Bahia do Povo

Resultado da busca pelo arquivo de "03/2016"

Colunista
Nonato Lobo

Guanambi já registra três casos de H1N1 esse ano

Terça / 29 Mar 2016 / 17h00



Foto: Reprodução/ Tv Sudoeste

A cidade de Guanambi, no sudoeste baiano, registrou três notificações da gripe H1N1 esse ano, segundo informações da Vigilância Epidemiológica da cidade. O caso mais grave apontado é o de uma mulher grávida, que apresentou os sintomas da doença após voltar de uma viagem a São Paulo. A paciente foi transferida para um hospital de Salvador e está na UTI. O vírus H1N1 foi confirmado na gestante através de um exame feito na rede particular de saúde da capital baiana. A assessoria da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou ao G1 que o casos de Guanambi não entraram para o boletim da Sesab até esta terça-feira (29). A Secretaria afirmou que, até o dia 23 de março de 2016, foram notificados e confirmados na Bahia 10 casos do vírus H1N1. Duas pessoas morreram. Todos os casos registrados pela Sesab até agora ocorreram em Salvador, informou a assessoria. Ainda segundo a Secretaria da Saúde, em 2015 foi registrado apenas um caso no estado durante todo o ano. A vítima não era moradora da Bahia e teria chegado ao estado já com o vírus. Não houve mortes.

Colunista
Nonato Lobo

PMDB rompe definitivamente com o governo Dilma

Terça / 29 Mar 2016 / 16h32



Por unanimidade, o PMDB decidiu romper com o governo de Dilma Roussef nesta terça-feira (29). O anúncio de que o partido não faz mais parte da base aliada do governo federal acaba de ser feito na página do Twitter do PMDB. O vice-presidente Michel Temer (presidente do PMDB) e os ministros não participaram da reunião de hoje, comandada pelo senador Romero Jucá (RR), conhecido por propor de forma veloz o encaminhamento de questões quando preside o Senado ou sessões do Congresso Nacional. Mais cedo, o Vice-Presidente do PMDB, já havia garantido que o desfecho da reunião, ocorrida às 15h, seria rápido e certeiro. “A partir de hoje, ninguém mais ocupará cargo em nome do PMDB”, disse Jucá. Os seis ministros do partido, assim como membros da sigla que trabalharam para o governo, devem deixar o cargo até o próximo dia 12 de abril. Atualmente, cerca de 600 cargos da máquina pública federal são ocupados por peemedebistas. Na noite de ontem, o então ministro do Turismo Henrique Alves se antecipou ao posicionamento da sigla e pediu demissão. Além da vice-presidência do Executivo e do comando da Câmara e do Senado, o PMDB também controla a maior bancada do Congresso. Sem o apoio do partido, o risco do fim de mandato de Dilma aumenta.

Colunista
Nonato Lobo

Elementos são presos praticando assaltos na zona rural de Brumado

Terça / 29 Mar 2016 / 16h10



Na manhã desta terça-feira (29) em Brumado, uma guarnição da 34 CIPM/PETO foi acionada por filhos de um casal de idosos, que comunicou que quatro indivíduos chegaram em uma duas motocicletas pretas, uma Fan e pop, invadiram a propriedade rural onde estava o casal de idosos e sob grave ameaça levaram uma motocicleta placa policial NYP 2714 além de uma TV de 40´ marca Philips e um celular preto. Após diligências a guarnição foram flagrados os dois indivíduos identificados como Walas Macedo da Silva de 20 anos morador do bairro Baraunas e Marlucio Muniz Mirante de 24 anos morador na fazenda cabeceiras, foram encontrados com eles uma motocicleta POP ostentando PP JMP 6884 que na verdade pertence a uma titan azul ao consultar o chassi ficou constatado que existe um registro de furto do veículo, onde a motocicleta foi levada neste mês em Brumado, com eles foram recuperados também a TV e os documentos dos veículos em nome do idoso a motocicleta foi abandonada na estrada vicinal pelos os outros envolvidos onde não foi possível identificar o destino tomado, os assaltantes as vítimas e os pertences foram apresentados na Depol.

