Bahia do Povo

Resultado da busca pelo arquivo de "03/2017"

Colunista
Nonato Lobo

Presidente da UPB vê exclusão de servidores da reforma como 'armadilha'

Quarta / 22 Mar 2017 / 10h00



O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD), avalia a medida do presidente Michel Temer em excluir servidores estaduais e municipais da reforma da Previdência como uma tática para dividir as críticas da opinião pública com os gestores estaduais e municipais.  "Eu vejo como uma armadilha. O presidente Temer na verdade quer dividir o ônus desta reforma com os estados e com os municípios", disse, em entrevista no Programa Sociedade Urgente, da Rádio Sociedade, na manhã desta quarta-feira (22). Segundo Eures, a maioria dos municípios brasileiros utiliza previdência do INSS, ou seja, no âmbito federal, o que inviabilizaria a proposta, já que uma pequena parte da cidades tem previdência própria. Classificando como uma "medida amarga", que vai tirar direitos e suprimir vantagens do contribuinte, o presidente da UPB acredita que Temer quer que governadores e prefeitos "apanhem junto com ele". Conforme anunciou Temer, na noite de terça-feira (21), caberá aos estados e municípios a adequação de suas legislações e a realização de normas próprias em relação ao assunto para servidores. Ainda segundo o presidente da República, a medida é para evitar uma "invasão de competência".

Colunista
Nonato Lobo

Sudoeste: Polícia Civil elucida estupros ocorridos em Jânio Quadros, Guajerú e Paramirim

Quarta / 22 Mar 2017 / 08h00



Foto: Bahia do Povo

Em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (21), o delegado regional da 20ª Coorpin Leonardo Rabelo juntamente o delegado Francisco Tadeu de Jânio Quadros, Drª Maria Elena Tenório de Paramirim e Drª Elem Lages de Guajerú anunciaram a elucidação de quatro crimes de estupro ocorridos entre 2014 e maio de 2015. As investigações conjuntas entre os três delegados apontou que os crimes foram cometidos pela mesma pessoa identificada pelo nome de Jorge Silveira da Silva de 33 anos, natural de Malhada de Pedras. O primeiro estupro ocorreu em 2014 na cidade de Guajeru , o segundo foi realizado em Paramirim, e os dois últimos foram registrados em Jânio Quadros, quando após empreender fuga pela mata fechada foi capturado pelo investigador da daquela cidade. O estuprador agia sempre com motocicleta, usando o capacete para tentar esconder o rosto e todos os casos ocorreram na zona rural das citadas cidades. Em todos eles, as vítimas relataram que o homem usava de agressividade. Sempre dizendo estar armado, ele anunciava um assalto e logo em seguida realizava o ato. Segundo os delegados, as várias semelhanças entre os crimes chamou atenção, o que após confrontar dados e a realização da prova técnica, acusou que Jorge era mesmo o autor dos estupros. Para a delegada Maria Elena Tenório, a denúncia das vítimas logo após o crime ajudou bastante na investigação, pois foi  possível coletar os dados do estuprador, culminando assim na prisão do mesmo. Rabelo disse que investigações desse tipo são feitas de forma minuciosa, para que não se haja duvidas, e por este motivo, só agora foi possível anunciar a elucidação dos casos. Com a divulgação de que um estuprador em serie teria agido na região a polícia civil acredita que mais atos cometidos por Jorge possam aparecer. Atualmente Jorge Silveira da Silva encontra-se em um hospital especializado para pessoas que sofrem transtornos psicológicos, pois seu advogado tenta provar que o mesmo não tem pode responder por seus atos.

Colunista
Nonato Lobo

PM baleado em ataque a banco em Bom Jesus da Lapa recebe alta

Terça / 21 Mar 2017 / 17h20



O policial militar baleado durante um ataque à cidade de Bom Jesus da Lapa, região oeste da Bahia, recebeu alta médica na manhã desta terça-feira (21), 58 dias após o crime. No dia 22 de janeiro, um grupo fortemante armado invadiu o municípoio com objetivo de explodir caixas eletrônicos. Na ocasião, dois policiais militares foram mortos pelos bandidos.  De acordo com informações da Polícia Militar, o soldado ferido deixou o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, na manhã desta terça-feira. O policial retornou para Bom Jesus da Lapa e, futuramente, receberá uma condecoração militar "Cruz de Bravura". No entanto, a cerimônia ainda não tem data definida. 

