Bahia do Povo

Resultado da busca pelo arquivo de "03/2017"

Colunista
Nonato Lobo

Polícia Civil prende indivíduo por posse irregular de arma de fogo em Barra da Estiva

Sexta / 17 Mar 2017 / 14h54



Investigadores da Polícia Civil (20ª COORPIN) prenderam em flagrante, no último dia 16, o indivíduo  TIAGO DA SILVA DIAS, de 27 anos, morador de Barra da Estiva. Conforme apurado nas investigações, TIAGO  teria teria armas de fogo e munições em sua residência. A Polícia Civil já o havia indiciado anteriormente pela prática dos  crimes de ameaça e lesão corporal, combinados com dispositivos da Lei Maria da Penha, tendo em vista ser a vítima sua irmã. Dr. Marco Torres, Delegado de Polícia Titular da Delegacia de Barra da Estiva, representou pela medida cautelar de busca e apreensão domiciliar, a qual fora concedida pelo Juiz de Direito da Comarca de Barra da Estiva. No cumprimento do mandado judicial, na residência de TIAGO, foram encontrados 01 espingarda cartucheira cal. 36 e munições cal. 38, 36, 32 e 12. TIAGO foi  autuado em flagrante pelo crime de posse irregular de arma de fogo de uso permitido, pagou a fiança arbitrada pela Autoridade policial e responderá pelo crime em liberdade.

Colunista
Nonato Lobo

Primeiro a cair: Secretário de Saúde de Brumado é exonerado do cargo

Sexta / 17 Mar 2017 / 09h34



Foto: Brumado Acontece

O médico Joaquim de Castro Donato Júnior pediu em carta o seu afastamento do cargo à frente da Secretaria Municipal de Saúde de Brumado. O médico permaneceu 75 dias à frente da secretaria sem nenhum avanço. A portaria foi publicada no portal da prefeitura, nessa quinta-feira, 16. “Em sua justificativa, o médico explicou que o pedido se deve à impossibilidade de conciliar as atividades desempenhadas no comando da pasta com o trabalho em sua clínica particular. Mas segundo informações colhidas pelo site Brumado Acontece, Joaquim não estava mais aguentando as pressões vinda do prefeito Eduardo pela falta de experiência e agilidade nos casos mais complexos que exige o cargo. Durante esse 75 dias à frente da pasta, nenhuma nova ação foi desenvolvida pelo secretário. A saúde no município está entre os setores mais criticados pela população brumadense. A ex-secretária de Desenvolvimento Social, Themis Carvalho de Santana Narvaes deve assumir a pasta momentaneamente.

Bahia do Povo com informações do Brumado Acontece

Colunista
Nonato Lobo

Rui Contas cancela viajem à Rio de Contas

Sexta / 17 Mar 2017 / 09h05



Marcada para sábado (18), a visita que o governador Rui Costa faria a cidade de Rio de Contas foi cancelada. O anuncio foi feito na tarde de quinta-feira (16). Na cidade Rui e comitiva estariam inaugurando no Distrito de Marcolino Moura, a Nova Estação de Tratamento de Água na Sede e Implantação da Adutora de Água Tratada. Sem informar os reais motivos do cancelamanto, foi dito somente que uma nova data será marcada. 

Colunista
Nonato Lobo

MBL faz campanha para Doria disputar presidência em 2018; ACM Neto seria vice

Sexta / 17 Mar 2017 / 08h58



Enquanto o PSDB não decide se vai disputar as eleições presidenciais de 2018 com o senador Aécio Neves (MG) ou com o governador Geraldo Alckmin (SP), uma opção alternativa vem ganhando força. O Movimento Brasil Livre (MBL) tem planos de fazer campanha para que o prefeito de São Paulo, João Doria, dispute a eleição pelo partido. A chapa já teria até vice: o prefeito de Salvador, ACM Neto. De acordo com o Estado de S. Paulo, dirigentes do MBL decidiram fazer campanha aberta pela candidatura de Doria, chegando a atacar Neves e Alckmin. Também segundo a publicação, tucanos afirmam que, por mais que Doria consiga apoio fora do partido, ele não terá votos suficientes dentro do PSDB para se viabilizar como candidato.

