Bahia do Povo

Resultado da busca pelo arquivo de "03/2016"

Colunista
Nonato Lobo

MP quer fim de contratos e convocação imediata de concursados em Guanambi

Quinta / 31 Mar 2016 / 08h26
Autor(a): Bonny Silva



O Ministério Público através da titular da 1.ª Promotoria de Justiça Dr.ª Tatyane Miranda Caires de Mansine Castro ajuizou mais uma Ação Civil Pública contra o prefeito de Guanambi Charles Fernandes. A ação busca impedir as contratações, que no entender da promotora são ilegais e garantir "direito líquido e certo” à nomeação dos aprovados no Concurso Público.  Liminarmente a promotora solicita a imediata substituição de todos os contratados ilegalmente pelos aprovados, “a fim de que desta feita os ACIONADOS abram de vez os olhos e os ouvidos para o império da lei”, é o que diz trecho da inicial.  A promotora Dr.ª Tatyane Miranda Caires, ainda requer na Ação, a declaração de nulidade dos contratos que foram listados, para assim obrigar o prefeito Charles Fernandes a rescindi-los no prazo de dez dias, promovendo a imediata substituição de contratados por aprovados, sob pena de multa diária de 50 mil reais e crime de desobediência. Foram 677 contratações temporárias sob o amparo da Lei municipal 1.013/2015 que preconiza o atendimento à necessidade temporária de excepcional interesse público, o que de acordo as alegações da promotora nada mais é do que “máscara de contratos temporários e precários” para exercício de funções permanentes. Há ainda, segundo o teor da Ação, uma burla à ordem de classificação, onde classificados em posições inferiores foram chamados em detrimentos dos primeiros colocados, num flagrante desrespeito ao direito de nomeação de aprovado. Esta é mais uma Ação Civil Pública ajuizada na Segunda Vara Cível da Comarca de Guanambi que busca sobretudo, o restabelecimento da ordem, da decência e a garantia dos direitos de inúmeras pessoas que se dedicaram para participar do concurso e que se sentiram lesadas.

Colunista
Nonato Lobo

Rio de Contas: Dr. Cristiano rebate declarações e diz que a mascara de Márcio Faria já caiu

Quinta / 31 Mar 2016 / 08h00



O médico Cristiano Azevedo, pré-candidato a prefeito pela oposição na cidade de Rio de Contas, rebateu as últimas declarações que o atual prefeito da cidade, Márcio Farias (PSD) concedeu ao BLOG DO ANDERSON.


O médico lamentou o posicionamento do prefeito Márcio e afirmou que o mesmo foi infeliz em suas declarações.

 “Eu lamento o posicionamento do prefeito Marcio Farias em suas declarações ao BLOG DO ANDERSON. Tenho convicção que a sua máscara já caiu e que as pessoas não acreditam mais em seu grupo político, fizeram um governo irresponsável, mentiroso e enganador, governo que não teve compromisso nenhum com o povo Riocontense” Disparou.

Cristiano afirma ainda que não mentiu, nem tão pouco soltou pérolas ao dizer que Rio de Contas estava abandonada e que a cidade precisava de pessoas capacitadas e compromissadas em sua administração.

“Márcio Farias deve achar mesmo que tudo esta bem, afinal ele nem mora em Rio de Contas. Quando ele adoece, ele não é atendido no Hospital Municipal, acredito que ele não deva conhecer os problemas da cidade, pois nada tem feito para resolver a falta de iluminação dos bairros Sossego e Olaria, a falta de água do Pirulito, essa cachorrada que vive solta pela cidade, a sujeira do rio, o surto de DENGUE em Casa de Telhas, entre uma serie de outros problemas. Quem vive de falácias, mentiras e pérolas é ele”. Afirmou Azevedo.

De acordo com o médico, o prefeito Márcio Farias mente mais uma vez ao afirmar que “nunca houve tanta assistência à saúde como agora”.

“O hospital municipal de Rio de Contas deixou de realizar partos, ultrassonografias, e pequenas cirurgias como: cirurgia de hérnia, vesícula e cesárias, hoje só se realizam parto normal, mesmo assim quando a gestante se encontra em trabalho de parto avançado, ou seja, em período expulsivo. Diferente das gestões de Dr.Pedro e Evilácio” Comentou.