Colunista
Nonato Lobo

Diretor de futebol do Fla de Guanambi diz que time pretende paralisar Baianão até o julgamento do recurso no caso Victor Ramos

Terça / 29 Mar 2016 / 15h30
Autor(a): Vilson Nunes



Foto: Edér Roney / Fotografia Esportiva

Em entrevista exclusiva aos radialistas Vilson Nunes, Elzo Paes e Wesley Santana da Rádio Alvorada AM, na manhã desta terça-feira (29), o diretor de futebol do Flamengo de Guanambi, Armando Filho, anunciou que a Assessoria Jurídica que foi contratada pelo Clube entrará ainda hoje com uma medida inominada, que pretende paralisar o Campeonato Baiano 2016 até o julgamento do recurso protocolado na última segunda-feira (28/3), onde solicita a perda dos pontos do Esporte Clube Vitória, nas quartas-de-final por supostamente escalar de forma irregular o jogador Victor Ramos. “Ontem entramos com a noticia de infração disciplinar, que é a questão que comprova que Victor está irregular. Mas a preocupação do clube, é que como a justiça é lenta  e pode demorar a julgar, hoje as 10 horas entraremos com uma medida inominada, isso é pra que se não for julgada até a data do jogo (10/04) que se pare o campeonato, até que se julgue e prove se tem ou se não tem irregularidade. Essa medida inominada praticamente obriga o tribunal a julgar o caso“, esclareceu ele.

O dirigente ainda manifestou que o clube irá até as últimas instâncias caso o recurso seja negado pelo Tribunal de Justiça Desportiva da Bahia (TJD/BA).”Em não sendo favorável a decisão, iremos recorrer a uma instância esportiva superior”, afirmou Armando.

Colunista
Nonato Lobo

Pedido de liminar requer amparo para moradores de rua em Jequié

Terça / 29 Mar 2016 / 15h00



Uma liminar com pedido de habeas corpus preventivo foi registrado na Comarca de Jequié, no sudoeste da Bahia, a favor dos moradores de rua que se acomodam em uma calçada localizada na esquina da Rua Francisco Alves Meira, no cruzamento com a Avenida Franz Gedeon, no Centro da cidade. A ação judicial foi proposta pelo documentarista Cláudio Galvão da Silva, o Dado Galvão, que aponta cerca de 15 munícipes em condições desfavoráveis no local, nas proximidades da Cesta do Povo. Segundo ele, os moradores de rua do município são alvo de “ameaças, sem justa causa". A Polícia Militar (19º BPM) e a Guarda Municipal são apontadas como autoridades que coagem esta parcela da população. A ação impetrada contra a gestão pede que a Secretaria de Desenvolvimento Social de Jequié se manifeste oficialmente e apresente um plano de ações para preservar a ‘dignidade humana’ dos moradores de rua. O requerimento ainda solicita que a Justiça determine a presença de assistentes sociais, em regime de urgência, realizando visitas técnicas. A partir do pedido, o juiz Carlos Alberto Fiusa de Castro Filho, em despacho datado de 20 de março de 2016, requisitou informações ao 19º BPM de Jequié e da Guarda Municipal sobre a atuação na localidade. Os autos serão enviados ao Ministério Público para que seja apresentado parecer final. “Estou recorrendo à Justiça na tentativa de ver a situação resolvida. O tempo passa e a situação continua cada vez pior, sem ações concretas do poder executivo local. Eles [os Moradores de Rua] só recebem a visita da polícia (quando acionada) e a solidariedade de religiosos”, conta Dado Galvão.

Colunista
Nonato Lobo

Médico é suspeito de usar atestados falsos e ter 462 dias de licença na Bahia

Terça / 29 Mar 2016 / 14h38



Um médico intensivista é suspeito de apresentar dez atestados médicos consecutivos, dentre eles três falsos, para ter 462 dias de licença de saúde do estado da Bahia. No mesmo período, o servidor público teria atuado normalmente como diretor médico em um município no interior do estado. As informações são da Secretaria da Administração (Saeb), que apura indícios de irregularidades no afastamento do trabalho de 526 servidores do estado. Segundo a Saeb, o médico relacionado a atestados falsos é profissional do Hospital Menandro de Faria, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, e outro da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), na Avenida Bonocô, em Salvador, e teria alegado incapacidade para trabalhar nessas duas unidades de saúde. Dos dez atestados apresentados durante o período de pouco mais de um ano e meio, três foram comprovados como falsos, conforme a Saeb, por meio de perícia grafotécnica do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Segundo a secretaria, o médico irá responder a processos administrativos, além de ter o caso remetido para a Delegacia de Crimes Econômicos e contra a Administração Pública (Dececap) e para o Conselho Regional de Medicina (Cremeb), pelos indícios de crime de falsificação.