Colunista
Nonato Lobo

Operação contra venda ilegal de carnes é deflagrada pela Polícia Federal

Sexta / 17 Mar 2017 / 08h35



Foto: Reprodução

Mais de 300 mandados judiciais são cumpridos pela Polícia Federal, na manhã desta sexta-feira (17), em sete estados do Brasil. A operação, intitulada "Carne Fraca", investiga o envolvimento de fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária, Abastecimento (Mapa) em esquemas para liberação de licenças e fiscalização irregular de frigoríficos. As principais empresas do setor como BRF Brasil e JBS estão entre os investigados. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, 38 pessoas foram presas. Do total de mandados, 26 são de prisão preventiva, 11 de prisão temporária e 79 de conduções coercitivas, além de 195 mandados são de busca e apreensão. Há também ordem judicial para o bloqueio de bens dos investigados, algo em torno de R$ 1 bilhão. De acordo com a PF, os fiscais pediam propina para empresários em troca de indicações para fiscalização nas empresas.

Colunista
Nonato Lobo

Vitória vence por 1 a 0 elimina o Vasco da Gama da Copa do Brasil

Sexta / 17 Mar 2017 / 08h00



O Vitória recebeu nesta quinta-feira (16), pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, a equipe do Vasco no Barradão, tentando avançar para a etapa seguinte no torneio. Após empatar em 1 a 1 com os vascaínos no primeiro confronto, o time rubro-negro tentava a classificação diante do seu torcedor. O Leão venceu por um placar simples, eliminou os cariocas e garantiu a vaga na fase seguinte. O gol aconteceu após bola jogada na área, a defesa vascaína afastou mal a bola e ela acabou sobrando para Alan Costa mandar para o gol, incendiando a torcida rubro-negra.

Colunista
Nonato Lobo

Conquista: Autores de homicídio morrem em confronto com PM no Vila América

Quinta / 16 Mar 2017 / 21h09



Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional da 77ªCIPM realizava rondas no Bairro Vila América na manhã dessa quinta-feira (16) quando foi informada que os autores de um homicídio que vitimou um adolescente de 14 anos na noite anterior estavam em uma boca de fumo na Rua José San Martin. Os policiais foram recebidos a tiros pelos criminosos e revidaram a injusta agressão. Os indivíduos foram alvejados e socorridos até o hospital de Base, mas não resistiram e vieram a óbito. Um dos envolvidos foi identificado como Iago (vulgo galego) e segundo seu irmão ele já estava a algum tempo envolvido com crimes. Três revólveres foram apreendidos: dois de calibre .38 e um com calibre .32 com diversas munições deflagradas. Na casa os militares encontraram sessenta e duas (62) trouxas de maconha e outro pedaço grande da mesma substancia. A ocorrência foi registrada no DISEP, onde todo material apreendido foi apresentado.

