Bahia do Povo

Resultado da busca pelo arquivo de "01/2016"

Colunista
Nonato Lobo

Ponte na Ba-148 entre Brumado e Livramento é interditada por risco de desabar

Quinta / 28 Jan 2016 / 23h30



Foto: Divulgação

Uma ponte entre as cidades de Brumado e Livramento de Nossa Senhora, na BA-148 aproximadamente a 40 Km já na cidade de Dom Basílio, foi interditada pela Polícia Rodoviaria na noite desta quinta feira (27). Segundo informações a mesma começou apresentar sérios riscos de desabamento. Temendo que a mesma viesse a baixo e provocasse algum acidente a decisão de interdição foi a melhor solução encontrada. Vários carros, inclusive uma ambulância que levaria um paciente de Livramento de Nossa Senhora para Vitória da Conquista ficou imposibilitada de seguir caminho. Segundo a última atualização por parte dos policiais além de uma cratera que se formou apareceram agora algumas rachaduras, comprometendo ainda mais a estrutura da ponte.

Foto: Leitor/ Bahia do Povo

Colunista
Nonato Lobo

Ipiaú: Grávida de sete meses é baleada durante tentativa de homicídio contra o marido

Quinta / 28 Jan 2016 / 16h30



Uma grávida de sete meses foi baleada na noite de quarta-feira (27), no município de Ipiaú, região sul da Bahia. Beatriz Galhardo Janeiro, 20 anos, foi atingida durante uma tentativa de homicídio contra o marido dela, Anderson Silva Batista, 24. Anderson foi atingido com um tiro na boca. Dois tiros acertaram Beatriz, um na perna e outro na região do glúteo. O crime aconteceu dentro da residência do casal, no bairro Constância, por volta das 21h, segundo informações da Polícia Militar. Ainda segundo a PM, um homem de identidade desconhecida bateu na porta da residência do casal, chamando por Anderson. Quande ele atendeu, o homem atirou contra Anderson, que correu, e disparou outras quatro vezes para dentro do imóvel, acertando a gestante. Logo em seguida o homem fugiu em uma moto. A PM acredita que o suspeito não estava sozinho durante a ação. Uma guarnição da 55ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Ipiaú) esteve no local, mas não localizou os suspeitos. Ambas as vítimas foram socorridas por uma ambulância do Samu para o Hospital Geral de Ipiaú (HGI), mas Beatriz precisou ser transferida para o Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié. O hospital não divulgou informações sobre o estado de saúde da gestante.

Colunista
Nonato Lobo

Governo do Estado vai inspecionar danos causados pela chuva em Jaguaquara

Quinta / 28 Jan 2016 / 16h00



Foto: Blog Marcos Frahm

Uma representação do Governo da Bahia, formada por técnicos da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) e da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), irá a Jaguaquara, no centro sul baiano, neste sábado (30), para avaliar os danos causados pela chuva. A informação foi divulgada pelo secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes, após reunião na última quarta-feira (27), que tratou da situação do município. Do encontro com a participação do titular da Sudec, Rodrigo Hita, esteve presente o prefeito de Jaguaquara. Em decorrência da chuva, desde o dia 4 de janeiro, 20 casas desabaram na cidade e diversos bairros ficaram alagados. O município teve a Situação de Emergência homologada pelo Governo do Estado conforme decreto publicado no Diário Oficial da última sexta-feira (22).

Colunista
Nonato Lobo

Detento de 57 anos morre após ser espancado dentro de conjunto penal

Quinta / 28 Jan 2016 / 15h30



Foto: Reprodução

Um detento de 57 anos foi morto por espancamento dentro de uma cela no Conjunto Penal de Jequié, município da região sudoeste da Bahia, na quarta-feira (27). Segundo informações do conjunto penal, Aloísio Pereira dos Santos cumpria pena desde 2015 por tráfico de entorpecentes. Ainda de acordo com o conjunto penal, o detento foi agredido com socos e chutes. Agentes penitenciários foram informados do crime por outros internos, mas quando chegaram até o local, a vítima já estava morta. O corpo do detento foi levado até o Instituto Médico Legal (IML), onde passará por necropsia. A direção do conjunto penal investiga o crime para que as medidas cabíveis sejam tomadas.