Colunista
Nonato Lobo

“Aqui hoje tem viúvas do PT”, diz ACM Neto após vaia de grevistas na Estação da Lapa

Terça / 29 Mar 2016 / 14h04



A reinauguração da Estação da Lapa nesta terça-feira (29) foi marcada por um embate entre políticos da base do governo municipal e manifestantes. Após realizar uma assembleia nos Barris, um grupo com cerca de 300 servidores, que estão em greve, decidiu seguir para a Lapa para protestar. A manifestação causa confusão no local. Enquanto os funcionários públicos gritam palavras de ordem, o prefeito ACM Neto mantém a programação do evento e segue discursando. Ele classificou a manifestação de “baderna política”. Aliados de Neto seguiram o mesmo discurso e chamou o grupo de “viúvas do PT”. “Eu sei que tem gente com inveja, tem gente que tá desesperado e sei ainda mais que aqui hoje tem viúvas do PT. E para vocês, viúvos e viúvas, eu respondo com trabalho. Vocês não estão cobrando do governo do Estado o reajuste zero que ele já anunciou e estão aqui para fazer baderna política. E eu continuo respondendo com compromisso e amor a cidade de Salvador”, bradou o democrata.

Colunista
Nonato Lobo

Feliz Aniversário, Salvador!

Terça / 29 Mar 2016 / 10h55
Autor(a): ACM Neto

*Artigo publicado no Correio

Salvador chega aos 467 anos comemorando um dos seus melhores aniversários. Voltou a ser amada, admirada, respeitada e prestigiada. A cidade nunca devolveu tanto aos seus moradores o que eles investiram nela em tempo, trabalho, sonho e esperança.

É certo que Salvador festeja sua data ainda com vários desejos a realizar. Mas a cidade também tem muito a celebrar nas suas conquistas dos últimos três anos, materializadas por um volume inédito de obras e ações em todos os bairros, sem exceção.

 

Neste pouquíssimo tempo, a primeira capital do Brasil voltou a brilhar e, ao mesmo tempo, se restabeleceu e se reorganizou conciliando maturidade política, planejamento econômico, capacidade de realização e mudanças urbanas que ampliaram sua dimensão pública.

Escolas degradadas ganharam alto padrão de qualidade, mais e melhores unidades de saúde ampliaram a qualidade do atendimento médico à população, ruas que antes pertenciam exclusivamente aos carros se abriram para o pedestre, espaços de convivência surgiram por toda parte, no centro e periferias.

Todas estas mudanças criaram no nosso cotidiano outra visão de cidadania e de cidade. O soteropolitano, antes compelido a viver em seus redutos privados, recuperou o prazer de sair, de andar nas calçadas e ciclovias, nas praças e parques, na nova orla. Moradores de regiões antes esquecidas pelo poder público voltaram a ter orgulho dos seus bairros.

Quem poderia imaginar, três anos atrás, que nossa cidade estaria hoje neste patamar? Que sairia tão rápido do caos e do abandono? Nada, nestes tempos de profunda crise política e profunda recessão, indicava ser possível uma cidade falida e desacreditada reerguer suas finanças e avançar com tamanha autonomia.

Eu não tenho dúvida de que este surpreendente florescimento de Salvador é um triunfo da política. Não da política escorada em falsas promessas, obras de fachada e marketing vazio. Mas da política séria, moldada pelo entendimento dos problemas, pela real compreensão acerca dos desafios a serem enfrentados e compromisso na busca de soluções.

Também estou certo de que – diante da crise nacional – Salvador tem se saído melhor que outras cidades, ao adotar novas ideias de governabilidade. Unindo gestão técnica, transparência e descentralização com absoluta responsabilidade com os gastos públicos – investindo apenas o que pode pagar e cortando os supérfluos. Fazendo parcerias, ouvindo as pessoas, indo para a rua ver os problemas de perto.

Por tudo isso, a cidade pode hoje comemorar o seu aniversário anunciando mais um volume recorde de inaugurações ao longo deste ano, todas elas centradas na qualidade de vida da população.

