Bahia do Povo

Resultado da busca pelo arquivo de "03/2016"

Colunista
Nonato Lobo

Funcionário de Funerária pousa para foto ao lado de cadáver e causa revolta em Caetité

Quinta / 31 Mar 2016 / 17h00



Um funcionário de uma empresa Funerária da cidade de Caetité, no sudoeste da Bahia, teve uma foto divulgado ao lado de um corpo e com uma faca na mão que vem causando muita revolta por parte dos internautas. Na foto, o rapaz aparece sorrindo com uma faca na mão ao lado do corpo quase despido dentro de um caixão. De acordo com informações, internautas estão revoltados com a falta de respeito do funcionário em expor um corpo e ainda de forma como se fosse um animal qualquer e ainda aparecer feliz como se estivesse pronto para destrinchar o corpo. Diante da repercussão, o funcionário postou um áudio onde acusa a ex- mulher de ter postado a foto por vingança.

Colunista
Nonato Lobo

Quatro pessoas morrem em confronto com policiais em Feira de Santana

Quinta / 31 Mar 2016 / 16h00



Quatro pessoas morreram em um confronto com policiais ocorrido por volta das 12h desta quinta-feira (31), em Feira de Santana, cidade distante cerca de 100 km de Salvador. De acordo com informações do delegado João Uzum, responsável pela Coordenadoria de Polícia do Município (1ª Coorpin), policiais estavam em diligência no bairro Aviário II quando a situação aconteceu. Nenhum policial ficou ferido. Ainda segundo ele, o confronto aconteceu dentro de um prédio de um conjunto habitacional. "Os policiais estavam subindo as escadas quando foram recebidos a tiros e revidaram. Antes de chegarem ao prédio, eles tinham feito uma prisão em flagrante no mesmo bairro por porte ilegal de armas", afirmou Uzum. O delegado informou que os homens baleados no confronto foram levados para o Hospital Geral Clériston Andrade. De acordo com com informações da assessoria da unidade de saúde, todos já chegaram sem vida ao local. Não há identificação dos homens mortos, pois, segundo João Uzum, todos estavam sem documentos. O coordenador da Polícia Civil em Feira de Santana afirmou ainda que cerca de seis guarnições participaram da diligências no bairro Aviário II nesta quinta. João Uzum afirmou que os homens mortos são responsáveis pelo tráfico de drogas e mortes na localidade e também por outros homicídios ocorridos no bairro do Limoeiro.

Colunista
Nonato Lobo

Carlão e Emerson Leal caminharão juntos nas eleições de 2016 em Livramento

Quinta / 31 Mar 2016 / 15h12



Foto: Patrick Cassiano/ Livramento Hoje

Mais uma página na corrida eleitoral deste ano em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, acaba de ser escrita. Durante coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira, 31, onde reuniu representantes de rádios, sites e blogs, os caciques da política livramentense, Dr. Emerson Leal (Priquitão) e Dr. Carlos Batista (Carlão), confirmaram a união para as eleições municipais. Questionado sobre o “pacto” realizado com Dr. Emerson, Carlão foi enfático em dizer que “continua sendo oposição, discordando da atual gestão de Paulo Azevedo”, mas que o atual momento o fez refletir a “tomar a melhor decisão para o meu partido e para o povo de Livramento”. Na ocasião foi formalizada a pré-candidatura de Emerson Leal, cabendo a Carlão indicar um vice-prefeito na mesma chapa, sendo que um dos nomes cogitados é o de seu filho Mário Spínola, mas que conversas serão realizadas a fim de se chegar a uma conclusão definitiva. Na coletiva, Dr. Emerson destacou a importância dessa união para o cenário político livramentense. Questionado sobre a possível candidatura do atual prefeito, “Priquitão” desconversou, alegando que Dr. Paulo ainda não o comunicou sobre essa decisão. Com essa notícia, a corrida eleitoral desse ano começa a ganhar forma, cabe agora ficarmos atentos às novas páginas que irão se desenrolar a partir de agora. As informações são do Livramento Hoje

Colunista
Nonato Lobo

Terreno abandonado pela Coelba em Brumado pode se tornar criadouro do mosquito aedes-aegypti

Quinta / 31 Mar 2016 / 15h00



Um terreno que pertence à empresa Coelba, o qual fica situado na Av. Maria Caíres Gama, no Bairro Centenário em Brumado, tem deixado procupados os moradores do local, já que aumenta constantemente o número de casos de Zika Vírus registrados na cidade, e o local sitado pode ser um criadouro do mosquito aedes-aegypti. Segundo informações, a empresa estaria ciente do perigo, pois moradores foram até o escritório local e até agora, não houve a limpeza do terreno.