Quando o médico foi questionado sobre o trecho em que o prefeito Márcio Farias diz: “Aliás, como pode me dá zero se o próprio me chamou em conversas me pedindo apoio?”.

Respondeu: “O grupo político do prefeito Márcio Farias vive de fofocas e inverdades, querem vencer a eleição na marra. Essa informação não é verídica, fui apenas educado e aceitei tirar fotos com outros políticos da cidade, não me incomodei, não sou inimigo de nenhum deles, entendo apenas que o grupo de Márcio Farias não tem capacidade para administrar Rio de Contas.”.

O médico afirmou que toda essa história não passou de uma atitude infantil, irresponsável e de mau gosto e orientou os pré-candidatos a tomarem bastante cuidado esse ano, para evitarem passar por situações que o deixem em saia justa com seus eleitores por conta de fofocas, boatarias e mentiras plantadas por seus adversários políticos e garante que não irá mais entrar em embates políticos através das redes sociais com o prefeito Marcio Farias, até porque ele não é mais candidato.

“Eu não irei mais discutir com quem teve a oportunidade de fazer por Rio de Contas e não fez nada em oito anos, acredito que Márcio Farias deva se preocupar com a situação dele na Justiça Federal.” Concluiu.

Dr.Cristiano foi adversário político de Márcio Farias em 2012 e somou 4.381 votos (48,28%). Cristiano deverá ser novamente o candidato a prefeito pela oposição em outubro deste ano.

Colunista
Nonato Lobo

Justiça dá 30 dias para governo do Estado adequar refeições no Presídio de Paulo Afonso

Quarta / 30 Mar 2016 / 15h00



A Justiça acatou pedido liminar do Ministério Público estadual e estabeleceu prazo de 30 dias para o Estado da Bahia e a empresa Matéria Prima Comercial de Alimentação Ltda. passarem a fornecer refeições aos detentos do Presídio Regional de Paulo Afonso de acordo com as exigências da legislação sanitária. Em atenção ao pedido, feito em ação civil pública ajuizada pelo promotor de Justiça Marco Aurélio Amado, o juiz Adriano Vieira de Almeida também determinou que os demandados regularizem a situação da cozinha da unidade prisional em 90 dias, mantendo suas “instalações adequadas, seguras e salubres”. O descumprimento da decisão, proferida no último dia 23, gera multa diária de R$ 5 mil para cada uma das partes acionadas. Segundo a decisão, o MP comprovou, mediantes provas documentais, inclusive com fotos, vistorias técnicas e depoimentos dos detentos, as péssimas condições da estrutura física e higiênico-sanitárias da unidade. “De maneira clara e inequívoca, demonstrou-se a precária situação dos alimentos fornecidos aos detentos, o que viola o princípio da dignidade humana”, disse Almeida. O magistrado destacou que o relatório da Vigilância Sanitária municipal de dezembro de 2015 aponta para irregularidades existentes desde pelo menos janeiro de 2013.

Colunista
Nonato Lobo

Bebê nasce dentro de viatura em Tremedal e PMs ajudam no parto

Quarta / 30 Mar 2016 / 14h30



Uma mulher de 27 anos deu à luz dentro de uma viatura da Polícia Militar (PM) na zona rural de Tremedal (a 591 km de Salvador). De acordo com o Blog do Anderson, o sargento Alberto Santos Cunha e o cabo Paulo Jove Souza Novato faziam ronda, nesta terça, 29, quando foram chamados para ajudar Cristina Flores. Eles tentavam conduzir a gestante para o Hospital Municipal Adelmário Pinheiro, mas a mulher entrou em trabalho de parto durante o trajeto. Os PMs ajudaram no nascimento do menino. Após o parto, mãe e filho foram levados para o hospital e passam bem.