Entre as centenas de entregas garantidas, destacam-se a Estação da Lapa totalmente modernizada, 30 creches que vão dobrar o número de vagas do ensino infantil, a ligação Cajazeiras/BR-324/Valéria para a mobilidade da região e de toda cidade, a nova Suburbana em completa requalificação, além do início das obras do primeiro Hospital Municipal de Salvador, em Boca da Mata.

Esse novo dinamismo urbano, nas circunstâncias mais adversas, devolve à primeira capital do Brasil seu merecido horizonte de grandeza.

Salvador, cê tá massa e vai ficar cada vez mais porreta. Feliz aniversário!

Colunista
Nonato Lobo

Site denuncia que falsas declarações quilombola estariam sendo emitidas em Livramento

Terça / 29 Mar 2016 / 10h10



Foto: Raimundo Marinho/Mandacaru da Serra

A associação que congrega a dita comunidade quilombola da Rocinha, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, é suspeita de vender atestados falsos a estudantes que almejam ingressar em curso de nível superior. O mais visado é Medicina, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, que tem reserva de vagas para afrodescendentes, nos termos da Resolução nº 37/2008, do seu Conselho de Ensino, e da Lei nº 12.711/2012. A entidade denomina-se Associação do Desenvolvimento Comunitário Cultural, Educacional e Social do Quilombo Rocinha e Região, presidida pela moradora Maria Regina Bonfim, e já teria emitido várias dessas certidões. No documento, supostamente vendido a R$5.000,00 cada, é declarado que o beneficiado e sua família, mesmo nunca tendo morado naquela comunidade, são quilombolas e residem no local. Com tal declaração falsa, alguns estudantes de Livramento teriam conseguindo ingressar em cursos superiores, como Medicina da UESB, usurpando vagas reservadas aos verdadeiros quilombolas. Suspeita-se de vários casos, mas só um, de 2013, foi denunciado, até agora, junto ao Ministério Público Estadual, que instaurou ação penal pelo uso de documento falso, na Vara Criminal de Vitória da Conquista. No processo, a presidente da Associação Quilombola, Maria Regina Bonfim, que não é acusada, e a parte beneficiada com a fraude reconhecem a falsidade da declaração, mas alegam que não agiram de má fé. Segundo o MP, essa forma ilícita de acessar a reserva de cotas raciais prejudica os verdadeiros quilombolas. Em razão disso, solicitou o cancelamento da matrícula da pessoa referida no caso sub judice. Então, todos os casos suspeitos deveriam ser investigados, a começar pela presidente da entidade quilombola. Inclusive, na peça de defesa da citada ação penal, é indagado por que só um caso foi investigado? O Mandacaru teve acesso ao processo, mas optamos por só divulgar nomes e outros detalhes após a decisão final do juiz, com quem os autos já se encontram conclusos para sentença. Tentamos ouvir Maria Regina Bonfim, na Rocinha, mas a sede da associação estava fechada e ela não foi encontrada em sua residência, onde deixamos recado, mas não houve retorno, nem atendeu nossos telefonemas. 

Mandacaru da Serra.

Colunista
Nonato Lobo

Mulher mata marido com golpes de faca em Ilhéus

Terça / 29 Mar 2016 / 09h55



Uma confusão entre casal resultou em morte no bairro da Conquista, em Ilhéus. Após a confusão a mulher, identificada como Tânia, desferiu diversos golpes de faca no próprio esposo, que morreu na hora. O rapaz trabalhava como vigilante. De acordo com testemunhas o fato ocorreu na madrugada de segunda-feira (28), na rua Monsenhor. A vitima era conhecido como Haroldo e foi socorrida ao hospital Regional Luiz Viana Filho, mas não resistiu os ferimentos. O Corpo foi encaminhado para o Departamento de Policia Técnica, para unidade do do DPT para ser feita a necropsia.

Colunista
Nonato Lobo

Paredão Metralhadora com Tays Reis recebe o título de Melhor Canção do Carnaval 2016

Terça / 29 Mar 2016 / 09h28



A edição 2016 do Troféu Dodô e Osmar foi realizada na noite de segunda-feira (28/3), no Teatro Castro Alves, em Salvador, com a premiação dos melhores da festa, que consagra novos e antigos nomes da axé music baiana. As mulheres foram o grande destaque da premiação. Tays Reis e Ivete Sangalo levaram dois prêmios cada – a vocalista da Vingadora recebeu os troféus de Banda Destaque e Sucesso do Carnaval, com o hit Paredão Metralhadora. Tays Reis disse estar feliz com os dois prêmios e por participar da festa pela primeira vez. Veterana no Dodô & Osmar, Ivete Sangalo ganhou o Momento do Carnaval, com menção para seu desfile sem cordas. A artista também foi consagrada com um dos títulos mais esperados da noite, o de Cantora Destaque. Ivete chamou ao palco as outras cantoras presentes no evento, Tays Reis, Vina Calmon, Mari Antunes, Katê, Divina Valéria e Ju Moraes.