Colunista
Nonato Lobo

Visita de Rui Costa movimenta cenário político de Rio de Contas

Quinta / 16 Mar 2017 / 14h24



Foto: Reprodução

A visita do governador Rui Costa a cidade de Rio de Contas tem sido algo de uma polêmica que tem movimentado a cenário político da cidade. De um lado está Marcio Farias, ex-prefeito da cidade que juntamente com o governo do estado conseguiu a implantação da adutora no distrito de Marcolino Moura, a qual será inaugurada neste sábado (18). Do outro lado está o atual prefeito Cristiano Azevedo, que como gestor tem por obrigação recepcionar o governador, mesmo sendo de partidos opostos. Na tarde de quarta-feira (15), em sua rede social, Cristiano, convidou toda a população para o ato. Na oportunidade serão entregues ainda uma nova viatura para polícia civil e uma ambulância, que segundo a nota é conquista da atual gestão via o deputado Marquinhos Viana. Após realizar o convite em sua rede social o atual prefeito  recebeu os parabéns de vários internautas, más também foi questionado quanto a sua parcela de contribuição na obra. Correligionários de Cristiano o defenderam dizendo que em nenhum momento o convite disse que a obra era uma realização dele e sim do governo do estado, e hoje ele  é o prefeito de Rio de Contas. Antes do convite de Cristiano, Marcio Farias, também convidou a população na sua rede social, na nota publicada no dia 13 de março ele destaca a presença dos deputados que tem seu apoio. Ele declarou que lutou em seus dois mandatos para conseguir a obra que será inaugurada.   Certo é que oposição e situação estarão juntas, querendo eles ou não, para recepcionar o governador Rui Costa.

Colunista
Nonato Lobo

Quem votar a favor da PEC, quer se colocar contra o governo, diz Rui

Quinta / 16 Mar 2017 / 09h55



Bem na pegada de ‘quem avisa amigo é’, o governador Rui Costa não pintou de cores pastéis quando indagado sobre a possibilidade de deputados governistas votarem a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pretende conceder à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) o direito de gerar gastos ao Executivo, desde que não exceda o orçamento. “Conclamo a base votar contra. Se a oposição não tem bom senso, obviamente apelo pelo bom senso dos deputados da base. Conversei com vários deputados e pedi que quem for da base contra (...). Quem vota a favor quer se colocar contra o governo. Não podemos ter dúvida sobre as finanças do Estado. Não vou tergiversar sobre isso. Não quero a Bahia como outros estados brasileiros. Quem votar a favor eu entendo que está tendo um comportamento de oposição”, disse. O inciso VII do Artigo 77 diz que são iniciativa privativa do governador do Estado os projetos que disponham sobre organização administrativa e serviços públicos, que impliquem aumento ou redução de despesas. Apesar do recado objetivo de Rui, há deputados da base que defendam a PEC. Um deles, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Joseildo Ramos, que deve ser o relator da matéria, que diz não haver sentido a Constituição da Bahia ser a mais restritiva dentre todas dos demais Estados. “Isso é fruto do período carlista e e nenhum governo, nem o nosso deve compactuar com essa situação. Não acredito que a PEC vai causar embaraços ao governo, até porque tem maioria e tem todas as condições de fazer o jogo político dentro da Assembleia Legislativa.

Colunista
Nonato Lobo

PM apreende drogas e balanças de precisão em Vitória da Conquista

Quinta / 16 Mar 2017 / 09h35



Foto: Divulgação/ Polícia Militar

A Polícia Militar apreendeu 1,7 kg de maconha, balanças e diversos materiais eletrônicos na noite de quarta-feira (15), no bairro de Campinhos, em Vitória da Conquista, no Centro-Sul do Estado. Equipes do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), da 78º Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), realizavam rondas no bairro da Lagoa Azul, identificaram dois suspeitos. Eles carregavam uma mochila, onde continua 567 trouxas de maconha e duas balanças. Durante a abordagem, os suspeitos informaram a casa onde estava escondido o restante da droga, e foram apreendidos dois tablets de maconha pesando 1,7 kg cada, dois celulares, um tablet, um som automotivo, uma TV de 42 polegadas, um amplificador, uma mesa de som e dois videogames. Os suspeitos foram encaminhados para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) do município.

Colunista
Nonato Lobo

Livramento: Polícia encontra pés de maconha em residência da zona rural

Quinta / 16 Mar 2017 / 09h05



Na manhã da última quarta-feira, após  denúncia de populares que um homem estaria cultivando a erva "cannabis sativa", vulgarmente chamada de maconha, no interior de sua residência, foi realizada uma operação com o efetivo da 46ª CIPM, contando com o PETO, RP e Serviço de Inteligência. No local, foi constatada a veracidade da denúncia, sendo encontrados  2 (dois) pés da referida erva num terreno ao lado da residência, situada no Povoado dos Patos s/n°, próximo à Creche, em Livramento de Nossa Senhora. Após verificação no interior da casa, também foi encontrada uma caixa de papelão contendo sementes e folhas num processo de secagem. O denunciado não foi localizado, estando presente apenas sua esposa, Tauane Fernanda Sousa Correia, 20 anos, trabalhadora rural, casada, natural de Monte Azul - SP, que foi conduzida à delegacia de Livramento para registrar a ocorrência.