Colunista
Nonato Lobo

Número de mortes de bebês com suspeita de microcefalia cresce na Bahia

Quarta / 30 Mar 2016 / 14h00



A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou nesta terça-feira (29) que o número de morte de bebês com suspeita de microcefalia no estado da Bahia subiu para 27 óbitos. No último boletim, 23 mortes em bebês com suspeita da doença haviam sido informadas. Ainda segundo a Sesab, foram notificados 550 casos em 128 municípios baianos até o dia 26 de março, obedecendo o novo critério de notificação, que prevê um perímetro cefálico igual ou menor que 31,9 cm para bebês do sexo masculino, e igual ou menor que 31,5 cm para bebês do sexo feminino. Destes casos notificados, 222 foram investigados com a realização de exame de imagem e/ou exame laboratorial, sendo 161 confirmados e 61 descartados. As 27 mortes registradas até então foram nas cidades de Alagoinhas (1), Anguera (1), Camaçari (3), Conceição do Jacuípe (1), Cravolândia (1), Crisópolis (1), Monte Santo (1), Barro Preto (1), Campo Formoso (1), Itabuna (1), Itapetinga (1), Olindina (1), Salvador (6), Tanhaçu (1), Esplanada (1), Feira de Santana (1), Tancredo Neves (1), Santo Antônio de Jesus (1), Simões Filho (1) e Senhor do Bonfim (1).

Colunista
Nonato Lobo

Motociclista fica ferido após colidir com vam em Brumado

Quarta / 30 Mar 2016 / 12h00



Foto: Bahia do Povo

Na manhã desta quarta-feira (30) um acidente foi registrado na Avenida Centenário sentido Caetité. Segundo informações, uma motocicleta acabou colidindo na porta de vam que fazia uma manobra na pista. Com o impacto o motociclista foi ao chão e ficou alguns minutos inconsciente. Ele foi socorrido por populares que acionaram o SAMU-192 que encaminhou o ferido para o Hospital Magalhães Neto. Os ocupantes da vam nada sofreram. A policia militar compareceu ao local juntamente com os agentes de trânsito para registrar ocorrência e controlar a passagem de veículos no local.

Colunista
Nonato Lobo

Assaltante de banco é preso com 20 kg de maconha em Conquista

Quarta / 30 Mar 2016 / 09h45



Dois homens foram presos por tráfico de drogas na manhã desta terça-feira (29), no bairro Vila Elísia, pelo 3º Pelotão da 77ª CIPM, após denúncia anônima realizada por meio do número 190. A guarnição foi até o local indicado e se deparou com Advaldo Santos Almeida, de 25 anos, que estava em atitude suspeita e empreendeu fuga quando percebeu a viatura, mas foi capturado pelos militares. Ao proceder com a abordagem os policiais encontraram um tablete de maconha pesando cerca de meio quilo. Questionado sobre a procedência da droga, Advaldo informou que havia pegado numa casa naquela região, com o traficante Emanuel. O PETO 77ª CIPM foi chamado para dar apoio no cerco à residencia indicada. No local os militares avistaram Emanuel Araújo Gomes, de 41 anos, saindo da garagem da casa em um Honda Civic Prata. Dentro do veículo estava cerca de 20kg de maconha, R$593,40 em dinheiro, que seria da venda de drogas. Emanuel já cumpriu dois anos de prisão em Juazeiro por assalto a banco e responde em liberdade outros processos do mesmo crime. O carro está com documentação adulterada e após pericia foi verificado que foi roubado em Salvador. Pelos indícios encontrados pelos militares, Emanuel planta maconha em seu sítio, que fica localizado em Petrolina/PE, e traz para vender em cidades do interior da Bahia. Os dois homens foram apresentados no DISEP, juntamente com o dinheiro, a droga e o veículo.

Colunista
Nonato Lobo

Jovem é brutalmente agredido por três elementos em Brumado

Quarta / 30 Mar 2016 / 09h24



Uma agressão a um jovem foi registrada na noite da última terça-feira (29), na Avenida Coronel Santos, nas proximidades da linha férrea em Brumado. Segundo informações, um jovem de aproximadamente 20 anos de idade, de pré nome José Carlos caminhava pela via quando foi surpreendido por três elementos que chegaram em um veículo, desceram e agrediram o rapaz com várias pauladas. Segundo testemunhas, a vítima ficou inconsciente e teve que ser socorrida por uma equipe do SAMU-192. A polícia foi acionada compareceu ao local e realizou buscas a procura dos agressores.