Colunista
Nonato Lobo

Brumado registra primeiro homicídio de 2016

Terça / 29 Mar 2016 / 09h00



Foto: Leitor via WhatsApp

A cidade de Brumado no sudoeste da Bahia, registrou no noite de segunda-feira o primeiro homicídio de 2016. Segundo informações o fato aconteceu no Conjunto Residencial Bom Jesus, nas proximidades do Caic. Segundo populares um homem identificado como Cláudio de Souza Mendes natural de Vitória da Conquista, agredia sua mulher quando pessoas que não aceitaram a agressão partiram para cima do homem que acabou sendo linchado . Logo em seguida, foram ouvidos tiros e "Marquinhos" morreu. A polícia foi acionada e logo em seguida o carro Instituto Médico Legal compareceu ao local para levar o corpo até a perícia. O relatório da Polícia que será emitido na manhã desta terça-feira (29) deverá esclarecer os fatos.

 

Colunista
Nonato Lobo

Pastor impede suicídio no viaduto do Bairro Guarani em Vitória da Conquista; veja vídeo

Terça / 29 Mar 2016 / 08h43



Recentemente o viaduto do Bairro Guarani em Vitória da Conquista, voltou a assustar a população, já que várias novas ocorrências surgiram naquela localidade, e na maioria das vezes, o final é trágico. Por muito pouco mesmo na noite da última segunda-feira (28), um rapaz de identidade não revelada entrava para estatística. Segundo informações, foi um pastor que impediu que o homem cometesse suicídio. Após o ato, o pastor fez uma oração no local, conforme o vídeo abaixo. Populares marcaram uma manifestação nesta terça-feira (29), afim de sensibilizar as autoridades no intuito de que ações sejam criadas para acabar com este de ocorrência no local.

Colunista
Nonato Lobo

Claudinha poderá ser candidata pelo PSDB em Rio de Contas

Terça / 29 Mar 2016 / 08h20



Foto: Divulgação

Nessa última semana, na cidade de Rio de Contas, a movimentação política foi intensa, principalmente em relação ao PSDB. Desta vez o tabuleiro político começou a se desenhar em torno de mais uma pré-candidatura feminina.

Com o crescimento que o grupo de oposição vive em Rio de contas, o PSDB que hoje é a sigla com maior musculatura política na cidade recebeu esta semana mais uma importante adesão, a pedagoga e empresária Cláudia Trindade (Claudinha). Para ela, sua filiação ao PSDB, representa um começo na vida pública. “É um momento de muita felicidade para mim, fui muito bem acolhida pelas lideranças do partido e estou chegando para somar aos projetos que a sigla tem para Rio de Contas”, afirmou.

O médico Tiago Reis, um dos principais líderes da sigla, afirmou que o PSDB se fortalece ainda mais com uma possível candidatura de Claudinha. “Nós buscamos não somente a quantidade, mas a qualidade. Claudinha está dentro desse perfil, qualidade e capacidade, ou seja, tudo que o PSDB quer para os seus quadros. Nós estamos em festa com a chegada dela”, declarou.

Cláudia Trindade se filiou na manhã desta segunda-feira (28), ao PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSDB) e se articulando para uma possível candidatura ao legislativo em 2016.

Colunista
Nonato Lobo

Jovem morre baleado com 14 tiros em frente à oficina em Barreiras

Terça / 29 Mar 2016 / 08h00



Um jovem de 23 anos morreu ao ser baleado com 14 tiros, em várias partes do corpo, na tarde de segunda-feira (28), na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia. O crime ocorreu às 14h30, em frente a uma oficina, localizada na Rua do Aeroporto, próximo ao Colégio Municipal Eurides Santana, no bairro São Pedro. De acordo com a Polícia Civil, a autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas. O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) foi chamado, mas a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O corpo foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Barreiras.