Bahia do Povo

Resultado da busca pelo arquivo de "03/2017"

Colunista
Nonato Lobo

Brumado: Em sessão polêmica, vereadores aprovam projeto que põe fim a representatividade da APLB/Sindicato

Sexta / 24 Mar 2017 / 18h00



Foto: Bahia do Povo

Em sessão extraordinária realizada na tarde desta sexta-feira (24) a maioria dos vereadores aprovaram o projeto de lei de autoria do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, que propõe a rejeição da APLB/Sindicato como representação dos professores no município. Por 7 votos a 5 o projeto foi aprovado. Votaram favoráveis ao projeto, Eduardo Vasconcelos / Dudu (PSDB), Lia Teixeira (PDT), Ilka Abreu (PR), Rey de Domingão (PSB), Palito (PSD), José Carlos de Jonas (PT) e Wanderley (Nem). Foram contra ao projeto, Elias Piau (PV), Zé Ribeiro (PT), Lek Cabeleireiro (PV), Glaudson (PDT) e Santinho (PTC). Logo após o fim da sessão os professores que acompanhavam a sessão invadiram o plenário para protestar. Houve bate-boca com alguns vereadores e pessoas ligadas ao governo. O incidente mais grave aconteceu quando o secretário, filho do prefeito, respondeu a um xingamento e partiu para cima de um professor, e logo em seguida os dois foram as vias de fato.

Colunista
Nonato Lobo

Brumado: Secretário filho do prefeito troca socos com professor em sessão da Câmara; veja o vídeo

Sexta / 24 Mar 2017 / 17h00



Foto: Bahia do Povo

A sessão extraordinária para a segunda votação do projeto de lei de autoria do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, que propõe a rejeição da APLB/Sindicato como representação dos professores no município, a qual ocorreu nesta sexta-feira (24), terminou em briga e confusão. Um professor e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município, Rodrigo Cunha Vasconcelos, filho do atual prefeito Eduardo Vasconcelos. Eles começaram um bate-boca e logo em seguida trocaram socos. O professor acertou um murro em Rodrigo que foi para o revide. Vale ressaltar que Rodrigo estava em horário de trabalho, e por este motivo não poderia estar no plenário da Câmara. Ele chegou acompanhado de seu irmão e vereador Dudu Vasconcelos.

Colunista
Nonato Lobo

Bahia encara Sergipe e Vitória pega o River-PI nas quartas do Nordestão

Sexta / 24 Mar 2017 / 11h30



Foto: Reprodução

O sorteio dos confrontos dos jogos das quartas de final da Copa do Nordeste foi realizado na manhã desta sexta-feira (24), na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Time de melhor campanha na fase de grupos do torneio regional, o Bahia enfrentará o Sergipe enquanto o Vitória terá pelo frente o River-PI. Como a dupla Ba-Vi conseguiu classificação entre os quatro melhores da primeira fase da competição, terão a vantagem de jogar as partidas de volta em casa. O tricolor fará sua estreia contra o Sergipe no estádio Batistão e o jogo de volta será na Fonte Nova. Caso avance, enfrentará o vencedor do confronto entre Vitória e River-PI. O rubro-negro fará sua estreia fora de casa e, na volta, briga pela vaga na semifinal, no Barradão. Os confrontos das quartas serão nos dias 29 de março e 2 de abril. Ainda em sorteio, ficou definido que os demais confrontos serão entre Sport e Campinense e Santa Cruz x Itabaiana.

Colunista
Nonato Lobo

Manifestantes fazem paródia para Arthur Maia: será algemado no camburão

Sexta / 24 Mar 2017 / 11h00



Foto: Bocão News

Na manhã desta sexta-feira (24), o grupo de manifestantes protesta contra a Reforma da previdência, trabalhista e a terceirização em frente ao Edifício Vivenda do Recanto, no Caminho das Árvores, em Salvador, onde mora o deputado federal Arthur Maia (PPS), relator na comissão que trata a reforma da Previdência na Câmara dos Deputados. No local, eles ainda fizeram uma paródia com a machinha “Saca Rolha”: “Arthur Maia vai ganhar uma passagem pra sair desse lugar. Não é de carro, bem de trem ou de avião, é algemado no camburão, Arthur Maia ladrão”. Eles ainda chamaram o parlamentar "golpista".