Colunista
Nonato Lobo

Mulher é detida pela PRF com 30 kg de maconha em Vitória da Conquista

Terça / 21 Mar 2017 / 11h20



Foto: Divulgação/PRF

Uma mulher de 22 anos foi detida por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) por volta das 22h de segunda-feira (21), na BR-116, trecho de Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia, em posse de 30 kg de maconha.  Segundo a PRF, durante abordagem a um ônibus que fazia a linha Campinas-SP / Salvador-BA, os policiais realizaram fiscalização no veículo e nos passageiros, quando a suspeita, que não teve a identidade divulgada, assumiu a propriedade do entorpecente. Ela afirmou que receberia pelo transporte. Após o flagrante, a mulher foi detida e encaminhada com a droga para a delegacia de polícia judiciária local, onde responderá por tráfico de entorpecente.

Colunista
Nonato Lobo

Bahia: juiz proíbe celular e determina hino nacional em escolas

Terça / 21 Mar 2017 / 10h00



Foto: Divulgação

Moradores de Cícero Dantas, Antas, Fátima, Heliópolis e Novo Triunfo – região do semiárido baiano – terão que se acostumar com as novas medidas que passaram a vigorar na segunda-feira (20). Instituído pelo juiz José Brandão Netto, o Toque de Estudo e Disciplina (TED) determina que alunos flagrados ‘filando’ aula nessas cidades sejam encaminhados ao Conselho Tutelar e os pais sejam comunicados. De acordo com o juiz, a medida é válida apenas para os cinco municípios que ele coordena juridicamente. O magistrado também determina que todas as crianças e adolescente estejam matriculadas em uma instituição de ensino. O pai ou responsável da criança e adolescente que não estiver frequentando a escola, vai responder a processo, pode ser preso e pagar multa de até 20 salários mínimos. A medida proíbe também o uso de celulares durante a aula, além da entrada de alunos durante horário escolar em casas de jogos eletrônicos. Outra ação estabelecida pelo juiz é a determinação de um horário limite para os jovens com menos de 18 anos estarem nas ruas à noite, desacompanhado dos pais ou responsáveis. O juiz determinou também que seja obrigatório o hasteamento da bandeira Nacional, com a execução do hino, pelo menos uma vez por semana. O diretor da unidade escolar que não cumprir a determinação, segundo Brandão, poderá pagar multa de até 4 salários mínimos. “O TED tem como principal objetivo garantir a ordem pública, a diminuição de delitos cometidos por crianças e adolescentes, além de fortalecer a família. Só estou fazendo o que manada a Constituição”, disse José Brandão, nesta terça-feira (21), em entrevista para a Rádio Sociedade da Bahia.

Colunista
Nonato Lobo

Brumado: Após investigação da polícia civil, adolescente confessa roubo a mercado

Terça / 21 Mar 2017 / 08h52



Foto: Bahia do Povo

A Polícia Civil,  através da equipe de investigadores da 20 coorpin, elucidou mais um crime, dessa vez, envolvendo um adolescente de nome "D", autor de um roubo em um estabelecimento comercial no dia 15 de março, bem como é suspeito de ser o responsável por diversos roubos na cidade. Os investigadores chegaram até o adolescente através das imagens das câmeras de segurança do estabelecimento. O adolescente foi apresentado na manhã desta segunda-feira na Delegacia, onde confessou na presença da mãe a autoria dos atos infracionais, sendo lavrado o procedimento previsto no ECA. O suspeito ainda foi reconhecido pelas vítimas e testemunhas como o autor de dois assaltos.

Colunista
Nonato Lobo

Coreia do Sul volta a comprar frango do Brasil

Terça / 21 Mar 2017 / 08h15



Na manhã desta terça-feira (21) o governo da Coreia do Sul voltou atrás na sua decisão de não comprar mais frango produzido no Brasil. Essa determinação veio como consequência da Operação Carne Fraca. Ao ter a confirmação por parte do Ministério da Agricultura brasileiro de que nunca tinha adquirido produto estragado do país, a Coreia do Sul decidiu continuar importando frango brasileiro, porém intensificará a fiscalização. Vale lembrar que na última segunda-feira (20) a China, União Européia e Chile também anunciaram restrições à carne brasileira. Depois da divulgação das restrições, o Ministério da Agricultura proibiu a licença de exportação dos 21 frigoríficos que estão sendo investigados, no entanto será permitido que essas fábricas continuem a vender produtos no Brasil.

