Bahia do Povo

Resultado da busca pelo arquivo de "03/2016"

Colunista
Nonato Lobo

Câmara votará impeachment com fragmentação recorde de 25 partidos

Segunda / 28 Mar 2016 / 08h00



A Câmara dos Deputados votará o afastamento da presidente Dilma Rousseff em meio a um nível recorde de fragmentação partidária, o que dificultará a governabilidade do país seja qual for o desfecho do processo. Hoje, nada menos de 25 partidos têm assento na Casa. Os três maiores -PMDB, PT e PP, pela ordem- reúnem juntos pouco mais de um terço dos deputados federais. Entre as siglas que encabeçaram as últimas seis disputas presidenciais, o PT amarga a menor bancada desde que chegou ao Palácio do Planalto, enquanto o PSDB encolheu à metade nos tempos de oposição, em relação aos anos do governo do tucano Fernando Henrique Cardoso. A estreante Rede abriga a ex-senadora pelo Acre Marina Silva (ex-PT, ex-PV e ex-PSB), líder nas pesquisas de intenção de voto à Presidência, e apenas cinco deputados. O folclórico Partido da Mulher Brasileira tem apenas um -do sexo masculino. Com a ajuda de benesses da legislação, o Brasil se tornou um dos líderes mundiais em proliferação de partidos desde sua redemocratização -até 1979, a ditadura militar permitia apenas duas legendas. Os números atuais não têm precedentes no período.

Colunista
Nonato Lobo

Homem cumpre promessa e distribui 6 toneladas de peixe à população carente em Santo Antônio de Jesus

Sábado / 26 Mar 2016 / 09h30



Foto: Reprodução

Fernando Barbosa Gomes, o conhecido "Fernando do Ouro", entregou na quinta-feira (24) aproximadamente 6 toneladas de peixe à população carente de Santo Antônio de Jesus (SAJ), no Recôncavo baiano. Segundo ele, a doação é uma promessa firmada quando ainda era criança e muito pobre. “Na época, eu havia ficado em uma fila para pegar um peixe e não tinha conseguido nada, prometi a Deus quando tivesse boas condições de vida doaria peixe de graça à população carente", contou ao site Voz da Bahia. Fernando ainda revelou que já cumpre a ação há 35 anos. "Já tenho 35 anos que entrego peixe, comecei com 5 caixas, hoje ofereço 6 toneladas. Deus tem me abençoado muito, não tenho interesse em nada, quero de verdade fazer alguém feliz na Semana Santa", afirmou. Segundo dados da Polícia Militar, cerca de 4 mil pessoas receberam a doação.

Colunista
Nonato Lobo

Vitória e Fla de Guanambi decidem hoje vaga nas semi- finais do baianão

Sábado / 26 Mar 2016 / 09h00



O Vitória entra em campo diante do Flamengo de Guanambi, neste sábado (26), às 18h30, no Barradão, para uma verdadeira decisão. O Leão precisa de um triunfo, na partida que vai marcar a estreia de Kieza, para avançar à semifinal do Campeonato Baiano. Para este importante confronto, o técnico Vagner Mancini não vai poder contar com Fernando Miguel, Tiago Real e Maicon Silva. O trio está vetado do embate. Por outro lado, além de Kieza, o treinador vai ter a reestreia do zagueiro Victor Ramos. O defensor vai formar dupla de zaga com o jovem Ramon na partida. Já no Flamengo de Guanambi, o comandante Mazola não tem problemas para escalar a equipe. O artilheiro Josi, autor do gol do triunfo da equipe do interior baiano na primeira partida, está confirmado no ataque. A arbitragem da partida será de Arilson Bispo da Anunciação (CBF). Já os auxiliares serão Paulo de Tarso Bregalda Gussen e José Carlos Oliveira dos Santos (CBF).