Colunista
Nonato Lobo

Eleitores de Ipiaú, Ibirataia e Jitaúna enfrentam filas para revalidar titulo

Quinta / 31 Mar 2016 / 14h30



Os eleitores da 24ª Zona Eleitoral, responsável pelos municípios de Ipiaú, Ibirataia e, agora, Jitaúna, vêm enfrentando grandes filas para regularizar o título. O prazo termina no dia 04 de maio. O Cartório Eleitoral, situado na Rua Borges de Barros, no Centro de Ipiaú, dispõe apenas de dois servidores para atender as dezenas de pessoas dos municípios cobertos pela 24ª Zona Eleitoral. Diariamente são distribuídas 45 senhas para atendimento aos eleitores, dentre as quais são reservadas aquelas destinadas aos idosos, portadores de necessidades especiais, gestantes e lactantes. O site giro em Ipiaú informa que a 24ª Zona Eleitoral divulgou uma escala para agilizar o atendimento. Nas segundas-feiras, o atendimento será exclusivo para os eleitores de Ibirataia, nas terças para os eleitores de Jitaúna, nas quartas para os eleitores de Ipiaú e nas quintas e sextas-feiras o atendimento será para os eleitores dos três municípios. O TRE-BA informa ainda que o eleitor que não comparecer até o prazo estipulado não vai poder votar nas eleições de 2016 e vai sofrer restrições como não poder obter passaporte e carteira de identidade, realizar empréstimo na Caixa Econômica, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial e se for aprovado em concurso público não poderá tomar posse no cargo.

Colunista
Nonato Lobo

Justiça dá 48 horas para Prefeitura de Ilhéus adequar concurso público à Lei Eleitoral

Quinta / 31 Mar 2016 / 14h00



A Justiça estabeleceu prazo de 48 horas para a Prefeitura Municipal de Ilhéus e a empresa Consultec Consultoria Ltda. republicarem edital de concurso público da administração municipal e adequarem o cronograma do certame à Lei Eleitoral. Com isso, a homologação do processo seletivo deve ocorrer e ser publicada na imprensa oficial até a data de 2 de julho deste ano, sob pena de multa diária de R$ 10 mil, podendo chegar ao valor máximo de R$ 200 mil. A determinação atende pedido do Ministério Público estadual, realizado pelo promotor de Justiça Frank Ferrari. A decisão do juiz Alex Campos Miranda foi proferida ontem, dia 30. Segundo o magistrado, “fica clara a manobra da administração em, não obedecendo o calendário eleitoral, ficar impedida de nomear os aprovados, mantendo os contratados sem concurso público”. Em seu pedido, o promotor Frank Ferrari destacou que o edital previa para o dia 4 de julho a homologação do certame, extrapolando a data de 2 julho de 2016, estabelecida como limite pela Resolução 23.450 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a nomeação de servidores aprovados em concurso público. Ferrari chegou a recomendar à Prefeitura a alteração do calendário, para antecipar em dois dias a conclusão e homologação do processo seletivo, mas o Município se negou a fazer as mudanças valendo-se de parecer da Consultec, informou.

Colunista
Nonato Lobo

Após ser retirado de aeronave, Érico Brás acusa comandante de voo de racismo

Quinta / 31 Mar 2016 / 11h00



Foto: Reprodução

O ator Érico Brás diz ter sido vítima de racismo de um comandante da companhia aérea Avianca na manhã desta quinta-feira (31), em Salvador, em um voo marcado para sair às 6h27 da capital baiana com destino ao Rio de Janeiro. Segundo o artista, o funcionário agiu com grosseria ao jogar a bagagem da esposa do ator, Kenia Maria, no compartimento de cima da aeronave, após ter dito que a mala não poderia ser levada embaixo da poltrona da frente do casal. O ator afirma ainda que o comandante chamou a Polícia Federal para a aeronave e foi obrigado a sair. O comandante pegou com grosseria a bagagem, jogou e empurrou a bagagem contra as outras no compartimento. Minha esposa disse para 'ter cuidado para não quebrar’. Eu disse: ‘Você está sendo mal educado, não vou aceitar isso’. Ele chamou uma pessoa da Avianca e eu disse que não ia descer. Ele [comandante] chamou a PF, que disse que eu tinha que descer”, narra Érico. O ator ainda conta que o voo já estava atrasado cerca de 20 minutos quando ele e a mulher se acomodavam na aeronave. O ator acredita que a reação do comandante, cuja cor da pele é branca, foi motivada por racismo. “O tratamento é típico de racismo. Pelo fato de eles acharem que podem tratar as pessoas [negras] assim”, disse Érico. Depois de sair do avião, o ator prestou queixa na Agência Nacional de Aviação (Anac) contra a companhia área. Érico diz que outras oito pessoas que estavam no voo também desceram em solidariedade a ele, após a confusão, e também prestaram depoimento na Anac.