Colunista
Nonato Lobo

Câmara de Vereadores realiza sessão extraordinária nesta sexta-feira (24)

Sexta / 24 Mar 2017 / 10h00



Foto: Bahia do Povo

A Câmara de Vereadores de Brumado estará realizando nesta sexta-feira, 24.03, às 15h30mim sessão extraordinária para discussão e segunda votação do Proijeto de Lei nº 04/2017, de origem do Executivo Municipal, que "Altera e revoga dispositivos das Leis Municipais 1.212/99 e 1.780/2016".

Colunista
Nonato Lobo

Atletas de Livramento e Brumado se enfrentam no 1º Circuito Baiano de Muay-Thai de Vitória da Conquista

Sexta / 24 Mar 2017 / 09h35



Foto: Reprodução

O 1º Circuito Baiano de Muay-Thai acontece no próximo sábado (25) em Vitória da Conquista. O evento promete reunir atletas de várias partes da Bahia.  Entre as lutas o  destaque vai para o confrontro entre Gleidson Vinícius, de Livramento de Nossa Senhora e estará representando a cidade na luta contra o Diego Luiz, que veio de Brumado para participar da competição. O 1º Circuito Baiano de Muay Thai terá 12 combates amadores e profissionais, reunindo lutadores das cidades de Itabuna, Vitória da Conquista, Poções, Iguaí, Salvador, dentre outras.

Colunista
Nonato Lobo

Neto condiciona à vontade da população decisão sobre 2018: 'Cumprirei muito feliz'

Sexta / 24 Mar 2017 / 09h00



As eleições presidenciais acontecerão apenas no segundo semestre de 2018, mas as decisões políticas acerca do momento já começam a ser questionadas e desenhadas. Além de ser cotado candidato ao governo, o Movimento Brasil Livre (MBL) já sinalizou interesse em uma chapa João Dória/ACM Neto à presidência da República - ao que o prefeito baiano inicialmente considerou "não passar de especulação" e agora já se diz honrado. "Não sou de ficar fazendo planos (...) Se o povo de Salvador quiser que eu cumpra meu mandato até o último dia, cumprirei muito feliz", declarou o prefeito, em entrevista ao radialista Mario Kertész, na rádio Metrópole, nesta sexta-feira (24), condicionando à vontade da população seu futuro político. Apesar da "transferência" da decisão sobre futuro para a população, Neto disse que não descarta completamente a possibilidade de ser governador, mas reforçou que isso não sugere que exista uma decisão já tomada. "Isso hoje não está nas minhas preocupações, sequer converso sobre esse assunto. Isso só vai ser tema ano que vem. A partir do próximo ano eu me ocuparei com este tema para tomar posição", encerrou.

Colunista
Nonato Lobo

Brumado: Ministro do TSE inocentou Emanoel Araújo do recurso de inelegibilidade

Quinta / 23 Mar 2017 / 22h00



Foto: Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inocentou, nesta quinta-feira (23), Emanoel Araújo Lima, o Manelão, filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) do recurso de inelegibilidade. Em sessão de julgamento realizada nesta quinta-feira (23), o ministro Herman Benjamin julgou improcedente uma representação que acusava o político de “uso indevido dos meios de comunicação com fins eleitorais” protocolada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) nas Eleições 2014. Na época, Manelão concorria a uma das vagas para deputado estadual. A decisão de hoje inocenta também os radialistas André Santos, Hebert de Souza, Carlos Alberto Silva, Marquito Gomes e Sinval José de Souza do crime de uso indevido de meio de comunicação social, conduta vedada, propaganda eleitoral na emissora Alternativa FM com a finalidade de promover a candidatura de Emanoel Araújo Lima. O ministro Antônio Herman de Vasconcellos e Benjamin sustentou que daria provimento ao recurso ordinário, nos termos do art. 36, § 6º, do RI-TSE, para afastar a inelegibilidade imposta aos recorrentes”.

Colunista
Nonato Lobo

Ministério Público do Trabalho vai pedir veto à terceirização

Quinta / 23 Mar 2017 / 18h02



O Ministério Público do Trabalho (MPT) deve enviar ainda nesta quinta-feira uma nota técnica à Presidência da República pedindo o veto integral da lei que flexibiliza a terceirização. O procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury, afirmou ao GLOBO que o projeto aprovado ontem pelo Congresso Nacional não vai cumprir o que propõe e vai gerar mais insegurança jurídica no mercado de trabalho. Para ele as relações empregatícias serão precarizadas e ocorrerá uma substituição de contratos indeterminados por temporários. O MPT também vai analisar junto à Procuradoria-Geral da República (PGR), em longo prazo, se cabe ainda uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin). Fleury acredita que o projeto aprovado foi “mal elaborado”. Ele não deixa explicitamente claro, por exemplo, que há a possibilidade de terceirização para atividades finalísticas (funções essenciais e específicas de uma empresa). Assim, isso ficaria permitido apenas porque não há restrições no texto para que isso ocorra.