Colunista
Nonato Lobo

Jovem de 22 anos é estrangulada dentro de casa em Feira de Santana

Sábado / 26 Mar 2016 / 08h30
Autor(a): Acorda Cidade



Foto: Acorda Cidade

A jovem de 22 anos Marlane Caetana Moreira foi encontrada morta com sinais de agressão e estrangulamento na noite de quinta-feira (24), no interior da casa onde morava, situada na Rua Santo Antônio de Jesus, no bairro Campo Limpo, em Feira de Santana. Segundo informações de amigos da vítima, que que não quiseram ser identificados, Marlane morava com a mãe e os dois irmãos, mas estava só em casa quando foi morta. Por volta das 19h ela se comunicou com uma colega de trabalho e até então ela teria dito que estava bem. A mãe foi a um culto em uma igreja evangélica e ao retornar por volta das 22h notou que havia algo estranho, uma vez que Marlane não respondia aos chamados dela e não saiu para abrir o portão. Horas depois, quando familiares entraram na casa, encontraram a jovem morta. No levantamento cadavérico presidido pela delegada Joselita de Paula, ficou constatado que Marlane foi estrangulada com o cabo de corrente elétrica de um ventilador. O fio estava amarrado no pescoço dela. Também ficou constatado que antes de estrangulá-la, o criminoso a agrediu com socos no rosto, causando lesões nos olhos. A autoria e motivo do assassinato estão sendo investigados. O corpo de Marlane Moreira foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para ser necropsiado. O ventilador foi levado para a perícia técnica.

Colunista
Nonato Lobo

Brumadense é morta a facadas em Barra da Estiva

Sábado / 26 Mar 2016 / 08h00
Autor(a): Informe Barra



Foto: Nonato Lobo/ Bahia do Povo

Uma mulher identificada como Cintia Tatiana Assis Silva, 37 anos, natural da cidade de Brumado, foi morta a golpes de faca pelo namorado na tarde desta Sexta – Feira (25), em Barra da Estiva. Segundo informações obtidas pelo Informe Barra, o homicídio ocorreu na Rua Fausto Caires, no Centro de Barra da Estiva, supostamente por motivo passional, a vítima teve o pescoço cortado. A Polícia Civil e Militar estiveram no local realizando os procedimentos de praxe. A Polícia Técnica foi acionada e após o levantamento cadavérico, o corpo de Cintia Tatiana foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Brumado, onde, passará por  necropsia e posteriormente será liberada para os familiares que são de Brumado, para realizarem o sepultamento. Este é o segundo homicídio do ano registrado em Barra da Estiva.

Colunista
Nonato Lobo

Criança de 10 anos vai à delegacia denunciar agressão do pai contra mãe em Eunápolis

Quinta / 24 Mar 2016 / 16h10



Um menino de 10 anos procurou a delegacia do município de Eunápolis, no sul da Bahia, após ver o pai agredindo a mãe com um pilão de madeira. De acordo com a Polícia Civil do município, o caso ocorreu na noite de quarta-feira (23) e a criança pediu ajuda da vizinha para chegar à unidade policial. O delegado que investiga o caso, Alberto Passos de Melo, relatou que o casal tem outros dois filhos, um adolescente de 15 anos e uma criança de três anos. A polícia detalha que após a denúncia da criança, agentes foram para a residência da vítima e constataram a agressão. Nesta quinta-feira (24), a mãe do menino procurou a delegacia para prestar depoimento sobre a situação. Além do pilão, a polícia detalha que outro pedaço de madeira foi encontrado na casa com vestígios de sangue.

Colunista
Nonato Lobo

Primeiro programa de TV do PSB na oposição a Dilma diz que “País está desgovernado”

Quinta / 24 Mar 2016 / 15h55



O Partido Socialista Brasileiro (PSB) exibe seu programa partidário nesta quinta-feira (24), em cadeia nacional de rádio e televisão. O vídeo, de dez minutos de duração, mostra exemplos de erros cometidos pelo governo federal que levaram o País à maior crise da história republicana, mas também propõe alternativas para sair dela. O PSB também tem direito a veicular 20 minutos de inserções nacionais e estaduais por semestre, distribuídos em inserções de 30 segundos ou um minuto. O programa, que vai ao ar na TV às 20h30 e no rádio às 20h, convida o público a usar na internet a hashtag #chegadeperder. Na peça audiovisual, o PSB critica a redução de investimento em saneamento, o corte de verbas em pesquisa e inovação, a falta de uma política industrial, a estagnação política e o rombo nas contas públicas. Produzida no estilo de animação conhecido como “visual thinking”, a propaganda foi dirigida pelo jornalista Marcos Martinelli e pelo cineasta Felipe Gontijo, com a participação do artista plástico O Silva.

