarde desta quinta e será distribuído nesta sexta-feira (29), para as unidades da capital e, na próxima semana, para os demais municípios da Bahia. De acordo com a subcoordenadora do Programa de Imunização da Sesab, Vânia Rebouças, a grande procura levou ao esgotamento do estoque de vacinas, sobretudo na capital baiana e municípios da região metropolitana de Salvador, como Lauro de Freitas, Simões Filho e Vera Cruz. Segundo ela, a campanha, que começou no estado no último dia 18 (uma semana antes do início oficial da ação nacional do Ministério da Saúde), tem sido considerada pela secretaria como “atípica”. Em menos de uma semana, cerca de 1,6 milhão de doses foram aplicadas em todo o estado. O número corresponde a 50% dos cerca de 3,2 milhões de pessoas que deverão ser imunizadas até o final da campanha, programado para 20 de maio.

Colunista
Nonato Lobo

Após pane elétrica, fogo consome caminhão na BA-262 entre Brumado e Aracatu

Quinta / 28 Abr 2016 / 15h45



Foto: Leitor/Bahia do Povo

Na noite da última quarta-feira (27) um caminhão foi totalmente consumido pelo fogo na BA-262 entre as cidade de Brumado e Aracatu. Segundo informações, o motorista trafegava tranquilamente quando ocorreu uma pane elétrica. Rapidamente ele conseguiu levar o caminhão para o acostamento e sair do veículo sem que nada de grave lhe acontecesse.

Colunista
Nonato Lobo

Conquista: Marcelo Melo é o nome do Democratas para o executivo municipal em 2016

Quinta / 28 Abr 2016 / 15h00



Lúcia Rocha (DEM), vereadora mais votada nas eleições de 2012 em Vitória da Conquista, defendeu a candidatura própria do seu partido, Democratas, para o Executivo Municipal de Vitória da Conquista e anunciou o nome do advogado Marcelo Melo como Pré - Candidato “Chegou a hora de defender Conquista com o Democratas”, disse a parlamentar nesta quarta-feira, 27, durante o seu pronunciamento na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores (CMVC). Lúcia Rocha ainda apontou a atuação de ACM Neto à frente do Executivo Municipal de Salvador como exemplo da forma que partido atuará em Vitória da Conquista, caso o seu candidato seja eleito. “O Democratas, que revolucionou a administração pública em Salvador, com ACM Neto, o melhor prefeito do Brasil, não será diferente em nossa amada terra”, disse ela.

Lúcia afirma que o Partido Democratas que também tem Álvaro Pithon como vereador pela legenda está unido em torno do nome Marcelo Melo e que Vitória da Conquista precisa experimentar o jeito Democratas de governar “Um jovem preparado e que, sem nenhuma dúvida, terá a capacidade de implementar em Conquista uma gestão moderna e eficiente, com ética e responsabilidade. Estamos todos juntos, fortes e unidos” completou a vereadora.

Colunista
Nonato Lobo

Seca prolongada leva Rio de Contas a decretar situação de emergência

Quinta / 28 Abr 2016 / 14h00



A prefeitura municipal de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, publicou decreto de situação de emergência na quarta-feira (27), no Diário Oficial do Município, por conta de áreas que passam por estiagem dentro de seus limites. As justificativas passam inclusive por pontos como os incêndios que acontecem na região por conta da seca e a falta de recursos do município para enfrentar os focos de incêndios e dar apoio às famílias atingidas por esse problema. Além disso, foram destacadas a queda de produtividade agrícola nas safras de 2011 à 2015 por conta da estiagem.