Colunista
Nonato Lobo

Exposição Conquista deve movimentar mais de R$ 100 milhões em negócios

Quinta / 23 Mar 2017 / 15h00



A 51ª edição da Exposição Nacional do Agronegócio de Conquista deve movimentar milhões ao longo dos seis dias de evento. A Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac) espera no mínimo repetir o mesmo volume de negócios realizados no ano passado, quando mais de 100 milhões de reais foram movimentados, mas aí ainda uma expectativa de superar esta. Para tanto, o Parque de Exposições Teopompo de Almeida vai contar com mais de 50 estandes, 20 restaurantes, mais de 30 shows, mais de três mil animais serão expostos, transações bancárias, além da 14ª Feira Coopmac de negócios. A Exposição Conquista é a mais antiga e tradicional do estado da Bahia. O evento começa no dia 28 de março e segue até 02 de abril.Blog do Rodrigo Ferraz

Colunista
Nonato Lobo

Vídeo: mulher dá a luz em pé no Hospital Geral de Ipiaú

Quinta / 23 Mar 2017 / 14h00



A família de uma gestante de 28 anos denunciou na manhã desta quinta-feira (23), um suposto caso de negligência médica no Hospital Geral de Ipiaú, no sul da Bahia. De acordo com o site Giro em Ipiaú, Simara Messias Barbosa, sogra da gestante, o médico plantonista não realizou o atendimento e acompanhamento apropriados. Ainda segundo ela, a mulher deu à luz em pé e sem o auxílio médico. Conforme a família, a gestante deu entrada no Hospital por volta das 05h da manhã de quarta-feira (22). “O médico chegou umas dez e meia da manhã, ela (gestante) ficou de cinco da manhã até às dez e meia sendo acompanhada apenas pelas enfermeiras. Quando foi perto das onze horas o médico chegou no quarto. Ele olhou a paciente, fez o toque e disse que ela já estava toda dilatada e que só dependia dela para a criança nascer, mas ela falou que não tinha mais força, pois já estava sofrendo dores desde a noite anterior”, conta.  E continua com o relato: “ela chegou a suplicar ao médico para que fosse feito alguma coisa. Ele mandou que colocasse ela no balão de oxigênio para que reagisse e para continuar colocando força para parir normal. Quando foi mais ou menos umas três e meia da tarde, ele voltou no quarto e disse que ela não tinha parido ainda pois estava com a bexiga cheia e orientou ela a ir no banheiro”, lembra. Ainda segundo a sogra da paciente, quando ela voltou do banheiro, ainda em pé, a criança nasceu. “Nesse momento só estava eu, uma parturiente e a prima da minha nora, fomos nós que realizamos o parto”, afirma. A avó da criança finaliza afirmando que após o nascimento, o bebê sofreu uma série de convulsões.

Colunista
Nonato Lobo

Deputado denuncia limitação de combustível para viaturas da PM

Quinta / 23 Mar 2017 / 09h15



O deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) discursou na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), na última terça-feira (21), para revelar uma denúncia que recebeu envolvendo a Polícia Militar da Bahia (PM-BA). Segundo o parlamentar, as viaturas de Feira de Santana estariam dispondo apenas de R$ 30 por dia para abastecimento. Ainda de acordo com o deputado, no município de Pintadas, distante cerca de 250 quilômetros da capital baiana, a situação era semelhante e que os policiais militares estariam recorrendo à prefeitura para abastecer as viaturas e realizar as incursões na cidade. Geilson ainda ressaltou que, conforme denunciado por outros deputados, o caso ocorre em quase todos os municípios do estado. A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), que desmentiu a suposta limitação de combustível. Porém, o órgão revelou que em algumas cidades, existe parcerias para colaboração da gestão municipal para segurança pública. 