Colunista
Nonato Lobo

Prefeito de Ilhéus é vaiado durante Aleluia Fest

Quinta / 24 Mar 2016 / 14h40



O prefeito Jabes Ribeiro (PP) provou de sua impopularidade durante a abertura do Aleluia Ilhéus Festival, considerado o maior evento da Semana Santa na Bahia. Ao ter seu nome anunciado no evento, o prefeito tomou uma sonora vaia. Segundo o Blog Agravo, funcionários com cargos comissionados se queixavam da vaia nas redes sociais sob a justificativa do Aleluia Fest ser um evento cristão.

Colunista
Nonato Lobo

Agências bancárias estarão fechadas na sexta-feira

Quinta / 24 Mar 2016 / 14h18



As agências bancárias de todo o Brasil estarão abertas, em horário normal, nesta quinta-feira, 24, véspera da Sexta-feira da Paixão. No feriado religioso, permanecerão fechadas. As contas de água, luz, telefone e carnês com vencimento marcado para o dia 25 poderão ser pagas na próxima segunda-feira (28) sem incidência de multa. Alguns tributos estão com data ajustada ao calendário de feriados (federal, estaduais e municipais). Na sexta-feira será possível utilizar os canais alternativos de atendimento para fazer algumas operações bancárias, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e banco por telefone. Para garantir o pagamento das contas, os clientes podem também agendar a operação nos bancos ou pagá-las (aquelas que têm código de barras) nos caixas automáticos, localizados em diversos pontos como shoppings e supermercados.

Colunista
Nonato Lobo

Carro e Van de Passageiros se envolvem em acidente no entroncamento de Tanhaçu

Quinta / 24 Mar 2016 / 10h35



Um acidente foi registrado no entroncamento da BA-142 entre Tanhaçu e Contendas do Sincorá na tarde de quarta-feira (23). Uma vam de passageiros e um gol teriam colidido lateralmente. Segundo informações, o carro vinha sentido de Contendas do Sincorá a Vitória da Conquista e a Van de passageiros saiu de Vitória da Conquista com destino a Ituaçu. No entroncamento, o motorista da Vam não percebeu que o carro estava próximo, e o condutor do gol acabou colidindo na lateral da Van, gerando apenas danos materiais em ambos veículos. O SAMU 192 esteve no local prestando socorro e encaminhou algumas pessoas com ferimentos leves ao Hospital de Tanhaçu.

Colunista
Nonato Lobo

Ônibus da Novo Horizonte quase tomba após quebrar barra de direção na BA-156 em Tanque Novo

Quinta / 24 Mar 2016 / 10h10



Pioneira no transporte de passageiros nas viagens municipais, intermunicipais e interestadual, há muito tempo a empresa Novo Horizonte deixou de ser sinônimo de segurança. Na de quarta-feira (23), um ônibus da empresa Novo Horizonte quebrou a direção na BA-156, próximo ao município de Tanque Novo, no sudoeste Bahia. Por sorte não houve feridos no acidente. Com frequência a imprensa divulga acidentes envolvendo ônibus da empresa. Passageiros reclamam diariamente da frota “sucateada” e nada indica que haverão melhorias no serviço.

Colunista
Nonato Lobo

Conquista perde para o Ceará e está fora da Copa do Nordeste

Quinta / 24 Mar 2016 / 09h24



O Ceará eliminou o Vitória da Conquista da Copa do Nordeste ao vencer o adversário pelo placar de 1 a 0, em partida realizada na noite desta quarta-feira (23), no Estádio Presidente Vargas, pela última rodada da Primeira Fase. Com a vaga assegurada, o Vozão fica no Pote 1 com a liderança do Grupo E. O gol da vitória do Ceará foi marcado por Assisinho aos 45 minutos do primeiro tempo.