Colunista
Nonato Lobo

Moção contra Moro levou a desfiliação de Pinheiro do PT

Quarta / 30 Mar 2016 / 09h15



Foto: Ag. Senado

O pedido de desfiliação do senador Walter Pinheiro do PT, protocolado hoje na Justiça Eleitoral, teve como pivô uma solicitação do partido para que assinasse, na semana passada, uma moção contra o juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato, operação que investiga o maior esquema de corrupção já descoberto no país tendo a Petrobras como ponto de partida e o ex-presidente Lula como um de seus alvos. Da bancada baiana de três senadores, todos governistas, apenas a senadora Lídice da Mata (PSB) subscreveu o documento, que não recebeu também apoio do senador Otto Alencar, do PSD, partido que está praticamente desembarcando do governo, junto com o PMDB. O destino mais provável de Pinheiro continua sendo o PSD. Quando ainda estava no PT, ele chegou a discutir seriamente a filiação à legenda com Alencar, que a preside na Bahia, mas decidiu recuar depois que a decisão vazou para a imprensa. Seu objetivo principal é estar numa legenda que lhe garanta condições de redisputar o Senado em 2018, o que o PT nunca lhe assegurou. Até recentemente o partido ainda acalentava a hipótese de ter Pinheiro como candidato a prefeito contra ACM Neto (DEM) nestas eleições. O senador vivia às turras com a sigla há muito tempo, mas sua situação ficou mais desconfortável no partido na campanha ao governo do Estado, em 2014, quando foi pego numa gravação criticando abertamente a agremiação e alguns companheiros de legenda. Ainda assim, a decisão de se desligar do PT foi vista como uma surpresa e, ao mesmo tempo, um golpe neste momento em que o partido vive o maior desgaste de sua história. Para a bancada federal baiana, o gesto de Pinheiro é um sinal de que ele irá votar pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) no Senado.

Colunista
Nonato Lobo

Maré Vermelha lota postos de saúde em Porto Seguro

Quarta / 30 Mar 2016 / 09h00



Os moradores e turistas de Porto Seguro, no sul da Bahia, estão lotando desde a segunda-feira, 28, as unidades de saúde da cidade. O motivo seria o fenômeno da “Mare Vermelha” (causadas por microalgas pirrófitas em aglomeração) que atinge o mar de Porto Seguro. A prefeitura informou, por meio de nota, que o fenômeno ainda não está confirmado e que toda a assistência médica está sendo prestadas as pessoas que procuram os postos e ou hospitais da cidade. “Todos estão recebendo a medicação necessária para controle dos sintomas, que não apresentaram complicações graves à saúde”. Diarreia, enjoou, vômito, dores de estômago, tremores, ardor, secura nos olhos, tosse, irritação na pele e dificuldade de respirar são alguns dos sintomas causados pela Maré Vermelha. As algas liberam substâncias que também podem contaminar animais marinhos, por isso também é recomendado não pescar no período da maré e nem tomar banho. A prefeitura pede para quem estiver com algum desses sintomas procure uma unidade urgência e emergência.

Colunista
Nonato Lobo

“Governo pode melhorar sem o PMDB”, diz Rui Costa

Quarta / 30 Mar 2016 / 08h50



O governador da Bahia, Rui Costa (PT), não vê como grande preocupação a saída do PMDB da base da presidente Dilma Rousseff (PT) e até arriscou dizer, nesta terça-feira (29), que o governo poderá melhorar sem o partido do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP). “Passamos por algo parecido aqui (na Bahia) em 2009, quando o PMDB na mesma condição de vice do governo Jaques Wagner (PT) ficou naquela situação de vai sair, não vai. Quando saiu, o governo melhorou bastante. Espero que aconteça a mesma coisa”, afirmou o governador. Quem também minimizou o fato foi o presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, que não vê o movimento do PMDB sendo seguido por outros partidos. “Não acredito em debandada. Vamos rearticular a base”, disse o dirigente.