Colunista
Nonato Lobo

Câmara aprova projeto de lei que libera terceirização de atividades

Quinta / 23 Mar 2017 / 08h15



Foi aprovado na Câmara dos Deputados, na noite de quarta-feira (22), o Projeto de Lei (PL) 4.302/1998, de autoria do Executivo, que autoriza a terceirização para todas as atividades das empresas. O projeto foi aprovado por 231 a favor, 188 contra e 8 abstenções. De acordo com o projeto, as empresas poderão terceirizar também a chamada atividade-fim, aquela para a qual a empresa foi criada. A medida prevê que a contratação terceirizada possa ocorrer sem restrições, inclusive na administração pública. A oposição obstruiu os trabalhos desde o começo da sessão e só foi retirada após acordo para que fosse feita a votação nominal do projeto e simbólica dos destaques. O acordo foi costurado entre o líder do governo, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), e parte da oposição. Pelo projeto, as empresas poderão terceirizar também a chamada atividade-fim, aquela para a qual a empresa foi criada. A medida prevê que a contratação terceirizada possa ocorrer sem restrições, inclusive na administração pública. Atualmente a legislação proibe a terceirização da atividade-fim e prevê a adoção da prática em serviços que se enquadem como atividade-meio, ou seja, aquelas funções que não estão diretamente ligadas ao objetivo principal da empresa. O projeto que foi aprovado pelo plenário da Câmara também modifica o tempo permitido para a contratação em regime temporário dos atuais três meses para 180 dias, “consecutivos ou não, autorizada a prorrogação por até 90 dias, consecutivos ou não, quando comprovada a manutenção das condições que o ensejaram”, diz o projeto. Decorrido esse prazo, o trabalhador só poderá ser contratado novamente pela mesma empresa após 90 dias do término do contrato anterior. O texto estabelece a chamada responsabilidade subsidiária da empresa contratante em relação aos funcionários terceirizados.

Colunista
Nonato Lobo

Conquista: Herzem pede doações para merenda escolar

Quarta / 22 Mar 2017 / 17h00



O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (PMDB), fez um apelo a população da cidade para que doem componentes que estão faltando na merenda escolar do local. De acordo com Herzem, apesar de a prefeitura ter o dinheiro necessário para a compra dos alimentos, a burocracia faz com que todo o processo seja demorado. “Quando eu cheguei lá eu soube que estava faltando arroz, estava faltando também café, imediatamente eu solicitei que Alcime [Barros, assessor] fosse no Atacadão, nós íamos no Atacadão aí eu abortei, iam falar que eu, a dona Luci [Primeira Dama] que foi visitar o Conquista Criança e Alcime, que nós estaríamos fazendo feira com o carro da Prefeitura. O que que eu fiz imediatamente, abortei a minha ida e hoje de manhã Rafael foi buscar, porque nós temos, a Prefeitura tem o dinheiro, mas a gente não pode comprar, sabe porquê? ”, questionou lendo em seguida um relatório da herança recebida no começo do ano. Ainda segundo o prefeito, a culpa é do seu antecessor, Guilherme Menezes de Andrade. “Eles criticaram que está faltando remédios, está faltando outras coisas mais, porque eles fizeram uma pegadinha e não deixaram estoque deliberadamente. Eles não deixaram o estoque, ao não deixar o estoque faltam as vezes equipamentos mesmo tendo o dinheiro”, afirmou. O peemedebista contou ainda que  comprou alimentos para o Conquista Crianças, onde atende cerca de 350 meninos e meninas, com recursos próprios.  “Eu comprei, eu fiz questão de doar. Estou dizendo isso porque tem o dinheiro, mas você não pode comprar. Agora eu comprei, você que está me ouvindo e quer doar um saco de feijão, dois, três para o Conquista Criança, leve e que Deus lhe abençoe. Leve café, leve batatinha, leve tomate. É um apelo que estou fazendo porque a Prefeitura tem o dinheiro, mas o processo, a burocracia vai demorando”, complementou.

Colunista
Nonato Lobo

Malhada de Pedras, Poções e Rio do Pires têm decretos de emergência reconhecidos por União e Estado

Quarta / 22 Mar 2017 / 14h54



Na região sudoeste, três municipios que sofrem com seca e estiagem, tiveram decretos de emergência reconhecidos pela União e pelo Estado da Bahia. Os decretos que colocam Malhada de Pedras, Poções e Rio do Pires foram publicados nesta quarta-feira (22) pelos diários oficiais da União e do Estado. Nas cidades, os decretos valem de 90 a 180 dias. Para ter acesso a recursos materiais e financeiros da Defesa Civil nacional, os municípios devem apresentar um relatório com diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), disponível no endereço eletrônico www.mi.gov.br/defesa-civil/s2id. Após análise técnica por equipes da Sedec, o Ministério define o valor do recurso a ser enviado.