Colunista
Nonato Lobo

Servidores públicos de Lençóis entram em greve por tempo indeterminado

Quinta / 28 Jan 2016 / 15h00



Foto: Divulgação

O Sindicato dos Servidores Públicos do município de Lençóis (Sindilençóis) decidiu entrar em Greve por tempo indeterminado após a assembleia realizada na última segunda-feira (25). O Sindilençóis está se mobilizando em sua sede, que fica na Rua General Viveiros, ao lado do Hospital Municipal de Lençóis. Os servidores querem que seja feito um Projeto de Lei que fixe o número para liberação de dirigentes para cumprimento de mandato classista e uma data base para reajuste salarial conforme o designado na lei 686/2007. Segundo o sindicato, nenhum desses dois pontos teve respostas da prefeita Moema Maciel (PSD). Segundo informações do sindicado haverá uma nova assembleia com o objetivo de intensificar suas ações visando o avanço nas negociações com a Prefeitura Municipal de Lençóis. A prefeita de Lençóis foi procurada pelo Jornal da Chapada, nesta quarta-feira (27), mas conforme funcionários do gabinete ela estaria em viagem nos próximos dias, ficando impossibilitada de nos responder. Conforme informações desses funcionários, o advogado que está cuidando do caso, Etiene Magalhães, se encontrou com representantes do Sindilençóis na última terça-feira (26). O advogado foi procurado pela reportagem do Jornal da Chapada, mas não quis comentar o assunto.

Colunista
Nonato Lobo

Carnaval de Barreiras é cancelado por causa das chuvas

Quinta / 28 Jan 2016 / 14h30



A prefeitura do município de Barreiras, na região oeste da Bahia, decretou situação de emergência durante 90 dias e informou que o "CarnaOeste", carnaval da cidade, está cancelado por causa das fortes chuvas que têm atingido a região. Até esta quinta-feira (28), choveu cerca de 500 milimetros, número três vezes maior que o programado para o mês. De acordo com a prefeitura, as informações devem ser divulgadas no Diário Oficial de sexta-feira (29). A festa estava programada para acontecer entre os dias cinco e nove de fevereiro.

Colunista
Nonato Lobo

Conquista: Adolescente furioso após ter o Wi-Fi desligado é detido por agredir irmã e tentar agredir a própria mãe

Quinta / 28 Jan 2016 / 14h00



Um adolescente de 16 anos foi detido na tarde deste domingo (24) após cortar a irmã com uma tesoura e tentar agredir a mãe dentro da sua residência, localizada no Bairro Alto da Colina, em Vitória da Conquista. As vítimas relataram que o adolescente ficou furioso pela mãe ter desligado o Wi-Fi da residencia, e destruiu móveis e utensílios. O adolescente pegou uma tesoura para agredir a mãe de 38 anos. A irmã, de 17 anos, tentou evitar a agressão e teve o braço cortado pelo irmão. Policiais BCS 77ª CIPM, empregados na Operação Pacto Pela Vida, foram até o local e, em meio a destruição dos móveis, conseguiu deter o adolescente. Ele foi encaminhado à delegacia, juntamente com a tesoura utilizada na agressão. O adolescente foi liberado em seguida e vai responder à um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), que se trata de um registro de um fato tipificado como infração de menor potencial ofensivo, ou seja, os crimes de menor relevância .

Colunista
Nonato Lobo

Vice prefeito de Jequié nega ter recebido proposta de pagamento de propina por grupo de prefeita

Quinta / 28 Jan 2016 / 10h30



O vice-prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, negou em entrevista a uma rádio local as denúncias de que teria recebido proposta do deputado federal Roberto Britto (PP) para embolsar R$ 3 milhões, em troca do não apoio ao processo de impeachment sofrido na Justiça pela prefeita Tânia Britto (PP). Gameleira afirmou não ter divulgado a história ”por não dispor de materialidade da prova”. O vice-prefeito alegou que uma postagem feita em um grupo na rede social Whatsapp teria levantado a suspeita da proposta de recebimento de propina. As denúncias de Gameleira foram feitas no último domingo (24), em entrevista ao blog Júnior Mascote. Na ocasião, ele afirmou ter sido procurado por um interlocutor de Roberto Britto, na sua casa em Barra Grande, na Ilha de Itaparica. O porta-voz do deputado teria proposto que ele abandonasse o G9, grupo de nove vereadores que compõe a oposição ao governo na Câmara e que articula o processo de afastamento da prefeita que tramita na Casa. Ainda segundo denunciou Gameleira, a empresa Torre, responsável pelo serviço de limpeza municipal e de propriedade da esposa do parlamentar, e o próprio Britto pagariam o valor. O vice-prefeito rompeu as relações políticas com Tânia Britto há mais de um ano. Desde então, tornou-se um dos mais ferrenhos opositores ao governo da progressista. Ele também é apontado como um dos articuladores do processo de impeachment sofrido pela prefeita na Câmara de Vereadores.