Colunista
Nonato Lobo

Incêndio destroi loja de flores no Feiraguai em Feira de Santana

Quarta / 30 Mar 2016 / 08h40



Foto: Leitor/Bahia do Povo

Uma loja do centro de compras conhecido como Feiraguay, na cidade de Feira de Santana, localizada a cerca de cem quilômetros de Salvador, ficou completamente destruída após um incêndio ocorrido na noite desta terça-feira (29). De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o fogo no estabelecimento começou por volta das 20h15, mas como o local já estava fechado, e não havia ninguém na loja, não houve feridos. Ainda segundo os bombeiros, as chamas ameaçaram se espalhar por outras lojas, mas foi contido, e por volta das 22h30 já havia sido completamente apagado. Ainda segundo informações do Corpo de Bombeiros, a causa do incêndio só será determinada após perícia.

Colunista
Nonato Lobo

Funcionários de hospital em Ilhéus entram em greve a partir desta quarta

Quarta / 30 Mar 2016 / 08h20



Trabalhadores do Hospital Luiz Viana Filho, em Ilhéus, vão entrar em greve a partir desta quarta-feira (30). Em assembleia realizada na semana passada, os funcionários decidiram fazer a paralisação porque a Fundação José Silveira, que responde pelos trabalhadores, ainda não efetuou o pagamento do salário do mês de fevereiro. De acordo com os dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sintesi) , será solicitada uma mediação do Ministério Público do Trabalho e encaminhada uma ação de cumprimento na Justiça para que a Fundação cumpra os prazos legais para o pagamento dos salários e também honre com a convenção coletiva do sindicato. Segundo informações publicadas no Blog Políticos do Sul, os funcionários só voltarão a trabalhar quando o salário entrar na conta.

Colunista
Nonato Lobo

Prefeito de Itaberaba é multado por irregularidade em licitacao

Quarta / 30 Mar 2016 / 08h00



Nesta terça-feira (29), o Tribunal de Contas dos Municípios multou em R$ 3.500,00 o prefeito de Itaberaba, João Almeida Mascarenhas Filho, por irregularidade na contratação direta e emergencial da empresa Soares Produções Ltda. – ME, através da Dispensa de Licitação, no valor de R$ 118.000,00, para locação de infraestrutura para realização de festejos juninos de 2015. A denúncia foi formulada pela empresa Gerasom Comércio Produções e Eventos Ltda. – ME, vencedora do pregão presencial nº. 145/2015, que tinha por objeto a prestação de serviços com propaganda volante e locação de palco. A denunciante contestou a legalidade da contratação direta promovida pelo gestor, vez que foi contratada para execução de serviço semelhante. O relator do processo, conselheiro Raimundo Moreira, concluiu que houve negligência e falta de planejamento do gestor na condução dos procedimentos licitatórios que antecederam a Dispensa nº 337/2015 e afirmou que a situação de emergência não deve, de forma alguma, decorrer de desídia do Poder Público, sob pena de se transformar a exceção em regra, possibilitando que quase a totalidade das contratações do Poder Público sejam efetuadas mediante dispensa. Ainda cabe recurso da decisão.

Colunista
Nonato Lobo

Suspeito de estuprar enteada é achado morto em cela de Luís Eduardo Magalhães

Terça / 29 Mar 2016 / 17h20



O homem que foi preso na cidade de Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia, suspeito de estuprar e filmar o crime contra a enteada de 13 anos, foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (29), na cela da delegacia da cidade. Segundo o delegado  titular da unidade policial, o preso foi achado morto por um policial civil durante a entrega do café da manhã. A polícia suspeita de suicídio. "De manhã mais cedo, bem antes do café ser servido, eu abri a cela para conversar com ele, mas ele contiuava negando o crime, apesar das provas serem irrefutáveis. As imagens mostram o ato [estupro]. Depois, na hora do café, o policial o encontrou morto. Desconfiamos que ele tenha se pendurado nas grades da cela e depois pulado com o lençol no pescoço. Ninguém das celas vizinhas ouviu nada e ele estava em uma cela separada, sozinho", explicou o delegado. O corpo do preso foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Barreiras. Não há informações sobre o sepultamento.