Colunista
Nonato Lobo

Lombafaixas sem sinalização causam acidentes e deixa a população revoltada em Brumado

Quinta / 24 Mar 2016 / 09h00



Foto: Reprodução/ Facebook

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes de Brumado no sudoeste da Bahia, "não consegue acertar em nenhuma atitude", assim diz grande parte da população da cidade que vê com estranheza os últimos acontecimentos. A "bola da vez" que em dividido opiniões é a instalação de lombafaixas que tem como objetivo conter a velocidade dos condutores de veículos, más sem devida sinalização o que tem sido visto são acidente acontecer por conta deste novo "obstáculo". A população questionou bastante nas redes sociais, inclusive o ex-vereador Leo Vasconcelos fez o alerta "Gostaria de fazer uma alerta a população de Brumado.... A prefeitura está fazendo diversas "lombo faixas" que me parece mais uma barragem, pelas ruas e avenidas da cidades, sem sinalização nenhuma e a noite.... Cuidado para não haver morte como aconteceu na Av Lindolfo Alves de Brito tempos atrás" disse ele.

Foto:Nonato Lobo/Bahia do Povo

Como se estivesse tendo um presságio infelizmente o ex-parlamentar acertou, e por volta das 21:30 um acidente foi registrado na lombafaixa feita na tarde do mesmo dia na Avenida Guilherme Dias, a escuridão na via e a falta de sinalização contribuíram bastante para o acidente. Quem presenciou o ocorrido diz ser um milagre o condutor da motocicleta estar vivo já que ele e a motocicleta foram parar a metros da lombada. O jovem ficou gravemente ferido e teve de ser encaminhado pelo SAMU-192 para o Hospital Magalhães Neto. Novamente, faltou comunicação com a sociedade que viu a instalação de mais um obstáculo no conturbado trânsito brumadense. Todos foram pegos de surpresa principalmente quando em dias de semana vias movimentadas foram fechadas por algumas horas para a instalação das "barragens" como foram apelidadas as lombafaixas.

Colunista
Nonato Lobo

XXVIII Exposição Agropecuária de Guanambi terá Leo Magalhães e Marcos e Belutti

Quinta / 24 Mar 2016 / 08h35
Autor(a): Bonny Silva



O presidente da COOPAG Sidney Primo Costa Jr. confirmou a grade de atrações para XXVIII EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA DE GUANAMBI que será realizada de 1.º a 5 de Junho no Parque Gercino Coelho. O presidente esteve reunido em Salvador com o representante do Secretário de Agricultura Vítor Bonfim que se encontra em missão internacional, e teve garantido o apoio daquele órgão para a realização da festa. Está confirmada a seguinte grade de atrações: na abertura quarta-feira Banda de Vaquejada, quinta-feira Os Clones, sexta-feira a dupla sertaneja Marcos e Belutti, sábado Léo Magalhães e no domingo uma atração infantil o cover da Galinha Pintadinha. Segundo Sidney Junior, além dessa atrações todos os dias, artistas locais e regionais. Com um orçamento limitado, as contratações todas somam 235 mil reais o que tornará possível o valor de ingresso condizente com a realidade econômica do país.

Colunista
Nonato Lobo

Secretaria de saúde de Mucugê estaria camuflando resultados para cidade não apresentar casos de dengue e chikungunya

Quinta / 24 Mar 2016 / 08h00



Foto: Reprodução

Segundo moradores da cidade de Mucugê na Chapada Diamantina, a secretaria de saúde da cidade estaria camuflando resultados para que não fosse registrado nenhum caso de doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegypti. Populares informaram que como outras tantas cidades, o hospital de Mucugê está sempre lotado de pessoas que apresentam os sintomas más os médicos dizem que o paciente está somente com uma "virose". Segundo reportagem veiculada na TV Aratu, uma das desculpas utilizadas seria por conta da altitude, no entanto existe registro da presença no mosquito em mais de 2.600 metros. Fazendo uma verdadeira varredura na cidade, a equipe de reportagem encontrou córregos e até lixões com pneus, más após o flagrante, os possíveis criadouros do Aedes aegypti sumiram e até agentes foram vistos circulando na cidade. A secretaria de saúde alegou que os agente sempre fazem vistorias nas casas e ainda campanhas preventivas são realizadas com frequência. Após a repercussão da reportagem, nas redes sociais muitas pessoas questionaram as ações da prefeitura da cidade, apesar de dizer que tem realizado prevenção não retira grande parte dos lixões que ficam amontoados em diversos pontos, e além de vários lugares com esgoto a céu aberto.