Bahia do Povo

Resultado da busca pelo arquivo de "03/2017"

Colunista
Nonato Lobo

Bombeiros resgatam bicho-preguiça em área atingida por incêndio em Rio de Contas

Terça / 07 Mar 2017 / 07h06



Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Um bicho-preguiça foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros na região do Parque Natural Pico das Almas, município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, onde ocorre um grande incêndio que já destruiu cerca de 675,23 hectares, desde a última quinta-feira (2). O animal foi resgatado por bombeiros que trabalham no local. De acordo com o Corpo de Bombeiros, muitos animais estão fugindo da região devido ao calor. Os dados divulgados nesta segunda-feira (6) pelos bombeiros militares e pela prefeitura da cidade, apontam que a área queimada equivale à mesma quantidade de campos de futebol, ou seja, cerca de 675 campos. Os focos de incêndio estão controlados na região. São 18 combatentes, entre bombeiros militares e brigadistas, dispostos em pontos da Serra das Almas, realizando trabalho de rescaldo e contendo reignições do fogo. A Secretaria de Meio Ambiente da cidade já havia informado que o incêndio chegou a atingir a vegetação de nascentes de rios, como o Paramirim, e matou animais, a exemplo de cobras, na região. Conforme os Bombeiros Militares, a região de Rio de Contas faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Barbado.

Colunista
Nonato Lobo

No Lomantão, Vitória da Conquista perde por 1x0 para o Bahia

Domingo / 05 Mar 2017 / 18h46



Foto: Divulgação/EC Bahia

O Bahia venceu o Vitória da Conquista por 1×0 na tarde deste domingo (5), no estádio Lomanto Júnior, pelo Campeonato Baiano. Com o placar, o tricolor alcançou a segunda posição na tabela de classificação da disputa, somando 14 pontos. O gol da vitória do Esquadrão foi marcado no primeiro tempo do jogo, por Diego Rosa. Durante todo o segundo tempo, o Bode tentou dificultar a vida dos jogadores tricolores e teve algumas chances de marcar, sem sucesso. Com o triunfo, o Bahia ocupa a segunda posição da tabela com quatro pontos a menos que o líder e rival Vitória. O próximo confronto do Esquadrão pelo baianão acontece no domingo (19), na Arena Fonte Nova, contra o lanterna Galícia. Antes disso, contudo, o tricolor enfrenta o Paraná, na quarta-feira (8), pela Copa do Brasil.

Colunista
Nonato Lobo

77ªCIPM prepara operação para jogo Conquista x Bahia

Domingo / 05 Mar 2017 / 10h50



Foto: Divulgação

A 77ª Companhia Independente de Polícia Militar está montando um esquema de segurança especial que visa manter a tranquilidade durante e após o jogo entre o Conquista x Bahia, que vai acontecer neste domingo (05), no Estádio Lomanto Junior em Vitória da Conquista pelo Campeonato Baiano. O comandante da 77ªCIPM, Major PM Fernando Leite, informa que os policiais vão atuar nos três principais momentos: na chegada ao estádio, durante a partida e na saída do público, com militares dentro e fora do estádio e viaturas nas imediações. Além dos militares da unidade, policiais da Rondesp e do Esquadrão de Motociclistas Falcão darão apoio ao evento. O início do jogo está previsto para as 16 horas, os portões do estádio serão abertos às 13 horas, por isso a 77ª CIPM pede que os torcedores cheguem com antecedência para evitar trânsito e tumulto na entrada, já que todos serão revistados. Por medida de segurança, está proibido o acesso ao estádio com o bastão monopod (“bastão de selfie”), objetos cortantes e perfurantes, guarda-chuvas, armas de qualquer tipo, fogos de artifícios, bebidas e alimentos, garrafas, copos e recipientes, substâncias químicas, lasers e similares, megafone, buzinas, equipamento de gravação e som que não seja para uso privado, bolas infláveis e qualquer tipo de material de cunho ofensivo, religioso ou político. Toda determinação é baseada no Estatuto do Torcedor.

Colunista
Nonato Lobo

Incêndio atinge a Serra das Almas em Rio de Contas

Domingo / 05 Mar 2017 / 10h44



Foto: Bombeiros Militares da Bahia/ Divulgação

Um incêndio atinge a Reserva Natural Serra das Almas, na Chapada Diamantina, desde a manhã desta sexta-feira (3). Homens do 11º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM/Itaberaba) atuam no local, bem como brigadistas voluntários de Rio de Contas. Outros dez bombeiros de Jequié foram deslocados para ajudar a debelar as chamas neste sábado (4). De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma aeronave também auxilia na operação, lançando bombeiros e brigadistas em pontos de maior relevância operacional. A Reserva Natural Serra das Almas é uma reserva particular do patrimônio natural de Rio de Contas, com extensão de 263 hectares. Ainda não há informações da quantidade de hectares afetados pelo incêndio.