Colunista
Nonato Lobo

Irecê vive clima de tensão e terror com roubo a agências bancárias

Segunda / 20 Mar 2017 / 10h20



A população de Irecê passou momentos aterrorizantes na madrugada desta segunda-feira (20) quando um grupo de criminosos explodiu agências do Banco do Brasil e da Caixa. Segundo áudio do relato de moradores enviado ao Jornal da Chapada, os bandidos atiraram contra a delegacia local da Polícia Civil com armas de grosso calibre, como fuzis. Conforme informações, a quadrilha entrou em confronto com a Polícia Militar (PM) e muitos tiros foram ouvidos pelos ireceenses. Segundo a polícia, um dos suspeitos foi baleado ao trocar tiros com policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe-Semiárido), mas conseguiu fugir com os comparsas. Nenhum policial ficou ferido. Com a explosão, ao menos três lojas situadas no entorno da agência também foram danificadas. Moradores relatam que residências também foram alvejadas. “Cerca de 30 homens chegaram na cidade. Uma parte cercou o banco e ruas próximas. Outros grupos foram para a delegacia e batalhão, cercaram também e atiraram para cima. Explodiram a parte lateral do banco, usaram grande quantidade de explosivos”, afirmou o titular da delegacia, Roberto Leal. Os criminosos roubaram um veículo, deixaram ‘miguelitos’, uma espécie grampo de metal, em estradas no entorno da cidade de Irecê e incendiaram outro automóvel na estrada de acesso a Canarana. A polícia faz buscas pelos assaltantes e até o começo da manhã desta segunda ninguém havia sido preso pelo crime.

Colunista
Nonato Lobo

Pastor é morto a tiros na porta de funerária por dupla em moto em Planalto

Segunda / 20 Mar 2017 / 09h46



Um pastor evangélico foi morto a tiros na porta de uma funerária, em Planalto, cidade na região sudoeste da Bahia. Segundo informações da delegacia, a vítima era dona do estabelecimento onde o crime aconteceu, e não tinha passagem pela polícia. O caso ocorreu no sábado (18). O crime foi cometido por dois homens a bordo de uma motocicleta. A dupla surpreendeu a vítima na frente da funerária, e fugiu após realizar os disparos. A Polícia Militar (PM) foi acionada, mas os suspeitos não foram localizados. Até a manhã desta segunda-feira (20), ninguém foi preso. Ainda de acordo com a polícia, o pastor pregava em uma igreja de Poções, cidade a cerca de 20 quilômetros de Planalto. A autoria e motivação do caso serão investigados pela delegacia de Vitória da Conquista, também na região sudoeste do estado.

Colunista
Nonato Lobo

Servidores da Uesb estão com atividades paralisadas até a próxima sexta-feira

Segunda / 20 Mar 2017 / 09h20



Foto: Bahia do Povo

Começa hoje (20) e vai até a próxima sexta-feira a paralisação dos servidores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Os serviços administrativos serão suspensos nos três campi da instituição. Além da Uesb, os funcionários das quatro universidades estaduais estarão mobilizados para lutar pelo pagamento imediato das progressões funcionais. É ponto de pauta da mobilização a publicação da ins202trução normativa que autoriza os processos de promoção funcional. “A ideia é chamar a atenção do Governo do Estado da Bahia para a imperiosa necessidade de pagamento das progressões funcionais cujas listas de servidores que cumpriram todos os requisitos para progressão foram publicadas no Diário Oficial no mês de setembro de 2016 (à luz da Instrução Normativa 14 de 14 de maio de 2016). Ademais, cobramos urgência na publicação da Instrução Normativa que deveria autorizar no ano de 2016 a abertura de processo de promoção funcional, conforme previsto em legislação estadual”, afirma o Sindicato da categoria. Na última sexta-feira (17) aconteceu uma reunião para discutir a proposta de ações de mobilização durante o período da paralisação. Segundo os servidores, o acesso aos campi por professores e alunos será liberado.

Colunista
Nonato Lobo

Conquista: Prefeitura derruba barracos construídos em área irregular

Sábado / 18 Mar 2017 / 17h00



Foto: Reprodução/ Tv Sudoeste

Na madrugada deste sábado (18), a Prefeitura de Vitória da Conquista retirou cerca de 100 famílias de uma área de preservação localizada na Serra do Piripiri. Elas tinham construido barracos no local há oito meses. As famílias,reclamaram da ação da prefeitura. São mulheres, até mesmo grávidas, com outras crianças, maridos e adolescentes. A Prefeitura informou que a ocupação é irregular, pois está em uma área que pertence ao poder público municipal, e orienta que a população não faça investimentos nesse tipo de espaço.