Colunista
Nonato Lobo

Acidente deixa vítima fatal na BA-142 entre Ituaçu e Tanhaçu

Quinta / 28 Abr 2016 / 11h03



Foto: Nonato Lobo/ Bahia do Povo

Um acidente com vítima fatal foi registrado no início da manhã desta quinta-feira (28) na BA-142 entre Ituaçu e Tanhaçu, sudoeste da Bahia . Segundo informações, uma mulher identificada como Viviane Teixeira, teria colidido a motocicleta que conduzia com carro. Com o impacto veículo e condutora foram parar fora da pista. Viviane chegou a ser socorrida com vida e encaminhada ao Hospital, más não resistiu e morreu pouco tempo depois de dar entrada na unidade de saúde. O condutor do veículo sofreu escoriações e foi encaminhado ao Hospital de Tanhaçu.  Viviane era funcionária de um restaurante na cidade de Ituaçu e seguia com documentos para serem entregues em Tanhaçu. A morte dela causou comoção nas duas cidades, principalmente em familiares que lotaram a frente do hospital onde ela foi encaminhada. A Polícia Rodoviária Estadual compareceu no local e isolou a área para que Polícia Técnica analise o local do acidente. Somente uma perícia detalhada irá informar as reiais causas da colisão.

Colunista
Nonato Lobo

Brumado: Marquinhos Pezão é preso em flagrante arrombando lanchonete na Praça da Prefeitura

Quinta / 28 Abr 2016 / 10h12



Foto: Divulgação/ Polícia Militar

Por volta das 03:00 da manhã as guarnições da RP e PETO foram acionadas pela central informando que havia um indivíduo arrombando uma lanchonete localizada na Praça da Prefeitura em Brumado. A polícia se deslocou para o local e ao chegar se deparou com a porta parcialmente aberta de forma forçada, ao adentrar se deparou com um elemento bastante conhecido das paginas policiais, o popular, Marquinhos Pezão. Ele foi conduzido para o Departamento de Polícia para as medidas cabíveis.

Colunista
Nonato Lobo

Homem é preso em flagrante por cometer assédio sexual no centro de Conquista

Quinta / 28 Abr 2016 / 09h35
Autor(a): Bahia do Povo com informações do Sudoeste em Foco



Na tarde da última quarta-feira (27) na Alameda Lima Guerra em Vitória da Conquista, um homem teria abordado algumas jovens, as quais acusam ele de assédio sexual, já que o mesmo tocou fisicamente em uma delas. As jovens com idades entre 15 e 16 anos voltavam da escola. As meninas comunicaram o fato à polícia, que logo chegou no local e deteve o acusado. Segundo elas, ele estava alterado e as agrediu verbalmente, além de insultar os policiais. Tocar em certas partes do corpo, fazer carícias, beijar, observar a pessoa em situações intimas sem consentimento, ou quando se trata de crianças e adolescentes, como estas, também são formas de abuso sexual. A vítima deve denunciar em delegacias comuns ou especializadas.

Colunista
Nonato Lobo

Ônibus escolar que levava crianças pega fogo em Piripá

Quinta / 28 Abr 2016 / 09h20



Foto: Reprodução/ Tv Bahia

Um ônibus escolar pegou fogo na zona rural de Piripá, na região sudoeste da Bahia, na quarta-feira (27). O veículo ficou destruído. De acordo com a Polícia Militar, o ônibus  levava crianças que estudam na cidade. Ninguém ficou ferido. A Secretaria de Transportes do município disse que o fogo começou no painel do veículo e se espalhou rapidamente. Mochilas e materiais escolares foram queimados. As 15 crianças que estavam no ônibus foram retiradas. De acordo com a Prefeitura de Piripá, o ônibus escolar era novo e passava por revisões regulares. A polícia vai investigar o que pode ter provocado o fogo.

Colunista
Nonato Lobo

Criança de seis anos morre por H1N1 em Teixeira de Freitas

Quinta / 28 Abr 2016 / 09h00



Uma criança de seis anos morreu vítima de H1N1 na cidade de Teixeira de Freitas, no Sul da Bahia, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (27) pela Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o órgão, a morte ocorreu na semana passada e é a segunda por H1N1 registrada na cidade – a primeira foi de um bebê de oito meses, no dia 13 de abril. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a criança de seis anos, que não teve o sexo divulgado, morreu na última sexta-feira (22), 24 horas depois de dar entrada na Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI) com sintomas da gripe. Conforme o órgão, a morte por H1N1 foi confirmada após exame realizado em laboratório de Salvador e já foi informada à Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). De acordo com o G1, a assessoria de comunicação da Sesab informou, no entanto, que ainda não tem conhecimento da segunda morte por H1N1 em Teixeira de Freitas e que um novo boletim só será divulgado no dia 3 de maio.