Colunista
Nonato Lobo

Brumado: Água de má qualidade chega as torneiras, população se revolta e Embasa se cala

Sábado / 04 Mar 2017 / 18h28



Foto: Bahia do Povo

A população de Brumado tem recebido mais uma vez em suas torneiras, água de má qualidade. A queixa vêm sendo geral nas redes sociais, e tem ocorrido em todos os bairros da cidade. É pelo menos a terceira vez que o fato acontece neste ano, e como das outras vezes, nos próximos dias a Embasa estará dando explicações nada convincentes para o ocorrido. Segundo populares a água que chega a torneira tem odor de desinfetante e é imbebível . Até quem tem purificador tem sentido dificuldades em beber á água que chega.  Critico e questionador do serviço prestado pela empresa, o prefeito Eduardo Vasconcelos sempre diz que ela faz o serviço mais fácil do mundo. A Embasa retira água de um rio ou barragem encaminha para uma estação de tratamento e distribui a população cobrando altos preços por este serviço, que em Brumado tem sido de péssima qualidade. Chega a ser desrespeitoso o que tem ocorrido, é mais revoltante ainda pois não vemos explicações convincentes sobre o porque da água estar chegando desta forma para o cliente que usufruí deste serviço.  Revoltada com a situação, a população já pede que a Embasa pare de operar na cidade para que fatos como este parem de se repetir. Procurando explicações fomos ouvir especialistas que garantiram que a melhor resolução para o dilema não é o fim da empresa na cidade, mas sim, a união de todos para cobrar um serviço de boa qualidade seja prestado.  

Colunista
Nonato Lobo

Adolescente de 15 anos é morto a tiros dentro de casa em Luís Eduardo Magalhães

Sexta / 03 Mar 2017 / 21h04



Foto: Repórter Elvis Araújo

Um adolescente de 15 anos foi morto a tiros dentro da casa onde morava, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, na manhã desta sexta-feira (3). De acordo com informações da Polícia Militar, o garoto foi surpreendido por homens armados, que invadiram o imóvel, atiraram nele e depois fugiram do local em uma moto. Segundo a PM, o Samu chegou a ser acionado para socorrer o adolescente, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local do crime. O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Barreiras, onde será periciado. Conforme a PM, ainda não há informações sobre a identidade dos criminosos e nem sobre a motivação do crime. O homicídio será investigado pela Polícia Civil.

Colunista
Nonato Lobo

Jornal francês denuncia possível compra de votos para Rio sediar Olimpíada

Sexta / 03 Mar 2017 / 20h48



O jornal francês Le Monde noticiou nesta sexta-feira (3) que a justiça francesa encontrou elementos concretos que apontam para corrupção na eleição do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Segundo o periódico, um empresário brasileiro, próximo ao ex-governador Sérgio Cabral e que teve contratos com o estado do Rio, depositou ao menos US$ 1,5 milhão para um dos filhos do então presidente da Associação Internacional das Federações de Atletismo, Lamine Diack, três dias antes da votação para cidade-sede, em 2009. O Rio foi eleito em uma disputa com Chicago, Tóquio e Madri, cidade que chegou à final com a capital fluminense. O Rio venceu com 66 votos, contra 32 da capital espanhola. O diretor de Comunicação da Rio 2016, Mário Andrada, afirmou que a eleição da “Cidade Maravilhosa” foi limpa. “O resultado final mostra uma larga diferença de votos e anula essa hipótese de compra de votos. A gente não tem a menor dúvida de que o Rio ganhou de forma limpa e justa”, disse. Em nota, o Comitê Olímpico Internacional (COI) também se posicionou sobre a reportagem do Le Monde. O COI disse ser parte no processo que corre na justiça francesa e afirmou que está comprometido em esclarecer a situação.

Colunista
Nonato Lobo

Problemas operacionais reduzem abastecimento em Brumado e Malhada de Pedras

Sexta / 03 Mar 2017 / 20h44



Foto: Bahia do Povo

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que, devido a problemas operacionais no ponto de captação de água bruta localizado na barragem de Cristalândia, o fornecimento de água no Sistema Integrado de Abastecimento de Brumado, que também atende ao município de Malhada de Pedras, encontra-se momentaneamente reduzido. A Embasa já está trabalhando para corrigir o problema e restabelecer a demanda usual destas duas cidades. O abastecimento deverá ser restabelecido de forma gradativa ao longo da noite desta sexta (03) e a regularização do fornecimento de água deve acontecer em até 24 horas. Os moradores que possuem reservatório com capacidade de armazenamento suficiente para o atendimento das necessidades diárias não sentirão os efeitos da interrupção. A Embasa recomenda ainda a utilização racional da água armazenada.