Colunista
Nonato Lobo

Amostras são coletadas para desvendar intoxicações em praia de Porto Seguro

Quinta / 31 Mar 2016 / 10h45



Químicos do Instituto  Federal da Bahia (IFBA), juntamente com biólogos da Secretaria de Meio Ambiente de Porto Seguro coletaram amostras relacionadas ao  fenômeno conhecido como "maré vermelha", que é caracterizado pelo excesso de algas no mar com o objetivo de desvendar a intoxicação de mais de 100 pessoas na praia do sul do Estado.  Os sintomas de intoxicação são irritação na pele, dificuldade para respirar, secura nos olhos, vômito e diarreia. A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Seguro acompanha os casos de intoxicação na cidade. Segundo o órgão, as algas liberam substâncias que podem contaminar animais aquáticos e intoxicar pessoas que se alimentem deles. Os pacientes que chegaram na rede municipal de sáude recebem uma medicação necessária para controle dos sintomas, que não apresentam complicações graves à saúde. O tratamento é sintomático e envolve hidratação oral ou venosa, possibilitando alívio das dores abdominais. A intenção da coleta é identificar a espécie de alga e o elemento que causou reprodução desenfreada das microalgas. O resultado será divulgado em 30 dias.

Colunista
Nonato Lobo

Justiça determina que Embasa reduza taxa de esgoto em Guanambi

Quinta / 31 Mar 2016 / 10h22
Autor(a): Bonny Silva



Foto: Bonny Silva

O Juiz de Direito da Segunda Vara Cível de Guanambi Almir Edson Lélis Lima, acatou a solicitação do Ministério Público e atendeu o pedido de liminar, determinando que a EMBASA suspenda imediatamente a cobrança da taxa de esgoto no valor de 80%. A decisão em caráter liminar determina que a partir do dia 04 de abril a EMBASA passe a emitir as faturas de consumo de água no município de Guanambi obedecendo a lei municipal que estabeleceu a cobrança da taxa no valor máximo de 40%. Em caso de descumprimento, a multa diária é de 25 mil reais.

Colunista
Nonato Lobo

Estudante de Livramento é suspeita de crime de falsidade para ingressar no curso de medicina da Uesb em Conquista

Quinta / 31 Mar 2016 / 10h15



Foto: Nonato Lobo/ Bahia do Povo

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) formalizou denúncia contra uma estudante de medicina de Livramento de Nossa Senhora - cuja nossa reportagem optou por preservar o nome - por suposta pratica de fraude para ingressar no curso de Medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), por intermédio do sistema de reserva de cotas adicionais para o grupo de quilombolas. A equipe de reportagem do site L12 Notícias teve acesso ao processo e comprovou a veracidade da denúncia. Conforme informações do MP-BA, após sua aprovação a denunciada ao realizar sua matrícula apresentou uma declaração da Presidente da Associação do Desenvolvimento Comunitário Cultural Educacional e Social do Quilombo de Rocinha e Região, Maria Regina Bonfim, que informava que a estudante acusada residia no Povoado Rocinha. Ainda segundo o MP-BA, documento fez constar uma declaração falsa, uma vez que a acusada não residia naquele local. Como agravante consta no processo o preenchimento da ficha de “Requerimento matrícula vestibular” pela denunciada que declarou residir no Povoado Rocinha em Livramento de Nossa Senhora. A Estudante é acusada de alterar fato de relevância jurídica o que permitiu realizar matrícula pelo sistema de reservas de cotas porque faltou com a verdade com relação ao seu local de residência.
 

Colunista
Nonato Lobo

Mãe e três filhos sobrevivem após capotamento em Luís Eduardo Magalhães

Quinta / 31 Mar 2016 / 09h45



Foto: blogbraga / Repórter Edivaldo Braga

Um carro com quatro ocupantes, sendo uma mulher e os três filhos, todos menores, capotou na Avenida Juscelino Kubitschek, em Luís Eduardo Magalhães, região oeste da Bahia, na quarta-feira (30).  Segundo informações da Polícia Militar, a motorista perdeu o controle do veículo e capotou duas vezes. Apesar da gravidade do acidente, as vítimas sofreram apenas ferimentos leves e todos passam bem. Uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local, mas as vítimas já haviam sido socorridas por populares até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Luís Eduardo Magalhães.