Colunista
Nonato Lobo

Após cheia em Tremedal, moradores estão em alerta

Quinta / 28 Jan 2016 / 10h00



Foto: Reprodução/ WhatsApp

As fortes chuvas que caíram sobre a cidade de Tremedal, durante esta semana , deixou alguns moradores tensos. De acordo com informações as chuvas fizeram com que a barragem que não ‘sangrava há 24 anos, transbordasse, causando uma grande enchente no rio que atravessa a cidade. Moradores tiveram que deixar algumas residências devido a vazão do rio está aumentando. De acordo informações ainda de moradores do referido município, pra quem quer ir para o outro lado tem que pegar a BA-263, única via que pode acessar as duas partes da cidade, pois a única ponte que ligava as duas partes da cidade foi levada pela enxurrada. Ainda segunda informações outro barramento ameaça se romper.

Foto: Reprodução/ WhatsApp

Colunista
Nonato Lobo

Inaugurada em 2005, barragem de Poço Magro em Guanambi sangra pela primeira vez

Quinta / 28 Jan 2016 / 09h30



Foto: Leitor/Bahia do Povo

Em Guanambi, a barragem do Poço do Magro, construida em 2005 chegou ao seu nível máximo pela primeira vez. Segundo moradores da localidade foi na madrugada desta quinta feira (27) que a barragem sangrou. As chuvas que caem na região, principalmente a da quarta-feira (26), contribuiu para o fato. Outra barragem da cidade a de Ceraíma, pode também sangrar até o final de semana já que falta somente um metro para que ela sagre como ocorreu em 1992, ultima vez que ela chegou ao seu nível máximo.

Foto: Leitor/ Bahia do Povo

Colunista
Nonato Lobo

Salvador e Região Metropolitana têm 20 roubos de veículos em 24 horas

Quinta / 28 Jan 2016 / 09h00



Foram registrados 20 roubos de veículos na quarta-feira (27), em Salvador e Região Metropolitana (RMS), de acordo com boletim divulgado no site da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA). O número é maior do que a soma de registros dos quatro dias anteriores, na mesma região da Bahia. Foram três roubos na terça-feira (26), 7 na segunda-feira (25), 5 no domingo (24) e 3 no sábado (23). Os registros de quarta-feira, em Salvador, foram nos bairros de Águas Claras, Pau da Lima, Sete Portas, Graça, Periperi, Guarani, Matatu, Periperi, Cajazeiras VIII, Costa Azul, Federação, Plataforma, São Caetano, Liberdade, entre outros. Já na Região Metropolitana, as ocorrências fora em  Simões Filho e Lauro de Freitas. No mesmo dia, também foram computados quatro furtos de veículos. Ainda na quarta-feira, Salvador e Mata de São João registraram quatro homicídios. Segundo o boletim da SSP, três coletivos foram assaltados na capital baiana.

Colunista
Nonato Lobo

Brumado: 'Os postos de saúde só funcionam na cabeça do secretário' diz mãe que voltou para casa sem atendimento