Colunista
Nonato Lobo

Paulo Costa confirma pré-candidatura à Prefeitura de Guanambi

Quinta / 28 Abr 2016 / 08h40



O líder político e diretor-administrativo da Bahiafarma, Paulo Costa, anunciou, neste sábado (23/4), durante entrevista à Rádio 104 FM, sua pré-candidatura à prefeitura de Guanambi. “Estou na condição de pré- candidato, como muitos outros que estão se apresentando”, disse Costa. “A ideia é agregar todas as forças políticas numa única alternativa, com a participação de todas as correntes de pensamento, vinculadas ao projeto do governador Rui Costa”, afirmou. Durante a conversa de mais de uma hora com o apresentador Salvany Cotrim, Costa lembrou de sua caminhada com os movimentos sociais para consolidar a democracia no País, enfatizou sua atuação na política local e suas contribuições para o município mesmo sem mandato parlamentar ou executivo. Paulo Costa também destacou os motivos que o credenciam a ser o pré-candidato do PC do B ao executivo de Guanambi. De acordo com ele, a longa trajetória na política local, iniciada ainda na juventude, como presidente de grêmios estudantis, propiciou a ele conhecer como poucos as necessidades da região e o fez participar de importantes eventos históricos locais e nacionais. Ao ser questionado sobre a posição do governador Rui Costa para a eleição de Guanambi, Paulo Costa disse que o chefe do executivo estadual tem especial interesse no processo, mas que, por seu perfil democrático, não vai impor nomes.

Colunista
Nonato Lobo

Câmara aprova lei que proíbe Uber em Salvador

Quinta / 28 Abr 2016 / 08h25



A Câmara de Salvador aprovou nesta quarta-feira (27) um projeto de lei que proíbe o serviço Uber na cidade. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos 36 vereadores presentes na sessão e, agora, segue para a sanção do prefeito ACM Neto, que em outras oportunidades já falou que é contra o Uber. Alvo de uma grande polêmica entre a categoria dos taxistas, o Projeto de Lei 251/15, do vereador Alfredo Mangueira (PMDB), foi apresentado em agosto do ano passado. No último dia 7, o serviço começou a ser usado na capital baiana, sendo feitas apreensões de veículos do Uber pela prefeitura de Salvador. Com a aprovação, fica proibido o transporte remunerado de pessoas em veículos particulares, cadastrados através de aplicativos fixos ou móveis. A atividade fica restrita apenas para taxistas. Em caso de descumprimento da lei, é prevista uma advertência na primeira ocorrência e multa de R$ 2,5 mil em caso de reincidência. Caso ocorram casos subsequentes, a multa será de R$ 5 mil.

Colunista
Nonato Lobo

Termina estoque de vacinas contra H1N1 em Itabuna

Quinta / 28 Abr 2016 / 08h18



A campanha de vacinação contra a gripe H1N1, em Itabuna, no Sul da Bahia, foi suspensa pela segunda vez desde que a ação começou, no último dia 17. Nesta quarta-feira (27), a imunização na cidade havia sido retomada após oito dias suspensa, mas todas as 8.800 vacinas que estavam no estoque da cidade foram aplicadas até as 10h. A prefeitura da cidade informou que a expectativa era de que 5 mil vacinas fossem distribuídas pela manhã e as outras 3.800 fossem aplicadas no período da tarde. Como a procura foi muito grande pela manhã, os funcionários dos postos pediram reforço e campanha precisou ser suspensa. A gestão do município informou que vai pedir à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) mais doses para que a camapanha seja retomada. A previsão é que isso aconteça apenas no dia 4 de maio.