Colunista
Nonato Lobo

Acidente entre Sussuarana e Anagé deixa duas vítimas fatais

Sábado / 18 Mar 2017 / 16h00



Foto: Reprodução/ WhatsApp

Um acidente com duas vítimas fatais ocorreu por volta das 9 horas, na rodovia BA-142, trecho que liga Anagé à Sussuarana, distrito de Tanhaçu. Segundo informações, o veículo teria perdido o controle em uma curva e capotado várias vezes. Um dos ocupantes, uma mulher, foi projetada para fora do carro, um Fiat Uno vermelho. Ela chegou a ser socorrida mas morreu após da entrada no hospital de Anagé. Outro ocupante morreu na hora, devido à gravidade dos ferimentos. Os corpos foram encaminhados ao IML de Vitória da Conquista. As vítimas seriam da cidade de Vitória da Conquista.

Colunista
Nonato Lobo

Conquista: Sete meses após ter casa demolida, idosa ainda aguarda reconstrução

Sábado / 18 Mar 2017 / 15h00



Sete meses após ter a casa demolida por um empresário, no município de Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia, a idosa Valdete Almeida, de 84 anos, ainda não tem previsão de quando terá o imóvel reconstruído. Sem casa própria e deprimida, ela está abrigada na casa de um sobrinho, desde o dia da demolição, que ocorreu em 30 de agosto de 2016. O filho da idosa, que morava com ela, passou a viver em um imóvel alugado pela família, porque tem problemas mentais e não conseguiu se adaptar com a vida na casa do primo. De acordo com informações da advogada da família, Cristiane Gobira, uma determinação da Justiça, expedida em dezembro, quatro meses após a demolição, previa que o empresário Allan Kardec, autor do crime, pagasse R$ 112 mil para a reconstrução da casa da idosa, além de R$ 1 mil para cada mês que ela ficou sem o imóvel, mas o homem não aceitou a decisão e recorreu. O caso está em tramitação."A determinação saiu no dia 16 de dezembro, mas houve o recesso de final de ano. Ele tinha um prazo para recorrer da decisão da Justiça e assim fez. Ele recorreu no início de fevereiro e até agora não houve resultado. O sistema é lento. Dona Valdete continua sem sua casa", contou. Segundo a advogada, durante esse período, também foi realizada uma audiência de conciliação entre a idosa e o empresário, mas não houve acordo entre as partes. Um novo encontro deve ser marcado para resolver a situação, mas a família teme que nada seja decidido. "Ele se nega a pagar o valor pedido pela família e pela Justiça. Só quer dar R$ 100 mil para tudo. Esse dinheiro não dá para comprar móveis, para construir a casa. Não paga os danos causados à dona Valdete", explicou.

Colunista
Nonato Lobo

Polícias Civil e Militar realizam operação de revista na carceragem de Brumado

Sábado / 18 Mar 2017 / 14h00



Fotos: Divulgação/Polícia Civil

O delegado Wilson Luis da Silva juntamente com a equipe de investigadores da 20ª COORPIN, realizaram na manhã desta sexta-feira, dia 17, uma vistoria de rotina na carceragem da unidade em Brumado. A ação foi realizada como forma de prevenir tentativas de fuga. A revista contou com o apoio dos policiais da Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Brumado. No interior das celas da carceragem, foram encontrados 11 aparelhos celulares, alicates, fios para ligações elétricas, drogas, carregadores de celulares e até utensílios domésticos. Os objetos podem ser facilmente utilizados por presos para eventuais fugas e rebeliões. Atualmente, o local abriga 30 presos, entre provisórios e apenados. A Polícia Civil informa ainda que as revistas na carceragem da Delegacia serão intensificadas e realizadas constantemente.

Colunista
Nonato Lobo

Rio do Antônio: Máquina Pá Carregadeira roubada é encontrada em fazenda de vereador

Sábado / 18 Mar 2017 / 10h30



Fotos: Divulgação/Polícia Civil

Investigadores da Polícia Civil (20ª COORPIN) recuperaram uma Máquina Pá Carregadeira furtada na cidade de Itaim Paulista-SP, no mês de abril do ano passado, avaliada em mais de 180 mil Reais. O bem estava na região conhecida como Lagoa Grande, zona rural do Município de Rio do Antônio, na fazenda de propriedade do Vereador e presidente da Câmara Legislativa do Município de Rio do Antônio, senhor André Rogério Bercovitz Soares. Ressalte-se que o mesmo admitiu ter adquirido a Máquina em sociedade com um amigo conhecido como André Vasconcelos, residente em Brumado, mas não sabia da procedência ilícita do bem. O inquérito policial foi instaurado pela Delegada Ellen Lages e todos os envolvidos devem ser interrogados pela referida Autoridade Policial nos próximos dias, sendo que ao final podem ser indiciados pelo crime de receptação. A máquina foi devolvida para a empresa lesada, sediada no município de Aparecida de Goiânia-GO.