Quinta / 28 Jan 2016 / 08h45



Foto: Arquivo/ Bahia do Povo

Um verdadeiro jogo de empurra. Esta é a situação de quem precisa utilizar o serviço de saúde pública em Brumado. Segundo uma internauta que entrou em contato com a equipe do Bahia do Povo, ela que estava com sua filha, ainda de colo, esperou por várias horas atendimento no Hospital Magalhães Neto, más e esperança de ter um relatório médico foi interrompida com o pedido de que ela fosse a um posto de saúde localizado em um prédio anexo do hospital. Lá as longas filas de repetiram, a falta de informações e o descaso com o contribuinte também. A solução dada pela enfermeira era que ela voltasse novamente para o Hospital, assim foi feito e após mais de um hora de espera, não houve atendimento e ao questionar a demora foi solicitado novamente a volta para o posto de saúde. Indignada a mãe da criança em contato telefônico disse "Estou revoltada com essa situação, não é a primeira vez que venho aqui e volto para casa sem atendimento, pagamos impostos e queremos os nossos direitos . É lamentável ver a falta de organização e a bagunça que virou a saúde em nossa cidade" completando ela ainda disse "Nas entrevistas o secretário manda sempre ir aos postos, mas chegando neles não somos atendidos, ou ele não sabe da real situação ou os postos de saúde da cidade só funcionam na cabeça dele" disse ela em tom de revolta. Vale ressaltar que os atendimentos do Hospital Municipal só estão acontecendo, mesmo de forma precária por conta de intervenção do Ministério Público.

Colunista
Nonato Lobo

Chuva forte destrói calçamentos e deixa estragos por Caetité

Quinta / 28 Jan 2016 / 08h00



Foto: Leitor/ Bahia do Povo

A chuva forte que atingiu a cidade de Caetité, no sudoeste do estado, nesta quarta-feira (27) destruiu calçadas, ruas, espalhou lama pela cidade e provocou alguns pontos de alagamento e deixou alguns comerciantes com prejuízo. Em algumas ruas, crateras foram abertas por conta da intensidade da chuva. Além disso, obras de moradia estão sendo realizadas na cidade e sedimentos dessas contruções foram arrastadas levando pedras, areia e lama para o centro da cidade. Por conta da situação, a prefeitura informou por meio de nota que o prefeito José Barreira (PSB) convocou uma reunião de urgência com a equipe de governo para definir ações estratégicas que garantam a segurança da população. Disse ainda que um esquema de força tarefa foi montado pelo prefeito para percorrer as ruas da sede e as áreas afetadas na zona rural do município, com o objetivo de identificar os pontos mais atingidos e, a partir de um relatório que ficará pronto ainda nesta quarta, determinar as providências necessárias. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo continuará nublado com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas nesta quinta-feira (28) em Caetité. A temperatura mínima do município será de 20°C e máxima de 33°C.

Foto: Leitor/ Bahia do Povo

Colunista
Nonato Lobo

Empresa italiana anuncia investimentos em três usinas eólicas em Brumado e Dom Basílio

Quarta / 27 Jan 2016 / 17h00



Foto: Arquivo/ Bahia do Povo

O secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), Jorge Hereda, assina nesta quinta-feira (28), às 14h30, protocolo de intenções com a companhia italiana de energias renováveis Enel Green Power (EGP) para instalação de três parques eólicos nos municípios de Brumado e Dom Basílio, na região centro sul da Bahia. O investimento é de R$ 440 milhões, com geração de 600 empregos diretos, nas obras civis, e 11 postos de trabalho quando os parques estiverem em funcionamento. A companhia italiana ganhou no Leilão de Fontes Alternativas, realizado em 27 de maio de 2015, o direito durante 20 anos de fornecer de energia que será produzida por meio dos parques eólicos Cristalândia I, II e III, com capacidade instalada de 90 MW [Megawatt]  e previsão de entrar em funcionamento em 2018. Na Bahia, a Enel conta com 19 usinas eólicas, o equivalente a 554 MW, contando entre projetos em funcionamento e em fase de construção, com um montante de investimentos na casa de R$ 3 bilhões. A companhia também administra 410 MW de projetos solares fotovoltaicos.

Colunista
Nonato Lobo

Polícia Militar de Brumado recupera moto roubada

Quarta / 27 Jan 2016 / 16h30



Foto: Divulgação/ Polícia Militar

Policiais militares do Pelotão Tático Operacional da 34ª Companhia de Polícia Militar, lotados na cidade de Brumado recuperaram na madrugada desta quarta-feira (27) uma motocicleta roubada. O veiculo placa OKV 2936 foi encontrada em posse de um jovem de nome não identificado no Bairro Urbis II. A motocicleta foi encaminhada para a 20º Coorpin para os procedimentos de praxe.