Colunista
Nonato Lobo

Brumado: PLs do Executivo entrarão na pauta da próxima segunda-feira (06)

Sexta / 03 Mar 2017 / 20h31



Foto: Bahia do Povo

Na sessão da próxima segunda-feira (06) os cinco projetos de lei de autoria do poder executivo, entrarão na pauta de votação. A decisão de colocar em pauta se deu por deliberação da maioria dos vereadores que compõem o legislativo brumadense. Léo Vasconcelos, presidente do legislativo, para a definição da pauta ouviu democraticamente cada um dos vereadores, que demonstraram, após reuniões realizadas com os representantes de classe e também com o poder executivo, não apresentarem mais dúvidas sobre os projetos, tendo conhecimento sobre o conteúdo de cada um deles, independentemente do posicionamento relativo a votação favorável ou contrária a aprovação dos projetos de lei.“A colocação dos projetos na pauta de votação não significa que não estaremos mais abertos a discussões, assim como já efetivamos várias reuniões anteriormente, ficaremos disponíveis a outras que se fizerem necessárias”, frisou Léo.

Colunista
Nonato Lobo

Projeto que visa extinguir cargos públicos é retirado de votação e protestos acontecem na Câmara

Quinta / 02 Mar 2017 / 23h00



Foto: Bahia do Povo

Decisiva e esperada a sessão da Câmara de Vereadores de Brumado que ocorreu nesta quarta-feira (02), por conta do recesso de Carnaval, teve vários momentos de tensão, más os projetos que eram acompanhados por professores, guardas municipais e o público católico da cidade, só será votado na próxima segunda-feira (06), mesmo assim, alguns dos vereadores, não fugiram do debate e apresentaram suas opiniões.

O vereador José Ribeiro por exemplo se mostrou contrario aos projetos e teve o apoio do público, tanto que quando em seu discurso parou para ouvir um guarda, foi repreendido pelo presidente da casa legislativa, o qual pediu para o Zé Ribeiro se ater somente ao discurso, após isso, Léo Vasconcelos tomou uma sonora vaia. Quem também recebeu uma grande vaia foi o vereador "Santinho", que acabou se embananando em seu discurso e declarou que precisava-se estudar mais todos os pontos.

O advogado do sindguardas, usou a palavra na sessão e desafiou o prefeito pedindo que ele mostrasse onde está a legalidade ao pedir o fim da guarda municipal. Quem também usou a palavra para garantir a sua legalidade da instituição a qual representa foi Vanuza Lobo, presidente da APLB/Sindicato. Tanto professores como guardas e representantes da Igreja Católica ao fim da sessão desta quinta-feira (02) prometeram voltar na próxima segunda-feira.

Colunista
Nonato Lobo

Após mudanças significativas, carnaval de Rio de Contas é considerado sucesso absoluto

Quinta / 02 Mar 2017 / 18h44



Foto: Bahia do Povo

Os cinco dias de carnaval em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, podem ser considerados como sucesso absoluto, tanto pela organização do evento, quanto pelo público que curtiu as apresentações musicais dividas em dois palcos, o axé e o tradicional. Segundo levantamento extraoficial, passaram pelo circuito da folia riocontense entre 20 e 25 mil pessoas. O evento como considerado super seguro pois não houve registro de problemas mais graves. As novas regras impostas pela organização em relação ao som automotivo foi um destaque a mais no evento, pois as normas foram respeitadas. Todas as atrações que se apresentaram nos palcos agradaram ao público, tendo como seu ponto alto o último dia de folia com shows das bandas Polentinha do Arrocha e Abrakadabra, as quais levaram o público a loucura. Ficou o gostinho que quero mais, com a certeza de que em 2018, o carnaval de Rio de Contas, será ainda melhor, como garantiu o prefeito da cidade Cristiano Azevedo (DEM).

Colunista
Nonato Lobo

Camila Pitanga visita as belezas da Chapada Diamantina durante feriado de carnaval

Quinta / 02 Mar 2017 / 18h31



A atriz Camila Pitanga foi uma das famosas que esteve na região da Chapada Diamantina, durante esse feriadão de carnaval. Conhecida por sua atuação marcante nas telinhas e nas telonas, além de ser militante do movimento negro, das causas feministas e dos direitos humanos, a artista da Rede Globo visitou diferentes pontos turísticos, conhecendo um pouco mais da cultura e das belezas de Andaraí, Mucugê e Ibicoara, por exemplo. Em publicação em rede social, Pitanga destacou locais como Igatu [Andaraí] e a Cachoeira do Buracão [Ibicoara], em viagem que fez com o namorado, o ator Igor Angelkorte, que está no elenco da série da Globo, ‘Nada Será como Antes’. A atriz Camila Pitanga atuou na novela Velho Chico [Rede Globo], onde fazia o papel de protagonista e figurava com o personagem ‘Santo’, do ator Domingos Montagner – que morreu por afogamento na prainha de Canindé do São Francisco.