Colunista
Nonato Lobo

LISTA DE JANOT: Procurador pede abertura de inquérito para Aleluia, Lúcio, Geddel e Lídice, segundo jornal

Quinta / 16 Mar 2017 / 08h49



O ministro da Indústria e Comércio, Marcos Pereira (PRB), além de mais quatro senadores e cinco deputados tiveram pedido de inquérito apresentado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal, em razão da delação premiada da empreiteira Odebrecht. Os senadores são Lindbergh Farias (PT-RJ), Jorge Viana (PT-AC), Marta Suplicy (PMDB-SP) e Lídice da Mata (PSB-BA). Já os deputados são Marco Maia (PT-RS), Andrés Sanchez (PT-SP), Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), José Carlos Aleluia (DEM-BA) e Paes Landim (PTB-PI). Os nomes, que estão em sigilo, foram revelados pelo “Jornal Nacional” e posteriormente confirmados pela Folha de São Paulo. Além disso, sete nomes sem foro no Supremo são mencionados nos pedidos para que seus casos sejam enviados a instâncias inferiores entre estes o do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB). Há ainda menção a pelo menos dez governadores, segundo a Folha apurou. O pedido, no caso dos governadores, foi feito por Janot ao ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no STF (Supremo Tribunal Federal).

Colunista
Nonato Lobo

Grupo sobe em viatura da PM para assistir jogo em Cruz das Almas

Quarta / 15 Mar 2017 / 11h20



Uma viatura da Polícia Militar da Bahia teria virado arquibancada para algumas pessoas que buscavam por um bom ângulo para assistir, possivelmente, a uma partida de futebol no município de Cruz das Almas, localizado no Recôncavo Baiano. A dedução, pelo menos, é o que sugere a fotografia que está circulando no aplicativo WhatsApp. Na imagem, dá para contar seis homens com os pés apoiados sobre um veículo da 27ª CIPM (Companhia local). Um deles está com um dos joelhos sobre o capô da viatura. De acordo com a Comunicação Social da PM-BA, o comandante da 27ª CIPM, também, teve acesso à foto e já está apurando o caso para saber o que teria ocorrido naquele momento.

Colunista
Nonato Lobo

Com as mãos amarradas, mulher é encontrada morta em Águas Claras

Quarta / 15 Mar 2017 / 11h09



Na manhã desta quarta-feira (15), uma mulher foi encontrada morta no bairro de Águas Claras, em Salvador. De acordo com informações preliminares da polícia, o corpo da jovem foi achado na Avenida 2 de julho, próximo à rotatória que dá acesso ao bairro de Cajazeiras 11, atrás de uma caixa de lixo, com as mãos amarradas. Ainda de acordo com a polícia, a vítima, ainda não identificada, foi alvejada por diversos disparos de arma de fogo e o crime será investigado pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). Moradores da região afirmam que a vítima trata-se da jovem Camila Albuquerque, que residia no bairro de Cajazeiras III, mas a identidade não foi confirmada pelo DHPP. Porém, no perfil de Camila no Facebook, a última postagem da jovem foi há 12 horas, com uma mensagem reflexiva. "Me rebaixar? Sentir ódio? Pra que? Mulher que sabe seu potencial deve se olhar no espelho todos os dias e dizer " SOU MAIS EU ". Após os boatos, amigos de Camila confirmaram a morte na rede social. "porque irma logo você", escreveu um. "Pra Sempre", escreveu outra ao postar foto com a vítima.