Colunista
Nonato Lobo

Incêndio atinge hospital e Secretaria de Educação em Boa Vista do Tupim

Quinta / 31 Mar 2016 / 09h30



Doze dias após o incêndio supostamente criminoso que atingiu parte dos fundos do Hospital Geral de Boa Vista do Tupim, na região da Chapada Diamantina, outro imóvel público pegou fogo na cidade. Na última terça-feira (29), um incêndio atingiu um prédio que abrigou há dois anos a Secretaria de Educação, mas que estava desativado. Em comunicado, a prefeitura da cidade alega que o novo incêndio também foi fruto de vandalismo. “Tudo indica que foi criminoso”, afirmou Claudionice Santos, secretária de Educação da cidade. Ela explica que, apesar de desativado, o prédio era utilizado para guardar materiais. “Ontem [segunda-feira] mesmo precisamos pegar alguns materiais, e tudo estava perfeito. Hoje [terça-feira], eles arrombaram as portas dos fundos e atearam fogo em nosso prédio”, contou a secretária. De acordo com informações da delegacia de Polícia Civil do município, a ocorrência foi registrada e a secretária de Educação ainda será ouvida, entretanto a polícia destacou que, na denúncia, não foi apontado nenhum suspeito do incêndio.

Colunista
Nonato Lobo

Polícia encontra plantação com 300 pés de maconha em Jaguaquara

Quinta / 31 Mar 2016 / 09h18



Foto: Divulgação/ CIPE Sudoeste

Um homem de 36 anos foi preso na manhã desta quarta-feira (30), após uma guarnição da CIPE Sudoeste, da Polícia Militar, encontrar 300 pés de maconha na propriedade do suspeito, localizada na zona rural da cidade de Jaguaquara, no sudoeste da Bahia. De acordo com a polícia, o homem foi encontrado no local da plantação. A polícia ainda informou que, durante a operação, foi apreendida com outra pessoa uma espingarda tipo cartucheira. O suspeito foi levado para a delegacia da cidade de Jequié, também no sudoeste baiano. O material apreendido também foi levado para a unidade policial.

Colunista
Nonato Lobo

Homem é preso após arrancar unhas de bicho-preguiça em Barra do Choça

Quinta / 31 Mar 2016 / 09h00



Foto: Divulgação/ Guarda Municipal de Barra do Choça)

Um homem de 54 anos foi preso na cidade de Barra do Choça, no sudoeste da Bahia, por maus-tratos a um bicho-preguiça, na terça-feira (29). De acordo com a Polícia Civil da cidade, o animal teve as unhas da pata direita arrancadas com uma serra. Em depoimento, o homem disse não ter se arrependido do ato. Ele vai responder o crime de maus-tratos a animais em liberdade. O homem foi preso após a Guarda Municipal de Barra do Choça receber uma denúncia. Os agentes flagraram os maus-tartos ao animal na casa do acusado. Após ser preso, o homem relatou que o animal foi capturado por ele na zona rural de Barra do Choça. Após ser resgatado, o bicho-preguiça foi levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas ), em Vitória da Conquista. De acordo com o veterinário coordenador do Cetas, Aderbal Azevedo Alves, o animal perdeu bastante sangue, foi medicado e está em observação.

Colunista
Nonato Lobo

MPF move ação e Justiça Federal condena prefeito de Ibicoara por improbidade administrativa

Quinta / 31 Mar 2016 / 08h40



O atual prefeito de Ibicoara/BA, Arnaldo da Silva Pires, foi condenado pela Justiça Federal a devolver aos cofres públicos R$ 1.615.410,25 e a pagar uma multa civil no mesmo valor, pela prática de ato de improbidade administrativa, previsto na Lei nº 8.429/1992, cometidodurante mandato anterior por ele exercido. A Justiça determinou também a suspensão dos direitos políticos do gestor por oito anos; perda de função pública, se houver; e a proibição de contratar com o poder público, receber benefícios, incentivo fiscais ou creditícios pelo prazo de cinco anos. O Ministério Público Federal (MPF) em Jequié acusou Pires pelo desvio ou aplicação irregular de verbas recebidas pela União. Dentre eles, repasses dos ministérios das Cidades, Esportes, Educação e Saúde. As ilicitudes referem-se a simulação de contratos com empresas privadas para a realização de obras, utilização e aquisição de materiais pagos pela própria prefeitura, quando a responsável pelo procedimento seria a vencedora da licitação, e montagem de concorrências para beneficiar empresas. De acordo com a Controladoria Geral da União (CGU), o prefeito teria simulado o processo licitatório no qual a empresa vencedora seria responsável pela pavimentação de uma das ruas de Ibicoara, com o objetivo de desviar recursos públicos. Em outro processo licitatório, também de pavimentação, foi constatado indício de concorrência forjada, visto que em todos os procedimentos abertos pela prefeitura figuravam como concorrentes as mesmas empresas – constituídas e mantidas com o consentimento do prefeito para estes fins fraudulentos, de acordo a ação. Os prepostos da CGU também não encontraram os endereços de algumas empresas, bem como as pessoas tidas como sócias dos estabelecimentos. Os fatos que foram objetos da sentença da Justiça Federal que condenou Arnaldo Silva Pires pela prática de atos de improbidade administrativa foram praticados durante mandato anterior exercido pelo atual prefeito, que foi novamente eleito em 2012 para chefia do Poder Executivo municipal.